PDA

View Full Version : 10000 kms da "Surfista Prateada"

CharlieAlpha
19-12-2007, 11:18
Boas para todos!

Tenho andado um pouco arredado do forum mas, em contrapartida, a "meter" kms em cima da minha Mz5.
Com os 10000 kms cumpridos ontem, começo a preparar-me para uma ida à oficina da Mazda na zona industrial do Porto.

Os pneus Dunlop (diant.) continuam a acusar um desgaste na dobra na parte de fora, como se eu estivesse sempre a curvar todo inclinado sobre pneus sem pressão. Já confirmei que estão nos 2.3 recomendados, portanto não é isso. De resto, o piso parece-me bom.
Se o problema é de alinhamento, e tendo em conta como era antes (com os desgaste exagerados no interior), se calhar prefiro que continuem assim porque, se mexem, ainda estragam... Mas quem vai dar a resposta definitiva vai ser o responsável da oficina.

Os sensores, muito úteis em dias secos, são para esquecer quando chove.
Para cúmulo, é quanto tenho os vidros molhados e com (ainda) menor visibilidade que os SE me deixam ficar mal.
Essa anomalia já foi experimentada por mais alguém?

Entretanto, um deles soltou-se e não consigo meter para dentro, porque sinto que bate num apoio do para-choques ou algo parecido e não quero arriscar partir algo ou traçar um fio. Também vai ser arranjado na oficina.

Os consumos, com o pé mais leve, começam a descer (já cheguei aos 7,48 reais, o mínimo até ao momento), mas basta ligar o AC para fazer frente a estes últimos dias de frio e foi ver o CB aumentar de 6,1 para 6,8 em pouco tempo...

Outro problema estranho é que, ao mudar de rádio para CD, este não é lido e acaba por ser ejectado, muitas vezes com aviso de "Check Disk". Também sucede quando ligo o motor com o CD a tocar.
Também já experimentaram isto?

Karapao
19-12-2007, 11:32
Viva CharlieAlpha

Bons olhos te leiam!

A minha Lady5 também já atingiu os 10M kms e dos pequenos problemas que referes apenas me identifico com algum desgaste na borda exterior dos pneus da frente (principalmente no da esquerda) que , até aqui, era meramente uma desconfiança minha mas, com o teu testemunho, começa a tomar forma de ser uma certeza. Também tenho o cuidado de verificar periodicamente a pressão (2.3 bar) dos pneus.

Estás a fazer consumos muito simpáticos!

Como está o nível do óleo??

Continuação de bons kms e não te esqueças de participar no concurso de fotografia que está a decorrer.

SnowSkier
19-12-2007, 14:38
Os sensores, muito úteis em dias secos, são para esquecer quando chove.
Para cúmulo, é quanto tenho os vidros molhados e com (ainda) menor visibilidade que os SE me deixam ficar mal.
Essa anomalia já foi experimentada por mais alguém?

:shock: Até agora nunca me aconteceu, nem com chuva nem sem chuva! :roll:

Aconteceu-me uma vez dar um sinal contínuo e não intermitente(como deve ser) após uma lavagem... :roll:

MAs depois disso, já lavei várias vezes o carro, apanhei chuva e os SE funcionam a 100%

CharlieAlpha
20-12-2007, 10:45
Já comparei o desgaste com outras Mz5 recentes e verifiquei que acusam também esse desgaste em maior ou menor grau (desconheço as respectivas quilometragens, mas desconfio que esteja relacionado).
De facto, o lado esquerdo parece mais desgastado que o direito (e ontem pareceu-me que o desgaste do lado de dentro começa a ser similar). Também noto que o desgaste parece ser cada vez mais intenso. Em particular se comparado com os pneus de trás, que estão novos.
Quanto aos sensores, nos últimos dias funcionaram bem, mas não se molharam tanto quanto dessa vez que relatei. O que se notou foi duas situações estranhas: ou tocava ininterruptamente mal engatava a marcha-atrás (devido a água que tinha sobre o sensor) ou tocava tão baixo que nem se ouvia (só se descobriu numa ida rápida à oficina). Assim, um estacionamento num parque subterrâneo teve de ser assistido pelo passageiro, porque não havia auxílio de SE e não há visibilidade satisfatória para trás.
Depois, tem corrido tudo bem, mas agora já não estaciono com o mesmo à-vontade que tinha antes.
Sobre os consumos, basta andar com mais calma (agora que já passou a vontade de gozar a máquina ao máximo nos primeiros tempos) e evitar o AC. Não sei se o facto de optar por um tipo de gasóleo sobre outro também influencia.
Mas desconfio que este depósito vai ter consumos elevados novamente... :(

SnowSkier
20-12-2007, 12:54
Outro problema estranho é que, ao mudar de rádio para CD, este não é lido e acaba por ser ejectado, muitas vezes com aviso de "Check Disk". Também sucede quando ligo o motor com o CD a tocar.

De facto, também me acontece de vez em quando. :roll:

Marujo
20-12-2007, 14:48
Isso não serão cd´s manhosos :?:

Um abraço

CharlieAlpha
21-12-2007, 10:21
De facto, eu opto por gravar CDs audio, porque não tenho AudioLink.
Já pensei que o problema poderia ser daí, mas acho estranho que nem sempre aconteça. Quem já experimentou, foi com CDs normais ou gravados?
Outro problema é que, dado que o CD é ejectado, depois tenho de repor na faixa onde estava. Se mudar de faixa muito depressa, no controlo do volante, o CD volta a encravar.
Ontem, fiz uma experiência: dado que o CD não arrancou logo, desliguei e liguei o rádio, e ficou ok. Parece que vou ter de me lembrar de desligar sempre o rádio antes de desligar o motor, para que não arranque mal rode a "chave" (normalmente só desligo o rádio quando preciso de ouvir o apito dos SE).

Quanto ao desgaste dos pneus, parece que também existe no lado de dentro, também na dobra. Já tenho marcada ida à oficina e vou ter de tratar desse assunto.

Karapao
21-12-2007, 12:05
Viva Charlie

Eu não tenho nenhuma dessas ocorrências com o leitor de CD e também utilizo cds gravados em casa.

Talvez valha a pena falares disso quando fores a um concessionário.

Boa sorte com a questão dos pneus. Depois posta aqui o resultado porque eu também já noto esse desgaste que referes, apesar de ser criterioso com a manutenção da pressão dos pneus. E mais, vou sempre à mesma bomba verificar a pressão dos pneus, porque possui um manómetro daqueles que têm + e -

SnowSkier
21-12-2007, 13:01
E mais, vou sempre à mesma bomba verificar a pressão dos pneus, porque possui um manómetro daqueles que têm + e -

Um mecânico de uma oficina de pneus(onde costumo efectuar a troca e verificar a pressão dos pneus) disse-me que não convém confiar muito nos equipamentos de verificação de pressão de ar que existem nas gasolineiras! Na maior parte deles, os valores indicados não correspondem à realidade!

Eu verifico mensalmente a pressão dos meus pneus mas na oficina! :wink:

Dierden
26-12-2007, 13:17

De facto, também me acontece de vez em quando. :roll:

X2

Também me acontece quando passo para a próxima música. Mas há CD's piores que outros, alguns discos nunca me deram problemas.

rpi
28-12-2007, 13:55
Viva,

Eu já vivi o problema dos pneus na minha Sport.
O maior desgaste era no frontal esquerdo por fora.
A Mazda (ou o concessionário) substituíu os 2 pneus por volta dos 12.000Kms e fez uma alinhamento total, pois nenhuma das 4 rodas apresentava valores dentro dos parâmetros.
Com estes pneus já estou a chegar aos 20.000Kms (ai a revisão :oops: ), portanto já têm 8.000Kms sem nenhum sinal aparente de problema. Na mesma quilometragem com os anteriores já se via perfeitamente o desgaste anormal.
Agora o desgaste "normal" é que... não me parece que façam muito mais de 20.000Kms (e eu já achava pouco os 30.000Kms que me faziam os pneus da Focus...) :x ... mas que anda quando a gente quer, lá isso anda! :twisted: :twisted: :twisted:

Outro problema que tenho é com os sensores, estou à espera que sejam substituídos na revisão.
Muitas vezes funcionam bem, mas algumas vezes não. Acho que quando ficam ao sol dão "alarmes falsos". Já me aconteceu 1 vez após um "banho", mas não se repetiu, nem mesmo com a chuva.

Outro dos problemas chamado consumo, tenho de admitir que não é mau de todo para o que anda e o peso que mexe (que ainda se nota mais na cidade, pois o peso está lá, mas parece que não se sente - alguém há de pagar a conta :lol: ). Não tenho tido tempo de actualizar os consumos em http://www.spritmonitor.de/en/detail/182776.html, mas quando conseguir fazê-lo, vão poder ver que, pelo menos até aos 20.000Kms, os consumos vão descendo.

Feliz 2008 para todos! :D :D :D

Wind Rider
01-01-2008, 10:48
O meu rádio tb está sempre a fazer isso com os cd's. Principalmente se passar para rádio e depois voltar para cd, se tiver a meio da faixa encrava muitas vezes! Check disk :evil:
Por acaso só tenho cd's gravados na carrinha 8) , mas vou andar só com originais para ver se vai continuar a fazer!

Se for disso, é pq as meninas são finas! :lol:

_RP_
01-01-2008, 13:38
Eu aumentei a pressão dos meus pneus dos 2.3 para 2.5!

Marujo
01-01-2008, 22:04

Isso não será muito _RP_ :shock: :?:

_RP_
01-01-2008, 22:41

O carro anda sempre com muito pouca carga, só eu e pouco combustivel :lol: , a grande parte das vezes, por isso não vejo grande problema. Ficou foi mais desconfortavel como esperava mas em principio reduzo consumo de combustivel e aumento a longevidade dos pneus.

RPG
07-01-2008, 13:12
[quote="_RP_":1x56eqwn]Eu aumentei a pressão dos meus pneus dos 2.3 para 2.5!

O carro anda sempre com muito pouca carga, só eu e pouco combustivel :lol: , a grande parte das vezes, por isso não vejo grande problema. Ficou foi mais desconfortavel como esperava mas em principio reduzo consumo de combustivel e aumento a longevidade dos pneus.[/quote:1x56eqwn]

pouca carga = menos pressão :roll:

SnowSkier
07-01-2008, 14:02

Eu também fiz o mesmo por sugestão do técnico da oficina onde levei o 5!

E verifica-se um desgaste anormal nos pneus traseiros(pelo lado de dentro) mas que é consequência do facto destes pneus não estarem alinhados verticalmente e sim "/ "! Os da frente estão Ok! :wink: