PDA

View Full Version : Cambota do Mazda danificada

FECN
22-12-2007, 23:16
A cambota do meu Mazda sofreu um desgaste anormal, acabando por danificar-se.
É um Mazda 6 2.0 de 2003 com 136 cv e apenas 100.000Km.
Aconteceu em Novembro de 2007, 15 dias depois de levar um turbo novo.
Já levou dois volantes de motor e duas embraiagens.
Alguém sabe qual a origem destes problemas, sendo o da cambota gravissímo?
Podem dar-me algum contacto para aquisição de uma cambota, nem que seja rectificada?
As revisões e reparações sempre foram em concessionários da marca.
Escrevi para o representante da marca em Portugal, e até hoje continuo à espera de uma resposta.
Acham que seria boa ideia relatar o sucedido à Mazda Europa.
:twisted: :twisted: :twisted:

Karapao
23-12-2007, 10:14
Viva FECN

Bem vindo ao Clube Mazda PT.

As vezes até fico :shock:

Uma cambota
Um turbo
Dois volantes do motor
Duas embraiagens

... isto em 100,000 kms, é de loucos!

Lamento o rol de azares que tens tido, espero que a maioria tenha sido em garantia, caso contrário lá vai €€€€. :evil:

Sem dúvida que faz todo o sentido relatares o sucedido à Mazda, até porque o problema da cambota pode ter resultado de algum mau procedimento de substituição do turbo.

Existe relato aqui no fórum de um problema na cambota dum M6 que resultou devido a uma revisão mal feita num concessionário.

Não perdes nada com isso, vai em frente.

Desejo-te melhor sorte no futuro.

Marujo
23-12-2007, 22:42
Bem vindo FECN, é realmente estranho todos esses problemas, mas em qualquer dos casos sou da mesma opinião do Karapao, deves relatar todos os problemas à Mazda, bater não batem, ralhar não doi :wink:

Boa sorte, um abraço

_RP_
23-12-2007, 23:28
É realmente muito azar! Azar demais...

[Off Topic] Convoco reunião de admins/moderadores a fim de debater assunto urgente!

anjo2
24-12-2007, 03:48
e fotos?

FECN
24-12-2007, 07:50
De facto foi estranho e um grande azar, também eu não esperava este tipo de problemas num mazda.
Será que é caso único ou já houve situações similares?
Sei de pelo menos um caso de substituitição do motor.
Porque é que será que para o novo Mazda há referências a reforço da cambota?
Neste momento perdi a confiança no concessionário e na própria marca face à ausência de respostas.
O que precisava mesmo era dos contactos para arranjar este material ou em alternativa um motor - na marca o $$$ é impensável.

Quanfo substituir a cambota, juntarei as fotos da peça danificada e dos bronzes.

3pelos
24-12-2007, 10:52
Realmente... não sei se será azar ou falta de sorte... nunca ouvi tal caso :shock:
Boa sorte no assunto...

Quanto a motores usados... depende da zona que és...

Em Sacavém (nas sucatas) há uma grande variedade de mateiral à venda...

Karapao
24-12-2007, 10:54
De facto foi estranho e um grande azar, também eu não esperava este tipo de problemas num mazda.
Neste momento perdi a confiança no concessionário e na própria marca face à ausência de respostas.
O que precisava mesmo era dos contactos para arranjar este material ou em alternativa um motor - na marca o $$$ é impensável.

Quanfo substituir a cambota, juntarei as fotos da peça danificada e dos bronzes.

Vai-nos mantendo ao corrente da situação.

FECN
24-12-2007, 11:51
Antes de passar por estas chatices todas também não tinha conhecimento destes casos, mas à medida que vou contactando outras pessoas e lendo mais sobre assunto, há evidências claras que situações destas são mais comuns do que podemos imaginar.
Entretanto consegui um contacto no estrangeiro que tem uma cambota rectificada + os bronzes por aproximadamente 1.000€, enquanto que a de origem por 1.800€.
Será que a rectificada pode ser usada sem qualquer problema?
A mim parece-me que si, contudo gostava se saber a vossa opinião.

Continuo a estranhar a e sem perceber a total autismo por parte da Mazda Portugal.
Talvez seja uma estratégia para "desfidelizar" os clientes.
É por esta e por outras que as vendas em Portugal da Marca continuam a caír.

Obrigado e um abraço

Karapao
24-12-2007, 12:50
... mas à medida que vou contactando outras pessoas e lendo mais sobre assunto, há evidências claras que situações destas são mais comuns do que podemos imaginar.

Onde estão essas evidências? :roll:

Temos várias dezenas de utilizadores de M6 e o único caso que existe com problemas numa cambota derivou de uma assistência incorrecta por parte de um concessionário.

Por outro lado, a Mazda foi considerada, pela 3ª vez consecutiva, a marca mais fiável do mundo.

Continuo a estranhar a e sem perceber a total autismo por parte da Mazda Portugal.

Do conhecimento que os utilizadores nos vão passando aqui no fórum, a Mazda tem sido diligente na resolução dos problemas que aparecem, no âmbito da garantia, claro está.

A Mazda tem sido a marca que maior evolução tem tido nos últimos tempos em termos de penetração de quota de mercado e a tendência é para continuar a aumentar com o lançamento do novo M2 e M6.

As vendas da Mazda não estão, de forma alguma, a cair. Antes pelo contrário.

FECN
24-12-2007, 14:00
Evidências três:
Contacto com dois concessionários diferentes daquele onde o meu mazda ia às revisões reparações e com um sucateiro, um com a cambota num 6 completamente destruida, outro situação igual e substituiram o motor o sucateiro tem recibido inúmeros pedidos de motores do 6.
Um contacto feito há pouco, a pessoa com conatctei disse-me que há pouco tempo lhe tinham solicitado um motor.
E o porquê da Mazda reforaçar a cambota nesta nova série.

O meu Mazda não está de facto na garantia, apesar disto o mínimo que a mazda poderia fazer era averiguar se no decorrer das revisões, estas tem a peridicidade correcta as mudanças de óleo devem ser de 20.000 em 20.000 ou menor.
O turbo foi montado com a pressão corrrecta os procedimentos foram adequados.

Nestas situações sou de opinião que a mazda não deveria ingnorar, bem pelo contrário, investigar e apurar a não conformidade.

Se a marca se preocupa-se me ajudar os clientes em situações destas, provavelmente o cliente continuaria fiel à marca.

Quanto às vendas, li não sei aonde que as vendas tinham descido substancialmente.

Li também em alguns foruns no reino unido que estes carros tinham dado alguns problemas.

Um abraço

jpereira
24-12-2007, 14:06
Antes de passar por estas chatices todas também não tinha conhecimento destes casos, mas à medida que vou contactando outras pessoas e lendo mais sobre assunto, há evidências claras que situações destas são mais comuns do que podemos imaginar.
Entretanto consegui um contacto no estrangeiro que tem uma cambota rectificada + os bronzes por aproximadamente 1.000€, enquanto que a de origem por 1.800€.
Será que a rectificada pode ser usada sem qualquer problema?
A mim parece-me que si, contudo gostava se saber a vossa opinião.

Talvez seja uma estratégia para "desfidelizar" os clientes.

Obrigado e um abraço

Acho este caso muito interessante, eu direi mesmo um 'study case' da fiabilidade Mazda.

Ora vamos por partes (meu caro FECN...)
1- O carro foi comprado novo ou usado?
2- Tinha uma reprog para ter + cv's?
3- As embraigens foram mudadas na marca ao abrigo da garantia?

Eu vou pondo as questões tu as respostas, daqui a uns poucos de posts eu digo-te o que se passou... :wink:

Nota: É certo que o serviço pós-venda da Mazda em Portugal não é sem duvida o melhor do mundo! Mas se isto te cria descrédito pela marca, tenta por exemplo um pós venda tipo Renault, no qual já te tinham dado uma resposta do tipo: " Esse modelo é assim..., é um problema de fábrica. :? "

FECN
24-12-2007, 14:13
1- O carro foi comprado novo,

2- Não tinha reprog. para + Cvs,

3 - A 1.º na garantia a 2ª não.

Fiquei verdadeiramente desiluidido, tanto que no decorrer de 2008, ia trocar pelo novo M6, e já desisti da ideia.

Já possuí dois carros marca renault e nunca tive este tipo de problemas e sempre fui bem tratado.

anjo2
24-12-2007, 14:38
Podes colocar algumas fotos do teu carro?

A Mazda é considerado o carro com maior fiabilidade e o numero de vendas disparou com o "Zoom-Zoom"

FECN
24-12-2007, 14:40
Neste momento não posso, o carro está na oficina com o motor desmontado.

Um abraço

Karapao
24-12-2007, 16:00
Fiquei verdadeiramente desiluidido, tanto que no decorrer de 2008, ia trocar pelo novo M6, e já desisti da ideia.

Já possuí dois carros marca renault e nunca tive este tipo de problemas e sempre fui bem tratado.

Não fiques desiludido FECN.

A Mazda é uma boa marca de automóveis e, como em tantas outras, por vezes ocorrem problemas.

Fiabilidade não significa ausência de problemas, mas sim menos problemas estatísticamente. Os seja, a probabilidade de voltares a ter problemas com um Mazda é estatísticamente muito baixa. Neste momento, a mais baixa do mercado, de acordo com organismos independentes.

Quando puseres as mãos no teu novo Mazda 6 esqueces-te logo desses azares.

Give it a try!

Karapao
24-12-2007, 18:40
Para quem não sabe, a cambota, assinalada a vermelho na figura, é o componente do motor para onde é transferida a força da explosão ou combustão do combustível, através da cabeça da biela.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/ac/Cshaft.gif/200px-Cshaft.gif

_RP_
24-12-2007, 19:12
Muito bem Karapao! :shock:

jpereira
25-12-2007, 22:00
1- O carro foi comprado novo,

2- Não tinha reprog. para + Cvs,

3 - A 1.º na garantia a 2ª não.

Desde já agradeço-te os elementos dados.

O problema inicial tinha a haver com algum defeito no Volante de Inércia do Motor que danificou a 1ª embraiagem
Provávelmente o dano que agora surgiu na cambota já teve início aquando da avaria da 1ªembraiagem.
A Cambota está ligada ao Volante de inércia no qual se fixa por sua vez o mecanismo de embraiagem.
Quando hà um problema num deles é 'tipo pescadinha com rabo na boca': Todos os componentes sofrem!

O problema na cambota embora seja menos comum é o mais caro (€€€).

Como outros já disseram, tiveste azar, pois pode acontecer em todas as marcas.
Na Mazda tens menos probabilidade (mas pode acontecer...).

Bons kms (quando tiveres o carro)

mazda3d
25-12-2007, 23:39
A cambota do meu Mazda sofreu um desgaste anormal, acabando por danificar-se.
É um Mazda 6 2.0 de 2003 com 136 cv e apenas 100.000Km.
Aconteceu em Novembro de 2007, 15 dias depois de levar um turbo novo.
Já levou dois volantes de motor e duas embraiagens.
Alguém sabe qual a origem destes problemas, sendo o da cambota gravissímo?
Podem dar-me algum contacto para aquisição de uma cambota, nem que seja rectificada?
As revisões e reparações sempre foram em concessionários da marca.
Escrevi para o representante da marca em Portugal, e até hoje continuo à espera de uma resposta.
Acham que seria boa ideia relatar o sucedido à Mazda Europa.
:twisted: :twisted: :twisted:

Tambem a cambota da minha quebrou este mes. Tinha apenas 67 M km
Aguardo a chegada de um motor novo. "Felizmente" foi ao abrigo da garantia, no entanto estou desapontado com o sucedido. Enfim

FECN
25-12-2007, 23:59
Como o nosso amigo mazda3d relatou, sucedeu-lhe exactamente o mesmo e apenas com 67.000Km.

O o jpereira aponta a causa do problema, no volante do motor, parecendo-me também que o dano na cambota teve como causa principal a primeira substituição da embraiagem.

Será que estamos perante um problema de motor que a marca está a esconder dos clientes.
Nestes casos a prudência aconselharia à marca a rever estes motores

Cado
26-12-2007, 11:41
Sabem me dizer como é que se identifica este problema?
Quais sao os sintomas?

jpereira
26-12-2007, 21:51
É lá!!!

Já estou a contar 2 cambotas partidas!

Aqui hà gato.... :roll:

Marujo
26-12-2007, 21:54
É lá!!!

Só se for o do Snow :lol:

Karapao
26-12-2007, 21:56
Quais sao os sintomas?

