PDA

View Full Version : Bem-vindos a bordo da M5 do Karapao

Karapao
01-07-2007, 20:53
Viva!

Apesar de apenas com 460km posso dizer que conduzir a M5 é uma experiência muito agradável, que cresce na mesma proporção em
que o processo de rodagem vai avançando.

Aqui fica, para já, o resumo daquilo que tem sido a minha experiência ao volante da M5:

Estou a gostar:

:D Da agilidade com que se move no trânsito, especialmente quando existem subidas. Até parece que os outros estão parados, isto em
andamento normal sem excessos. Parece que pertence a um campeonato à parte.

:D Da velocidade aparente vs velocidade real. Nem se sente a andar. Só quando olhamos para o velocímetro é que nos apercebemos do
acréscimo de velocidade abismal que faz nas recuperações.

:D Do Cruise Control. Nunca tive um carro com este gadget mas estou a achar muito útil. Gosto da sensação quando temos que travar e
a seguir fazemos “RES” para restabelecer a velocidade. Parece um avião a ganhar velocidade para descolar.

:D Do espaço para todos. Hoje andei a fazer uns quilómetros com 4 adultos e 2 crianças e todos viajaram com espaço em abundância, que
contribui para a agradabilidade e conforto das viagens.

Não estou a gostar:

:( Da direcção muito pesada. É a direcção assistida mais pesada que jamais experimentei. Mesmo a muito baixa velocidade e em manobras é
excessivamente pesada e torna-se desagradável.

:( Do (tal) ruído/vibração junto à manete das mudanças em 3ª a baixa rotação (1500rpm-1700rpm). Fica para a revisão dos 20,000 a correcção
deste problema já conhecido das Mazdas 5.

:( Do alinhamento da direcção. Foge para a direita e está a agravar-se. Isto eu tenho que ir ver o quanto antes porque é desagradável ir numa
autoestrada sempre a corrigir a trajectória. Pode ser a causa da direcção pesada e pode contribuir para o desgaste prematuro dos pneus.

------------------

Mas o que mais me impressionou, desde o primeiro momento, nem sequer foram as performances, porque com este motor não seria de esperar
outra coisa. O que mais me impressionou, porque não estava à espera, foi o conforto e o silêncio que se vive a bordo, semelhante a uma boa
berlina estradista.

A isto tudo acresce ainda o muito espaço interior (com umas dimensões exteriores compactas), a estética bem conseguida, a modularidade, a
possibilidade de 7 lugares, as portas de correr, o muito equipamento e o preço que era, até aqui, convidativo para um diesel deste calibre.

Aqui ficam, como não podia deixar de ser, as fotos da praxe:

http://img521.imageshack.us/img521/729/dsc06229cg2.jpg

http://img521.imageshack.us/img521/9600/dsc06232eh9.jpg

http://img521.imageshack.us/img521/4931/dsc06234ja9.jpg

http://img413.imageshack.us/img413/4742/dsc06246tj3.jpg

http://img521.imageshack.us/img521/4385/dsc06249kt3.jpg

http://img413.imageshack.us/img413/1980/dsc06247zw0.jpg

http://img413.imageshack.us/img413/6272/dsc06245th9.jpg

http://img413.imageshack.us/img413/8200/dsc06253ji6.jpg

http://img413.imageshack.us/img413/150/dsc06254zm0.jpg

danielML
01-07-2007, 20:59
excelente
isso da direcção pesada pode ser algum problema mas até é bom para manter a estabilidade..gosto da minha assim pró duro..da minha direcção :lol:
a tua matricula é mais pequena que o normal :lol::lol:

Abrazoom

absnig
01-07-2007, 21:08
FABULOSA..:)

[quote="Karapao"]Viva!

Não estou a gostar:

:( Da direcção muito pesada. É a direcção assistida mais pesada que jamais experimentei. Mesmo a muito baixa velocidade e em manobras é excessivamente pesada e torna-se desagradável.

:( Do (tal) ruído/vibração junto à manete das mudanças em 3ª a baixa rotação (1500rpm-1700rpm). Fica para a revisão dos 20,000 a correcção deste problema já conhecido das Mazdas 5.

:( Do alinhamento da direcção. Foge para a direita e está a agravar-se. Isto eu tenho que ir ver o quanto antes porque é desagradável ir numa autoestrada sempre a corrigir a trajectória. Pode ser a causa da direcção pesada.

1. Direcção pesada - adoro a direcção assim ... acho super ajustada para o tamanho e altura da carrinha, penso que mais leve seria perigosa.:)

2. Não noto nada.....

3. As vezes tb tenho a sensação que foge para a direita, mas depois parece-me que é só implicação minha .. pois largo o volante e ela nao mexe um milimetro .:)

Bem esta-me a custar pa caraças habituar aos sensores de estacionamento .. até penso que aquilo não esta a funcionar bem .::)

Bem karapao .. fabulosa... já agora quanto marca o CB até agora a nivel de consumos???

Karapao
01-07-2007, 21:23
... já agora quanto marca o CB até agora a nivel de consumos???

Neste momento tenho 6,9 no CB, mas tenho abusado um bocado nas recuperações porque gosto da sensação. Tem momentos
que parece que, de repente, todos os carros param e nós passamos. E isto tudo sem exageros e respeitando o processo de rodagem
(bem... mais ou menos :D ).

Em relação à direcção: apesar de gostares, confirmas que é um pouco mais pesada que o habitual??

absnig
01-07-2007, 21:28
6.9 exactamente com a minha ... eheheh ..:) ... a minha tem 430 km ...
e ontem a vir da Comporta pa Lx, vim pela nacional e tb abusei um pouquinho ..:) mas quase sempre sem compremeter a rodagem ..::)

sim confirmo que é mais pesada que a dos meus carros anteriores..:), o que ocmo já referi neste carro me agrada..:) ...

eheh sensação boa .. é que ja me ficaram a " galar" a carrinha umas quantas vezes nas filas... lol

Só uma pergunta supostamente a versão Sport tem uma cena que é o Super Lock ..isso fica activo automaticamente quando se tranca a carrinha?? sabeS???

Karapao
01-07-2007, 21:36
eheh sensação boa .. é que ja me ficaram a " galar" a carrinha umas quantas vezes nas filas... lol

Sim, confirmo! A mim também já me aconteceu! :D

A M5 não se vê muito e por isso as pessoas ficam curiosas! Isto só acontece com carros bonitos!! :D

DeckDogz
01-07-2007, 22:06
Karapao

os meus parabens ai pela 5

em relação aos problemas não te preocupes...isso resolve-se senão Portelcar - Jorge Pereira...resolve tudo

Vais ver que so essas recuperações fazem-te logo esqueçer isso tudo

Bons Km´s com a menina

_MoReNo88_
01-07-2007, 23:29
Parabéns pelo novo brinquedo!!! :D
Estima-a muito e bons km com ela :wink:

3pelos
01-07-2007, 23:44
Bem vindos a bordo?? A ultima vez que me disseram isso serviram-me martini e canapés, vai ser o caso? :roll: :lol: Boa sorte com a maquina, tá muito fixe :D

latinhas
02-07-2007, 08:01
A minha já fez 1000 Km's e para já também estou satisfeito. Ao contrario de ti, acho a direcção muito leve principalmente um pouco mais embalado. :x
Em curva a carrinha adorna um pouco mas isso deve-se á sua altura. :(

Quanto a consumos não estou satisfeito por enquanto a primeira média real foi de 8.4 L com 60% de cidade. Agora levo uma média de 7.1 no computador, mas também nunca ando abaixo dos 140 Km/h :roll:

Não tenho barulhos dentro do carro , o que é muito positivo mas no entanto tenho que dizer que a qualidade dos plasticos é muito baixa para um carro deste segmento.

Opurtunamente farei uma exaustiva descrição do carro pelo meu ponto de vista.

latinhas
02-07-2007, 08:01
A minha já fez 1000 Km's e para já também estou satisfeito. Ao contrario de ti, acho a direcção muito leve principalmente um pouco mais embalado. :x
Em curva a carrinha adorna um pouco mas isso deve-se á sua altura. :(

Quanto a consumos não estou satisfeito por enquanto a primeira média real foi de 8.4 L com 60% de cidade. Agora levo uma média de 7.1 no computador, mas também nunca ando abaixo dos 140 Km/h :roll:

Não tenho barulhos dentro do carro , o que é muito positivo mas no entanto tenho que dizer que a qualidade dos plasticos é muito baixa para um carro deste segmento.

Oportunamente farei uma exaustiva descrição do carro pelo meu ponto de vista.

RGM5
02-07-2007, 08:40

Só uma pergunta supostamente a versão Sport tem uma cena que é o Super Lock ..isso fica activo automaticamente quando se tranca a carrinha?? sabeS???

