PDA

View Full Version : Pretendo comprar um M6. Quais os cuidados?

pedrosilva
12-09-2007, 22:44
Boa noite. Eu tenho uma carrinha BMW320d preta, de 2000, com 160000. Tenho-a há já 4 anos e pouco. Gostava de trocar por uma 320d nova, mas a carteira não deixa. Sendo assim, do que conheço, a mazda 6 é a hipótese que julgo indicada. Por isso mesmo comecei hoje a procurar carrinhas Mazda 6 com apenas um ano e poucos km, entregando a minha BMW.

Na vossa opinião, quais os aspectos que deverei prestar atenção?

Cumprimentos,

SnowSkier
12-09-2007, 22:47
:oops: :roll:

SnowSkier
12-09-2007, 22:49
Boa noite. Eu tenho uma carrinha BMW320d preta, de 2000, com 160000. Tenho-a há já 4 anos e pouco. Gostava de trocar por uma 320d nova, mas a carteira não deixa. Sendo assim, do que conheço, a mazda 6 é a hipótese que julgo indicada. Por isso mesmo comecei hoje a procurar carrinhas Mazda 6 com apenas um ano e poucos km, entregando a minha BMW.

Na vossa opinião, quais os aspectos que deverei prestar atenção?

Cumprimentos,

Boas, Pedro!

Bem vindo ao fórum Mazda! :wink:

O principal aspecto que deves ter em conta é que o MAZDA 6 É UM GANDA MAQUINÃO! :lol: 8)

Mas, antes de mais, e se queres obter respostas, procura os tópicos referentes ao 6... :wink:

Ah! E não te esqueças de fazer a tua apresentação! :wink:

Podes fazê-lo aqui:http://mazdapt.com/forum/viewtopic.php?p=21885#21885

pedrosilva
12-09-2007, 23:29
Devo confessar que estive 45 minutos a ler este forum e estou um pouco preocupado. Uma das razões que me levam a pretender comprar um mazda 6 é a fiabilidade.

Afinal, vejo que há muita gente a queixar-se de falta de insonorização, problemas no filtro de particulas, computador de bordo impreciso, travagem insuficiente, consumos altos, etc.

Serão problema pontuais, ou estão generalizados.

É que a minha carrinha 320d, apesar de ter 6 anos e 160000, praticamente não faz barulhos, nunca me deu problemas, os consumos são bons, enfim, será que não ficarei desapontado?

Tenho que investigar um pouco mais...

Já agora, se alguém conhecer interessados em trocar uma BMW 320d de 2000 por uma mazda de 2006 com pouquinhos km, seja num stand ou particular, diga.

Lmiguel
13-09-2007, 08:04
Devo confessar que estive 45 minutos a ler este forum e estou um pouco preocupado. Uma das razões que me levam a pretender comprar um mazda 6 é a fiabilidade.

Afinal, vejo que há muita gente a queixar-se de falta de insonorização, problemas no filtro de particulas, computador de bordo impreciso, travagem insuficiente, consumos altos, etc.

É que a minha carrinha 320d, apesar de ter 6 anos e 160000, praticamente não faz barulhos, nunca me deu problemas, os consumos são bons, enfim, será que não ficarei desapontado?

Já agora, se alguém conhecer interessados em trocar uma BMW 320d de 2000 por uma mazda de 2006 com pouquinhos km, seja num stand ou particular, diga.

Olá...

Quanto às tuas dúvidas, deixo a minha opinião (a minha M6 tem 15.000 Km, e é de Dez. 2006):

Barulhos: não é nem defeito meu, nem das estradas por onde ando. É má construção mesmo. A M6 faz barulhos a mais para 1 carro com 15.000 Km (a começar na chapeleira, que por ser crónica, não se admite sobretudo porque a meio do "crónico" o carro sofreu um restiling. Havia de ter existido cuidado nisto).

Consumos: obscenos! E não há volta a dar. Obscenos mesmo se andares com cuidado no pé direito. Venha o primeiro dizer o contrário...

Travagem: é eficaz e pronta. Trava bem. Muito bem. Há cerca de 15 dias noto que se eu for a velocidades elevadas e precisar a sério do pedal do meio... o carro treme por todo o lado (discos empenados????)...

Motor: é brutal. Muito bom (apesar de me aborrecer um evidente fosso até às 2.000 rpm. Mesmo a esticar a mudanças, parece que andamos "por gazadas": fica amorfa, dispara / mudas para 3ª / fica amorfa, dispara / muda para 4ª/ e repete tudo outra vez com a 5ª e com a 6ª...).

Equipamento interior: aceitável face à relação preço, extensão do equipamento, qualidade.

Insonorização: não é das melhores. É deficiente mesmo. Á gato fedorento:" pronto... é mesmo má"! A partir dos 150 parece que vais de descapotável... Aumenta o som que é para não dares conta...

Computador de bordo: é impreciso. Ninguém te vai dizer o contrário (se disser... mente).

Assistência... tens de tudo: boa, má, barata, cara, um roubo! Depende do stand...

Sinceramente para quem vem de uma 320d...é dar um passo atrás. Vais notar, mesmo vindo de um automóvel que é de 2000, para um de 2006.

Agora se a carteira não deixa ir mais além (meu caso...) a relação final preço qualidade é capaz de justificar.

No entanto julgo que deves pensar na M6, mas ver os concorrentes: a nova mondeo (pelo menos esta...)!

Pessoalmente, embora de segmento inferior, estou a começar a ficar arrependido do excesso de dinheiro que gastei: para o nível de satisfação que a M6 me dá, julgo que teria ficado igualmente satisfeito com uma Megane ou Astra todas equipadinhas...e ainda poupava uns cobres valentes.

Enfim... são opções!

Boa sorte na escolha!

Um abraço

SnowSkier
13-09-2007, 09:46

Olá...

Quanto às tuas dúvidas, deixo a minha opinião (a minha M6 tem 15.000 Km, e é de Dez. 2006):

Barulhos: não é nem defeito meu, nem das estradas por onde ando. É má construção mesmo. A M6 faz barulhos a mais para 1 carro com 15.000 Km (a começar na chapeleira, que por ser crónica, não se admite sobretudo porque a meio do "crónico" o carro sofreu um restiling. Havia de ter existido cuidado nisto).

