PDA

View Full Version : Legalização de medida de pneus

danielML
09-01-2008, 20:49
Aqui vai uma serie de contactos que fiz

Exmos senhores,
Tenho um Mazda 323F de 1996 que vinha de origem com pneus tamanho 175/70 R13.
Nas anotações especiais tenho as medidas 185/60 R14 e 205/50 R14.
Gostaria de saber se posso colocar pneus 195/60 R14 sem problemas legais uma vez que se trata de uma medida intermédia ou se preciso de alguma autorização para o efeito.
Obrigado pela atenção.
Cumprimentos,
(da2el)

Resposta Mazda Motor de Portugal

Ex.mo Senhor (da2el),
A Mazda Motor de Portugal agradece o seu contacto.
Em resposta à sua questão, vimos informá-lo que deverá contactar a seguinte empresa:

T.D.S. Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Rua Julieta Ferrão n.º 12 - Escritório 806
1600-131 LISBOA
Tel.: 21 799 35 22
Fax: 21 799 35 23
E-mail: geral@tdsauto.pt

Sem outro assunto de momento.
Melhores cumprimentos,
Isabel Gonçalves
Responsável Linha Mazda

Resposta TDS

Ex.mo Senhor,
Na sequência do seu contacto informamos que o procedimento para a obtenção da declaração de pneumáticos é o envio de uma carta com a indicação das dimensões de pneumáticos pretendidas, até um máximo de duas, juntamente com uma fotocópia do Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Documento Único (frente e verso).

Relativamente à dimensão de pneumáticos, a medida 195/60 R14 é possível de ser autorizada.

A declaração tem um custo de 50 euros, mediante pagamento em cheque ou vale correio à ordem de T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda., ou em dinheiro.

A morada para envio é a abaixo indicada.
Com os melhores cumprimentos,
Telmo Nunes

T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Rua Julieta Ferrão, 12 - Escritório 806
1600 - 131 LISBOA
Tel: 217 993 522
Fax: 217 993 523

Pode ser que interesse a alguém...a mim não interessou

Abrazoom

Rimo
09-01-2008, 21:57
intressame a mim! quero por no meu 323F a medida 205/55 R16 ...

NoBrakes
09-01-2008, 22:14
acho piada na resposta da TDS terem escrito "até um máximo de duas"!!!
qual era o problema de pedir para legalizar mais que duas medidas!!! cambada de gajos esquisitinhos :evil:

_MoReNo88_
09-01-2008, 22:18
Eu tenho a cópia do documento que o MazdaGold "adquiriu" no Instituto de Laboratório Automóvel (acho que é assim... :roll:) onde pagou 150€ e legalizam a medida 215/40 R17 :mrgreen:

Agora resta-me saber, se com a cópia do documento a cores, poderei ir à dgv e proceder apenas à legalização, visto que tenho a cópia do documento e que, apesar de não se tratar do mesmo carro, trata-se de um carro completamente igual, do mesmo modelo, motor, etc...

:wink:

danielML
09-01-2008, 22:19
Eu tenho a cópia do documento que o MazdaGold "adquiriu" no Instituto de Laboratório Automóvel (acho que é assim... :roll:) onde pagou 150€ e legalizam a medida 215/40 R17 :mrgreen:

Agora resta-me saber, se com a cópia do documento a cores, poderei ir à dgv e proceder apenas à legalização, visto que tenho a cópia do documento e que, apesar de não se tratar do mesmo carro, trata-se de um carro completamente igual, do mesmo modelo, motor, etc...

:wink:

fizeste muito bem em ter essa cópia
assim está ali preto no branco

Abrazoom

3pelos
10-01-2008, 00:10
Foi com essa empresa (TDS) que tratei da documentação para a legalização das jantes 15" e pneus 205/195...

Tenho tudo legal de momento (jante e pneu), apesar de ter que largar €50 pra TDS + €30 pra DGV (o que custou), valeu a pena, e foi rápido.

SnowSkier
10-01-2008, 12:54
Eu gostava de aumentar a os meus pneus para 225/45 mas não sei se será autorizada! :roll:

SnowSkier
10-01-2008, 13:23
Já lhes mandei um Mail também! :wink:

3pelos
10-01-2008, 14:24
Então é só esperares... normalmente são rapidos a responder...

SnowSkier
10-01-2008, 14:39
Então é só esperares... normalmente são rapidos a responder...

O problema é que para o 5 acho que não vão autorizar, a menos que já tenham efectuado testes neste carro com medidas superiores! :roll:

3pelos
10-01-2008, 14:50
É tudo uma questão de Euros... :roll:

SnowSkier
10-01-2008, 14:57
Já que são rápidos a responder, lá isso são...

Então é assim:

Mandei-lhes este mail:

Exmos senhores,

Tenho um Mazda 5 Sport de 11/2006 que vinha de origem com pneus medidas 205/50 R17.

Gostaria de saber se posso colocar pneus 225/45 R17 ou uma outra medida acima da de 205/50/R17 sem problemas legais uma vez que se trata de medidas que não estão registadas no DUA(vulgo livrete) ou se preciso de alguma autorização para o efeito.

Muito obrigado pela atenção.

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Santos

E a TDS respondeu:

Ex.mo Senhor,

Informamos que a alteração de pneumáticos num veículo requer sempre autorização da marca para o efeito e posterior averbamento da mesma medida na documentação do veículo.

Após análise técnica da dimensão pretendida informamos que é possível autorizar apenas até à medida 215/45 R17.

Caso pretenda a declaração o procedimento é o envio de uma carta com a indicação da dimensão de pneumáticos pretendida juntamente com uma fotocópia do Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Documento Único (frente e verso).
A declaração tem um custo de 50 euros, mediante pagamento em cheque ou vale correio à ordem de T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda., ou em dinheiro.

Telmo Nunes

1600 - 131 LISBOA
Tel: 217 993 522
Fax: 217 993 523

Agora só falta a autorização da MAZDA Portugal! :roll:

Mas a medida autorizada é inferior à que pretendo! :evil:

3pelos
10-01-2008, 15:08
Se te autorizam 215 podes meter 225 à vontade, dão sempre desconto de 10 valores acima ou abaixo da medida autorizada.

Na Astra vinha no livrete 175 e sempre levou e leva 185, nunca tive stresses com a IPO nem policia.

danielML
10-01-2008, 15:35
então porque é que a mim queriam 50eurs pra passar de 185 para 195?
Chulos...

Quando chegar á altura da inspeção paro la o carro e pergunto "aqui dão desconto ou não?" Se disserem não eu digo "Então só um momento que vou a casa troca-las já venho"

Abrazoom

3pelos
10-01-2008, 15:38
Porque pediste pra alterar :roll: mas para andar com uma medida acima ou abaixo não precisas autorização :wink:

danielML
10-01-2008, 15:46
acho que era obrigação serem justos e dizerem
"para essa medida não precisa autorização"
eu fui bem claro a dizer que era por motivos legais

faço já queixa à DECO ou vou lá e peço o livrinho das postas de pescada

Abrazoom

SnowSkier
10-01-2008, 15:46
Se te autorizam 215 podes meter 225 à vontade, dão sempre desconto de 10 valores acima ou abaixo da medida autorizada.

Na Astra vinha no livrete 175 e sempre levou e leva 185, nunca tive stresses com a IPO nem policia.

Eu sei...o problema é que tenho algum receio que o controlo de estabilidade e tracção não funcione correctamente pelo facto dos pneus serem mais largos. E sei que, a TDS não dá ponto sem nó e quando dizem que a medida xpto é a adequada é porque já efectuaram testes no carro com esses pneus!