Caro absnig, o sistema super lock só fica activo se pretendermos, para tal temos que carregar duas vezes seguidas nos botões de fecho do veículo ou do cartão/chave.

RGM5
02-07-2007, 08:45
Caro Karapao, uma vez mais parabéns.

No que concerne ao "peso" da direcção, não notei nada de especial, (mas também vinha de um todo o terreno) no entanto como já aqui referi, optei por colocar à frente a pressão dos pneus na carga máxima. E aí sim reparei na diferença.

absnig
02-07-2007, 09:46

Caro absnig, o sistema super lock só fica activo se pretendermos, para tal temos que carregar duas vezes seguidas nos botões de fecho do veículo ou do cartão/chave.

Estranho quando carrega 2 vezes ele volta abrir a carrinha ... :s

StoneH
02-07-2007, 09:47
tens de fazer isso no espaço de 3 segundos...

Boa sorte Karapao com a tua Maquina.

absnig
02-07-2007, 09:48
sim eu sei ....:( .. esta semana tenho que ir Portelcar buscar o tapete e já vejo isso .. .

overlord
02-07-2007, 18:17
Boas Karapao.

Está linda a máquina (quanto mais não seja por ser da côr da minha :lol: )

Mais uma vez desejo-te muitos Kms ao volante do avião sem que ocorram problemas.

P.S. - Com 6,9 no CB? Eu vou com 1040 Kms, estou com 8,5 :(

Enter Sandman
02-07-2007, 19:24
Karapao a carrinha é linda.

(a que vem cá para casa é igual :lol:)

Desejo muita sorte com a máquina e bons quilómetros :wink:.

Cpts e Viagens Seguras :wink:.

Karapao
02-07-2007, 20:17
Na minha opinião o Cinza Prata favorece a M5 pelas seguintes razões:

:arrow: O Cinza Prata, por ser uma côr clara, faz realçar a linha de cintura vincadamente ascendente, por contraste com os vidros escurecidos.

:arrow: Pelas mesmas razões, fica visível o triângulo preto em plástico que está à frente dos espelhos rectrovisores, acentuando o aspecto dinâmico da M5.

:arrow: O "escuro" nas cavas das rodas, em contraste com a côr clara dos guarda-lamas, faz parecer que as rodas são maiores do que realmente são, contribuindo para uma estética arrebatadora.

:arrow: O cinza prata faz salientar as grandes entradas de ar na frente do veículo, por possuirem as grelhas pretas, conferindo-lhe um ar agressivo.

:arrow: Até os espelhos rectrovisores em duas cores beneficiam a estética.

Um carro preto, por exemplo, tira menos partido destes elementos estéticos (com o devido respeito por quem prefere o preto).
Fica tudo muito preto.

Comprovem aqui:

http://img159.imageshack.us/img159/7669/m5sport640sd4.jpg

absnig
02-07-2007, 20:22
gostos ... :)

Enter Sandman
02-07-2007, 20:36
Karapao concordo contigo.

Mas há, quanto a mim, outro aspecto a ter em conta.

Em preto fica mais "stealth", "low-profile". Pessoalmente gosto

mas em cinza prata fica mais "fina", mais elegante.

De início tinha pensado em Cinza Galaxy para a 5 mas após ver

uma Galaxy e a Prata, fui logo para a Prata que resulta muito bem

com os vidros escurecidos 8).

Já o 6 era preto ou negro ou então noire ou black :lol:

Karapao
02-07-2007, 20:39
...Em preto fica mais "stealth", "low-profile"...

Fica com um ar mais CIA/FBI :lol: :lol:

Enter Sandman
02-07-2007, 20:45
...Em preto fica mais "stealth", "low-profile"...

Fica com um ar mais CIA/FBI :lol: :lol:

Sim, eu gosto mas prefiro o Prata.

Amanhã à noite deverei ter novidades :wink:.

02-07-2007, 22:39
Tenho mais ou menos 1200 KM andados (eu e a Maria) em 15 dias e o CB marca 7,4 L.

Pontos negativos

- Também acho a direcção um pouco pesada,
- Acima dos 140 Km/H a insonorização não é das melhores.
- Qualidade dos plasticos.
- Outro aspecto que considero que podia ser mais conseguido é o conforto da posição de condução.

Pontos fortes

- Motor (aquele motor na realidade faz esquecer estas coisas).
- Relação qualidade/versatilidade/preço (continuo a pensar que foi uma excelente compra).

Estou em falta com as fotos mas não estão esquecidas.

Grande abraço

absnig
03-07-2007, 08:22
ou o teu CB não mente .. ou andas-lhe a dar..:)

danielML
03-07-2007, 08:58

:arrow: O Cinza Prata, por ser uma côr clara, faz realçar a linha de cintura vincadamente ascendente, por contraste com os vidros escurecidos.

:arrow: Pelas mesmas razões, fica visível o triângulo preto em plástico que está à frente dos espelhos rectrovisores, acentuando o aspecto dinâmico da M5.

:arrow: O "escuro" nas cavas das rodas, em contraste com a côr clara dos guarda-lamas, faz parecer que as rodas são maiores do que realmente são, contribuindo para uma estética arrebatadora.

:arrow: O cinza prata faz salientar as grandes entradas de ar na frente do veículo, por possuirem as grelhas pretas, conferindo-lhe um ar agressivo.

Um carro preto, por exemplo, tira menos partido destes elementos estéticos (com o devido respeito por quem prefere o preto).
Fica tudo muito preto.

Comprovem aqui:

está muito bem visto
e eu que não gosto de carros cinza prata por achar uma cor banal nas estradas

Abrazoom

RGM5
03-07-2007, 09:51
esta imagem é a Lady 5 do Karapao: 8)

http://imajr.com/th/Mazda_5__051_152352.jpg (http://imajr.com/Mazda_5__051_152352)

Esta é a imagem da Lady 5 do karapao depois de ter arrancado :shock: :wink:

http://imajr.com/th/Mazda_5_sombra_152353.jpg (http://imajr.com/Mazda_5_sombra_152353)

Upsss. Não resisti à tentação, sory. :wink:

ZeroStage
03-07-2007, 12:50
karapao mtos parabens pela makina!
e mto bonita!
estima-a cm deve ser!

Cumps :wink:

absnig
03-07-2007, 16:23
Engraçado .. apenas uma nota en relaçao ao consumo no CB .. pelas minhas contas .. 32/33 lts para 470km .. dá uma média de cerca de 6.9, o que quer dizer que o meu CB está correcto ....: será por ser o primeiro tanque??? . .Karapao fizeste as contas? confirmas o erro no teu?

RGM5
03-07-2007, 16:46
Engraçado .. apenas uma nota en relaçao ao consumo no CB .. pelas minhas contas .. 32/33 lts para 470km .. dá uma média de cerca de 6.9, o que quer dizer que o meu CB está correcto ....:

Será que o CB do Absing indica a média direito? :shock: :shock:

Caro Absing, vai já á Mazda reclamar, tens o CB avariado, está a indicar a média correta!!!!! :twisted: :twisted: :lol: :lol:

absnig
03-07-2007, 16:54
pode ser por ser o primeiro tanque, mas quem sabe não houve uma correcção no software da coisa ehehh

RGM5
03-07-2007, 17:29
Isso era muito interessante. 8)

Mas estou séptico.

Karapao
03-07-2007, 20:16
esta imagem é a Lady 5 do Karapao: 8)

http://imajr.com/th/Mazda_5__051_152352.jpg (http://imajr.com/Mazda_5__051_152352)

Esta é a imagem da Lady 5 do karapao depois de ter arrancado :shock: :wink:

http://imajr.com/th/Mazda_5_sombra_152353.jpg (http://imajr.com/Mazda_5_sombra_152353)

Estas imagens são a prova de que a M5 é mais rápida do que a própria sombra. :lol: :lol:

Nem de propósito: tive hoje o meu 1º picanço ( eu nem sei se lhe devo chamar assim ). Eu vinha calmamente quando de repente apareceu um apressado com uma carrinha Megane que me estava quase a "empurrar".
Normalmente nem ligo mas de repente ele inicia uma ultrapassagem de forma raivosa (percebeu-se pela condução agressiva). Foi à saída duma grande rotunda à entrada duma via com 2 filas de trânsito. Eu seguia em 3ª , carreguei no acelerador e, nesse momento, parece que a Megane parou, tal foi o fosso que, em segundos, a M5 cavou em relação à Renault.

Eu sei que foi quase como bater no ceguinho mas a M5 pura e simplesmente desapareceu! Que grande bomba" :D

Karapao
03-07-2007, 20:20
Engraçado .. apenas uma nota en relaçao ao consumo no CB .. pelas minhas contas .. 32/33 lts para 470km .. dá uma média de cerca de 6.9, o que quer dizer que o meu CB está correcto ....: será por ser o primeiro tanque??? . .Karapao fizeste as contas? confirmas o erro no teu?