Consumos: obscenos! E não há volta a dar. Obscenos mesmo se andares com cuidado no pé direito. Venha o primeiro dizer o contrário...

Travagem: é eficaz e pronta. Trava bem. Muito bem. Há cerca de 15 dias noto que se eu for a velocidades elevadas e precisar a sério do pedal do meio... o carro treme por todo o lado (discos empenados????)...

Motor: é brutal. Muito bom (apesar de me aborrecer um evidente fosso até às 2.000 rpm. Mesmo a esticar a mudanças, parece que andamos "por gazadas": fica amorfa, dispara / mudas para 3ª / fica amorfa, dispara / muda para 4ª/ e repete tudo outra vez com a 5ª e com a 6ª...).

Equipamento interior: aceitável face à relação preço, extensão do equipamento, qualidade.

Insonorização: não é das melhores. É deficiente mesmo. Á gato fedorento:" pronto... é mesmo má"! A partir dos 150 parece que vais de descapotável... Aumenta o som que é para não dares conta...

Computador de bordo: é impreciso. Ninguém te vai dizer o contrário (se disser... mente).

Assistência... tens de tudo: boa, má, barata, cara, um roubo! Depende do stand...

Sinceramente para quem vem de uma 320d...é dar um passo atrás. Vais notar, mesmo vindo de um automóvel que é de 2000, para um de 2006.

Agora se a carteira não deixa ir mais além (meu caso...) a relação final preço qualidade é capaz de justificar.

No entanto julgo que deves pensar na M6, mas ver os concorrentes: a nova mondeo (pelo menos esta...)!

Pessoalmente, embora de segmento inferior, estou a começar a ficar arrependido do excesso de dinheiro que gastei: para o nível de satisfação que a M6 me dá, julgo que teria ficado igualmente satisfeito com uma Megane ou Astra todas equipadinhas...e ainda poupava uns cobres valentes.

Enfim... são opções!

Boa sorte na escolha!

Um abraço

Bem...Meu! Tás mesmo chateado com a máquina, pá! :shock:
Acho que devias trocar por um BMW 320... :lol:

Agora a sério, além do JDEM, relativamente ao DPF, não vi aqui ninguém queixar-se desta forma! :roll: Enfim, são opiniões...eu não posso comparar porque tenho uma Mzd 5! :wink:

_MoReNo88_
13-09-2007, 10:11
Olá...

Enfim... são opções!

Boa sorte na escolha!

Um abraço

Bem... :shock: :shock: :shock:
Acho que nunca vi ninguém falar tão mal de uma mazda6... Até pelo que tenho ouvido falar são carros muitos bons! Essas cenas de ficar amorfa quando se muda de mudança (DPF certo?), só veio em algumas unidades, não em todas tal como outros aspectos, como por exemplo, o empeno dos discos. Quanto ao ruído parasita da chapeleira, segundo um membro deste fórum me disse, é ir à mazda que eles metem uma borrachinha e fica novo. A partir dos 150... parecer que vais num descapotável!?!?! :shock:
Isso é mesmo verdade? É que nem o meu mazda 323f de 95 com 167mil km a 200kmh faz isso... :roll:
Mas pronto.... que venham outras opiniões... mas positivas se não dá já um ataque cardíaco ao homem... :lol: :P

Cumptos :wink:

JDEM
13-09-2007, 10:45

Olá...

Enfim... são opções!

Boa sorte na escolha!

Um abraço

estas observações são ligeiramente agressivas, pois só se está a realçar os pontos maus, exaltando alguns!

Já tive duas 6, uma de 2004 (vendida com 35.000kms) e uma de 2006 agora com 40.000km e picos, por isso conheço bem o modelo em questão.

Pontos fracos:

- Alguns Ruídos parasitas, nada de preocupante, com excepção nas SW, facilmente resolvido pelo proprietário com custo marginais e sem grande trabalho. A qualidade de alguns plásticos é má ou sofrivel.

- Travagem, a meu ver é potente, e se vibra a travar isso é discos empenados (resolvido com o facelift de 2005) ou direcção desalinhada, nada mais. Em 2004 a Mazda 6 era a melhor ou das melhores do segmento dos 90kmh - 0kmh.

- Consumos, são elevados é verdade, mas em média não chega a gastar mais de 1L em relação à concorrência com 2.0d e pesos idênticos. Para teres ideia dos consumos: http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... e=1&page=2 (http://www.spritmonitor.de/en/overview/27-Mazda/251-6.html?fueltype=1&page=2)

- Insonorização, não é a melhor do segmento, mas não fica longe um Passat 2.0tdi por exemplo.

- CB impreciso?? Bom o da minha sw de 2004, sim era bastante, o da actual nem por isso, mas não dou grande importância aquilo, para mim é um mero gadget.

Pontos Fortes:

- Motor, poderoso em aceleração melhor ainda em recuperações, o melhor em binário do segmento. Muito bom mesmo, passa com à vontade os 200kmh e embalado toca nos 240kmh.

- Equipamento, a minha é sport, tem todos os sensores possíveis, estofos em pele electricos aquecidos com memória, xenon, som bose, tecto de abrir, etc... falta o GPS que não uso e não ligo puto.

- Espaço interior, ao nível dos maios espaçosos do segmento, os 4,7m fazem a diferença, a mala é bastante boa.

- Assistência na minha opinião BOA, faço revisões na Portelcar, e a dos 20k custou 200€ e a dos 40k custou 400k, não acho um abuso para o que vejo nas outras marcas e de carros mais pequenos, motores inferiores etc.

- Fiabilidade: nunca tive nenhum problema grave, tive problemas no DPF mas penso que isso terá a ver com a minha condução (agressiva e muito citadina), está resolvido, até hoje fui o único a reportar esse problema. Não olhar para os problemas das 5 pois a linha de escape é diferente da 6, segundo a Portelcar. Na SW de 04 tive os discos empenados antes do tempo, foram trocados na garantia, mas isso está resolvido.
Penso que a nível de fiabilidade, não tens problemas, além disso são 3 anos de garantia e ainda podes fazer extensão da mesma, acho eu.

Conclusão, na altura da escolha da minha (que é da empresa) para o plafond que tinha foi decididamente a melhor escolha. Para teres noção a 320d touring com o mesmo equipamento ficava perto dos 55/56.000€.... a "minha" ficou por 36.000€

É óbvio que existem diferenças para uma 320d, em especial na qualidade, imagem e obviamente performances (163cv quase a passar para os 177cv)

Se fosse a ti ia ver a Mondeo ou aguardava uns meses pela nova 6!

Boa escolha e se tiveres dúvidas apita.

Lmiguel
13-09-2007, 13:53
Malta, desculpem lá....

Desmintam, já agora:

Insonorização: podia ser melhor, e esperava-se mais! Surpreende pela negativa.

Motor: faz fosso... queiram ou não.

Consumos: são obscenos. E 1 litro a cada 100 Km é 1 euro.. (como hoje em dia se fazem 100km quase só para ir ao supermercado, está bem de ver que o consumo significa penalização na carteira).

Ruídos parasitas: quem gasta 36k num carro, não se tem de "de vez em quando" andar a correr à oficina para as "borrachinhas"...

Travagem: é potente sim senhora!!! Mas discos empenados aos 15.000 km não se admite (e não sou o primeiro do fórum a tê-los assim).

DPF: nunca me aconteceu nada com ele. Mas não se admitem situações como a do Miguel Marques ou outras...(e já agora fica o aviso: aos 200.000Km, pelos vistos é para trocar. E um milhar de euros... não chega!!!!)

Direcção: irremediavelmente FOGE para a direita. Mazda não soluciona...

Quanto a trocar por um 320d....

Ai se a minha carteira lá chegasse....

Um abraço a todos

SnowSkier
13-09-2007, 14:22
DPF: nunca me aconteceu nada com ele. Mas não se admitem situações como a do Miguel Marques ou outras...(e já agora fica o aviso: aos 200.000Km, pelos vistos é para trocar. E um milhar de euros... não chega!!!!)

Desculpa lá, Lmiguel...quem é que te deu essa informação sobre o custo da substituição do DPF?

JDEM
13-09-2007, 14:31
Malta, desculpem lá....

Desmintam, já agora:

Insonorização: podia ser melhor, e esperava-se mais! Surpreende pela negativa.
R: é verdade podia ser bem melhor

Motor: faz fosso... queiram ou não.
R: quando tinha 136cv concordo contigo na versão de 143cv nota-se bem menos, é o problema de todos os turbodependentes

Consumos: são obscenos. E 1 litro a cada 100 Km é 1 euro.. (como hoje em dia se fazem 100km quase só para ir ao supermercado, está bem de ver que o consumo significa penalização na carteira).
R: é verdade que são elevados, no meu caso é indiferente não sou eu que pago, mas estranhamente sou capaz de fazer 10/11L em cidade (Lisboa) como 8,2L que é a minha média actual sempre em cidade, e essa média é igual a qualquer 2.0tdi (e equivalente) no mercado. A verdade é que me parece que o 6 é mesmo muito sensível ao pé direito.

Ruídos parasitas: quem gasta 36k num carro, não se tem de "de vez em quando" andar a correr à oficina para as "borrachinhas"...
R: bom é verdade que alguns materiais são manhosos, mas tu nunca deves ter andado noutros carros, como por exemplo 407, Lagunas e afins... se achas mau correr para oficina por causa das borrachas, o que dirão os donos de TDI com cabeças rachadas, MAF's, o próprio 320d não é um exemplo de fiabilidade, tendo dado raia o eixo traseiro e os injectores na versão 150cv.
Travagem: é potente sim senhora!!! Mas discos empenados aos 15.000 km não se admite (e não sou o primeiro do fórum a tê-los assim).
R: já admiti que a SW de 2004 que tive os discos foram trocados na garantia e permaturamente, na SW de 2006 com 40.000km e condução agressiva não precisei de trocar.

R: o único caso que conheço é mesmo o da minha carrinha, e como disse não é comparável com o 5, pois é o mesmo motor, mas a linha de escape é diferente

Direcção: irremediavelmente FOGE para a direita. Mazda não soluciona...
R: nem na SW de 04 nem da 06 isso acontece!

Quanto a trocar por um 320d....

Ai se a minha carteira lá chegasse....
R: isso tb eu queria, mas 55/56k por uma 320d, é fruta! + 20.000€ em relação à Mazda 6 têm necessariamente de haver diferenças, resta saber se valem esse preço, mas isso é totalmente subjectivo
Um abraço a todos

Lmiguel
13-09-2007, 18:24

Desculpa lá, Lmiguel...quem é que te deu essa informação sobre o custo da substituição do DPF?

Salvo erro li aqui no fórum.
Não sei em que tópico, e sou "nabo" o suficiente para não conseguir encontrar...
Mas se alguém mais entendido ler isto, que coloque aqui o link para os "posts" que se trocaram sobre este assunto.

Mil euros não chega amigo...

Um abraço,

mazda3d
13-09-2007, 21:52
O BM é outra loiça, mas no entanto a Mazda tb tem as suas mais valias.

DPF - nunca tive qualquer problema, dele so conheço três coisas:
1) a lâmpada que acende quando ligo o carro;
2) os 500 € que me vai custar aos 100.000km para o substituir; ( fora da garantia pode ser lavado e voltado a colocar, por isso qd chegar aos 100 M km vou ficar com o meu antigo para o regenerar para mais tarde);
3) Tenho fotos do dito cujo, brevemente colocarei no meu tópico.

M6 vs BMW - conduzem-se de forma diferente devido à tipologia de transmissão e entrega de potência do motor, a Mazda é algo bruta, a BMw mais meiga.

Tenho andado a procurar para mim uma 330xd caixa auto, o ronco do 6 em linha é impressionante.

Tenho 7 meses de condução na minha 6 e 51M km, no computo geral tou satisfeito, mas para quem passou de um mazda 3 para um mazda 6 esperava algo mais. Queixo-me do consumo, dos ruidos aerodinamicos da porta do condutor, dos discos que empenaram tive alguma resistencia na substituicao dos mesmos, mas agora TRAVA BEM, apesar de ainda me queixar e querer mais potencia na travagem.

Relacao Preço/Equipamento ninguem bate o M6 Sport, tem um pouco de tudo, por vezes menos bom, mas suficiente pra servir e usar.