Daí as minhas dúvidas mas, sou capaz de fazer isso... :roll:

3pelos
10-01-2008, 15:47

Abrazoom
Às vezes esqueces-te que tás em Portugal :wink: :lol:

SnowSkier
10-01-2008, 15:54

Abrazoom
Às vezes esqueces-te que tás em Portugal :wink: :lol:

MAs atenção! O facto de ter pneus com medida acima do permitido, não chumba na inspecção mas fica anotado na mesma!! :evil: E isso pode trazer problemas com a policia, se resolverem implicar com a situação... :evil:

A última palavra é sempre deles... :roll:

SnowSkier
10-01-2008, 15:56
...mas também, sempre posso comprar uns pneus com medida acima e, como a inspecção é só daqui a 3 anos, na altura mudo para o permitido e depois volto a mudar para os mais largos!! :twisted: :lol:

O pior é se a "bófia " me apanha... :roll: :lol:

3pelos
10-01-2008, 16:01
Uma medida acima não vem anotado na folha da inspeção!!!

E se a bófia te apanhar só têm é que se calar porque tás legal...

danielML
10-01-2008, 16:59

Eu sei...o problema é que tenho algum receio que o controlo de estabilidade e tracção não funcione correctamente pelo facto dos pneus serem mais largos. E sei que, a TDS não dá ponto sem nó e quando dizem que a medida xpto é a adequada é porque já efectuaram testes no carro com esses pneus!

Daí as minhas dúvidas mas, sou capaz de fazer isso... :roll:

eles têm lá tempo para tanta configuração de modelo/motorização/pneu?
o que eles usam também podes usar por exemplo aqui:
http://www.pneubeato.com/velocidade.htm
metes a medida do pneu actual e a do pneu que queres pôr
se a diferença de velocidade/diametro da roda for grande (eles devem ter um valor) dizem que sim ou que não

Abrazoom

_MoReNo88_
10-01-2008, 17:40
Porque pediste pra alterar :roll: mas para andar com uma medida acima ou abaixo não precisas autorização :wink:

Pois... já tinha dito isso várias vezes... Por incrível que pareça (e o mesmo se passou com o Yellow Dream), no livrete do meu mazda, estão como medidas 175/70 R13 e apenas esta.... nas anotações especiais apenas está uma coisa qualquer sobre o ruído em dB's...
O carro sempre teve 185/65 R14 e nunca tive problemas na IPO... Todos os anos leva com anotação mas nunca falam em tal....

Por isso, para quê preocupar-me? :roll:

Trieste
10-01-2008, 21:59
...o problema é que tenho algum receio que o controlo de estabilidade e tracção não funcione correctamente pelo facto dos pneus serem mais largos...
Em princípio funcionará tudo correctamente porque os sensores vão sempre detectar se tens uma roda a girar mais rápido que outra.

_RP_
10-01-2008, 23:53
...o problema é que tenho algum receio que o controlo de estabilidade e tracção não funcione correctamente pelo facto dos pneus serem mais largos...
Em princípio funcionará tudo correctamente porque os sensores vão sempre detectar se tens uma roda a girar mais rápido que outra.

Exatamente! Em cada roda existe um sensor de velocidade a mdeir constantemente.

Rimo
11-01-2008, 01:08
e o mesmo sensor funciona para o ABS e o DSC ...

ja agora tambem mandei um mail a perguntar se autorizavam as medidas 205/45 R16 no meu triciculo

danielML
11-01-2008, 08:29
Todos os anos leva com anotação mas nunca falam em tal....

isso é sem duvida estranho
uma anotação mesmo de nivel 1 não te reprova mas no ano seguinte tem de estar corrigido ou nesse caso já dá reprovação

Abrazoom

3pelos
11-01-2008, 10:30
Só leva anotação nivel 1 se tiveres pneus duas ou mais medidas acima (ou abaixo, mas ninguem diminui) ou tamanho de jante diferente.

Como já disse, sempre andei com 185 quando no livrete tava 175, e fui mandado para em operações stop daquelas que os tipos vêm tudo mesmo (tipo à saida de Palmela e Sacavem dos "picas") e não implicaram com isso nem a IPO.

NoBrakes
11-01-2008, 10:34

como já foi dito em cima, se apanhares a bófia e o gajo for complicadinho, passa-te o belo do ticket!!

medidas de pneumáticos que não estejam no livrete são ilegais.
na IPO os gajos n podem chumbar mas o pessoal lá leva com a anotação.

danielML
11-01-2008, 11:36
Como estamos a ver não há um concenso
Parece que depende sempre de quem está na IPO e quem está na patrulha

Abrazoom

Rimo
11-01-2008, 11:38
bem ja obtive uma resposta, eles aprovame a medida 205/45 R16 ;)

_MoReNo88_
11-01-2008, 12:05

como já foi dito em cima, se apanhares a bófia e o gajo for complicadinho, passa-te o belo do ticket!!

medidas de pneumáticos que não estejam no livrete são ilegais.
na IPO os gajos n podem chumbar mas o pessoal lá leva com a anotação.

Se me chegar a acontecer.... levo a multa à mazda... :roll:
Afinal de contas, a culpa não é minha!

SnowSkier
11-01-2008, 12:46

Desculpa, 3pelos, mas eu tive um Rover Tourer que tinha pneus no livrete de 185/55 R 15 e após um ano de o ter comprado alterei para 195/55 R15! Desde aí, sempre que fui à inspecção e apesar de nunca ter chumbado na mesma ficava sempre anotado o registo "veículo com medidas de pneumáticos superior ao anotado". Garanto!!!

Daí a minha observação porque senão ficasse anotado punha duas medidas acima! :lol:

Rangelito
11-01-2008, 12:49

Desculpa, 3pelos, mas eu tive um Rover Tourer que tinha pneus no livrete de 185/55 R 15 e após um ano de o ter comprado alterei para 195/55 R15! Desde aí, sempre que fui à inspecção e apesar de nunca ter chumbado na mesma ficava sempre anotado o registo "veículo com medidas de pneumáticos superior ao anotado". Garanto!!!

Daí a minha observação porque senão ficasse anotado punha duas medidas acima! :lol:

O meu ford tb andou anos com pneus uma medida a cima, na inspecção fica anotado, mas não há problema nenhum... ninguem implica...

SnowSkier
11-01-2008, 13:01
Eu sei que ninguém implica...por isso, se calhar, até o vou alterar! :roll:

_MoReNo88_
11-01-2008, 14:14
Eu sei que ninguém implica...por isso, se calhar, até o vou alterar! :roll:

Mai nada.... assim mesmo! :mrgreen:

NoBrakes
11-01-2008, 14:34
eu nestas questões gosto muito de ter o carro conforme a lei, assim nunca fico com borboletas no estômago na eventualidade de ser mandado parar pelo xôr agente.

eventualmente irei por jante 17 no fumarento, mas será uma medida que a Toyota aprove e só irei por quando o livrete estiver actualizado com essa medida ;)

SnowSkier
11-01-2008, 15:19
eu nestas questões gosto muito de ter o carro conforme a lei, assim nunca fico com borboletas no estômago na eventualidade de ser mandado parar pelo xôr agente.

eventualmente irei por jante 17 no fumarento, mas será uma medida que a Toyota aprove e só irei por quando o livrete estiver actualizado com essa medida ;)

Só que assim, não sentes a adrenalina de andar a "roçar" a ilegalidade!! :lol: :lol: :lol: :P :twisted: :twisted:

danielML
11-01-2008, 15:22
eu ando a roçar a ilegalidade 8)
borboletas no estomago também é um belo conceito :lol:

Abrazoom

3pelos
11-01-2008, 15:29
Pronto SS... é um caso, eu de facto nunca tive problemas, pronto... tu tiveste...
Cada um tem o que merece :twisted: :lol:

NoBrakes
11-01-2008, 16:09

Só que assim, não sentes a adrenalina de andar a "roçar" a ilegalidade!! :lol: :lol: :lol: :P :twisted: :twisted:

neste momento ainda "roço" a ilegalidade, mas espero que seja por pouco tempo.... lá para o verão as coisas já ficam direitas :)

SnowSkier
11-01-2008, 21:52
Pronto SS... é um caso, eu de facto nunca tive problemas, pronto... tu tiveste...
Cada um tem o que merece :twisted: :lol:

:lol: :lol:

Não! Eu nunca tive problemas...até à data! O que disse foi que as medidas dos pneus ficam anotadas na folha da inspecção! :wink:

Marujo
11-01-2008, 23:48
Mas o carro passa na mesma, isso é que interessa :wink:

SnowSkier
12-01-2008, 01:13
Mas o carro passa na mesma, isso é que interessa :wink:

Exactamente!! 8)

Zangas
27-03-2008, 18:26
De: Samuel Povoas [mailto:samuel_povoas@hotmail.com]
Enviada: domingo, 23 de Março de 2008 17:44
Para: geral@tdsauto.pt
Assunto: Alteração das Medidas de Jantes/Pneus

Boa tarde.

Tenho um Mazda 323F de 97 que trazia de origem jantes 14".

Gostava de saber se é possivel a alteração para jantes 16" e o que é necessário para proceder à alteração.

Informaram-me no concessionário Mazda de Castelo Branco que eram vocês que tratavam desse tipo de assunto.

Sem outro assunto.

Samuel Póvoas.

RE: Alteração das Medidas de Jantes/Pneus
De: T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda. (geral@tdsauto.pt)
Enviada:segunda-feira, 24 de março de 2008 9:35:37
Para: 'Samuel Povoas' (samuel_povoas@hotmail.com)

Ex.mo Senhor,

Na sequência do seu contacto informamos que o procedimento para a obtenção da declaração de pneumáticos é o envio de uma carta com a indicação das dimensões de pneumáticos pretendidas, até um máximo de duas, juntamente com uma fotocópia do Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Documento Único (frente e verso).

Relativamente a dimensões de pneumáticos, a medida máxima autorizada pela marca é 195/50 R15, não sendo possível autorizar medidas em jante 16.

Telmo Nunes

1600 - 131 Lisboa
Portugal
Tel: +351 217 993 522
Fax: +351 217 993 523
Mail: geral@tdsauto.pt

Ainda não tive oportunidade de lhes responder novamente dizendo que na altura da compra havia um modelo exactamente igual (tirando a furação das rodas) que vinha de serie com jante 16...
Senão lá terá de ficar com as de 15 mas uma vez que vou investir preferia as 16

meialeca
01-12-2010, 01:34
Boas,
Sabem que medidas é possível legalizar num Mazda mx5 de 91? Gostava de por jante de 15 e pneu de 195 ou até 205.

3pelos
01-12-2010, 01:41
Boas,
Sabem que medidas é possível legalizar num Mazda mx5 de 91? Gostava de por jante de 15 e pneu de 195 ou até 205.
É perfeitamente possivel, quando tinha o meu NA de 90 fiz isso, contactas a TDS:
http://codigopostal.ciberforma.pt/dir/empresa2.asp?emp=173125

Pagas 50euros pela declaração, se lá fores trazes na hora, levas os documentos do carro e dinheiro (não têm pagamento multibanco), depois pegas nessa declaração e vais ao IMTT pra colocarem no DUA, pagas mais 30euros.

Importante: Podes pedir na declaração até 2 medidas e pagas o mesmo valor, ou seja, pedes logo 195R15 e 205R15.

Tambem o fiz pro meu 323 :muitofixe:

tiagolopes
02-12-2010, 21:11
Eu já estou a espera de umas medidas novas para o 3!
215/45/17
Foi só ligar para a TDS e depois enviar o que já foi dito no tópico.
Agora e so esperar pela papelada:mrgreen: