PDA

View Full Version : Programar centralina na Mazda: omissão de "delay"

lancerjanota
29-03-2006, 12:06
Boas pessoal!

O meu mazda3 é de Junho de 2005. Como tal, soube que algumas unidades dessa fornada (época) por vezes acabam por ter falhas ao nível do motor, nomeadamente perda de potência em andamento. Dado que o meu está já com 12.000km e ando completamente farto daquele delay, que faz com que o carro não acompanhe a nossa vontade, pensei que haveria um software na mazda que ajudasse a corrigir esse defeito.

No entanto, liguei para o concessionário onde o comprei, e eles disseram-me que tem conhecimento desse problema também nos carros de serviço, mas que a Mazda ainda não possui nenhuma solução para esse problema.
Como já li (sobretudo o anjo2 e o rp) que possuem unidades novas, esse delay já não se verifica.

Gostava de saber a vossa opinião se alguem já alterou a programação na mazda, para evitar esse delay. Penso que li algures (axo que foi o FreakyFreak) que alterou a programação da centralina na mazda, para corrigir esse efeito.

Desculpem o tamanho do post, mas quer me parecer que o concessionario está-me a despachar em vez de ajudar a minimizar ou desaparecer este delay, que na minha opinião, é um atrofio.

Agradeço desde já as respostas.

Abraço a todos

neoxic
29-03-2006, 15:49
No fórum espanhol há relatos de quem tenha feito a alteração à centralina.

É apenas uma questão de software...

anjo2
29-03-2006, 18:16
É uma questão de software, o meu ainda tem, o do RP ja não tem, é bom se for a andar nas calmas, ainda faz gastar menos gasoleo, mas se for a puxar mais já se nota muito :( eu ainda um tempo que nem notei pois andava a ver que consumo conseguia fazer, e fiz abaixo de 5 :) agora ando a puxar um pouco mais e vejo muita lag infelizmente :(

Acho que uma actualização do software muda tudo :) Eu vou fazer lá para a semana :)

lancerjanota
29-03-2006, 18:50
Boas!

Pois anjo2, isso quer dizer que confirmas (ou não) que o teu concessionario de assistencia, já possui um novo software? Já agora, qual é o concessionário?

É que o meu não deu grande saída para essa situação de actualização de software. Já agora, alguns de vocês tem recebido em casa "comunicação" de qualquer espécie, por parte da Mazda ou do concessionário de compra?

É que até agora, ainda não recebi nada! E eu que axava que a mitsubishi comunicava pouco. Bem, agora fico com a ideia de que eram uns "xatos". :?

Abraço a todos

29-03-2006, 19:30
É uma questão de software, o meu ainda tem, o do RP ja não tem, é bom se for a andar nas calmas, ainda faz gastar menos gasoleo, mas se for a puxar mais já se nota muito :( eu ainda um tempo que nem notei pois andava a ver que consumo conseguia fazer, e fiz abaixo de 5 :) agora ando a puxar um pouco mais e vejo muita lag infelizmente :(

Acho que uma actualização do software muda tudo :) Eu vou fazer lá para a semana :)

Bem... O meu é de Outubro, e por vezes sinto esse delay, na mazda já me prometeram verificar e se necessário reprogramar a centralina com o mais recente software se for caso disso, no check-up dos 10.000km (que está quase a chegar), pra já aguardo... agora diz-me uma coisa anjo2, em que circunstancias consegues fazer médias abaixo de 5??? eu por depósito, nunca baixo dos 5,7 sendo num circuito perfeitamente misto... e conduzindo muito calmamente sem acelerações bruscas em cidade e nunca indo muito além dos 130km em AE!!!! só faço medias abaixo de 5 em percursos parciais, agora num deposito nunca!!

anjo2
29-03-2006, 20:11
Não foi num deposito, foi em meio deposito, cansei-me, lol, fui fora da cidade praticamente sempre, ando muito pouco em cidade.

Não confirmo, mas tenho quase a certeza que fazem, pois é do software da centralina.

30-05-2006, 13:09
Não foi num deposito, foi em meio deposito, cansei-me, lol, fui fora da cidade praticamente sempre, ando muito pouco em cidade.

Não confirmo, mas tenho quase a certeza que fazem, pois é do software da centralina.

Já experimentaram trocar de marca de combustível?

Pelos vistos faz efeito...

Por exemplo, eu tinha esse delay e usava geforce diesel, depois mudei para o combustivel normal (do Leclerc, quem diria?) e já não noto tanto o atrso de resposta... contudo ando ainda em testes...

anjo2
01-06-2006, 16:18
Não te fies nisso, alias, com o tempo o delay vai desaparecendo, mas com esse combustivel, o consumo é que deve subir...

Eu tenho o consumo a 5.5 pelo CB de 2 depositos, mas se andar devagar, vai para abaixo dos 5 :lol:

mazda3d
05-07-2006, 03:10
Ja nao tenho esse problema do delay, a custa dele experimentei uma 307 e uma focus com o mesmo motor que o nosso mazda. Desde Maio que ha uma versao nova de software que corrige esse delay, pelo menos a reprogramacao que fizeram na mazda a minha centralina deixou o carro sem esses atrasos e pela primeira vez o carro foi a "maquina" e eles ao fazerem a reprogramacao oficial nao deitaram abaixo a repro que fiz ca fora.
Ja vou em 15.000 km apos a ultima paragem na ASC e so me falhou uma x, no mesmo dia em que fui busca-lo, depois disso, impec

FreakyFreak
05-07-2006, 09:44
Ja nao tenho esse problema do delay, a custa dele experimentei uma 307 e uma focus com o mesmo motor que o nosso mazda. Desde Maio que ha uma versao nova de software que corrige esse delay, pelo menos a reprogramacao que fizeram na mazda a minha centralina deixou o carro sem esses atrasos e pela primeira vez o carro foi a "maquina" e eles ao fazerem a reprogramacao oficial nao deitaram abaixo a repro que fiz ca fora.
Ja vou em 15.000 km apos a ultima paragem na ASC e so me falhou uma x, no mesmo dia em que fui busca-lo, depois disso, impec

E quando é que fizestes o update da centralina na Mazda? Desde Maio dizes tu que há uma nova versão do software? É que o meu vai a revisão daqui a uns 1800kms e vou falar com a Mazda para fazerem o update se for esse o caso.

mazda3d
05-07-2006, 11:25
Ao certo o dia nao sei, mas foi no final de Abril começo de Maio. Foi algumas semanas apos a Pascoa. O serviço foi feito na ASC Leiria, so tenho a dizer bem desta intervencao. Excepto o facto de se lamentarem que o meu carro tinha mais de 100.000km. Tentaram vender-me um 5 e um 3 de serviço. Mas enfim...

21-07-2006, 15:28
Posso confirmar que no meu, 05/2006, não há delay.