PDA

View Full Version : Mazda 3 1.4 Exclusive

12-04-2007, 00:16
Saudações a todos,

Antes de registar, andei a navegar nos tópicos e nada li sobre a versão que possuo.Dai decidi Iniciar este tópico, caso exista algum peço desculpa pela minha falha.

Sou consultor comercial da marca Audi, a minha marca de automóveis preferida.

Já algum tempo tive necessidade de comprar uma viatura para a minha esposa.A minha procura incidiu num compromisso preço/qualidade/design/segurança e num motor a gasolina visto para somente realizar 30 Km diários.

A minha escolha incidiu no Mazda 3 1.4, e posso dizer que não estou arrependido. Apesar de o conduzir mtas poucas vezes, gosto de o guiar.

Gostaria de deixar a minha humilde opnião de aspectos positivos e menos positivos deste automóvel, que não significa q para mtas pessoas o sejam, para que se possa discutir e partilhar experências.

+Positivo

-Suspensão
-Rigidez chassis
-Bom equipamento série
-Boa construção
-Comportamento em estrada/Curva
-Insonorização
-Design Interior/exterior
-Espaço
-Assentos

-Aspectos a melhorar

-Posição dos pedais (muito altos)
-Qualidade da pele do volante e manete cx Velocidades
-Qualidade de alguns plásticos, nomeadamente da consola central e portas
-Pouco envolvente a posição condução
-Fraca qualidade das alcativas e tapetes
-580 km C/ 50 Litros (médias de 8 a 9 litros/100Km)

Obviamente não refiro as prestações do motor, porque já se sabe á partida que um motor 1.4 não se pode exigir mt. Agora... considero-o gastador.

Apreciei mt, pelos vários tópicos que naveguei, a fidelidade de mts participantes á marca...e a esses, Votos de maior felicidade e prazer com os seus Mazdas.

Mt Obrigado

Spawm
12-04-2007, 00:31
desde já bem vindo :)

em geral concordo com o que apontas-te como pontos positivos e negativos

exepto que eu pessoalmente trocaria a insonorização para os aspectos a melhorar.

no meu caso os cosnumos considero-os positivos mas o meu é diesel 8)

essas médias no 1.4 são um bocadinho puxadas quase que mais compensava ter o motor 1.6 não? (isto em termos de performance/consumo)

12-04-2007, 00:52
desde já bem vindo :)

em geral concordo com o que apontas-te como pontos positivos e negativos

exepto que eu pessoalmente trocaria a insonorização para os aspectos a melhorar.

no meu caso os cosnumos considero-os positivos mas o meu é diesel 8)

essas médias no 1.4 são um bocadinho puxadas quase que mais compensava ter o motor 1.6 não? (isto em termos de performance/consumo)

Obrigado Spawm.

Neste caso penso que não, ela não liga mt á performance e o que poupei para a versão a diesel dá para mta gasosa.Penso que 5.000Km/Ano não era rentavel.

Num motor a turbo diesel, o percurso efectuado não seria o suficiente para o rentabilizar a 100%.

Claro, que mais tarde na retoma por outro iria recuperar o diferencial investido...mas este foi uma boa oportunidade que apanhei. :wink:

Relativamente á insonorização,as versões a gasolina são mais que a diesel...apesar que apartir das 3.000rpm começa a deixar de ser... :(

Spawm
12-04-2007, 01:21
A tua esposa a fazer tão poucos km's realmente não justifica ir para um diesel.

Eu estava-me a referir ao motor 1.6 a gasolina que se clahar em termos de consumos deve ser parecido com o 1.4 não?

Trieste
12-04-2007, 02:38
Bem vindo ao fórum.
No geral estou de acordo com a tua análise ao carro embora discorde num ou noutro ponto, por ex. a insonorização já referida pelo Spawm. Penso que no geral é um carro muito honesto, tens é de começar a conduzi-lo mais vezes. Mas acredito que não seja fácil trocar um Audi por um Mazda. Ainda para mais tendo a Audi como marca favorita. :wink:
Cump's.

12-04-2007, 09:04
Bem vindo ao fórum.
No geral estou de acordo com a tua análise ao carro embora discorde num ou noutro ponto, por ex. a insonorização já referida pelo Spawm. Penso que no geral é um carro muito honesto, tens é de começar a conduzi-lo mais vezes. Mas acredito que não seja fácil trocar um Audi por um Mazda. Ainda para mais tendo a Audi como marca favorita. :wink:
Cump's.

Obrigado,

Meu pedido desculpas ao Spawm pelo erro...sim, penso que o motor 1.6 teria sido a melhor opção.Tanto pelas perfomances,suavidade e pelos consumos.

Sim Trieste, não será fácil trocar Audi por Mazda, mas no seguemento que está inserido, como Opel, Ford, Renault...etc (marcas vulgares). Julgo que a Mazda conseguiu erguer, renovou e neste momento ocupa o espaço devido perante a concorrência.

Pena é ser um carro...derivado de outras Marcas (Volvo,Ford,Psa).Tinha prestigio suficiente para ser autonomo, mas infelizmente tem sido politica das marcas, de forma a concentrar sinergias e baixar custos de produção.

Mas perde-se...identidade!!! :(

Trieste
12-04-2007, 17:10
...

Pena é ser um carro...derivado de outras Marcas (Volvo,Ford,Psa).Tinha prestigio suficiente para ser autonomo, mas infelizmente tem sido politica das marcas, de forma a concentrar sinergias e baixar custos de produção.

Que a Mazda tinha prestígio para ser autónoma e renovar a gama tens razão, não sei é se teria capacidade para fazê-lo sozinha e tão rapidamente. É preciso não esquecer que foi desde que passou a integrar o grupo Ford que começou a renovação na sua gama.
Na minha maneira de ver, sinergias acho bem que se façam (em qualquer sector) desde que sejam acautelados alguns factores que considero importantes, sendo um deles a qualidade do produto final. Ficam todos a ganhar, as marcas reduzem os custos, o cliente compra o produto mais barato.
Concordo que a identidade/imagem de marca pode ficar um pouco abalada inicialmente mas se houver autonomia suficiente para se poder trilhar um caminho e ser esse o caminho certo a seguir penso que facilmente se recupera a questão da identidade/imagem de marca. É fundamental para isso assegurar a qualidade do produto final. Exemplos são o que não faltam, no sector automóvel por exemplo temos o grupo VAG... :wink:
Cump's.

P.S. - Vendo bem as coisas são poucas as grandes marcas independentes...
Xiii pá, tanto offtopic, desculpem lá, tu particularmente Horpheus. E o que diz a tua esposa do carro? Visto ser ela que o usa principalmente acho que era boa ideia sabermos o que ela acha.

12-04-2007, 17:48
Ela particularmente e globalmente, gosta mt do carro...só não aprecia mt a embraiagem.Que pega mt em cima... :D ,mas já está habituada, que remédio.

mz3
12-04-2007, 20:07
Alo e bem vindo,
Podes modificar a embraiagem, deve la estar uma rosca que apertas ou desapertas, no pedal, para pegar mais em cima ou mais em baixo

blue thunder
12-04-2007, 20:16
Bem vindo ao fórum.
Cump's.

Obrigado,

Meu pedido desculpas ao Spawm pelo erro...sim, penso que o motor 1.6 teria sido a melhor opção.Tanto pelas perfomances,suavidade e pelos consumos.

Sim Trieste, não será fácil trocar Audi por Mazda, mas no seguemento que está inserido, como Opel, Ford, Renault...etc (marcas vulgares). Julgo que a Mazda conseguiu erguer, renovou e neste momento ocupa o espaço devido perante a concorrência.

Na minha opinião, a sorte da mazda foi estar integrada no grupo ford, pelos factor que o Trieste referiu

12-04-2007, 22:15
Alo e bem vindo,
Podes modificar a embraiagem, deve la estar uma rosca que apertas ou desapertas, no pedal, para pegar mais em cima ou mais em baixo

Obrigado mz3 :wink:

12-04-2007, 22:21
Na minha opinião, a sorte da mazda foi estar integrada no grupo ford, pelos factor que o Trieste referiu

De certa forma sim...herdou a melhor suspensão traseira do mundo, derivada do Focus.Não é por acaso que o Audi A3...tb a usa. :roll:

Levi
15-04-2007, 18:06
A insonorização dos 3 equipado com motor a gasolina até às 3 mil rpm é muito jeitosa.

É possivel circular em cidade quase sem ouvir o motor. Claro que não é um topo de gama mas acho que ficou a ideia.

Quanto aos consumos, qual o tipo de condução e estrada?

O meu também é a gasolina, 1.6, para fazer entre 8 e 9 é numa condução em cidade despreocupada