PDA

View Full Version : Que gasolina pro Mazda 323F

Fullpower
19-04-2007, 10:21
Boas.Sou proprietario de um Mazda 323F de 1995.O carro neste momento contabiliza 139.000 kms.
Como sabem,este carro nao é muito economico na altura de atestar,fazendo medias proximas dos 10 litros aos 100!!!Pois é...vai dai pensei:"E se eu fizesse um comparativo entre as varias gasolinas disponiveis no mercado?"

E assim foi...O objectivo passava por pôr 10 euros de combustivel de uma determinada marca e fazer um misto de auto-estrada e cidade.Pra mim nao seria dificil fazer isso,porque é o meu dia a dia.Obviamente que este teste nao é certinho ao mililitro mas penso que ja da pra fazer uma comparaçao entre as diversas gasolinas...

Ai vai entao...

No dia 2 de Abril desloquei-me a BP do Barreiro e pus 10 euros da tao badalada gasolina BP Ultimate.Esta gasolina é bem mais cara do que as outras,tendo custado o litro 1,44 euros,o que deu 6,9 litros!!!
Ok,custou um bocado á minha carteira que ate ficou zonza...mas os resultados foram surpreendentes:
http://img155.imageshack.us/img155/8791/bpultimatehk3.th.jpg (http://img155.imageshack.us/my.php?image=bpultimatehk3.jpg)

Pois,ele com 6,9 litros(nao sao certinhos mas andam muito perto)fez uns incriveis 104Kms...uau...
Mas sera que as outras faram isto tb?Pois...entretanto quando tirei esta foto estava na Esso...Ok,abasteci na Esso 10 euros da gasolina de 95 octanas deles no posto da Baixa da Banheira.Esta gasolina estava a 1,32euros,dando assim 7,58 litros.
Como eu ja tinha verificado anteriormente,esta gasolina é bem fraca e o carro custa-lhe a puxar...

http://img155.imageshack.us/img155/4962/essotj6.th.jpg (http://img155.imageshack.us/my.php?image=essotj6.jpg)

Pois,o carro so fez 94,5 kms...como eu esperava...Ja tinha verificado a fraqueza desta gasolina,o que faz com que se tenha de carregar mais no acelerador para chegar por exemplo aos 100km/h.

Agora estou aki na Galp...Vou meter 10 euros a 1,32 da gasolina de 95 octanas pra ver e ja digo alguma coisa

danielML
19-04-2007, 10:49
é pena não haver instrumentos de medição rigorosos da quantidade de gasolina no depósito porque assim nunca sabes ao certo quanta lá tinhas e quanto tens quando voltas a abastecer
tem de ser tudo a "olho na agulha" mas já dá para ter uma ideia

Já agora depois de experimentares várias são precisos mais cálculos para ver se com uma gasolina mais cara o número de litros a menos compensa o numero de kilometros percorridos

Abrazoom

_MoReNo88_
19-04-2007, 11:58
Pois... aqui está! Eu também tenho a mesma opinião sobre a gasolina BP Ultimate. Mais performance e mais km percorridos :) .
Para mim, a melhor gasolina... :wink:

Trieste
19-04-2007, 15:52
Mas é como diz o da2el, no final há que fazer contas e ver se realmente compensa. A não ser que se prefira a performance em detrimento do preço.
Cump's.

_MoReNo88_
19-04-2007, 18:11
Mas é como diz o da2el, no final há que fazer contas e ver se realmente compensa. A não ser que se prefira a performance em detrimento do preço.
Cump's.

Então mas se repararmos bem... imagina... eu meto 10€ de BP Ultimate... dá-me para 105km por ex....
O da2el mete 10€ de uma gasolina normal.. 95 s/ chumbo e faz 95km...

Pronto... acho que a BP Ultimate compensa... porque apesar de ser mais cara, metermos menos litros no depósito que uma normal 95.... andamos mais km com o mesmo dinheiro...

E pronto.. é este o meu raciocínio quanto a este tema... :P

danielML
19-04-2007, 19:11
se metesses o mesmo numero de litros nas duas situações é evidente mas o que eu estou a sugerir é verificar se o numero de litros a menos compensa o numero de kilometros a mais

já dizia o outro
a gasolina aumenta aumenta mas eu pago sempre 10€ :lol:

Abrazoom

Fullpower
20-04-2007, 00:00
Hoje estraguei a media com a gasolina da Galp...dei 210km/h e ja nao vou contabilizar esta...mas medias com estas velocidades nem vale a pena,2 minutos a esta velocidade e bebe uns 3 litros.

danielML
20-04-2007, 11:33
isso é certinho
puxando por ele abre a goela duma maneira
o ponteiro do deposito desce mesmo à frente dos nossos olhos

Abrazoom

_MoReNo88_
20-04-2007, 11:50
isso é certinho
puxando por ele abre a goela duma maneira
o ponteiro do deposito desce mesmo à frente dos nossos olhos

Abrazoom

13,6Litros aos 100KM ja bebeu o meu.. e nem foi preciso ir a essa velocidade.... ia a uns míseros 180/190 :? :? :?