_RP_
13-09-2007, 23:42
O meu pai possui uma Mazda6 (136cv) que eu ja conduzi diversas vezes. Posso dizer que os consumos no inicio assustam mas curiosamente, ou não, depois da revisão dos 40000km baixaram mais de 1 litro aos 100! A chapeleira realmente é um problema mas facilmente solucionavel, insonorização podia ser melhor mas é a tal coisa tinhas que gastar mais 20000€ por um automovel superior.
Os discos empenados penso que se devem a potencia de travagem a mais para discos a menos... Fugir para a direita sinceramente não percebo, cá em casa existem 4 MAZDAS e nenhum foge!!
As virtudes da Mazda6 são mais que muitas e na sua gama de preço não encontras melhor.

Fierce
14-09-2007, 16:38
Tenho um 6, com quase 4 anos, fez agora a revisão dos 100k, e passo a relatar a minha experiência com ele:

Ruídos Parasitas: Sim, tenho um no vidro da porta, e tinha um na chapeleira que eu próprio resolvi.

Insonorização: Boa a baixa / média velocidade, e má nas altas velocidades...

Motor: É dorminhoco até as 1700 rpm... Mas sinceramente depois disso, é espetacularmente potente.

DFP: Há quem diga que deu problemas, há quem diga que não deu... Eu simplesmente... Não tenho DFP, o carro não é Euro IV.

Caixa: Quanto a mim, e pela experiência que tenho nos que conduzi, melhor do que a do BM.

Consumos: Quanto a mim e para o carro que é... Normais.

Travagem: Excelente. E nunca tive problemas de discos até agora.

Equipamento interior: É bom face ao que pagas pelo carro.

Assistência: Sou cliente da Portelcar, até agora, nada a dizer. Os custos de manutenção são sem dúvida alguma inferiores à BMW.

E finalmente,

Fiabilidade: É excelente. Tem 100k e não me posso queixar de ir à oficina sem ser para fazer revisões normais.

Ah, e "se gostas", vais sentir falta da tracção traseira...

Resumo: Por 36.000€, analisando os carros em aspecto geral, duvido que compres melhor.

lgrazina
19-10-2007, 12:09
boas , tenho os dois carros de que se fala .
Uma m6 sw sport 8/2004 136cv e com 134000kms.
Uma bmw 320d turing sport 5/2003 150cv e com 119000kms(duvidosos é importada)
Sinceramente gosto muito mais de conduzir a m6 .

curvar e conduçao desportiva- a m6 curva mais rapido e com maior segurança , á partida a BMW deveria ter vantágem por ter tracçao trazeira mas na prática consigo tirar melhor proveito da m6 .
numa conduçao desportiva a m6 perdoa mais os erros de caixa , na 320d para se andar rapido tem de se ter sempre a nudança correta metida é um motor mais pontudo.
Apesar de a BMW ser mais desportiva a MAZDA6 transmite-me melhores sensaçoes a conduzir.

travagem- a travar prefiro a bmw sempre impecável independente da velocidade a que se circule , na m6 a travagem é boa a baixas velocidades mas quando o ritmo é elevado começa a perder fulgor e já levou 3 pares de discos á frente ( sempre o mesmo defeito , vibraçao na travagem ,discos empenados)

motor- a m6 a nivel de motor surpreende , motor muito disponivel boa capacidade de retoma e performances muito iguais á 320d
a 320d é mais preguiçosa a subir de rotaçao mas tem uma grande capacidade de fazer rotaçoes elevadas , por exemplo a m6 é forte entre as 2000rpm e as 4000 podendo-se esticar as mudanças até as 4500rpm dai prá frente é tar a perder tempo vale mais trocar de mudança mais cedo , na 320d quanto mais perto do red line estiver a rotaçao melhor o motor puxa e respira , mais parece um carro a gasolina , isto é valido em todas as mudanças menos na 6 que é demasiado longa quase impossivel de esgotar ( a descer a CREL a seguir ao tunel já dei 247kmh e a rotaçao só vai as 4300rpm)

consumos- na m6 consumos médios na casa dos 6L , 6 e pouco , em conduçao rapida raramente chegou aos 8L
a 320d a média é quase sempre dos 7,5L prá cima chegando facilmente aos 10L numa conduçao desportiva.
consumos reais e nao os dos computadores de bordo

conforto- é maior na m6 a 320d é mais seca de suspençoes , mas tem jante 17 e suspençao sport (mais baixa)
o posto de conduçao é melhor na bmw tem bancos desportivos e volante pequeno Mtecnics .
o espaço interior é sem duvida melhor na mazda6 , a m6 transporta 4 adultos e uma criança confortávelmente sentados , na 320d só o condutor e o passageiro da frente vao confortaveis

qualidade de construçao-sem duvida melhor na bmw , bons materiais , boa insonorisaçao , bons acabamentos mas tambem tem alguns barulhos parasitas vindos da chapeleira , o unico senao é o aspecto demasiado classico do interior.

até hoje nao tive chatisses com nenhuma das duas , na m6 fui eu que fiz os kms que tem na 320d só fiz ainda 35000kms

_MoReNo88_
19-10-2007, 12:22
E aqui está um belo comparativo! Melhor do que uma pessoa ter ambos os modelos, não há! :wink:

Lmiguel
19-10-2007, 15:37
boas , tenho os dois carros de que se fala .
Uma m6 sw sport 8/2004 136cv e com 134000kms.
Uma bmw 320d turing sport 5/2003 150cv e com 119000kms(duvidosos é importada)

consumos- na m6 consumos médios na casa dos 6L , 6 e pouco , em conduçao rapida raramente chegou aos 8L
a 320d a média é quase sempre dos 7,5L prá cima chegando facilmente aos 10L numa conduçao desportiva.
consumos reais e nao os dos computadores de bordo

Boa...

Eu, no início (enquanto andava literalmente a pastar...), ainda consegui consumos equivalentes.
Agora, mesmo numa condução descontraída (não propriamente a pensar no consumo, mas também nada de pé ao fundo), não consigo baixar dos 8 (indicação do CB).
Sinceramente a M6 - pelo menos a minha - é uma BEBADAAAAAAAA!
Se lhe carregar bem, facilmente o CB me dá médias acima de 9...

Manifestamente é muito. Muito muito muito muito... :?

Comparem lá o que quiserem. Tenho "só" uma M6 e, se puder, quando vier a nova carrinha (está tãaaaao lindaaaaa), lá irei.
Mas não ponham lado a lado dois carros que não têm nada a ver.
Nadinha... (se quiserem comparar 0-100 ou velocidades de ponta, vão até à ponte VG ao fim de semana e vejam por lá carros com 10 anos e mais a bater porsches e outras coisas semelhantes).

Apreciação global, só alguém por piada diria: prefiro M6 a um 320 d ou 220 Cdi (para não falar noutro tipo de automóveis).

Agora: preço/qualidade... não há dúvida. A M6 é imbatível e, ao que parece, é para continuar...

Um abraço

lgrazina
20-10-2007, 19:13
Eu, no início (enquanto andava literalmente a pastar...), ainda consegui consumos equivalentes

Apreciação global, só alguém por piada diria: prefiro M6 a um 320 d

LMiguel nao foi por piada que escrevi preferir conduzir a M6 mas sim porque efectivamente esta me dá mais goso de conduzir , talvez pelas reacçoes de chassi e suspensao , pelo som bose , pelo design e espaço interior mas atençao nao disse que a M6 é melhor carro que a 320d , todos sabemos que a BMW tem melhor qualidade de construçao , melhores materiais e acabamentos é um carro mais robusto.

A BMW é uma marca com um certo status , que nos valoriza perante os outros , que nos eleva o EGO.
A M6 é um carro elegante , com bom design , que vale pelas sensaçoes que me transmite e nao por o que os outros pensam dele.

No que respeita a consumos sou uma pessoa calma mas que nao anda propriamente devagar e pelo que me apercebo ninguem se queixa dos consumos dos modelos de 136cv é o modelo mais recente de 143cv que tem a fama de nao ser muito economico.

_RP_
20-10-2007, 19:32
A M6 (136cv) até a revisão dos 40000km consome bastante, é um facto. Uma vez limpei um deposito em menos de 2horas... Depois da dita revisão os consumos baixaram e estão agora nums muito bons 7 a 7.5l
No inicio em condução desportiva fazia 12, 13.. O que é certo é que tb não possui os 136cv, tem bem mais a julgar pelos 320ds e 220cdis que lhe ficam a admirar a traseira. Em condução moderada não ha nada a temer!
O comportamento é excelente (com as jantes de 17 e o kit eibach sera perfeita!)

mazda3d
21-10-2007, 17:38
Não sei do que é, mas prefiro a minha M6 a um serie 3 ou a um classe C.
Tenho os três em casa e as 3 únicas vantagens que vejo no s3 são: ser um 6 cilindros com caixa automatica e traccao as 4, 330xd. Agora em termos de condução, até ao momento prefiro a 6, faço no mínimo 200km dia.
Quanto ao classe C, é bom e confortável, mas falta-lhe algo que o torne magnífico. É bem construído, rápido, económico (em consumo e manutenção) mas... em termos de condução não é a mesma coisa.
São gostos e é da idade.
Agora em termos de SAV (Serviço Após Venda) é para esquecer. Demorados.

Lmiguel
21-10-2007, 21:50
Eu, no início (enquanto andava literalmente a pastar...), ainda consegui consumos equivalentes

LMiguel nao foi por piada que escrevi preferir conduzir a M6 mas sim porque efectivamente esta me dá mais goso de conduzir , (...) - reticências de Lmiguel.

Para que não subsistam mal entendidos:

Não disse - e se assim o entendeste peço desculpa - que disseste o que disseste por piada.
Mas também me parece que não me consegui fazer explicar.
Talvez esta pergunta ajude:

Chegas ao multibanco, e vês que te saiu o euromilhões. Como não ficas excêntrico, não compras o estádio da luz, não patrocinas a relva de alvalade, e não ofereces uns taipais para cortar o vento no dragão.
Só queres comprar um carro!
E mesmo assim, não queres abusar...(máximo dos máximos... 50.000 euros, que a vida tá cara mesmo pra quem acaba de ser euro milhonário)!

Com 50.000 euros, escolhes, escolhes, escolhes, e ficam 2 carros frente a frente:

M6, com tudo a que tens direito
320 d, com tudo a que tens direito (ahhhh que se lixe: se passar um bocado dos 50.000 não faz mal).

Qual escolhias?

Não digas que era a M6....???? :shock:

Um abraço

StoneH
21-10-2007, 21:55

LMiguel nao foi por piada que escrevi preferir conduzir a M6 mas sim porque efectivamente esta me dá mais goso de conduzir , (...) - reticências de Lmiguel.

Para que não subsistam mal entendidos:

Não disse - e se assim o entendeste peço desculpa - que disseste o que disseste por piada.
Mas também me parece que não me consegui fazer explicar.
Talvez esta pergunta ajude:

Chegas ao multibanco, e vês que te saiu o euromilhões. Como não ficas excêntrico, não compras o estádio da luz, não patrocinas a relva de alvalade, e não ofereces uns taipais para cortar o vento no dragão.
Só queres comprar um carro!
E mesmo assim, não queres abusar...(máximo dos máximos... 50.000 euros, que a vida tá cara mesmo pra quem acaba de ser euro milhonário)!

Com 50.000 euros, escolhes, escolhes, escolhes, e ficam 2 carros frente a frente:

M6, com tudo a que tens direito
320 d, com tudo a que tens direito (ahhhh que se lixe: se passar um bocado dos 50.000 não faz mal).

Qual escolhias?

Não digas que era a M6....???? :shock:

Um abraço

Ai o status.... é um "gajo" lixado. :lol: :lol:

mazda3d
22-10-2007, 10:15
Status???
Só se for para andar a passear na faixa da esquerda...e não saber o que é um retrovisor ou o significado de sinais de luzes de carros que se aproximam pela traseira.
Ou então persistir com o sinal indicador de mudança de direcção ligado para a esquerda porque aquela faixa é toda do bimmer.
Passando os 50.000€ na aquisição da viatura já são declarados sinais exteriores de riqueza. ( o que vale é o meu leasing sem entrada a 120 meses e com um valor residual de 50% deixa-me pagar uma prestação bem suave, pago 3x o valor final, mas fico feliz).
Quem é que vai comprar por 50.000€ um 320d com o mesmo tipo de equipamento que uma M6 Sport?

Podem não ser totalmente equiparáveis ou mesmo comparáveis, certo é que para muitos é preciso ter uma jante de 17" e pneu 235 e uma suspensão duríssima para passar nos mesmos sítios à mesma velocidade que o M6.

Para quem recebe uma quantia como essa, certamente não equacionaria tanto os custos de utilização de um 320d ou de um M6, dependendo da pessoa pensaria em qualquer coisa diferente e sim que permitisse ter algum status e diferenciação, estou a lembrar-me de um M6 MPS ou de um RX-8, possivelmente de um Z4 ou mesmo um Alfa.

JDEM
22-10-2007, 20:11
A M6 (136cv) até a revisão dos 40000km consome bastante, é um facto. Uma vez limpei um deposito em menos de 2horas... Depois da dita revisão os consumos baixaram e estão agora nums muito bons 7 a 7.5l
No inicio em condução desportiva fazia 12, 13.. O que é certo é que tb não possui os 136cv, tem bem mais a julgar pelos 320ds e 220cdis que lhe ficam a admirar a traseira. Em condução moderada não ha nada a temer!

Não é por nada mas os 220cdi de 150cv são melhores em AE (mais rápidos) que a minha de 143cv... em especial perto dos 200kmh :lol:

JDEM
22-10-2007, 20:15
Status???
Só se for para andar a passear na faixa da esquerda...e não saber o que é um retrovisor ou o significado de sinais de luzes de carros que se aproximam pela traseira.
Ou então persistir com o sinal indicador de mudança de direcção ligado para a esquerda porque aquela faixa é toda do bimmer.
Passando os 50.000€ na aquisição da viatura já são declarados sinais exteriores de riqueza. ( o que vale é o meu leasing sem entrada a 120 meses e com um valor residual de 50% deixa-me pagar uma prestação bem suave, pago 3x o valor final, mas fico feliz).
Quem é que vai comprar por 50.000€ um 320d com o mesmo tipo de equipamento que uma M6 Sport?

Podem não ser totalmente equiparáveis ou mesmo comparáveis, certo é que para muitos é preciso ter uma jante de 17" e pneu 235 e uma suspensão duríssima para passar nos mesmos sítios à mesma velocidade que o M6.

Para quem recebe uma quantia como essa, certamente não equacionaria tanto os custos de utilização de um 320d ou de um M6, dependendo da pessoa pensaria em qualquer coisa diferente e sim que permitisse ter algum status e diferenciação, estou a lembrar-me de um M6 MPS ou de um RX-8, possivelmente de um Z4 ou mesmo um Alfa.

vou trocar a M6 (de serviço) em Janeiro por um carro de 50.000€ e deve ser o A4 2.0tdi (o novo) ou o 320d 177cv... :lol:

Lmiguel
22-10-2007, 20:26
A julgar aqui pelas opiniões da malta... só te posso dizer:

Vais trocar... mas em curva é ver as M6 passarem-te....

Desculpem lá pessoal: eu tenho uma M6, porque não posso (tipo... não consigo... é uma questão de aérius) ter melhor!

Estou satisfeito.
Mas não comparem farinha de sacos diferentes...

Passa mais rápido em curva???? Essa agora...

Enfim!

Um abraço a todos,

_RP_
22-10-2007, 22:59

Não é por nada mas os 220cdi de 150cv são melhores em AE (mais rápidos) que a minha de 143cv... em especial perto dos 200kmh :lol:

Não é por nada mas deixei o sportcoupé 220cdi para trás e na zona dos 180-220km/h era ve-lo a perder... Devia estar avariado... :lol: Um mercedes a ser ratado por um Mazda?!?

SnowSkier
22-10-2007, 23:35

Não é por nada mas deixei o sportcoupé 220cdi para trás e na zona dos 180-220km/h era ve-lo a perder... Devia estar avariado... :lol: Um mercedes a ser ratado por um Mazda?!?[/quote:1pzw3mqr]

Isso não é nada! Acreditem no que quiserem mas eu, quando vinha do encontro da Figueira "ratei" um A3 2.0 TDI que me tentou "picar" e quando o ultrapassei com o meu Mzd5 o gajo não conseguiu ultrapassar-me nem sequer aproximar-se de mim! :wink:

Já agora, e aproveitando o "post" deixem-me contar-vos um "picanço" que tive quando circulava já na AE depois de Santarém...Circulava eu aí nos 170 Km/h quando um "campeão" num A3 aproximou-se a grande velocidade e ficou quase colado à traseira do meu 5(até parecia que queria ler o que estava escrito no "tóculante" do Mazdapt ) e ali ficou durante uns segundos...depois, ultrapassou-me e colocou-se mesmo à minha frente tipo, queres "queimar" isso? e eu pensei...humm, este "campeão" quer um bailinho...então, desliguei o "cruise" e comecei a "pisar" e a ultrapassar o sacana! Bem, só vos digo...eu já fui uma vez aos 220 Km/h mas desta vez nem foi preciso tanto! Acelerei até aos 200 e o sacana tentou ultrapassar-me mas acabou por desistir pois aguentei-me prá aí uns 5 minutos naquela velocidade e o A3 acabou por não conseguir ultrapassar-me bem como comecei a deixá-lo longe... ...passados 2 ou 3 minutos já o via pelo retrovisor a uma distância razoável...

Resumindo, o gajo do A3 deve ter pensado que ia gozar comigo e nunca imaginou, concerteza, que afinal o Mzd5 era tão potente ou melhor ainda que aquele A3!

Por último, só para o lixar, deixei-o aproximar-se e depois meti o pisca e entrei numa gasolineira .

Acho que o f+di bem f+dido!

_RP_
22-10-2007, 23:40
Motores Mazda tem veneno, muito veneno! :twisted:

_MoReNo88_
22-10-2007, 23:57
Ihih... Mazda powaaa!! :twisted:

Lmiguel
23-10-2007, 12:03
Mz 5 a dar "bigode" a um A3...???? Boa!!!!

Começo é a sentir-me enganado!!!! Devemos ter carros com motores diferentes...
O meu deve estar enganado e deve ser o de 110 Cv...

Juro, sinceramente, que estou a tentar acreditar que uma Mz5 dá "baile" a um A3... com 140 CV e muito menos peso...

Ou que uma M6 "rata" um A4 2.0....

Epá tou a tentar...

Mas como tenho uma M6, aparentemente com 143 CV, e como sei o que a minha faz...

Só vos posso dizer:

Querem trocar a vossa máquina pela minha???? É que a minha M6 não dá "ratadas" a um A4 (2.0), e muito menos a um A3...(são dois carros que conheço bem, e do que são capazes)...

Desculpem lá a dúvida... mas o defeito deve ser mesmo da minha M6!!!!!

Ou é defeito da minha M6... ou foram os tipos dos AUDIS que não se quiseram esticar...

Ou então é defeito meu: não tenho mãozinhas para a M6. Mas como tenho 105Kg, podem acreditar que meter o pedal no fundo e quase colado aos faróis da frente, eu consigo!!!!!!
E mesmo assim... não dou "ratadas" a A4s....

Um abraço,

_MoReNo88_
23-10-2007, 12:09
LOL.. eu já ratei foi um A3 1.9 TDI com o meu 323F de 1.5cc e 90cv :twisted: :lol: :lol: :lol: :P (Ok.. tenho umas modzinhas mas pronto... não é nada de mais :P)

lancerjanota
23-10-2007, 13:50
Boas

Muito sinceramente os únicos carros da VAg que me pico e dou bailo com o m3 cs, é so mesmo golf's de 110cv e de 115cv. Os de 115cv so se forem a Variant (carrinha) porque com os outros é mt dificil.
Outros carros com o 1.6hdi, o citro é o fdp que não consigo acompanhar. Aquilo mexe-se e MUITOOOOOOOOOOO!
Meus amigos, voltando ao 1.9TDI, aquilo é binário puro. Aquilo empurra um tanque.

Uma m5 dar bailo a 1.9 tdi? Num audi? Ou era um de 110cv, o gajo vinha na boa ou então era mais um com a MAF pifada! Lolol

Aceito que o motor da m5 tem muito binário, mas para dar bailo a um tdi axo muita fruta.

Então faço aqui um pedido ao pessoal que tem m5: a bem da ciência façam um pico pequeno com uma Mitsubishi Grandis e vejam quem da bailo a quem.

É que só assim por acaso, a Mitsu tem o 2.0Tdi da VW montado, mas com gestão electrónica Mitsu.
Ah e já agora, depois de fazerem esse pequeno pico, encostem numa area de serviço e convidem o gajo da mitsu a fazer o mesmo (não será mais ele a convidar?? É que aposto que o Mitsu vos passa).
Depois falem do pico, confraternizem, e falem sobretudo dos consumos. Estou para ver os consumos do Mazda. Devem ser de cair pro xao.
O gajo do Mitsu fica a olhar e a rir-se que nem um tolo.

Abraço

_RP_
23-10-2007, 15:25
Bom todos os carros são diferentes e cada um sabe a maquina que tem. Eu com a M6 tanto deixei um 220cdi para trás como outro dia não consegui ultrapassar um ibizatdi130...

Rui Ramos
23-10-2007, 16:43
Boas eu li algures que a A4 2.0tdi dá bailinho ao 143cv da mazda estão a falar da A4 de 140cv ou de 170cv? Garanto que a A4 de 140cv não chega nem por sombras deixa muito mesmo a desejar(experiência própria) então em subidas onde os 360 binário impõem respeito nem a 170cv consegue fugir.

Lmiguel
23-10-2007, 17:09
Bom... cada um com a sua.

Eu tenho uma M6, no geral estou medianamente satisfeito.
No fundo, mais que o carro em si, a qualidade em si, as performances em si, o consumo em si... enfim, mais que cada coisa em si, satisfaz-me o "balanço" geral do carro na relação entre todas estas coisas. São todas relativamente na média, para um preço abaixo da média.

Por isso sou um proprietário Mazda 6, satisfeito (paguei "pouco", por "muito"), mas julgo que realista e conhecedor de que não tenho o melhor carro do mundo, nem posso andar por aí a dizer que tenho melhor que um BM, Mercedes ou AUDI ou até TOYOTA(qualquer modelo a gasóleo destas marcas, mesmo os mais fraquinhos...é muito superior, salvo o 125 CV toyota, que experimentei e deixou a desejar).

Não tenho, mas queria ter qualquer um (AUDI OU MERCEDES)...

Como não tenho, e não posso ter, a M6 satisfaz cabalmente.

Penso, muitas vezes, se para aquilo que tenho (M6) não devia ter gasto um pouco menos.
Só no próximo carro vou saber pois julgo que também ficarei medianamente satisfeito com uma Scénic 1.5 dci (não anda tanto, mas de resto é capaz de ser superior em tudo), Zafira ou algo do género, e sempre poderei ser proprietário do badalado "rigor alemão", ou do "conforto francês".

É que a M6, em conforto fica a dever (muiiito) a qualquer renault, e em rigor de construção (até na qualidade dos materiais), também (aqui, opel incluída, por exemplo).

Quanto a performances, vamos lá ver se eu não passo por mentiroso:

Ando todos os dias numa M6, que me foi vendida com 143 CV.
Não sou "ás do volante", mas não sou "condutor de fim de semana", e meus amigos: o carro anda bem (demais para o que as nossas estradas admitem), mas nem de perto podemos comparar um motor da M6 com os Audis ou Mercedes.

Epá... vejam só como a Mercedes, mesmo no motor de 150 CV, "trata" a caixa e as rotações: é um carro que até aos 200 não fugirá muito (ou talvez quase nada) à M6, mas daí em diante... chapéu. E cuidado: a M6 para "brincar" com o Mercedes esgana-se toda, enquanto o Mercedes tem o motor perfeitamente "resguardado" dessas aventuras graças a uma caixa absolutamente fantástica...

E quanto à AUDI: mesmo no motor de 140 CV... aquilo é um carro de corrida. Potência de disparo q.b., com muito maior gama de regime (começa mais cedo o coice, e acaba mais tarde), e com a velocidade de ponta a equivaler-se à mercedes...

Dizer que a M6 os acompanha, ainda vá (e com limites...). Agora que "dá ratada"... só por brincadeira e boa vontade dos outros condutores.

A não ser que, repito, a minha M6 tenha cavalos que, numa destas noites quentes, decidiram fugir. É que a minha M6 não dá ratadas nenhumas a AUDIS, Mercedes, (Léons 130.... por exemplo) e outros fumarolas... Não dá. Ponto!

No entanto, como os 120 são a velocidade máxima...e eu não sou o Kimi Raikonnen (este agora é que está a dar), estou satisfeito.
Talvez não voltasse a optar pela marca, justamente porque só estou medianamente satisfeito. Mas não estou desagradado...
É assim um sabor equilibrado, mas como sou pobre e não posso esbanjar o dinheiro, fiquei com a sensação de que, pela mesma satisfação mediana, andava de Mégane, Scénic ou algo do género....(e gastava menos)...

Quanto ao resto...

TOCA A TER JUÍZO e andar na calma!!!!!

Um abraço a todos...

_RP_
23-10-2007, 17:39
Bom essa do Scenic... é sem comentários! :lol:
Quanto ao resto fico com a minha opinião e as minhas vivencias na estrada. Para finalizar admito que as marcas premium tem melhor qualidade (montagem, materiais, etc) mas na gama de motores a diesel entre os 130-150cv a Mazda é simplesmente fantastica, não em linearidade mas em performances, dai tb o consumo elevado!

mazda3d
23-10-2007, 17:41
Recomendo-te a conduzires em determinadas estradas e mesmo auto estradas com um trajecto mais sinuoso. depois diz algo.
Adoro fazer diariamente a A8 de Lisboa a Torres Vedras, nessa AE passando as Caldas da Rainha até ao Carriço deixa de ter interesse pois basta ligar o CC na velocidade que entenderem.
Defendo a M6 por ter uma, brevemente pondero ter um TDI,escolha feita por razões de ordem superior.Já experimentei diversos carros com diversos motores e dimensões.
Os fabulosos chassis que são utilizados no M3, M5 e M6 fazem com que a relação homem-máquina seja muito agradável e que obrigue o homem a dar o litro para acompanhar a máquina. Noutros casos somos defendidos pela facilidade da máquina em corrigir os erros de condução, nomeadamente nos carros alemães.
Estes últimos são mais duráveis, eficientes e até económicos (manutenção mercedes, consumos milagrosos dos TDI de toda a gente excepto dos que eu tenho conhecimento).
Nem só do motor vive um carro.

_RP_
23-10-2007, 17:49
Já agora aproveito para meter aqui uma foto da M6 do mazda3d porque mtas vezes uma imagem vale mais que 1000palavras!

http://img185.imageshack.us/img185/4182/13052007001gc9.th.jpg (http://img185.imageshack.us/my.php?image=13052007001gc9.jpg)

Ou esta (a M6 la de casa 136cv)

http://forum.autohoje.com/uploaded/_RP_/20062742716_a23.JPG

Lmiguel
23-10-2007, 23:41
_RP_,

Para acabar com a "discussão" (não me levem a mal, por favor porque isto, para mim, não é "discussão", é conversar), deixa-me só dizer duas coisas:

1) O problema não está em meteres a M6 a tocar os 230 ou 240 (ainda que a descer - e seguramente descida acentuada, pois em linha recta chegar aos 225 Km/h não é em todo o lado: é preciso muiiiito espaço). O problema está em como lá chegas, comparativamente ao "como lá chega" um Mercedes ou um Audi, carros do mesmo tipo de motor e cilindrada a quem o pessoal aqui diz "dar ratadas"! Não dá nem que se "c*g*e" todo....

2) Outra coisa é dizerem: arranja lá um carro que, por este preço, faça isto. E eu não arranjo!
Mas atenção: não preciso - e julgo que ninguém aqui precisa - que o carro faça isso. Andar a 240 é por "brincadeira" uma vez ao ano...(pelo menos para mim).

E quando digo - e repito - que ficaria igualmente satisfeito com uma Scénic, penso só que comprei um carro muito pelo motor, pelas aparentes capacidades (que não se "absorvem" num test drive de 2 horas...), sobreutdo agilidade para o tamanho, e equipamento, que acabam por não corresponder exactamente à expectativa (barulhos a mais, a pele já parece gasta, a direcção foge e de vez em quando estala, o preço da assistência, a carrinha é bêbada - a 200 Km/h facilmente me marca 12 ou 13 L no CB, enfim...).
Não digo que as outras marcas façam melhor, mas podia, para ter isto, ter gasto menos dinheiro!

Alio a isto uma suspensão de meter medo (exagero um pouco, mas esperava mais e melhor) e uma insonorização horrível, com claro prejuízo no conforto a bordo.

Por isso: por menos dinheiro, ia num carro com mais conforto e igualmente "comedor de estrada" (ninguém duvide que uma mégane 105 Cv come muito bem o alcatrão. Aquilo despacha-se. Idêntico raciocínio para a Scénic), que me daria - como dá a M6 - satisfação mediana.

Por argumentos diferentes, é certo. Mas o grau de satisfação é o mesmo.

Só para encerrar (e é de vez... prometo :P ):

A M6 é um bom automóvel. Tem uma relação preço/qualidade imbatível.
Mas meus amigos: cada macaco em seu galho. Mercedes e Audi são da 1ª divisão e nós andamos na 2ª: não façam comparações porque não tem nada a ver. Em tudo! (é só a minha opinião, notem bem!).

E agora, um abraço a todos que a pequenita já me chora lá para dentro...

Aí vou minha filha....

Aí vou eu...

lancerjanota
23-10-2007, 23:55
Eh so para afirmar que ja apagaram por duas
vezezs a minha critica.

Falta de educação nao eh tolerada, e senhores moderadores, não abusem poquer parrece m que ha aqui muita falta de educção.

Tornem a colocar online o pedido de desculpas que pedi a pessoa em causa.

Agradeço

_RP_
23-10-2007, 23:59
A Mazda ainda não atingiu a qualidade de marcas como Audi, Bmw, Mercedes, nunca pus isso em causa mas na sua gama de preço é imbativel e assim como não se pode comparar a qualidade da Mazda com as marcas premium tb me parece descabido compara-la com meganes e scenics. É a minha opinião.

Em resposta ao lancerjanota, para continuar no abuso de poder que falaste apaguei tb o teu ultimo post e mais qualquer um que considere descabido, intimidatorio ou que va de qualquer modo contra o bom senso!

Se tens alguma critica deve ser feita no local apropriado:
http://mazdapt.com/forum/viewforum.php?f=42

FECHADO!