Afinal quais são os sintomas? :roll:

3pelos
26-12-2007, 21:56
É lá!!!

Calem-se lá com os gato que daqui a pouco aparece por aqui o SS à chumbada a todos :twisted: :lol:

jpereira
26-12-2007, 23:30
Como gosto de ajudar fica os telefones da Mazda Motor Portugal:

213 513 240 e 213 512 771

Boa Sorte!

FECN
27-12-2007, 13:49
No meu começou por danificar-se a embraiagem e o volante do motor, julgo que foi aí que tudo começou.

A seguir veio o turbo.

15 dia depois do turbo foi a vez foi a cambota + outro volante do motor + outra embraiagem.

No meu caso não avisou antes, só se percebeu quando a biela começou a bater na cambota.

SnowSkier
27-12-2007, 15:01
É lá!!!

Calem-se lá com os gato que daqui a pouco aparece por aqui o SS à chumbada a todos :twisted: :lol:

Já não tarda muito... :evil: :twisted:

mazda3d
29-12-2007, 00:10
Quais sao os sintomas?

Afinal quais são os sintomas? :roll:

O sintoma quando detectado já é tarde. No meu caso foi um grilar e posteriormente um ruído estridente nada agradável. Parecia que andava com a panela rota mas com um grilo lá dentro.

Não houve consumo de óleo, fumos no escape. Foi uma surpresa. Não notei perda de potência.

Rimo
31-12-2007, 07:59
bem neste tipo de "azares" basta um apoio da cambota ter um desgaste anormal, que vai logo o motor todo embora... de seguida eram os pistons e a cabeça... e tambem talvez a bomba injectora... po que te tenho a dizer, é arranja um motor, investe mais uns euros e manda ver se o motor novo não vai ter o msm problema ...

Fierce
31-12-2007, 10:54
Tenho um M6 de Novembro de 2003, de 136cv. Neste momento ele tem 118.000 km, e, até à data tenho um registo de 0 avarias no motor.

Nunca tive problemas no turbo e muito menos tive que substituir uma embraiagem. Nem sequer houve uma vez que ele não pegou à primeira ou algo do género (excepto quando necessitou de uma nova bateria).

Ás vezes o azar bate-nos à porta, e basta que uma coisa corra mal para sucederem-se diversos problemas. Uma mudança de embraiagem não deveria ser algo de especial... Não te posso ser útil neste caso, apenas te desejo boa sorte.

Cado
12-01-2008, 16:05
entao como e que vai a situaçao da reparaçao?

FECN
13-01-2008, 17:24
Comprei um motor completo, usado com poucos Km.
Apesar de poder substituir apenas a cambota, já que todos os componetes do motor estão em boas condiçoes, só que o custo era praticamente igual ao motor que comprei.

É extremamante difícil encontrar peças usadas ou recondicionadas.

Karapao
13-01-2008, 19:02
Comprei um motor completo, usado com poucos Km.
Apesar de poder substituir apenas a cambota, já que todos os componetes do motor estão em boas condiçoes, só que o custo era praticamente igual ao motor que comprei.

É extremamante difícil encontrar peças usadas ou recondicionadas.

Excelente, FECN

Onde conseguiste esse motor?

Marujo
13-01-2008, 21:36
E tens garantias dele :?:

FECN
22-01-2008, 23:20
Este motor foi conseguido num empresa que compra carros acidentados e os revende em peças.

Tenho garantia de 6 meses, o habitual em motores usados.

Acabei de ler no forum que ao José Salvador aconteceu-lhe exactamente o mesmo que ao meu Mazda.

helder machado
21-04-2008, 19:06

realment deve ser azar "nosso" msm tanto eu como o meu pai temos(ou tinhamos) 2 mazda 6 sw diesel 136cv de 2002/2003 a minha levou embraiagem 120.000km o que será normal , levou um turbo aos 135.000km o k já ñ achei muito normal e agora o 4º cilindro derreteu (tudo isto na minha ) a do meu pai tem neste momento 140.000km e ficou ontem na estrada e pelos sintomas vai ser o mesmo problema que a minha......
dito isto acho que ñ é necessario dizer muito mais....se ñ ,TENHO MUITO AZAR

MRF
21-04-2008, 20:41
Realmente tens tido bastante azar :( :(