PDA

View Full Version : LARGURA DOS PNEUS DA M5

SnowSkier
02-05-2007, 10:17
Caros amigos,

Apesar de na altura que adquiri a minha M5 Sport ter perguntado no concessionário se poderia alterar a medida dos pneus, dado que face à potência do motor e cilindrada o veículo aguentaria essa alteração(além de ficar com uma aparência mais agressiva e melhor estética 8) ), foi-me dito que a Mazda Portugal não autoriza essa alteração pelo que, assim, não é possível solicitar à DGV a averbação no livrete.

No manual da M5, vem explícito que os pneus não devem ser alterados face ao desempenho do Controlo de estabilidade. No entanto, este fim de semana aqui em Albufeira, vi uma M5 cor cinza com pneus 225/50 jante 17(como as nossas) e pergunto-me se terá sido objecto de autorização ou foi por iniciativa do proprietário a referida alteração.

De facto, fica muuuuuiiiito mais bonita com pneus mais largos! Infelizmente, apesar de eu ter esperado, não consegui ver ou falar com o proprietário daquela M5 :cry:

De referir, aparte do conteúdo deste tópico que a M5 continua a suscitar muita curiosidade pq este fim de semana enquanto fui tomar um café e sentei-me na esplanada foram várias as pessoas que pararam para observá-la minuciosamente, até espreitarem lá para dentro...(modéstia à parte, a minha M5 é um espéctaculo pois é preta e tem um spoiler traseiro que lhe fica a matar 8) ...).

Quanto ao tópico, gostava que os meus amigos me dissessem se já tiveram alguma indicação sobre a alteração de pneus, o que acham disto e se alguém ja tentou contactar a Mazda Internacional sobre esta situação.

A Mazda Portugal acho que não autoriza, pelo menos foi o que me disseram do concessionário(não directamente da Mazda Port.).

Cumprimentos,

SnowSkier
02-05-2007, 12:38
Então? Ninguém diz nada? :shock: :?

Gostava mesmo de saber a V opinião...

SnowSkier
02-05-2007, 12:40
De referir que este tópico foi visto 18 :shock: vezes e ninguém respondeu... :(

Trieste
02-05-2007, 12:58
Se ninguém respondeu é porque ninguém sabe...
Um pouco de pesquisa/navegação pelo fórum também não fazia mal. :wink:
Tens este tópico (http://mazdapt.com/forum/viewtopic.php?t=720) na secção do Mz3, entra em contacto com a T.D.S. que eles sabem a resposta para a questão do averbamento dos pneus.
Cump's.

blue thunder
02-05-2007, 17:00
Caros amigos,

Apesar de na altura que adquiri a minha M5 Sport ter perguntado no concessionário se poderia alterar a medida dos pneus, dado que face à potência do motor e cilindrada o veículo aguentaria essa alteração(além de ficar com uma aparência mais agressiva e melhor estética 8) ), foi-me dito que a Mazda Portugal não autoriza essa alteração pelo que, assim, não é possível solicitar à DGV a averbação no livrete.

No manual da M5, vem explícito que os pneus não devem ser alterados face ao desempenho do Controlo de estabilidade. No entanto, este fim de semana aqui em Albufeira, vi uma M5 cor cinza com pneus 225/50 jante 17(como as nossas) e pergunto-me se terá sido objecto de autorização ou foi por iniciativa do proprietário a referida alteração.

De facto, fica muuuuuiiiito mais bonita com pneus mais largos! Infelizmente, apesar de eu ter esperado, não consegui ver ou falar com o proprietário daquela M5 :cry:

De referir, aparte do conteúdo deste tópico que a M5 continua a suscitar muita curiosidade pq este fim de semana enquanto fui tomar um café e sentei-me na esplanada foram várias as pessoas que pararam para observá-la minuciosamente, até espreitarem lá para dentro...(modéstia à parte, a minha M5 é um espéctaculo pois é preta e tem um spoiler traseiro que lhe fica a matar 8) ...).

Quanto ao tópico, gostava que os meus amigos me dissessem se já tiveram alguma indicação sobre a alteração de pneus, o que acham disto e se alguém ja tentou contactar a Mazda Internacional sobre esta situação.

A Mazda Portugal acho que não autoriza, pelo menos foi o que me disseram do concessionário(não directamente da Mazda Port.).

Cumprimentos,

Então vamos lá ver

Se já sabes que a mazda portugal não autoriza, então nunca vai ser averbado no livrete essa medida, a dgv precisa de uma declaração que da mazda a dizer que a m5 pode usar essa medida, sem isso nada feito.
O que podes fazer é por essa medida e quando chegar a altura da inspecção, não é reprovada mas vem mencionado no papel, é assim que tenho feito sempre, mas atenção à medida, porque tem que equvalência, por ex., na medida 205/50/17 podes por 225/45/17 que a diferença é de 0.4% ou seja, quando marca 100 km/h na realidade vais a 99.6 km/h, o que não é nada.

blue thunder
02-05-2007, 21:13
a minha vai lember com uns 225/45/17 que até anda nas horas

_RP_
03-05-2007, 00:28
a minha vai lember com uns 225/45/17 que até anda nas horas

:lol: Andar mais não andará!
Mas vai agarrar-se melhor a estrada! Ah isso vai! :D

SnowSkier
03-05-2007, 12:48
Obrigado ao Blue Thunder pelo esclarecimento.

Acho que vou fazer dessa forma, ou seja, sem a tal autorização. Também, na garagem onde habitualmente troco os pneus, posso guardar os que tenho e na altura da inspecção substituo novamente pelos de fábrica e assim não há problema.

No entanto, a única preocupação que tenho é saber se o controlo de estabilidade não vai ser afectado com esta alteração :? .

Será que não há problema?

blue thunder
06-05-2007, 10:14
[quote="blue thunder":1god42uj]a minha vai lember com uns 225/45/17 que até anda nas horas

:lol: Andar mais não andará!
Mas vai agarrar-se melhor a estrada! Ah isso vai! :D[/quote:1god42uj]

Sim, quando digo vai andar nas horas é uma forma de expressão

blue thunder
06-05-2007, 10:16
Eu por norma, em todos os carros que já tive, ponho uns pneus mais largos que os de origem, prefiro perder velocidade de ponta mas ter mais segurança numa curva, por exemplo.

blue thunder
06-05-2007, 22:29
Obrigado ao Blue Thunder pelo esclarecimento.

Acho que vou fazer dessa forma, ou seja, sem a tal autorização. Também, na garagem onde habitualmente troco os pneus, posso guardar os que tenho e na altura da inspecção substituo novamente pelos de fábrica e assim não há problema.

No entanto, a única preocupação que tenho é saber se o controlo de estabilidade não vai ser afectado com esta alteração :? .

Será que não há problema?

Também não tenho a certeza a 100%, mas muito provávelmente é que o controlo de estabilidade irá funcionar menos vezes

Trieste
06-05-2007, 22:47
...

Também não tenho a certeza a 100%, mas muito provávelmente é que o controlo de estabilidade irá funcionar menos vezes
Confirmo que com o aumento da largura dos pneus tanto o controlo de estabilidade como o controlo de tracção funcionam menos vezes. O meu é um Mz3 mas o princípio aplica-se a todos os carros, penso eu de que... 8)
Cump's.

Your Worst Nightmare
07-05-2007, 00:46
Eu em princípio so meterei 225/45 R17 se o preço for muito inferior aos pneus equivalentes em 205/50 R17.

O meu anterior carro tb trazia 205/50 R17 (Continental) e mais tarde passei para 225/45 R17 (goodyear F1) (fiz essa opção por questões económicas). Como o perfil era quase igual nunca notei diferença nenhuma em termos de acelerações. A aderência em piso seco (com piso molhado os pneus largos perdem eficácia para os seus congéneres mais estreitos) aumentou e as velocidades de passagem em curva aumentaram. Mas tudo isso teve um custo. O consumo nunca mais foi o mesmo (para mim a principal desvantagem) e perdi velocidade de ponta.

dito isto, acho que a troca só compensou porque o custo dos 225 era, na altura, muito mais baixo que os 205.

SnowSkier
07-05-2007, 10:58
Pois é...

Por isso, não sei que o que faça :(

Por um lado acho que fica muito mais agradavel ao olho, :twisted: por outro penso que perde em segurança...

Se soubesse que a segurança não é problema, :roll: não pensava duas vezes...

Vou tentar contactar a Mazda Internacional para ver o que eles dizem sobre isto.

Se conseguir alguma resposta cabal, depois digo-vos.

Trieste
07-05-2007, 11:58
Em termos de segurança não tens problemas nenhuns. O controlo de tracção e de estabilidade vão funcionar menos apenas porque os pneus como são mais largos vão proporcionar mais aderência. O único inconveniente mesmo é o aumento do consumo e a perda de velocidade de ponta. No meu caso em particular ainda é cedo para estar a falar dos consumos até porque noto o carro um pouco estrangulado (mesmo antes de ter mudado a medida dos pneus), penso que devido à 1ª revisão estar à porta.
Cump's.

SnowSkier
07-05-2007, 12:50
Bom, então nesse caso ainda bem :D

A SEGURANÇA para mim, minha mulher e sobretudo o meu filho é primordial e "inbeliscável" nesta matéria.

Sendo assim, acho que vou mesmo mudar de pneus :P e ficar com um "look" bem mais agressivo :twisted: , eh, eh!

Obrigado Trieste!

blue thunder
07-05-2007, 12:57
Pelo menos nos outros carros que já tive, a gasolina e gásoleo, passam a consumir ligeiramente mais, e dfica com menos velocidade de ponta, mas a curvar e até o travar compensa isso tudo

blue thunder
07-05-2007, 13:08
[quote="SnowSkier"]Obrigado ao Blue Thunder pelo esclarecimento.

Não vale apena esse trabalho, também já fiz isso o resultado é que quando chega a altura da inspecção tens preguiça de ir por os pneus de origem e depois voltar a por os outros e acabas por ir com os pneus mais largos.

Your Worst Nightmare
07-05-2007, 15:59
Bom, então nesse caso ainda bem :D

A SEGURANÇA para mim, minha mulher e sobretudo o meu filho é primordial e "inbeliscável" nesta matéria.

Sendo assim, acho que vou mesmo mudar de pneus :P e ficar com um "look" bem mais agressivo :twisted: , eh, eh!

Obrigado Trieste!

Atenção que em piso escorregadio os pneus mais largos não sãpo melhores que os pneus mais estreitos.. muito pelo contrário.

blue thunder
07-05-2007, 17:10
pois é! :roll:
É por isso que a malta coloca uns pneu de chuva não é? :roll:

Your Worst Nightmare
07-05-2007, 17:35

o problema é que os pneus que se metem nos carros são todos feitos para piso seco... A não ser que se opte por pneus assimétricos.

Vejam isto: http://www.envenenado.com.br/acessorios/pneus/pneus1.html

Trieste
07-05-2007, 17:39
...
Atenção que em piso escorregadio os pneus mais largos não sãpo melhores que os pneus mais estreitos.. muito pelo contrário.
Como em muita coisa tudo é relativo... depende dos pneus e da "quantidade" do molhado.
Mas uma coisa é certa, e falo apenas por mim, se tiver uns pneus estreitos mauzinhos em molhado e uns mais largos que sejam bons em molhado, eu não troco os largos pelos estreitos nem que a vaca tussa! E falo por experiência própria, não troco os Toyo que tenho agora em 215/45/17 pelos de origem que vinham no carro, Bridgestone 205/50/17. Nem em seco, molhado, inundado seja lá o que for.
Cump's.

Your Worst Nightmare
07-05-2007, 17:52

o problema é que os pneus que se metem nos carros são todos feitos para piso seco... A não ser que se opte por pneus assimétricos.. Mas esse ganham aderencia em molhado à custa da aderencia em seco.

Apesar do atrito ser independete da superficie de contacto,,, em superficies rigidas tal regra não se pode aplicar à maluca nos pneus pois estes são flexíveis. Por isso a largura do pneu pode beneficiar a aderencia. Mas o factor mais importante será o perfil. quanto mais baixo mais prercisão em curva mas menos conforto. por outro lado esse ganho em precisão resulta de uma menor deformação do pneu. Lá se comça a esbater a vantagem da largura em termos de aderencia.

Relativamente à M5 o que quero dizer com tudo isot é que uns bons pneus 205/50 R17 não perdem nada em termos de segurança para pneus iguas mas na medida 225/45 R17. Trata-se de uma questão estética e económica uma vez que os 225 serão mais baratos.

Vejam isto: http://www.envenenado.com.br/acessorios/pneus/pneus1.html

e isto: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-direc.htm

e mais isto http://www2.webmotors.com.br/wmpublicador/Dicas_Conteudo.vxlpub?hnid=37485

e já agora isto: http://www2.uol.com.br/bestcars/cons-fil.htm

Your Worst Nightmare
07-05-2007, 17:53
...
Como em muita coisa tudo é relativo... depende dos pneus e da "quantidade" do molhado.
Mas uma coisa é certa, e falo apenas por mim, se tiver uns pneus estreitos mauzinhos em molhado e uns mais largos que sejam bons em molhado, eu não troco os largos pelos estreitos nem que a vaca tussa! E falo por experiência própria, não troco os Toyo que tenho agora em 215/45/17 pelos de origem que vinham no carro, Bridgestone 205/50/17. Nem em seco, molhado, inundado seja lá o que for.
Cump's.

obviamente!

Eu estou a comparar pneus equivalentes.. Da mesma forma que eu nõ troco uns pneus excelentes 205 por uns mauzinhos 215...

Trieste
07-05-2007, 18:19
Ah bom, comparando pneus equivalentes, assim já nos entendemos. :)
Pela tua afirmação depreendi que te tivesses esquecido ou então estavas a ficar doido:
...

Atenção que em piso escorregadio os pneus mais largos não são melhores que os pneus mais estreitos.. muito pelo contrário.
Cump's.

TUGA
07-05-2007, 23:00
Boas!
Faça chuva, sol,gelo ou neve a maior ou menor aderência dos pneus ao solo não tem nada a ver com a largura dos mesmos, apenas tem a ver o tipo de borracha que se utiliza.
Os Toyo(Proxes) são um pneus de altissima qualidade!!...na minha modesta opinião :lol:
Um abraço

Your Worst Nightmare
07-05-2007, 23:18
Boas!
Faça chuva, sol,gelo ou neve a maior ou menor aderência dos pneus ao solo não tem nada a ver com a largura dos mesmos, apenas tem a ver o tipo de borracha que se utiliza.
Os Toyo(Proxes) são um pneus de altissima qualidade!!...na minha modesta opinião :lol:
Um abraço

Isso é uma análise demasiado simplista. Bastava prestares atenção aos pneus dos carros de rallye. em piso seco é a borracha que conta, mas em piso molhado se meteres só borracha tens um barco... eu até podia... mas estou demasiado cansado para falar (escrever) sobre este assunto. Talvez um dia. :roll:

TUGA
08-05-2007, 00:06
Boas!
Um abraço

Isso é uma análise demasiado simplista. Bastava prestares atenção aos pneus dos carros de rallye. em piso seco é a borracha que conta, mas em piso molhado se meteres só borracha tens um barco... eu até podia... mas estou demasiado cansado para falar (escrever) sobre este assunto. Talvez um dia. :roll:

Penso que entendeste mal o que escrevi...estou a falar de aderência...física pura..não falei de superfície de contacto nem de desenhos,cortes,rasgos na borracha para os diferentes tipos de solo ou condições atmosféricas... aderência,apenas isso...ou seja... a mesma borracha em contacto com mesmo tipo de solo a aderência é sempre a mesma sejam 205,215,225,245 etc ou 45,50,55 etc.
Aqueles que pensam que só por terem os pneus mais largos vão ter maior aderência..estão retundamente enganados!!

P.S.-Não tenho culpa que estejas cansado :wink: mas quando estiveres em forma escreve

Trieste
08-05-2007, 00:16
...
... aderência,apenas isso...ou seja... a mesma borracha em contacto com mesmo tipo de solo a aderência é sempre a mesma sejam 205,215,225,245 etc ou 45,50,55 etc.
Aqueles que pensam que só por terem os pneus mais largos vão ter maior aderência..estão retundamente enganados!!

P.S.-Não tenho culpa que estejas cansado :wink: mas quando estiveres em forma escreve
Demonstra isso que dizes porque nós gostamos de aprender.
Cump's.

TUGA
08-05-2007, 12:51
Trieste, respondo-te com uma pergunta simples:
Se comprares 2 sapatos exactamente iguais,excepto na largura da sola, achas que com os mais largos vais escorregar menos?
Um abraço

Trieste
08-05-2007, 15:28
Em piso seco ou molhado?
Cump's.

TUGA
08-05-2007, 19:56
Em piso seco ou molhado?
Cump's.

È óbvio que em molhado a aderência é menor....o piso tabém tem de ser igual....
outra pergunta....tens uns Eagle F1 205/55 no teu carro,circulas a 100km/h...travas a fundo(piso seco) e o carro faz 50m até parar...depois mudas para uns Eagle F1 225/50,novamente a 100Km/h e travas a fundo(piso seco).. quantos metros achas que o carro vai fazer até parar?

Your Worst Nightmare
08-05-2007, 23:00
Teoricamente a força de atrito é INDEPENDENTE da superficie de contacto por isso... :wink:

Trieste
08-05-2007, 23:56
Eu estou a perceber onde queres chegar TUGA... mas gostava que mostrasses aqui o porquê, nem todos sabem ou têm paciência para ir procurar. E há outros factores a ter em conta que não estás a ter em consideração.
Não fui fazer contas (nem vou) mas a distância de travagem vai ser sensivelmente a mesma mais coisa menos coisa, mas desconfio que os Eagle 205 até travam em menos metros... e em curva em piso seco quais serão os melhores, os 205 ou os 225?
Já agora, a sola do sapato é plana...
Cump's.

Your Worst Nightmare
09-05-2007, 00:31
A gente tem é que marcar uma almoçarada para discutir o assunto :D ...

O 225 permite passagens em curva mais rápidas se tiver o mesmo perfil que o 205... em piso seco.. mas esta " discussão" começou por causa da segurança, e o que se está aqui a tentar dizer é que o simples facto de se meter pneus mais largos pode não aumentar a referida segurança, aumentado de certeza os consumos. aliás para a estabilidade em curva o factor mais importante é a deformaçãp do pneu... quanto menos deforamar melhor: baixo perfil rulez no que diz respeito a curvar... (já em termos de conforto e resistencia...)

Não existe um pneu perfeito. Todos têm vantagens e desvantagens. Basta reparar na competição onde muitas vezes se diz que " a equipa não fez a escolha acertada de pneus"...temos que ver que os nossos carros são obrigados a enfrentar todo tipo de situações no dia a dia (estrada lisa e com buracos, paralelo, curvas rápidas e lentas, lombas, AE, e chuva, poças de água, lama e óleo na estrada. dias quentes e frios, etc, etc) e os pneus são sempre os mesmos. por isso é que eu defendo uma solução de compromisso.

Já aqui foi dito que no caso dos pneus a superfície de contacto acaba por ter vantagens no que diz respeito à aderencia. Mas mais que a superficie quem manda mesmo é o tipo de borracha. Mas falando de superfície de contacto. toda a gente sabe qual é o pneu ideal para andar com sol: Slicks... maior superfície de contacto não há... mas e se chove? Há que abrir rasgos nos pneus e lá estamos a dar cabo da superficie de contacto e lá se vai parte da aderência em seco...mais uma vez o tal compromisso.