Ainda estou no 1º depósito. O CB marca 6,8 neste momento, com cerca de 600 km percorridos. Só quando voltar a atestar é que faço as contas.

O que é curioso é que, no fim de semana a andar em auto-estrada o CB marcava 6,9 e dois dias depois a andar em cidade, desceu para 6,8. :D :D

Karapao
03-07-2007, 20:34
Tenho mais ou menos 1200 KM andados (eu e a Maria) em 15 dias e o CB marca 7,4 L.

Pontos negativos

1 - Acima dos 140 Km/H a insonorização não é das melhores.

2 - Outro aspecto que considero que podia ser mais conseguido é o conforto da posição de condução.

1- Eu até acho a insonorização bastante boa. Já andei a 160 km/h e não dei por nada em termos de barulho excessivo. Existem é algumas M5 que têm um "barulho de vento" na porta do condutor, quando circulam depressa. Talvez seja isso. Troca umas impressões sobre isso aqui no fórum, existem outros membros com o mesmo problema.

2 - Em relação à posição de condução: já exploraste bem todas as regulações do banco e do volante?? Qundo te referes a conforto da posição de condução referes-te concretamente a quê??

Karapao
03-07-2007, 20:39
está muito bem visto
e eu que não gosto de carros cinza prata por achar uma cor banal nas estradas

As vantagens dum carro cinza prata não se ficam por aqui:

- Aguenta mais tempo se ser preciso lavar;

- É mais fresco que um carro preto. Segundo testes efectuados por uma revista, em igualdade de circunstâncias de tempo de exposição ao sol, a temperatura dentro dum carro preto em relação a um prata chega a ser superior em 15 graus.
i.e. se quando chegamos a uma carro prata e o seu interior estiver, por exemplo, a 45º, o preto estará a 60º.

Karapao
03-07-2007, 20:43
Engraçado .. apenas uma nota en relaçao ao consumo no CB .. pelas minhas contas .. 32/33 lts para 470km .. dá uma média de cerca de 6.9, o que quer dizer que o meu CB está correcto ....:

Será que o CB do Absing indica a média direito? :shock: :shock:

Caro Absing, vai já á Mazda reclamar, tens o CB avariado, está a indicar a média correta!!!!! :twisted: :twisted: :lol: :lol:

SIM, não queremos cá M5's com o CB a indicar a média correcta!! :twisted: :twisted: :lol: :lol:

Karapao
03-07-2007, 20:59
Como sabem, tenho a M5 apenas há 4 dias.

- Nos primeiros 2 dias, andei com os 7 bancos montados e nada de ruídos. Nada de nada!

- Nos últimos 2 dias, fechei os bancos da 3 fila e montei a chapeleira; agora parece que levo uma pandeireta lá atrás. A chapeleira faz montes de ruído.

Também vos acontece??

UPDATE (04/07/2007): afinal o ruído tinha origem na base do ovo onde transporto a minha filha mais nova.

StoneH
03-07-2007, 21:26

- Nos primeiros 2 dias, andei com os 7 bancos montados e nada de ruídos. Nada de nada!

- Nos últimos 2 dias, fechei os bancos da 3 fila e montei a chapeleira; agora parece que levo uma pandeireta lá atrás. A chapeleira faz montes de ruído.

Também vos acontece??

Estica a chapeleira dos apoios ao encostos da cabeça e a coisa desapareceu no meu caso.

RGM5
04-07-2007, 08:01

Também vos acontece??

Não tenho qualquer barulho da chapeleira.

Mas experimenta as duas posições de colocação da dita para despistar o barulho.

absnig
04-07-2007, 08:55
Viva Karapao .. aminha M5 tem os memso dias que a tua ..:) .. já montei e desmontei a chapeleira N vezes e não faz qq ruido... sugiro que como já disseram a prendas aos bancos da frente..:)

absnig
04-07-2007, 09:05
Karapao .. e o AudioLink que tal?? funciona bem?

Dierden
04-07-2007, 10:00
Karapao, parabéns pela máquina. Mais um TGV nas estradas! :D

Sobre a direcção assistida, pessoalmente acho-a leve demais em velocidades elevadas, sobretudo em dias ventosos. Quem anda atrás de mim deve pensar que vou com uma broa... LOL

Karapao
04-07-2007, 10:15
Karapao .. e o AudioLink que tal?? funciona bem?

O Audiolink é um gadget que aprecio muito e para todos os efeitos nas nossas M5 já vinha de série! :lol: :lol:

absnig
04-07-2007, 10:24
nem mais... o vir de "série" foi mesmo do best ..:)

RGM5
04-07-2007, 13:01
Sortudos 8)

estive quase um ano para o descobrir e instalar :( :(

absnig
04-07-2007, 13:08
E agradeçemos desde já toda a info que nos disponibilizaste sem ela teria sido impossivel colocar de "série" nas nossas carrinhas..:)

RGM5
04-07-2007, 13:33
De todo. Não é para agradecer. :oops:

Até porque o Hugo Santos deu uma grande ajuda.

Blackfive
04-07-2007, 17:16

Fica tudo muito preto.

Comprovem aqui:

Isso é uma questão de opinião, senão vejamos o caso do preto que é a minha cor :lol: salienta:

os faróis rasgados

as belas jantes

os farolins traseiros

as curvas das cavas das rodas

Além disso, fontes ligadas à BT, amigos cá da malta, informaram-me de que o preto é muito dificilmente detectável à noite pelos radares, ao contrário da cinza prata... :twisted: :twisted: :twisted:

LUZ
04-07-2007, 17:24
Karapao

Parabéns pela aquisição e boas curvas com essa grande máquina :wink:

Agora é assim, eu estou a ficar em brasa :x :x

Como é que vocês conseguem fazer essas médias????

Expliquem que a mim dava jeito :?: :?: :?:

Reais andam perto do 9 Litros aos 100KM :evil:
20 € Dá-me para qualquer coisa como 215 km, mais coisa menos coisa.

Não ando no prego, ando com bastante calma “ na medida do possível “ :twisted:
essencialmente o meu percurso é cidade e IC19…

Expliquem que eu agradeço

A minha já conta com 5200 km e por isso apeteceu-me puxar pelos galões da menina e então fui até a terrinha do cota... Pois bem, em recta encosta com relativa facilidade nos 200 km/h, mais que isso não lhe apetece muito, mas como sou preexistente na A1 descida de Santarém, para que conhece 220 km/h, dava mais, mas um tolo meteu-se a frente e o TGV teve de abrandar, e ai vos digo, que não é fácil travar a essa velocidade, parecia uma barco abanar…
Para quem conhece bem a maquina sabe do que falo…
Para quem ainda não fez nenhuma viagem de 200/300 km no TGV, vai descobrir o quanto é chato fazer viagens a 120 km

Karapao
04-07-2007, 20:34
Agora é assim, eu estou a ficar em brasa :x :x

Como é que vocês conseguem fazer essas médias????

Expliquem que a mim dava jeito :?: :?: :?:

Reais andam perto do 9 Litros aos 100KM :evil:

Vamos a ver se isto ajuda:

:arrow: A minha M5 está com cerca de 540km e 6,8l de média no CB;

:arrow: Autonomia no CB, ainda restam cerca de 220 km;

:arrow: A carrinha tem, neste momento, 5 dias, sendo:

dia 0 - 6ª feira: trânsito de cidade (muito), cerca de 35km
dia 1 - Sábado: Poucos quilómetros em AE, cerca de 50km+10km
dia 2 - Domingo: cerca de 200 km em AE (6 pessoas - AC - 130 km/h)
dia 3,4,5 - trânsito de cidade - Cascais - Sete-Rios e volta, cerca de 240km.

:arrow: Mudo para a mudança seguinte por volta das 2000/2200rpm;

:arrow: Rodo quase sempre por volta das 2000rpm ou pouco abaixo;

:arrow: Perante uma subida mantenho a mesma aceleração, mesmo que perca um pouco de velocidade;

:arrow: Quando preciso de recuperar pressiono o acelerador ligeiramente e espero pela recuperação. Não forço;

:arrow: Nunca rodo a menos de cerca de 1500/1700rpm e apenas momentaneamente, quando mudo de mudança, por exemplo;

:arrow: Por vezes é preferível rodar numa mudança inferior. Por exemplo: é preferível rodar em 4ª num regime mais favorável (mais perto do binário máximo - 2000rpm) do que em 5ª a 1500rpm.

:arrow: Antecipo! Se vejo o trânsito parado mais à frente não vou a acelerar até lá, tiro logo o pé do acelerador.

:arrow: Confirma as tuas acções através do consumo pontual corrente do teu CB;

Atenção: também faço umas puxadas, 2 ou 3 vezes por dia. Gosto de sentir as costas a colar ao banco.