Tenho um carro mais bêbado que eu.... onde é que isto já se viu? LOL :lol: (eu também não bebo mas pronto... :lol:)

Earl
03-06-2007, 22:22
eu às vezes nem sei a quantas ando.. quanto mais curvas faço mais o ponteiro fica atrofiado... numa hora tanto posso tar no ultimo traço como na outra quando o carro vai direitinho, tenho o depósito a meio lolol há alguma coisa que eu possa fazer para "arranjar" isso? para ter um melhor controlo da quantidade de gasolina que tenho no depósito... btw o meu carro a beber parece uma torneira chiça :X

_MoReNo88_
04-06-2007, 02:21
eu às vezes nem sei a quantas ando.. quanto mais curvas faço mais o ponteiro fica atrofiado... numa hora tanto posso tar no ultimo traço como na outra quando o carro vai direitinho, tenho o depósito a meio lolol há alguma coisa que eu possa fazer para "arranjar" isso? para ter um melhor controlo da quantidade de gasolina que tenho no depósito... btw o meu carro a beber parece uma torneira chiça :X

Bem.. quanto a isso não sei mesmo o que se pode fazer.... é uma questão de te informares :wink:
O que acontece no meu é... se tiver o deposito 1/4 cheio (por exemplo) e puxar por ele até às 6.500rpm o ponteiro baixa... mas de nada volta a subir....
Outra coisa que acontece é quando acende a luz da reserva, se fizer uma curva ou um arranque assim mais brusco... ela apaga, como também... se tiver quase 1/4 do deposito com gasolina... se parar numa subida... a luz acende... :lol:
Mas pronto... eu já nem ligo a isso :P

08-06-2007, 15:07
concordo inteirament com o comentado sobre a ultimate..cm tds notam estes "meninos"sao bem gulosos que chegue a beber..e a ultimate msm sendo mais cara compensa quanto a kilomotragem e principalment nos puxo do carro..costumo abastecer numa bomba TOTAL e quando meti ultimate o carro fez m mais 10 km em apenas 10 euros d gota..msm levando menos gasolina quanto a relaçao preço quantidade..por isso a minha opiniao e ultimate e prego em baixo.. :D

_MoReNo88_
08-06-2007, 16:15
concordo inteirament com o comentado sobre a ultimate..cm tds notam estes "meninos"sao bem gulosos que chegue a beber..e a ultimate msm sendo mais cara compensa quanto a kilomotragem e principalment nos puxo do carro..costumo abastecer numa bomba TOTAL e quando meti ultimate o carro fez m mais 10 km em apenas 10 euros d gota..msm levando menos gasolina quanto a relaçao preço quantidade..por isso a minha opiniao e ultimate e prego em baixo.. :D

Exactamente! BP Ultimate 98 rulla :D
Já agora... ia pedir-te para te apresentares ao pessoal em:
http://www.mazdapt.com/forum/viewtopic. ... &start=180 (http://www.mazdapt.com/forum/viewtopic.php?t=2&start=180)

Depois abre um tópico sobre o teu carro na secção do modelo do teu carro.... por exemplo, se for um 323 ou 323F... pões na secção 323... e por aí.

Um abraço, bem vindo e bons posts :wink:

jjpestana
08-06-2007, 20:04

Bem.. quanto a isso não sei mesmo o que se pode fazer.... é uma questão de te informares :wink:
O que acontece no meu é... se tiver o deposito 1/4 cheio (por exemplo) e puxar por ele até às 6.500rpm o ponteiro baixa... mas de nada volta a subir....
Outra coisa que acontece é quando acende a luz da reserva, se fizer uma curva ou um arranque assim mais brusco... ela apaga, como também... se tiver quase 1/4 do deposito com gasolina... se parar numa subida... a luz acende... :lol:
Mas pronto... eu já nem ligo a isso :P

Estranho o meu não faz nada disso,kuando baixa ja nao sobe,e kuando entra na reserva já não sai.Deve ser mais correcto o nivel ñ sei

jjpestana
08-06-2007, 21:06
Sim,não há hipoteses,faço mts mais kilometros kom a gasolina ultimate...sem palavras mesmo.E o motor dispara mais e sente-se não é ilusão.E a diferença de kilometros no meu carro ainda é grande.Mas essa gasolina não é a melhor pra todos os motores,poix ha motores k até respondem mal kom a ultimate.

_MoReNo88_
09-06-2007, 12:58
Sim,não há hipoteses,faço mts mais kilometros kom a gasolina ultimate...sem palavras mesmo.E o motor dispara mais e sente-se não é ilusão.E a diferença de kilometros no meu carro ainda é grande.Mas essa gasolina não é a melhor pra todos os motores,poix ha motores k até respondem mal kom a ultimate.

Exactamente.... uma vez disse a um amigo meu para ele meter ultimate no civic vti dele... e aquilo mamou-lhe a gasolina toda num instantinho para não falar que não lhe deu rendimento nenhum :lol:

jjpestana
09-06-2007, 17:57
Ahh nos civic ñ dá rendimento??poix realmente há 1 amigo meu k tem 1 vti e realmente ele mete 95,mas pensei k fosse a tal cena de ser +litros

_MoReNo88_
09-06-2007, 19:56
No civic do meu amigo não deu rendimento nenhum e fez muitos poucos km... :roll:

jjpestana
10-06-2007, 15:50
É estranho é 1 motor de alto rendimento e tem akele sistema "manhoso" de valvulas deveria faxer melhor rendimento a ultimate

_MoReNo88_
10-06-2007, 16:06
É estranho é 1 motor de alto rendimento e tem akele sistema "manhoso" de valvulas deveria faxer melhor rendimento a ultimate

Sistema V-Tec querias tu dizer... :lol:
Pois é... também achei estranho... mas pronto :roll:

jjpestana
10-06-2007, 21:31
Eu sei k é o vtec tava no gozo.Epah poix é assim 1 motor k andou a vida toda kom 95 ñ é por começar agr a usar k vai responder melhor.O meu como sempre andou com 98 a ultimate só vai continuar a boa vida do motor