Trieste
09-05-2007, 00:59
Exacto Your Worst Nightmare, cada caso é um caso e cada um tem de ver qual a solução que mais lhe convém.
Para quem estiver interessado deixo aqui esta página (http://www.carbibles.com/tyre_bible.html) onde há bastante informação sobre o assunto. Está em inglês mas acho que todos percebem.
Cump's.

TUGA
09-05-2007, 01:19
Eu estou a perceber onde queres chegar TUGA... mas gostava que mostrasses aqui o porquê, nem todos sabem ou têm paciência para ir procurar. E há outros factores a ter em conta que não estás a ter em consideração.
Não fui fazer contas (nem vou) mas a distância de travagem vai ser sensivelmente a mesma mais coisa menos coisa, mas desconfio que os Eagle 205 até travam em menos metros... e em curva em piso seco quais serão os melhores, os 205 ou os 225?
Já agora, a sola do sapato é plana...
Cump's.
Teoricamente..EM CURVA os melhores serão os 225..mas aí entram outras forças em questão(forças laterais,força da gravidade, peso,velocidade,SUPERFICIE DE CONTACTO DO PNEU,deformação da borracha,etc,etc,etc)....mas se no caso os 205 forem de borracha diferente..aí a história é outra..pois podem ser muito mais aderentes que os 225.
EM CURVA os carros podem ser subviradores ou sobreviradores, ou seja "saír" de frente ou de traseira, e isso deve-se principalmente á distribuição de massas do proprio carro,ás forças laterais e tracção(dianteira,traseira ou 4X4)...e perguntas tu...e muito bem...e a largura dos pneus não conta?... ora como os pneus mais largos têm uma SUPERFICIE DE CONTACTO maior, essas forças também têm de ser maiores para o carro subvirar ou sobrevirar....mas isto não têm nada a ver com ADERÊNCIA...Borracha igual em piso igual a aderência é sempre a mesma, tanto faz que a borracha tenha 195 205 225 ou 255.
O teu M3 em relação aos demais( de serie) deve ser uma "lapa" a curvar ...e porque?...porque além de a suspensão ser diferente(+dura) tiveram que rabaixar uns mm para assim o centro de gravidade(forças que empurram o M3 para o chão) ser maior e isso faz toda a diferênça, principalmente quando deixas os TDIS para trás :wink:
Um abraço!

TUGA
09-05-2007, 01:37
Your Worst Nightmare, como sou um Homem do Norte :wink: e aqui chove muito, tenho preferência por pneus de chuva e entre os Toyo Proxes, Good Year F1 ou Bridgstone Potenza venha o diabo($) e escolha!!
Se no caso de a M5 me voltar a falhar com essa "porra" do desgaste permaturo...então vou ter de me virar para a Mabor ou marcas dos Hipermercados!Pois não há carteira que aguente essa "Porra" !

Trieste
09-05-2007, 01:39
É, temos de combinar almoçarada mesmo... 8)
Não resisto à "picadela"... lá pelo pneu ser mais largo não quer dizer que a superfície de contacto seja maior, até pode ser mais pequena. Dá lá um salto ao link que deixei acima e anda para 3/4 da página +-, ou pesquisa por "Fat or thin".
Cump's.

P.S. - O meu Mz3 a curvar está lapa mesmo. Pode ficar lapa e meia mas fico sem conforto nenhum... :lol:
Quanto ao deixar os TDI's para trás enquanto não vier a repro só em curva mesmo :D.
EDIT:
Se a Mazda não acertar com essa afinação mais vale mudares para pneus de borracha sólida mesmo. :lol:

TUGA
09-05-2007, 01:53
É, temos de combinar almoçarada mesmo... 8)
Não resisto à "picadela"... lá pelo pneu ser mais largo não quer dizer que a superfície de contacto seja maior, até pode ser mais pequena. Dá lá um salto ao link que deixei acima e anda para 3/4 da página +-, ou pesquisa por "Fat or thin".
Cump's.

P.S. - O meu Mz3 a curvar está lapa mesmo. Pode ficar lapa e meia mas fico sem conforto nenhum... :lol:
Quanto ao deixar os TDI's para trás enquanto não vier a repro só em curva mesmo :D.
EDIT:
Se a Mazda não acertar com essa afinação mais vale mudares para pneus de borracha sólida mesmo. :lol:

(Picanço)Não tomo por certo tudo o que leio :lol:

SnowSkier
09-05-2007, 10:28
Caros companheiros de Fórum,

Pelos vistos, isto foi mesmo um bom tópico! :lol: Aprendi mais com tudo o que vocês escreveram neste tópico do que sabia sobre pneus :lol: !

De qualquer forma, e não querendo "deitar mais achas para a fogueira", gostaria então de saber, finalmente, se devo ou não alterar a lagura dos pneus da minha M5 para 225/45/ :?

...E não vale a pena mais "picardias"... :lol:

Muito Obrigado pelas vossas opiniões porque são na realidade construtivas, ficando perceptível que o mudar de pneus tem muito que se lhe diga... :wink:

PV
09-05-2007, 10:56
Bom dia

Faço minhas as palavras do amigo SnowSkier.

No entanto deixo aqui mais umas dúvidas.
Visto essa medida não constar no documento único, além de podermos levar um recibo para casa passado pelos senhores fardados, também temos de ter um jogo de pneus com as medidas correctas para levar o carro à inspecção.

Como já alguém perguntava, estou certo ou estou errado?

Cumprimentos mazdistas.

TUGA
09-05-2007, 12:20

Pelos vistos, isto foi mesmo um bom tópico! :lol: Aprendi mais com tudo o que vocês escreveram neste tópico do que sabia sobre pneus :lol: !

De qualquer forma, e não querendo "deitar mais achas para a fogueira", gostaria então de saber, finalmente, se devo ou não alterar a lagura dos pneus da minha M5 para 225/45/ :?

Muito Obrigado pelas vossas opiniões porque são na realidade construtivas, ficando perceptível que o mudar de pneus tem muito que se lhe diga... :wink:

Boas!
Isto sem "picanços" não dá goso nenhum :wink:
Em primeiro lugar...parabéns pela tua M5 pois está espectacular...e ficaria mais aínda se colocares uns "sapatos" mais largos e umas jantes 18.
Contacta a Mazda Portugal por mail ou por fax e solicita informações sobre a possibilidade de fazer essas alterações.
Como no Algarve faz sempre bom tempo :x ...eu optava por uns bons pneus para piso seco..quanto a marcas..pesquisa na net..principalmente em sites que tenham opiniões de utilizadores e testes.O site tirerack.com por ex.
Não te esqueças de uma coisa..se queres uns pneus com grande aderência não esperes grande longevidade..pois quanto mais aderêntes...mais gastam..e a carteira é que sofre :wink:
Um abraço

TUGA
09-05-2007, 12:35
PV,devias estar certo...mas..neste país as coisas nem sempre são o que deveriam ser..depende sempre dos homens das fardas e dos centros de inspecção.Tou certo ou tou errado? :wink:
Um abraço

PV
09-05-2007, 13:46
Estás certÍsssimo TUGA...

A isso chama-se o "factor C" (cunha). E quem o pode usar usa, quem não pode ... arreia :!: :!: :!:

Um abraço.

Trieste
09-05-2007, 14:31
Já tinha metido na 1ª página deste tópico (esqueceram-se ou não leram? :lol:) mas aqui vai novamente. Na secção do Mz3 está lá este tópico (http://mazdapt.com/forum/viewtopic.php?t=720), a T.D.S. sabe a resposta para a questão das medidas dos pneus. Se puderem ser alterados eles vão tratar do papel a dizer que o carro pode circular com segurança com a medida pretendida. Depois é ir à DGV tratar do averbamento no livrete ou no documento único.
Cump's.

blue thunder
09-05-2007, 17:41
Estás certÍsssimo TUGA...

A isso chama-se o "factor C" (cunha). E quem o pode usar usa, quem não pode ... arreia :!: :!: :!:

Um abraço.

Que é o meu caso 8)

blue thunder
09-05-2007, 17:42

An0da mete os pneus mais largos e logo ves :wink: