PDA

View Full Version : "UM" MAZDA OU "UMA" MAZDA ??

SnowSkier
29-09-2007, 21:14
Caros,

Já postei N tópicos e N respostas a tópicos e, sempre leio de alguns membros a ideia de que eu tenho um MAZDA e também que eu tenho uma MAZDA! :?

Afinal em que é que ficamos? :lol:

Claro que cada um de nós pensa em termos masculinos outros em termos femininos...eu próprio já escrevi a minha MAZDA e o meu MAZDA... :roll: mas agora decidi chamar-lhe o meu MAZDA até porque é um monovolume e não uma monovolume :lol: !

E até mesmo o fundador desta beeeela marca era um Homem!
Esta é a minha opinião!

Lembrei-me de abrir este tópico pq achei interessante a discussão :) .

Os ADM podem colocá-lo na lixeira se acharem que não tem interesse. :wink:

danielML
29-09-2007, 21:15
uma mazda costuma ser carrinha mazda
um mazda são os outros

mas por acaso costumo dizer sempre masculino um Mazda6 SW um Mazda5 etc

Abrazoom

RGM5
29-09-2007, 21:20
Essa questão, é pertinente, e já a coloquei a mim mesmo diversas vezes. Até já dei comigo a chamar ao meu monovolume mazda de Lady5 :shock: :oops:

Outras vezes chamamos carrinha.

Por outro lado estamos a falar da marca Mazda5 ou do modelo 5?

Em qe ficamos???? :twisted:

Karapao
29-09-2007, 21:20
Duma maneira geral o feminino aparece associado às carrinhas e o masculino aos carros.

Não tem, portanto, nada a ver com a marca Mazda, mas sim com a versão de alguns modelos.

No entanto, uma carrinha também é um carro e se se usar o masculino também está correcto!

Se nos referirmos apenas à Mazda, temos que utilizar o feminino porque estamos a falar duma "marca" e, como tal, é feminino!

RGM5
29-09-2007, 21:35
vamos por partes;

Começamos pelo título do tópico:

Mazda é uma marca logo é feminino;

5; 3; Rx-7; 121 ... é um modelo logo masculino:

- Que carro tens?

- Tenho um mazda. :shock:

- Que modelo?

- uma SW 6. :shock:

Bolas perdi-me 8) 8) 8)

Em que ficamos? não tá fácil. lollll

SnowSkier
29-09-2007, 21:41
Aha!!!! ainda bem que temos discussão! :lol:
Mas atenção, a questão é dúbia mesmo assim. Porque sendo assim, o "Ferrari teria que ser masculino! Está certo que MAZDA se pode dizer eu tenho um Mazda ou eu tenho uma Mazda. Mas Ferrari, só se pode dizer eu tenho um Ferrari e nunca uma Ferrari :lol: ...gostava, gostava, ai não! :lol:

No entanto se a Ferrari tivesse carrinhas, teriamos que dizer eu tenho uma carrinha Ferrari...continuava a gostar de ter, ai gostava, gostava! :lol: :wink:

Karapao
29-09-2007, 21:43
É isso mesmo!

OutlaW
29-09-2007, 22:32
eu acho que isso depende do sentido da frase . Na minha opiniao estes exemplos estão correctos:

quando te referes à marca, é feminino - A Mazda é uma das marcas japonesas ...
quando te referes a um carro, é masculino - O Mazda do rash é muito bruto
quando te referes a uma carrinha, depende do sentido:
Se for tecnico, é um xxxxx xxxSW
Se for numa conversa nao tecnica, é uma xxxxx carrinha

:wink:
just my 2 cents

_MoReNo88_
29-09-2007, 23:36
um mazda são os outros

Abrazoom

x2 :wink:

3pelos
29-09-2007, 23:36
Vocês lembram-se de cada coisa...Agora fazem o pessoal pensar, não há condições com vocês :P Ora bem cá vai a minha opinião:
Quando me perguntam que carro tenho, respondo: tenho UM Mazda MX5, logo, é masculino, quando falo do meu anterior carro, digo: tinha UMA Opel Astra, feminino, porque é uma SW, se fosse o carro diria UM Opel Astra :roll:
Mas acho que no geral funciona assim, pelos menos foi assim que sempre identifiquei as coisas, agora depende da opinião de cada um, mas mesmo em programas de carros, já reparei nos apresentadores a dizerem A NOVA Mazda 6 relativamente à SW, enquanto que no carro diziam O NOVO Mazda 6...

anjo2
30-09-2007, 00:34
Eu digo que tenho um M3 :lol:

rash
30-09-2007, 02:27
eu tenho um "7"..

um carro..
uma carrinha...

uma cambada de transsexuais... lol

(é tarde e não dormi quase nada... n liguem.. )

OutlaW
30-09-2007, 10:09
Eu digo que tenho um M3 :lol:

querias tu ter um M3 ... lol
vendias e compravas logo um rx-8 e ainda apaneleiravas o carro :D

Yellow RX-7
30-09-2007, 11:47
um mazda são os outros

Abrazoom

x2 :wink:
x3!! :D

3pelos
30-09-2007, 12:40
Ó Rash já deste sangue hoje? Não? Vai lá que te vai fazer bem... :P :lol:

Enter Sandman
30-09-2007, 14:03
Eu tenho dois Mazda.

Pronto, assim é mais fácil :lol:.

Um Mazda6 e um(a) Mazda5 é conforme.

Mas regra geral digo o 6 e a 5.

Cpts e Viagens Seguras :wink:.

Rimo
30-09-2007, 15:20
o MEU mazda --> 323F é macho ... nada de carros femeninos ;), para isso tenho a namorada ...

atenção que eu não sou machista ... simplesmente axo o meu carro, um objecto masculino ...

danielML
30-09-2007, 21:43
sabiam que em inglaterra eles consideram todos os carros feminino?
é do mais estupido que há mas eles dão nomes de raparigas aos seus carros e para eles é homosexual "montar" um carro macho

Abrazoom

SnowSkier
30-09-2007, 21:57
é do mais estupido que há mas eles dão nomes de raparigas aos seus carros e para eles é homosexual "montar" um carro macho

Abrazoom

fdx, são mesmo estúpidos os "bifes"... :lol:

E eu que tenho que os aturar quase todos os dias aqui em baixo... :x

_MoReNo88_
30-09-2007, 23:09

Abrazoom

LOOL... realmente... é estupido mas pronto :lol: :P

Yellow RX-7
01-10-2007, 17:01

Abrazoom
A sério?? :shock: :?

minhOfles
30-10-2007, 20:00
Eu tenho uma Mazda3 xD pq eu sou mais de carros pequenos. Então o pessoal goza comigo e tal, e ainda por cima sendo o HB, dizem k é a minha carrinha, lolol...Eu também lhe chamo fêmea, mas é mais pq é a minha BitcH (BH de matrícula) xD vai comigo p'ra todo o lado.Quando o meu pai não a rouba (não posso é apresentar queixa, pq para todos os efeitos é dele, lol). :evil: Também já lhe chamaram BigHouse, lol.

Resumindo, digo fêmea mas é só a minha, de resto, os Mazdas3 são machos, os 6 há machos e fêmeas, as 5 são fêmeas, and so on ;)

Dervich
01-11-2007, 09:46

Por esta razão há alguns anos atrás, quando se ouviam os comentários de Domingos Piedade na Fórmula 1, se ouvia dizer "a Ferrari de Schumacher está mais lenta que a Mclaren de Hakkinen", etc.

Esta situação encontra algum paralelismo nos termos usados para "barco" em inglês, que são sempre femininos, já que os ingleses não distinguem "barco" (ship) de "nave" (ship).
Para eles, "ship" é sempre uma nave, algo que navega, não interessa se no espaço ou se no mar.

Cá por mim penso sempre em motas como feminino e carros como masculino, embora nas carrinhas talvez seja mais lógico usar o feminino.