Duma maneira geral é esta a minha conduta de condução.
Se calhar vão dizer que é uma condução à velho, mas podem crer que não empato ninguém, os outros é que me empatam a mim. :twisted:

Karapao
06-07-2007, 19:04
Completada a 1ª semana e já com 780kms, é altura de efectuar um ponto de situação:

- Hoje atestei para ver a média e os resultados são os seguintes:

:arrow: 673,2 kms percorridos com 49,05 litros
:arrow: Média real = 7,29 l
:arrow: Média no CB = 6,7 l
:arrow: Velocidade média no CB = 43 km/h (trânsito de cidade)
:arrow: Autonomia no CB = 60 kms (no momento do abastecimento)

Saliento os seguintes aspectos:

http://img522.imageshack.us/img522/8923/voteuppv6.gif O consumo, considerando que foi uma semana em cidade
http://img522.imageshack.us/img522/8923/voteuppv6.gif O ar condicionado, pela capacidade de climatização de um habitáculo enorme
http://img522.imageshack.us/img522/8923/voteuppv6.gif O fecho centralizado em modo automático, pelo funcionamento prático e preciso
http://img522.imageshack.us/img522/8923/voteuppv6.gif A utilidade do Cruise Control, pela comodidade, especialmente em zonas com radares :evil:

http://img522.imageshack.us/img522/6782/votedownwh7.gif A sensibilidade a ventos laterais, devido à altura da M5
http://img522.imageshack.us/img522/6782/votedownwh7.gif A autonomia do depósito deveria permitir mais quilómetros

Karapao
11-07-2007, 19:05
Aqui ficam 2 exemplos da qualidade dos acabamentos da M5, ou melhor, da falta dela! :evil:

O portão traseiro roça no para-choques. Ambos os elementos já estão esfolados.
http://img105.imageshack.us/img105/176/dsc06293sj4.jpg

Aqui mais ao pormenor
http://img105.imageshack.us/img105/6743/dsc06291gf4.jpg

A guarnição junto ao vidro lateral direito (3ª fila) está encavalitada.
http://img505.imageshack.us/img505/2893/dsc06287pa6.jpg

Devia de estar assim (vidro lateral esquerdo):
http://img505.imageshack.us/img505/6297/dsc06289pw1.jpg

São pequenos defeitos mas que causam descontentamento e grande transtorno. Já começo a andar a caminho da oficina, também devido à
ressonância em 3ª velocidade e à direcção desalinhada. :evil:

É certo que estas situações não são nada quando comparadas com o calvário que alguns membros já passaram, mas mesmo assim...

A razão porque sinto descontentamento com estas situações é simples: já tive 7 carros novos em 20 anos de condução diária, nomeadamente: Fiat, Renault, Rover, Hyundai, Mitsubishi, Nissan e novamente Renault. Durante estas duas décadas e de milhares de quilómetros percorridos, nunca tive
uma única ida à oficina, para além das revisões programadas, com nenhumas das marcas atrás referidas.

:arrow: Já agora aproveito para perguntar se temos direito a veículo de substituição quando a M5 se encontra na oficina a realizar
intervenções no âmbito da Garantia??

absnig
11-07-2007, 21:30
Essa do para choques é má nitidamente este tem um defeito ...

pjmiguel
11-07-2007, 21:37
A questão da porta traseira roçar no pára-choques, pode ser da própria afinação da porta, é uma questão a veres com o concessionário.

Mega Abraço!!

SnowSkier
11-07-2007, 23:22

O Cinza Prata, por ser uma côr clara, faz realçar a linha de cintura vincadamente ascendente, por contraste com os vidros escurecidos.

Pelas mesmas razões, fica visível o triângulo preto em plástico que está à frente dos espelhos rectrovisores, acentuando o aspecto dinâmico da M5.

O "escuro" nas cavas das rodas, em contraste com a côr clara dos guarda-lamas, faz parecer que as rodas são maiores do que realmente são, contribuindo para uma estética arrebatadora.

O cinza prata faz salientar as grandes entradas de ar na frente do veículo, por possuirem as grelhas pretas, conferindo-lhe um ar agressivo.

Até os espelhos rectrovisores em duas cores beneficiam a estética.

Fica tudo muito preto.

Boas,

Estou de acordo em muitos pontos que referiste sobre a côr cinza prata, até porque tenho um C 220 da mesma côr. No entanto, discordo da situação que referiste sobre o calor...
Costumo alternar o uso dos meus dois carros, o 220 durante a semana de trabalho e a M5 para os fins de semana. E, nesta altura que já faz bastante calor, não noto diferença entre uma côr e a outra... :roll:

E, mesmo que houvesse diferença, quando entro no carro e ligo a ignição, a primeira coisa que faço é ligar o ar condicionado :lol: ...está lá para alguma coisa... 8)

Quanto ao facto de a cinza lhe dar um ar mais elegante, concordo, mas a preta tem um ar muito mais desportivo, na minha modesta opinião... :wink:

De facto, como tenho as duas cores, a única diferença substancial que noto, é a sujidade...na côr preta nota-se bem mais do que na cinza...

No entanto, gostos não se discutem...e como tenho as duas cores, sou também pelas duas... :wink:

Cumps

SnowSkier
11-07-2007, 23:25
Ah...já me ia esquecendo...quanto à sujidade, como sou um maniaco das limpezas dos carros(chego a passar 2 horas :shock: a limpá-los) a minha Mazda 5, TGV, Avião, Maquinão...está sempre impecável... :lol:

CharlieAlpha
11-07-2007, 23:27
Pode ser só um "bitaite", mas é coincidência que essa deformação seja exactamente por cima de um dos sensores, e simétrica em relação a este?
Digo isto porque me parece claro que o defeito é no para-choques e não na porta. Dá a ideia de o para-choques ter torcido, ou por mau encaixe, ou por ter levado calor. Será que na instalação do sensor e recolocação do para-choques alguém descobriu (tarde demais) que o encaixe estava comprometido? Ou o trabalho foi feito a despachar?

Quanto ao barulho/vibração na 3ª, é tão óbvio e crónico que até na M5 do test-drive notei isso.

Espero que esses problemas sejam devidamente resolvidos.
O pessoal das M5 já merece um descanso.

Karapao
12-07-2007, 07:15
Ah...já me ia esquecendo...quanto à sujidade, como sou um maniaco das limpezas dos carros(chego a passar 2 horas :shock: a limpá-los) a minha Mazda 5, TGV, Avião, Maquinão...está sempre impecável... :lol:

Se és maníaco das limpezas dos carros, já viste isto? (http://mazdapt.com/forum/viewtopic.php?t=1133&postdays=0&postorder=asc&start=15)

Karapao
12-07-2007, 07:21
Pode ser só um "bitaite", mas é coincidência que essa deformação seja exactamente por cima de um dos sensores, e simétrica em relação a este?
Digo isto porque me parece claro que o defeito é no para-choques e não na porta.

Sim, o problema é claramente no para-choques e poderá ser coincidência, ou não, o facto de ser exactamente por cima do sensor.

O para-choques faz um lomba naquele local.

As restantes juntas do portão traseiro estão bem alinhadas o faz significar que não se trata de desalinhamento do portão.

Já está marcado: na próxima 5ªFeira vou à Portelcar para verem os 4 problemas que referi.

absnig
12-07-2007, 07:43
eheh tb te redendeste à Portelcar???..:)

Trieste
12-07-2007, 07:57
Se lá trabalham como deve ser acho muito bem e ficam os 2 a ganhar. :D
Espero que esses problemas fiquem resolvidos Karapao.

Dierden
12-07-2007, 09:56
Sim, o problema é claramente no para-choques e poderá ser coincidência, ou não, o facto de ser exactamente por cima do sensor.

Eu tive exactamente o mesmo problema e também no lado direito. De origem não vinha assim, o portão só começou a tocar no para-choques mais ao menos ao 3ª dia de a ter. A Gomes e Leonardo disse-me que tinha sido uma pancada de um carro que desencaixou o pára-choques dos apoios, corrigiram o problema sem eu pagar nada mas também sem dar um toque na pintura que ficou ligeiramente danificada na área em que os dois roçavam.

Mas, sinceramente, sempre duvidei da explicação e sempre me pareceu que teria mais a ver com a montagem dos sensores do que com uma pancada de um carro qualquer que não deixou mossas ou riscos... :evil:

CharlieAlpha
12-07-2007, 10:28
Parece que, nas primeiras fotos da M5 deste tópico, já se nota a "lomba" do para-choques. Tudo indica que seja mau encaixe dos para-choques, depois da montagem dos sensores. Neste caso, o argumento da "pancada" seria difícil de pegar.
Tirar fotos das M5 logo no primeiro dia pode ser uma ideia interessante, para se analisar devidamente este tipo de problemas e verificar se vinham do stand ou derivaram de alguma ocorrência posterior.

Karapao
12-07-2007, 19:08
Parece que, nas primeiras fotos da M5 deste tópico, já se nota a "lomba" do para-choques. Tudo indica que seja mau encaixe dos para-choques, depois da montagem dos sensores. Neste caso, o argumento da "pancada" seria difícil de pegar.

Muito bem visto CharlieAlpha! :D

Aqui está. Levantei a carrinha na 6ª Feira e, nesse fim de semana, tirei esta fotografia onde se vê claramente a lomba:

http://img168.imageshack.us/img168/666/sabadooi6.jpg

Blackfive
13-07-2007, 16:53
O para choques deve estar mal encaixado. Resolve isso antes que o portão da mala faça estragos no material... :?

Karapao
17-07-2007, 16:28
Já está tudo resolvido! :D

Mas vejam isto: no final da semana passada fui contactado pelo serviço de pós-venda da Garagem Victória (concessionário que me vendeu o carro) porque estiveram a ver o fórum e perceberam, através do meu Diário de Bordo, que eu estava com alguns problemas na carrinha (foi fácil de identificarem porque foi a única M5 com matrícula "DU" vendida por aquela garagem) e, como tal, mostraram-se interessados e disponíveis para resolver todos os problemas referidos.

Perante tal interesse e profissionalismo dirigi-me à Garagem Victória (na Alameda das Linhas de Torres) onde constatei o bom atendimento, disponibilidade e simpatia. Tinham, inclusivamente, prints das fotos que postei aqui, com a deformação do para-choques e da guarnição da janela traseira. Neste momento tenho todos os problemas impecavelmente resolvidos.

Esteve muito bem a Garagem Victória! :D

absnig
17-07-2007, 16:49
Eu diria que o forum ..esteve muito bem e a garagem Victoria por perceber que o forum pode ser muito util.... realmente parabens...

Blackfive
17-07-2007, 17:09
Seria sem dúvida UM EXEMPLO A SEGUIR!!! :wink:

Lmiguel
17-07-2007, 17:46
Não sendo proprietário de uma M5 (tenho uma M6), também comprei na G. Victória.

Na venda nada tenho a dizer.
No pós venda - justamente no Lumiar - já não será bem assim....

A simpatia do Sr. Rogério é a toda a prova - não há dúvidas - mas das vezes que lá levei a carrinha (duas por acidentes - pequenos toques e sempre no para choques - muito mais que reais "acidentes") não fiquei 100% convencido. A simpatia não basta...

Na primeira vez, como o acidente não foi culpa minha e não fui eu quem pagou, nem quis saber. A carrinha veio bem (tirando a parte do fugir à direita, que é crónico...e ainda hoje está por resolver, até que eu me chateie de vez...).

Na segunda já me saiu do bolso: tive o cuidado de orçamentar a despesa com a G. Vitória.

Primeira crítica: o orçamento compunha-se um bocado de uma folha, rasgada e "cá vai disto"! :cry:
Típico de oficina da esquina e não de um concessionário Mazda...

Segunda crítica: como se não bastasse, fiz lá a reparação, e o pára choques aparentemente terá sido substituído, e surgem 2 desconfianças:

Uma que é o facto de nem sequer questionarem se queria o "velho" pára choques de volta (julgo ser boa política entregar ou colocar à disposição do cliente as peças velhas). Ainda não me dei ao trabalho de levar o carro ao meu amigo "manel" para ver se o para choques foi substituído ou se foi só reparado (paguei por um pára-choques novo). Um dia destes lá irei...

A outra - bem pior que a primeira - é que como o orçamento foi dado no dito "papelinho" a conta final - num orçamento de 500 e poucos euros - estava quase 300 euros acima!!!!! Resultado: como já ninguém sabia do papelinho na G. Vitória, lá tive eu de ir fazer 30 Km, ir a casa, encontrar o papelinho e mandar um fax a provar que me tinham dado o orçamento pelo valor que eu alegava.

Não lhes ficou bem e, sinceramente, gerou-me desconfiança.

Mais: das mesmas duas vezes me queixei que, DESDE NOVA, a carrinha vinha a fugir à direita. Na segunda vez - e esse era um dos fundamentos para a conta vir 300 euros acima do orçamento, tentaram cobrar o alinhamento (que ascendia à módica quantia - dita ao telefone - de cerca de 70 euros!). Só depois de dizer que nem a carrinha levantava é que se dignaram ir rever e retirar o valor de alinhamento.

Finalmente: enquanto levantava a minha carrinha, da segunda vez que lá a levei por acidente, estava também a ser levantada uma M6, vinda da revisão dos 20.000 Km.

A pobre senhora que a levantava "ximpou" com mais de 400 euros pela primeira revisão. Sim QUATROCENTOS!!!! Ainda esboçou uma reacção mas logo foi "avisada": "minha senhora, isto é só a primeira revisão. Depois baixa..."!!!!! :wink:

Depois disto tudo, que vi com os meus olhinhos, sei bem onde é que vou fazer a revisão da minha M6: Portelcar para que te quero!!!!!!!!

Um abraço a todos...

Karapao
17-07-2007, 18:17
Não sendo proprietário de uma M5 (tenho uma M6), também comprei na G. Victória.

Na venda nada tenho a dizer.
No pós venda - justamente no Lumiar - já não será bem assim....

Eu, só agora me relaciono com a Garagem Victória.

É provável que alguma coisa tenha mudado. Pelo menos o responsável de pós-venda não se chama Rogério.

Karapao
17-07-2007, 18:20
Eu diria que o forum ..esteve muito bem e a garagem Victoria por perceber que o forum pode ser muito util.... realmente parabens...

É verdade! O fórum já se afigura como uma autêntica ferramenta de trabalho para alguns concessionários!

Lmiguel
17-07-2007, 18:35

É provável que alguma coisa tenha mudado. Pelo menos o responsável de pós-venda não se chama Rogério.

Será o Engº Gaifão??? (acho que é assim o nome...).

Karapao
17-07-2007, 18:53

Será o Engº Gaifão??? (acho que é assim o nome...).

O actual responsável de pós-venda chama-se Paulo Domingos.

18-07-2007, 16:38
Boas

Conheci este forum à pouco tempo, apesar de ter uma M5 já há algum tempo. Vale bem a pena o fórum e a viatura.

RGM5
18-07-2007, 17:30
Também tive o mesmo problema do forro junto ao vidro fixo traseiro. tinha exactamente o mesmo aspecto. Quando foi à revisão dos 20000 foi rectificado.

Trieste
18-07-2007, 17:42
Boas

Conheci este forum à pouco tempo, apesar de ter uma M5 já há algum tempo. Vale bem a pena o fórum e a viatura.
Bem vindo ao fórum. Podes fazer a tua apresentação aqui neste tópico:
http://mazdapt.com/forum/viewtopic.php?t=2&start=315
Se tens uma Mz5 então estás na secção certa para abrires um tópico só para a tua máquina. 8)

Karapao
18-07-2007, 18:58
Boas

Viva Hugovsky!

Bem-vindo ao Fórum e muitas felicidades com a tua M5. :wink:

Aqui, no Clube MazdaPT, poderás encontrar informação preciosa a respeito do maquinão que conduzes. E não só! Tens de tudo: informação, passatempos, diversão, etc. - é só explorares as diferentes secções!

A última secção aberta é dedicada ao Cuidado Automóvel onde, conforme o nome indica, se discutem os diversos assuntos relacionados com a manutenção estética do nosso automóvel e como mantê-lo a brilhar durante muitos e bons anos. Vale bem a pena dares uma espreitadela aqui (http://www.mazdapt.com/forum/viewforum.php?f=41).

Uma vez que és novo por cá, pedia-te que participasses nestas estatísticas, para enriquecer a amostra:

:arrow: Perfil etário do proprietário duma M5. Vota aqui (http://www.mazdapt.com/forum/viewtopic.php?t=714)

:arrow: Qual é o teu Mazda? Vota aqui (http://www.mazdapt.com/forum/viewtopic.php?t=205&highlight=)

Boas curvas!

Karapao
15-08-2007, 21:09
Actualização, neste momento com 3500kms:

http://img522.imageshack.us/img522/8923/voteuppv6.gif Noto o motor cada vez mais solto, ou então sou eu que estou mais solto porque não me inibo de explorar as rotações, como fazia nos primeiros kms.

http://img522.imageshack.us/img522/8923/voteuppv6.gif O motor é imponente em quaisquer circunstâncias. Já me proporcionou alguns (muitos) brilharetes, frente a alguns modelos mais elitistas. Quanto mais conduzo a M5, mais gosto de a conduzir.

http://img522.imageshack.us/img522/8923/voteuppv6.gif Os consumos não são excessivos. É claro que o aumento do peso do meu pé tem-se refletido, mas pouco, nos consumos, nunca indo além dos 8 litros em cidade e a puxar pelas rotações. Vejam a minha assinatura e consultem lá os meus abastecimentos.

http://img522.imageshack.us/img522/6782/votedownwh7.gif Já senti, por duas vezes, que a curvar rápido a traseira tem tendência para se soltar um pouco, o que é estranho num tracção à frente e deixa-me pouco confiante. Vamos ver!

Aqui ficam algumas fotos:

http://img375.imageshack.us/img375/2308/dsc06467yi9.jpg

http://img402.imageshack.us/img402/2017/dsc06469rq7.jpg

http://img402.imageshack.us/img402/1179/dsc06476oa7.jpg

http://img375.imageshack.us/img375/328/dsc06480xqu4.jpg

RGM5
16-08-2007, 08:49
Boa Karapao, 5*. Que inveja tão limpinha. 8)

Karapao
16-08-2007, 18:41
São as dicas de "detalhe" aqui do fórum! :wink:

Agora é sempre a brilhar! :D

Enter Sandman
16-08-2007, 20:37
Parabéns Karapao está muito bonita tal como as fotos :wink:.

Em curvas a velocidades mais elevadas torna-se um pouco instável,

quanto a mim devido ao peso e ao tamanho dela.

P.S. Há dias a 5 foi até às 4 mil rpm :twisted:

Karapao
17-08-2007, 07:10
Há dias a 5 foi até às 4 mil rpm :twisted:

É pá!!!

Se isso foi em 6ª, já ías a 220! :twisted:

Dierden
17-08-2007, 08:19
Excelentes fotos, dignas do concurso! :wink:

Sobre a traseira soltar-se, também já o senti. Pessoalmente acho que o controlo de estabilidade e de tracção entram tarde demais em funcionamento, e isso não me dá segurança nenhuma. :evil:

Blackfive
17-08-2007, 11:40
Parece que se vai soltar... Parece! :twisted:

A única vez que isso me aconteceu, entrei um "pouquito" depressa numa rotunda com piso molhado e pneus slicks... Dessa vez fiquei virado ao contrário... :evil:

De resto, a M5 curva sobre carris, deviam ter andado com a Galaxy para verem o que é adornar em curva... :wink:

Enter Sandman
17-08-2007, 13:01
Há dias a 5 foi até às 4 mil rpm :twisted:

É pá!!!

Se isso foi em 6ª, já ías a 220! :twisted:

Foi numa ultrapassagem a um camião.

Bastou esmagar o acelerador em segunda velocidade

e puff desapareceu o camião :lol:.

Essa foi a única vez, até agora, que foi às 4000rpm.

Normalmente vai até às 3000/3500rpm.

latinhas
17-08-2007, 13:31
A minha já foi algumas vezes (raras) ás 4500rpm em 4ª velocidade e a descer para soltar o motor. Este conselho foi me dado por que sabe muito de mecanica e explicou-me que só assim se consegue ir "abrindo" o motor. Isto não deve ser feito em esforço. A ideia é ser a descida que aumente a rotação e não a combustão. (deve de ser isto +/- :? )

Até agora parece ter resultado !! :twisted:

Karapao
17-08-2007, 20:36
A minha já foi algumas vezes (raras) ás 4500rpm em 4ª velocidade e a descer para soltar o motor. Este conselho foi me dado por que sabe muito de mecanica e explicou-me que só assim se consegue ir "abrindo" o motor. Isto não deve ser feito em esforço. A ideia é ser a descida que aumente a rotação e não a combustão. (deve de ser isto +/- :? )

Até agora parece ter resultado !! :twisted:

Durante quanto tempo se deve manter esse regime??

Karapao
17-08-2007, 20:40
Normalmente vai até às 3000/3500rpm.

Sim, tal como eu! É mais do que suficiente para as necessidades, até porque a potência máxima, segundo os dados disponíveis, é atingida às 3500rpm.

Karapao
17-08-2007, 20:47
Excelentes fotos, dignas do concurso! :wink:

Obrigado!
Não te vou esconder de que se tratam de ensaios para o concurso!

Sobre a traseira soltar-se, também já o senti. Pessoalmente acho que o controlo de estabilidade e de tracção entram tarde demais em funcionamento, e isso não me dá segurança nenhuma. :evil:

Sobre este assunto, também não me sinto muito confiante.
Por questões de segurança, o melhor mesmo é não abusarmos!

StoneH
17-08-2007, 21:15
Por muito que sejam reconhecidas as pontencialidades da M5 convêm relembrar que "embora não pareça" é um Monovolume. :lol:

Por isso em certas situações temos que ter mais cautela do que ao volante de um ligeiro de passageiros.

Karapao
18-08-2007, 09:19
É isso Hugo! :wink: :D

No que respeita a curvas: é preferível entrarmos devagar para saírmos depressa! :wink:

PS: Curiosamente temos ambos o mesmo consumo médio.

Enter Sandman
18-08-2007, 11:05
Por muito que sejam reconhecidas as pontencialidades da M5 convêm relembrar que "embora não pareça" é um Monovolume. :lol:

Por isso em certas situações temos que ter mais cautela do que ao volante de um ligeiro de passageiros.

A 5 é um monovolume? pensava que era um TGV, um avião, etc... :P :lol:.

Karapao
19-08-2007, 16:28
Sim, de facto por aqui a M5 é mais conhecida por: TGV, avião, bomba, maquinão, papa TDI's, canhão, etc. :D

Karapao
29-09-2007, 14:40
Actualização, neste momento com cerca de 6000kms:

Tudo impecável! Cada vez me dá mais gozo conduzir a M5, especialmente porque só o faço ao fim de semana!
Actualmente é a minha Maria que conduz o maquinão diariamente e já se notam alguns reflexos do seu estilo de condução e trajecto.

Passo a explicar:

:arrow: Conduzi a M5 diariamente durante os primeiros 5000 kms de vida da carrinha. O nível do óleo manteve-se sempre no F. :D

:arrow: Agora, em cerca de 1000kms efectuados pela minha Maria, o nível do óleo subiu para cerca de 1/3 da distância entre o F e o X.
Eu repito, em apenas 1000kms. :(

Se o nível do óleo continuar a subir a este ritmo, aos 8000 kms atingiu o X e tenho que mudar o óleo (€€€€€) :(

http://img154.imageshack.us/img154/6744/dsc06761sq8.jpg

Aqui ficam algumas fotos:

http://img502.imageshack.us/img502/7096/dsc06s472ic0.jpg

http://img249.imageshack.us/img249/2447/dsc064s77xp0.jpg

http://img502.imageshack.us/img502/5465/dsc06456sbh6.jpg

RGM5
29-09-2007, 21:06
:shock: mais umas belas fotos, by Karapao. :wink:

Imagino o que deves sofrer, sempre à espera do fim de semana. looolllll

Mas tenho uma boa notícia, o próximo fim de semana vai ser mais comprido. 8) 8)

Karapao
16-12-2007, 16:37
Actualização do diário de bordo.

Atingidos os 10,000 kms. Nada a assinalar.

Tudo funciona na perfeição. Os consumos estão dentro daquilo que se espera num diesel deste calibre com uma condução moderada em cidade, ou seja, cerca de 7.5l/100 no CB (a viatura é conduzida diariamente pela minha mulher).

A condução maioritariamente em cidade está a revelar-se através da subida do nível do óleo:

Aqui, com 6000 kms

http://img108.imageshack.us/img108/9571/dsc06761sq8ij9.jpg

Aqui, com 10000 kms

http://img48.imageshack.us/img48/3900/varetawt9.jpg

Uma vez que subiu o 2º terço em 4000 kms, a manter-se este nível de subida do óleo aos 14000 kms atingiu o X. :evil:
Vamos ver se consigo aguentar isto até à revisão do 20,000 kms! :roll:

No âmbito da atenção que dediquei hoje ao carro, incluiu: lavagem detalhada, limpeza e aspiração de interiores, verificação da pressão dos pneus e 30 minutos a 2500rpm em AE, para regeneração passiva do DPF.

lancerjanota
16-12-2007, 17:59
Boas

Nível do oléo a subir?? N tou a entender!!

Carros a Diesel comem um pouco de oleo, agora aumentar o nível de oleo é novidade para mim.

Abraço

Karapao
16-12-2007, 20:56
Boas

Nível do oléo a subir?? N tou a entender!!

Carros a Diesel comem um pouco de oleo, agora aumentar o nível de oleo é novidade para mim.

Abraço

Infelizmente é verdade, como podes ver nas fotos da vareta!

Era preferível que o nível do óleo descesse. Para corrigir a situação bastaria acrescentar algum óleo.

Neste caso, com o nível do óleo a subir por ocorrerem demasidas regenerações activas do DPF, quando o óleo atingir o máximo (X) não há nada a fazer que não seja efectuar uma mudança completa de óleo e filtro. E como o óleo para carros com DPF é muito caro, lá vai €€€€. :evil:

StoneH
16-12-2007, 21:00
120 Euros de oleo... :evil:

Marujo
16-12-2007, 22:10
yup, até doi :?
Karapao no stand onde eu comprei aconselharam-me mudar o oleo aos 10000km! Sei que é um gasto de dinheiro mas não será melhor para o motor ter o oleo renovado antes de estar saturado?

Um abraço

3pelos
16-12-2007, 22:20
Sinceramente o nivel do oleo subir tambem é novidade para mim, não se percebe como é que "nasce" óleo num motor... Em 7anos que trabalhei como condutor/ajudante de mecânico na tropa, os únicos casos que conheço de aumento de nivel de óleo era quando tava a haver passagem de agua pro motor... :roll:
De resto, os motores turbinados têm é tendência a consumir óleo...
Karapao... já falaste dessa situação na Mazda???

_MoReNo88_
16-12-2007, 22:27
Eu já não é o primeiro caso deste género, que vejo aqui no fórum! Realmente é estranho... mas vejam o lado positivo... indica a altura certa para a mudança do óleo :P

Marujo
16-12-2007, 22:31
Também temos a parte de não fazer a fumarada que os outros dieseis fazem :!: :wink:

3pelos
16-12-2007, 22:38
Tambem não é o primeiro caso deste que vejo, mas quando aconteciam estes casos, ou era a cabeça estalada, junta da cabeça pro galheiro, etc...
Quando se verificava estas situações o que se fazia era ver se o óleo estava mais liquido e se a cor era acastanhado... caso se verificasse isso era água que tava lá misturada :?

Karapao
17-12-2007, 07:14
A regeneração activa do DPF é conseguida aumentando a temperatura dos gases de escape e esse aumento de temperatura é produzido através de injecções extra de combustível que também passa, em parte, pelos segmentos para o óleo, daí a subida do nível do óleo.
Isto não é uma avaria.

SnowSkier
17-12-2007, 13:35
A regeneração activa do DPF é conseguida aumentando a temperatura dos gases de escape e esse aumento de temperatura é produzido através de injecções extra de combustível que também passa, em parte, pelos segmentos para o óleo, daí a subida do nível do óleo.
Isto não é uma avaria.

Bem explicado!

Aliás, outra coisa não seria de esperar! :wink:

3pelos
17-12-2007, 15:06
Ah pronto... modernices :P

Se assim é, é óptimo então!!! Mas o nivel não deveria voltar ao normal quando o motor tá frio??? :?

Marujo
17-12-2007, 21:48
3pelos não compliques, o Karapao deu uma excelente explicação! Desliga o complicador :lol:

Um abraço

3pelos
17-12-2007, 21:58
3pelos não compliques, o Karapao deu uma excelente explicação! Desliga o complicador :lol:

Um abraço
Desculpa lá eu só perceber de motores "old school" :twisted:

Mariquices de DPF...CB...ABS...JHEGSJACJDNHISDS e mais não sei o quê :P

Marujo, só porcausa dessa "boca" vais levar "duas na boca" no encontro :twisted:
(leia-se: duas minis :P :lol: )

Marujo
17-12-2007, 22:00
:arrow: Siga, mais alguem fez linha?

:wink:

3pelos
17-12-2007, 23:36
:arrow: Siga, mais alguem fez linha?

:wink:
Não??? Segue pra bingo :wink: :lol:

Karapao
18-12-2007, 07:03
Se assim é, é óptimo então!!! Mas o nivel não deveria voltar ao normal quando o motor tá frio??? :?

Não porque o gasóleo já passou para o carter! Agora já não há nada que o faça voltar ao depósito de combustível! :evil:
Aqui, é caso para dizer: o nível do óleo sobe mas já não desce!

SnowSkier
18-12-2007, 09:31
o nível do óleo sobe mas já não desce

...o que contraria a Lei da Gravidade onde tudo o que sobe tem que descer!! :lol: :lol: :P

Marujo
18-12-2007, 19:56
A M5 é mesmo assim, contraria todas as leis, ainda hoje tive o gozo de largar mas largamente para atrás de mim um quatro argolinhas, dá um gozo :twisted:

Um abraço

Karapao
03-01-2008, 12:34
Completei ontem 1 depósito de combustível que foi gasto totalmente de casa-trabalho, trabalho-casa, sempre o mesmo percurso e condições.

Por esta razão, parece-me interessante analisar o resultado, considerando que não houve "mistura" de tipo de percurso/utilização.

O resumo é o seguinte:

:arrow: Distância percorrida: 678.7 km
:arrow: Litros: 49.43 l
:arrow: Média no CB: 6,5 l/100km
:arrow: Média real : 7,3 l/100km

:arrow: Diferença CB/Real: 0,8 l

Assim sendo e considerando que não me privei totalmente de puxar um pouco de vez em quando, considero um consumo muito interessante para um diesel deste calibre no tipo de percurso atrás referido.

Dierden
03-01-2008, 22:17
Nada mau, considerando o facto que a tua 5 ainda não tem muitos Kms. Acredito que ainda vai melhorar. 8)

Marujo
03-01-2008, 22:19
Bons consumos karapao, parece estar afinadinha, uma maquina destas fazer esses consumos, não é mau, quanto ao CB o gajo é um mentiroso do camandro :lol: :wink:

Karapao
13-09-2008, 12:43
Actualização do Diário de Bordo, neste momento com 23 000 kms

Destaco os seguintes aspectos:

http://img522.imageshack.us/img522/8923/voteuppv6.gif Tudo a funcionar correctamente
http://img522.imageshack.us/img522/8923/voteuppv6.gif O consumo de 7,0 l (no CB), considerando que o percurso diário é 100% cidade
http://img522.imageshack.us/img522/8923/voteuppv6.gif O nível do óleo foi subindo mas aguentou até à revisão dos 20 000kms

http://img522.imageshack.us/img522/6782/votedownwh7.gif O extremo desgaste do bordo exterior do pneu da frente esquerdo (agora montado atrás)
http://img522.imageshack.us/img522/6782/votedownwh7.gif A revisão dos 20 000kms no valor de 379.15€

O elevado preço da revisão resulta do facto de ter levado pastilhas de travão à frente, com 19500kms.

Que raio de material é o das pastilhas da M5 para durar apenas 20000kms? :evil: :evil: :evil:
Isto nunca me aconteceu antes com outros carros.

3pelos
13-09-2008, 12:48
Que raio de material é o das pastilhas da M5 para durar apenas 20000kms? :evil: :evil: :evil:
Pode acontecer por dois aspectos:
1º- a pastilha ser muito macia, logo tem maior desgaste mas trava melhor;
2º- o percurso que fazes ser maioritariamente cidade, logo um uso muito regular de travão :wink:

Karapao
13-09-2008, 13:07
Pode acontecer por dois aspectos:
1º- a pastilha ser muito macia, logo tem maior desgaste mas trava melhor;
2º- o percurso que fazes ser maioritariamente cidade, logo um uso muito regular de travão :wink:

Nestas coisas, quer queiramos quer não, fazemos sempre comparações e neste aspecto apenas refiro que o meu outro carro (Megáne) no mesmo percurso e condução só mudou as pastilhas da frente aos 60,000kms (e os pneus de trás ainda são os originais com 72,000kms e nem sequer os vou trocar até trocar de carro).

Pela lógica de que com pastilhas macias trava melhor e dura menos, qual a lógica a aplicar ao Megáne, que trava melhor e dura o triplo?

Em dezembro vou trocar o Megáne (já vai fazer 4 anos) e vou buscar... outro Megáne, desta vez uma carrinha! Equipa vencedora não se mexe!

3pelos
13-09-2008, 13:21
Pois... quanto a isso não sei Karapao (foi só uma opinião) mas que tens uma certa (bastante) razão lá isso tens :roll:

Quanto ao novo Megane, já tive oportunidade de conduzir o carro (1.9dci e 2.0dci) e tambem a carrinha (1.9dci) e gostei bastante tanto da condução como do conforto, aliás, adorei o conforto quando comparado com o anterior Megane. Quanto a problemas, só mesmo os normais de desgaste, e tou a falar dos modelos de 2005 (só o 2.0dci é que é de 2006)... Por isso, força aí :wink:

Karapao
13-09-2008, 13:45
Em relação aos "sapatos" da DonzelaDiesel cá de casa, a Mazda alegou má utilização "por ser muito pesada à frente tem que se dar as curvas mais devagar". Pelos vistos as únicas curvas que nós damos depressa são as curvas para a direita, em virtude de o desgaste desigual, anormal e extremo só acontecer no bordo exterior do pneu da frente do lado esquerdo.

Como a Mazda não assumiu nada, para eles isto é tudo muito normal (volto a dizer que, por comparação com todos os carros que tive até hoje, é a primeira vez que vejo uma coisa assim), fui à PNEUVITA para trocar os pneus de trás para a frente e, já agora, verificar o alinhamento.

A PNEUVITA disse-me que a direcção estava ligeiramente desalinhada e que, no entanto, isso não era razão para tal desgaste nem encontraram qualquer outra razão para isso acontecer. Relembro que eles são especialistas em quem confio e que vêem milhares de carros por mês.

A PNEUVITA alinhou a direcção de acordo com os mais recentes parâmetros da Mazda e, adivinhem, ficou a fugir para a direita.

Ou seja:

ANTES: a direcção estava ligeiramente desalinhada, não fugia para a direita e comia pneus ao pequeno almoço (foi alinhada pela MAZDA)

PODE SER QUE com a direcção alinhada e o carro a fugir para a direita, não gaste tanto o pneu da frente (foi alinhada pela PNEUVITA)

Vou esperar para ver.

Existe a desconfiança de que, para evitar que o carro fuja para a direita, a MAZDA recorra a algum artifício no alinhamento que de facto evita que o carro fuja para a direita mas que fica a comer pneus até dizer chega.

3pelos
13-09-2008, 13:51
Isso dos alinhamentos é uma contradição do caraças... o Xantia com que ando, tambem "come" pneu à frente pra caraças... Foi alinhado na Citroen, chumbou na IPO, levei a alinhar na casa de pneus onde costumo ir sempre e passou...

Quanto ao desgate (a referir que é nos dois pneus por fora), a Citroen alega que é normal devido à suspensão hidraulica, já os da casa de pneus disseram que com o alinhamento que a Citroen fez até gastou pouco :evil: O facto é que, o carro continuo a comer pneu de fora, mas menos com o alinhamento que me fizeram na casa de pneus... Já leva 20.000kms e os da frente já apresentam desgaste, enquanto que com o alinhamento da Citroen aos 20.000 já tava a rodar penus...

Enfim... feitios...

Rimo
13-09-2008, 13:51
se quiseres no dia 27 vais comigo ao station marche e alinhas lá a direcção ... fiquei muito contente com o serviço, e tem uma aquina que alina a laser!

RGM5
13-09-2008, 16:01
Actualização do Diário de Bordo, neste momento com 23 000 kms
...

O elevado preço da revisão resulta do facto de ter levado pastilhas de travão à frente, com 19500kms.

Caro Karapao, mudar pastilhas aos 20000kms????'. No meu caso:

:arrow: Entretanto perguntei, em média, quando deveria ser mudado os calços, uma vez que o meu Mzd5 já conta com +-52000km.

Verificaram o estado deles e avisaram-me que já estavam nas últimas e deveriam ser substituido. Resultado, 30mn e 135.00€ depois estava resolvida a questão. (só os calços da frente)

3pelos
13-09-2008, 16:03
:arrow: Entretanto perguntei, em média, quando deveria ser mudado os calços, uma vez que o meu Mzd5 já conta com +-52000km.

Verificaram o estado deles e avisaram-me que já estavam nas últimas e deveriam ser substituido. Resultado, 30mn e 135.00€ depois estava resolvida a questão. (só os calços da frente)
Espectaculo, €135 por uns calços (pastilhas) e meia-hora de trabalho :evil:

Rimo
13-09-2008, 16:10
eu fazia-te isso por 30(mais ou menos) + 1 mini ;)

Trieste
13-09-2008, 16:46
Mas levavas 2 horas... :P :lol: :lol: :lol:

3pelos
13-09-2008, 16:54
Mas levavas 2 horas... :P :lol: :lol: :lol:
Naaaa, se ele levasse esse tempo todo a "mini" aquecia :P

Fim de OT 8)

Blackfive
13-09-2008, 17:09
Em relação aos "sapatos" da DonzelaDiesel cá de casa, a Mazda alegou má utilização "por ser muito pesada à frente tem que se dar as curvas mais devagar". Pelos vistos as únicas curvas que nós damos depressa são as curvas para a direita, em virtude de o desgaste desigual, anormal e extremo só acontecer no bordo exterior do pneu da frente do lado esquerdo.

Como a Mazda não assumiu nada, para eles isto é tudo muito normal (volto a dizer que, por comparação com todos os carros que tive até hoje, é a primeira vez que vejo uma coisa assim), fui à PNEUVITA para trocar os pneus de trás para a frente...

Isto é que é uma treta...

As marcas ainda não se convenceram que hoje em dia os clientes trocam muito mais informação do que antigamente...

Continuam a vir com tangas para boi dormir. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

3pelos
13-09-2008, 17:22
É o que na minha terra se chama "quererem tapar o sol com a peneira" :evil:

Blackfive
13-09-2008, 17:31
É o que na minha terra se chama "quererem tapar o sol com a peneira" :evil:

Sim mas com a peneira do milho, não com a da farinha... :evil: :evil: :evil: :evil: :x

Karapao
13-09-2008, 20:29
Caro Karapao, mudar pastilhas aos 20000kms????'. No meu caso:

Claro, RGM5!

Foi o que eu imaginei. :evil:
Nenhum dos 7 carros novos que tive até hoje necessitou de mudar pastilhas aos 20,000 kms. :evil: :evil: :evil: :evil:

Espero que isto não vá ser assim todos os 20,000kms (considerando que o percurso e o tipo de condução é sempre o mesmo) caso contrário é mais uma renda como a dos pneus :evil: :evil:

Blackfive
13-09-2008, 21:12
Nenhum dos 7 carros novos que tive até hoje necessitou de mudar pastilhas aos 20,000 kms. :evil: :evil: :evil: :evil:

A minha levou 2 jogos nas minhas mãos... o primeiro aos 18000 e o segundo aos 38000 ... :roll: :roll: :roll: :roll:

_MoReNo88_
13-09-2008, 21:16
Realmente é bastante chato!!! :?
Mudar as pastilhas aos 20mil km não é nada bom!

Enfim, com sorte, estas próximas durarão bastante mais :wink:

RGM5
14-09-2008, 10:01
Mas não pode ser. Também conduzo bastante em cidade, e só precisei de mudar aos 50000,(ainda dava para mais uns kms) porque raio de motivo é que precisas de mudar aos 20000? O meu carro não é diferente do teu. :roll: :roll:

Blackfive
14-09-2008, 10:12
Mas não pode ser. Também conduzo bastante em cidade, e só precisei de mudar aos 50000,(ainda dava para mais uns kms) porque raio de motivo é que precisas de mudar aos 20000? O meu carro não é diferente do teu. :roll: :roll:

Isso é um suponhamos, na verdade os carros podem ser diferentes, nem todas saíram como a minha ex... :evil:

RGM5
14-09-2008, 10:15

Isso é um suponhamos, na verdade os carros podem ser diferentes, nem todas saíram como a minha ex... :evil:

Bom.claro. tinhas que vir estragar o meu post. :twisted: :wink:

Trieste
14-09-2008, 10:19
:lol:

Blackfive
14-09-2008, 10:23

Desculpa lá o mau jeito, mas é mais forte do que eu, os 7000 euros ainda não foram totalmente digeridos... :evil:

RGM5
14-09-2008, 10:46

Desculpa lá o mau jeito, mas é mais forte do que eu, os 7000 euros ainda não foram totalmente digeridos... :evil:

Como te compreendo. 8)

_MoReNo88_
14-09-2008, 11:21
Poderias ter isso mal afinado e a pastilha estar a ser comida ao longo dos km feitos... sei lá :roll:
Mas se assim fosse, acho que se sentia na condução... por isso, não estou a ver a outra maneira de teres isso "comido" com 20kkm :roll:

Cá para mim, tens ataques de sonâmbulismo e durante as noites, invades o Autódromo do Estoril e vais para lá puxar pela tua Mazda 5 :twisted: :lol: :P

StoneH
14-09-2008, 17:17
Bem não sei o que dizer , a minha M5 circula 80 % do tempo em cidade e com 33000 kms feitos circula ainda com as pastilhas de origem.... :roll:

Rimo
14-09-2008, 17:53
Bem não sei o que dizer , a minha M5 circula 80 % do tempo em cidade e com 33000 kms feitos circula ainda com as pastilhas de origem.... :roll:

o carro da minha mae tem 170 000km e só agora é que lhe mudei as pastilhas de origem ... de anotar que as pastilhas ainda tinham 3-4 mm de ferodo ...

Karapao
14-09-2008, 20:37

A minha levou 2 jogos nas minhas mãos... o primeiro aos 18000 e o segundo aos 38000 ... :roll: :roll: :roll: :roll:

Pois :evil: isso é uma média semelhante à minha.