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View Full Version : Mazda 323 BG 1.3i 16v


CyBerBoy
14-04-2008, 18:16
Viva
Chamo-me Sérgio, sou do Porto e dono de um 323 BG .
O carro tem 75 000kms e é o 1.3 GLX de 1995.

Foi-me oferecido por um amigo que o tinha parado há 3 anos.
Tem os cantos do para choques da frente esmurrados.
Esta a precisar de levar uma polidela.

Tem jante 13 e espero colocar umas 14 nem que sejam em ferro.
Vou colocar uma Barra AA. home made.
Mais tarde penso fazer umas alterações no para choques da frente.
Abraços a todos

http://img74.imageshack.us/img74/9467/5551092exposedd6.th.jpg (http://img74.imageshack.us/my.php?image=5551092exposedd6.jpg)

http://img524.imageshack.us/img524/9951/1187288magda01tt4.th.jpg (http://img524.imageshack.us/my.php?image=1187288magda01tt4.jpg)

MRF
14-04-2008, 20:56
Bem vindo ao forum, penso que uns pequenos retoqes isso fica como novo :wink:

danielML
14-04-2008, 21:02
bem grande amigo esse
o carro é espetacular gosto muito da traseira

Abrazoom

Marujo
14-04-2008, 21:28
CyBerBoy bem vindo quando puderes faz uma viagem a este topico (http://mazdapt.com/forum/viewtopic.php?t=2126)!

Tens aí uma bela maquina, fala-nos mais dela e fotos enche-nos de fotos!

Um abraço :wink:

3pelos
14-04-2008, 22:24
Bem vindo Sergio, parabens pela máquina... isso é que são amigos :wink:

_MoReNo88_
15-04-2008, 04:27
Bem vindo Sérgio e que grande amigo esse! :)
Tens aí uma grande máquina, suficiente para durar uma vida!
Com uns toquezinhos aqui e ali e fica mais que novo :wink:

Boa sorte e sempre que tenhas novidades, posta-as aqui, com fotos de preferência :P

Fullpower
15-04-2008, 21:46
Bela maquina essa.Queremos mais fotos.

danielML
14-05-2008, 12:48
tens o simbolo da frente pintado a vermelho?

Abrazoom

CyBerBoy
21-05-2008, 13:00
tens o simbolo da frente pintado a vermelho?

Abrazoom

Devido a amigos do alheio nem símbolo tenho :shock:

Vou ver se coloco umas fotos do maquinão.
Para já fiz uma chapeleira nova, pois a que tinha
estava esburacada por causa das colunas.
Não tenho colunas atrás, logo há que tapar os buracos.

MRF
21-05-2008, 13:57
Venham de là essas fotos 8)

_MoReNo88_
21-05-2008, 13:57
tens o simbolo da frente pintado a vermelho?

Abrazoom

Devido a amigos do alheio nem símbolo tenho :shock:

Vou ver se coloco umas fotos do maquinão.
Para já fiz uma chapeleira nova, pois a que tinha
estava esburacada por causa das colunas.
Não tenho colunas atrás, logo há que tapar os buracos.

Podias sempre meter umas colunas daquela medida, ou de outra medida ajustando o buraco, mas pronto!
Assim tens uma chapeleira que possas usar para esse tipo de experiências :wink:

CyBerBoy
23-05-2008, 21:00
_MoReNo88_
Prefiro o som com colunas de duas vias á frente
e depois havendo posses, ou woofers nas quartelas traseiras
ou subwoofer na mala.


Infelizmente, tenho más noticias sobre a máquina.

Algum querido ser humano, lembrou-se de me meter
o guarda-lamas e beira da porta dentro, além de me partir o pisca.

Como bom ser humano, nem sequer deixou uma nota.
Como sortudo que sou, ninguém assistiu.
Ter o carro estacionado e chegar e estar todo arrebentado.....

Depois lê-se nos jornais que fulano matou sicrano numa discussão,
mas eu não estou a ver outra coisa que quem me fez aquilo ao carro merecesse, senão tirar-lhe a tosse.

Depois ponho fotos.

danielML
23-05-2008, 21:08
txiii k mas noticias
por causa desse ser ja nem vamos ver a maquina no seu melhor

Abrazoom

_MoReNo88_
24-05-2008, 02:48
Eich... que cena :?
Enfim... sorte para a resolução do problema... :?

Galamares
24-05-2008, 15:16
Infelizmente acontece várias vezes. Já aconteceu eu ver situações dessas e faziam de conta como se não fosse nada com elas, mas até cheguei a deixar um papel com a matricula de um :evil:


Boa Sorte com o carro, isso aos poucos e poucos vai lá. Estima-o


Abraços.

_MoReNo88_
24-05-2008, 15:43
Também fiz isso no ano passado em Armação de Pêra... um bêbado qualquer com um Opel Corsa A numa curva, bateu em cheio na traseira de um Audi A4 novinho em folha... ainda o tentei fazer parar mas fugiu e eu apontei a matricula e deixei um papel no carro a explicar o sucedido e o nº da matricula :wink:

CyBerBoy
25-05-2008, 18:49
Pessoal, com a loucura de ter visto o carro amassado nem pensei numa coisa que já tinha antes.... o pisca estalado. :oops:
Embora não tivesse aquela pinta branca junto ao parafuso de cima do pisca, já foi depois dos estragos

Imaginam a cegueira que fiquei...:twisted:

Mas para puderem ver melhor os estragos, vão aqui umas fotos.
Tentei passar polis e o que está, já é para reparar, não dá para limpar.

Não liguem a data da máquina

O Pisca já estalado.

http://img135.imageshack.us/img135/1154/1000622gi4.jpg

O DESASTRE
Cava da Roda Vincada

http://img138.imageshack.us/img138/6551/1000623wo8.jpg

http://img259.imageshack.us/img259/2328/1000624wj1.jpg

A DESGRAÇA MAIOR
Guarda-Lamas e Porta

http://img294.imageshack.us/img294/6953/1000621cz2.jpg

http://img383.imageshack.us/img383/5872/1000625er5.jpg

http://img292.imageshack.us/img292/7582/1000620dt1.jpg

Desculpem lá o testamento mas chegar ao carro e ter esta prenda.

(Se as fotos estiverem grandes, autorizo os moderadores a alterar.)

_MoReNo88_
25-05-2008, 19:09
As fotos estão dentro dos limites, não te preocupes!
Quanto aos estragos... :x Que sacana.... Havia de acontecer o mesmo ou o pior a aquele que te fez isso :x

Enfim... Quanto ao guarda lamas, talvez encontres disso no ebay... mas se calhar isso no bate-chapas fica novo... não sei! Convém é saber o que compensa mais.... :roll:

CyBerBoy
25-05-2008, 19:42
Enfim... Quanto ao guarda lamas, talvez encontres disso no ebay... mas se calhar isso no bate-chapas fica novo... não sei! Convém é saber o que compensa mais.... :roll:

Estive a falar com um chapeiro e ele vai dar um jeito naquilo.
A parte de chapeiro não deve ficar caro. O mais caro vai ser pintar.

Vou ter de estudar se pinto a disfarçar, o que não deve ficar "muito" mal.
Se aguardo e pinto mais tarde, pois tenho de retocar o preto dos para-choques, e em vez de os retocar, aproveito e pinto de vermelho.

Para já a prioridade é tratar do reservátorio de oleo dos travões,
que parece que está a ter uma luz ao fundo do tunel.
Depois trato da chapa.
Entretanto estou a preparar a revisão dos 80 000 Kms.

_MoReNo88_
25-05-2008, 19:52
Hmm.. pois, o melhor era pintar-se logo tudo. E já que pintas o pára-choques, acho que ficava bem em tirares os frisos e tapares os buracos que os prendem, para ficar com essa saliência! Acho que ficaria fixe! Os Honda Accord TypeR são assim! Não têm friso mas têm a "cova" :wink:

CyBerBoy
30-05-2008, 20:46
Enquanto não se conserta o guarda-lamas,
aqui vão algumas mods home-made .

PONTEIRA AÇO-INOX

http://img66.imageshack.us/img66/4919/1000627tp4.jpg http://img77.imageshack.us/img77/8356/1000629bj6.jpg

CHAPELEIRA NOVA

http://img150.imageshack.us/img150/4324/1000619ls0.jpg http://img146.imageshack.us/img146/7876/1000618xf4.jpg
jÁ SEI QUE DEVIA TER A MALA MAIS ARRUMADINHA... :lol:

_MoReNo88_
31-05-2008, 02:05
Ai ai essa malaaa... :twisted: :lol: :P
Mas boas mods! Ficou bastante melhor :wink:

Continua...

3pelos
31-05-2008, 09:10
A chapeleira foi feita por ti??? Bem... espectaculo... 5 estrelas :wink:

danielML
01-06-2008, 11:52
parabens
um pormenor aqui outro ali e fica espetacular

Abrazoom

MRF
01-06-2008, 22:37
parabens
um pormenor aqui outro ali e fica espetacular

Abrazoom


Exactamente sao os pequenos pormenores que fazem a diferenca :wink:

FCgostosao
02-06-2008, 13:12
Ficou como nova! :D Quando quiser modifica-la e por som, fala comigo!!! :twisted:
http://i263.photobucket.com/albums/ii126/FCgostosao/HPIM0977.jpg

Morbid_Reality
02-06-2008, 14:13
grande azar. A mim aconteceu-me o mesmo com um ford escort de 1985 (o meu 1º carro) cheguei um dia e tinha a porta toda metida para dentro. Ainda hoje não sei quem foi. :evil: Mas a tua chapeleira ficou 5* por acaso estou a precisar de refazer a do mx-3 não me queres dar umas dicas dos materias que utilizaste? :roll:

CyBerBoy
02-06-2008, 19:03
Mas a tua chapeleira ficou 5* por acaso estou a precisar de refazer a do mx-3 não me queres dar umas dicas dos materias que utilizaste? :roll:

Obrigado.
Utilizei MDF de 10 mm.
Encontras disso á venda nos AKI. LEROY MERLIN; MAX MAT.
UMA placa custa cerca de 10 €.
Inicialmente utilizei placa de 5 mm, mas não tem tanta consitencia
como a de 10mm.
O que vai acontecer com a de 5, é "dobrar" um pouco.
Aconselho-te a de 10 mm, pois podes devastar nos apoios e
consegues assim o aspecto de "origem".

MATERIAL:
PLACA MDF 10mm
COLA CONTACTO CEYS
ALCATIFA.

ALCATIFA- Podes utilizar alcatifa acustica,
na NORAUTO custa cerca de 10€.
É mais fina que a tradicional e se quiseres colocar colunas
"escondidas" na chapeleira é melhor.
Se comprares alcatifa "tradicional", escolhe de pelo liso
e não das que têm o pelo encaracolado.

FCgostosao
02-06-2008, 20:01
O material é esse mesmo! :wink: Agora uma pergunta! :roll: Você colocou alguma reforço por baixo?Como uma contoneira ou alguma barra de ferro ou aluminio!Eu tb já fiz uma chapeleira com as colunas escondidas! :)
Mas foi pra um 206!Olha ai como foi! :D
http://i263.photobucket.com/albums/ii126/FCgostosao/HPIM0233.jpghttp://i263.photobucket.com/albums/ii126/FCgostosao/HPIM0312.jpghttp://i263.photobucket.com/albums/ii126/FCgostosao/HPIM0331.jpghttp://i263.photobucket.com/albums/ii126/FCgostosao/HPIM0337.jpghttp://i263.photobucket.com/albums/ii126/FCgostosao/HPIM0339.jpghttp://i263.photobucket.com/albums/ii126/FCgostosao/HPIM0341.jpg

_MoReNo88_
02-06-2008, 20:14
FCgostosao... que belo trabalho :o
Até parece profissional... Parabéns :wink:

MRF
02-06-2008, 21:32
Exelente trabalho sem duvida :wink:

Morbid_Reality
02-06-2008, 21:38
Mas a tua chapeleira ficou 5* por acaso estou a precisar de refazer a do mx-3 não me queres dar umas dicas dos materias que utilizaste? :roll:

Obrigado.
Utilizei MDF de 10 mm.
Encontras disso á venda nos AKI. LEROY MERLIN; MAX MAT.
UMA placa custa cerca de 10 €.
Inicialmente utilizei placa de 5 mm, mas não tem tanta consitencia
como a de 10mm.
O que vai acontecer com a de 5, é "dobrar" um pouco.
Aconselho-te a de 10 mm, pois podes devastar nos apoios e
consegues assim o aspecto de "origem".

MATERIAL:
PLACA MDF 10mm
COLA CONTACTO CEYS
ALCATIFA.

ALCATIFA- Podes utilizar alcatifa acustica,
na NORAUTO custa cerca de 10€.
É mais fina que a tradicional e se quiseres colocar colunas
"escondidas" na chapeleira é melhor.
Se comprares alcatifa "tradicional", escolhe de pelo liso
e não das que têm o pelo encaracolado.

Obrigadão, por acaso estava com duvidas em utilizar mdf, mas sendo assim vai ser na boa. :D

CyBerBoy
02-06-2008, 22:07
O material é esse mesmo! :wink: Agora uma pergunta! :roll: Você colocou alguma reforço por baixo?Como uma contoneira ou alguma barra de ferro ou aluminio!Eu tb já fiz uma chapeleira com as colunas escondidas! :)
Mas foi pra um 206!Olha ai como foi! :D
http://i263.photobucket.com/albums/ii126/FCgostosao/HPIM0233.jpg

Não necessitei de colocar um reforço por baixo porque a própria barra que tem na chapeleira original, a que encaixa na estrutura lateral, dá para a segurar sem a deixar dobrar.

Aproveitando a imagem de cima, se os reforços forem colocados por baixo vai ficar uma chapeleira com aspecto de lisa. Basta levar depois alcatifa acústica.
Penso que no caso do 206 foi para ficar com um efeito diferente da original.

Já agora a chapeleira do 206 ficou original e espectacular

SnowSkier
02-06-2008, 22:36
FCgostosao... que belo trabalho :o
Até parece profissional... Parabéns :wink:

X2!

Há quem tenha muito jeito prá coisa... 8)

CyBerBoy
03-06-2008, 20:02
Estou contente e estou triste.

É assim, estive a dar um jeito no guarda-lamas
com um primo meu que foi chapeiro e está como novo.
Tem uns pequenos riscos que quase não se notam.
Vai ser para quando pintar o carro todo.

Estou triste pois andava com o reservatório do oleo dos travões
rachado, tinha colado e acabou de abrir outra vez, logo estou
sem travões.

Depois ponho fotos das mudanças.

_MoReNo88_
03-06-2008, 21:31
Eich... ficar sem travões não é nada bom! :?
Boa sorte na resolução desse problema...

3pelos
04-06-2008, 09:56
Nem pegues no carro :shock: :(
Quase de certeza que ele já chegou a essa conclusão :P

FCgostosao
04-06-2008, 18:44
Não necessitei de colocar um reforço por baixo porque a própria barra que tem na chapeleira original, a que encaixa na estrutura lateral, dá para a segurar sem a deixar dobrar.

Aproveitando a imagem de cima, se os reforços forem colocados por baixo vai ficar uma chapeleira com aspecto de lisa. Basta levar depois alcatifa acústica.
Penso que no caso do 206 foi para ficar com um efeito diferente da original.

Já agora a chapeleira do 206 ficou original e espectacular
Pois o que quiz dizer foi que sem uma cantoneira uo um raforço logo ela vai empenar! :D

CyBerBoy
26-06-2008, 15:16
Andei por motivos de força maior afastado daqui.

Mas... tenho boas novidades.:D

Fibrei o deposito do oleo de travões e esta a funcionar, sem fugas.

Ainda deu para dar um arranjo no guarda-lamas.

Foi com a ajuda de um primo, e ficou quase novo, bem...:oops:
tirando 2 picos, que só com calor, queimar pintura ficara resolvido é que fica novo.
Outras alturas.

Mal possa coloco as fotos das reparações.

Cumprimentos

_MoReNo88_
27-06-2008, 07:39
Põe põe... quero ver isso! :)

Trieste
27-06-2008, 10:19
Então, onde andam as fotos? 8)

SnowSkier
27-06-2008, 10:30
Então, onde andam as fotos? 8)

Boa pergunta... 8)

CyBerBoy
28-07-2008, 19:17
Ok
Já apareci no mapa. :lol:
Aqui estão as famosas imagens.

FIBRAGEM DO DEPÓSITO DE ÓLEO DOS TRAVÕES

http://img146.imageshack.us/img146/5308/1000650ik0.jpg

Já não tem fuga : :lol: :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol: :mrgreen:

REPARAÇÃO DO GUARDA-LAMAS E PORTA

http://img169.imageshack.us/img169/9307/1000648lz4.jpg

Melhorou imenso o aspecto :lol: :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol: :mrgreen:

Desculpem não participar no fórum há muito tempo.
Andei com umas cenas marradas na net, ligava-me e 3 minutos depois desligava-se,
parece que está resolvido, portanto estou de volta. Abraços :mrgreen:

3pelos
28-07-2008, 19:22
Sê bem vindo de volta :D

Marujo
29-07-2008, 12:14
Sê bem vindo de volta :D

X2 :wink:

danielML
29-07-2008, 12:57
ai está de volta ao activo
queremos é mais fotos do carro em geral ;)

Abrazoom

CyBerBoy
29-07-2008, 15:21
Ok vou ver se tiro mais umas fotos do carro.
Ando com ideias de alterar o sistema de ar.
Aquilo tem caixas plásticas a mais. :lol:

Tendo andado a ler sobre a admissão directa.
Pelo pouco que li, parece que faz o motor respirar melhor,
logo desenvolver melhor, mas parece que também é necessário
depois afinar centralina e ralenti.

Não parece que dê para tirar e só colocar a nova.

Se alguém tiver conhecimento da causa que mande ai umas dicas.

danielML
29-07-2008, 15:38
eu e o moreno tirámos as nossas caixas de ressonancia
é uma questão de pores boas fotos do teu motor para ver o que se pode fazer ai
a afinação eu fiz e sei fazer no meu mas não volto a mexer com medo de estragar alguma coisa
o moreno acho que não fez e não precisou

Abrazoom

CyBerBoy
29-07-2008, 15:58
Vou colocar as fotos, em principio amanhâ.
Quais as mexidas que tiveste que fazer da2el.
Afinação do ralenti através do sistema de chunt?

danielML
29-07-2008, 16:45
exactmente
fazer shunt na centralina e depois rodar o parafuso de massa de ar mas digo-te já que não é nada simples
é preciso muito ouvido para perceber quando está direito alias eu nunca percebi no meu andei lá com aquilo para um lado e para o outro mas sem nunca perceber quando estava bem
quando me pareceu melhorzito parei e olha ficou porreiro mas depois disseram-me que podia estragar o medidor de massa de ar e acho melhor estar quieto

Abrazoom

_MoReNo88_
30-07-2008, 08:53
Sim senhor... está cada vez melhor esse F :D
Qualquer dia parece novo :P... só quero, aliás, queremos é mais fotos dessa máquina :)

Quanto à admissão, há muita coisa que se pode fazer.... Eu já tive uma admissão "home made" em pvc que levava o filtro bi-cónico desde a zona original (a seguir à MAF) até mais abaixo, paralelo à caixa de velocidades... Mas já me deixei disso, pois o filtro estava já muito sujo, não dando sequer para limpar, pois eles necessitam de ser limpos a cada 10mil km e o meu já tinha bem mais que isso sem nenhuma limpeza sequer e na zona onde estava, apanhava imenso lixo!

Peguei então no filtro e caixa de origem, voltei a montar, e provisóriamente meti uma mangueira daquelas transparentes de 60mm do buraco da caixa do filtro (o de baixo por onde entra o ar), até à zona dos faróis de nevoeiro, onde puxa o ar mais fresco e digo-te.... fiquei com a mesma performance que tinha com o filtro bi-cónico, mesmo tendo o filtro de caixa de origem! Mais tarde, tenho em mente meter um filtro de caixa desportivo, BMC ou PiperCross para melhorar o fluxo de ar que entra para o motor :)

Quanto ao relantim... manteve-se sempre igual :wink:

danielML
30-07-2008, 08:56
então agora tens a entrada de ar praticamente como a minha
ainda não vi fotos dessa instalação :lol:

Abrazoom

_MoReNo88_
30-07-2008, 09:01
então agora tens a entrada de ar praticamente como a minha
ainda não vi fotos dessa instalação :lol:

Abrazoom

Aquilo está meio manhoso... Quando comprar o filtro de competição, compro também um tubo maleável, próprio para a cena e faço uma abertura nos pára-choques ao estilo dos Hondas Civic que andam aí na ponte Vasco da Gama e afins... :twisted: :lol: :P

danielML
30-07-2008, 09:31
abertura no parachoques?
isso é muito mau vê lá se vais fazer como alguns azeiteiros do club323f

Abrazoom

_MoReNo88_
30-07-2008, 12:05
abertura no parachoques?
isso é muito mau vê lá se vais fazer como alguns azeiteiros do club323f

Abrazoom

Não... quero algo mais discreto... eles abrem lá uma cratera quase maior que o pára-choques... :o
Quero algo bonito e discreto :)

RGM5
30-07-2008, 12:58
abertura no parachoques?
isso é muito mau vê lá se vais fazer como alguns azeiteiros do club323f

Abrazoom

Não... quero algo mais discreto... eles abrem lá uma cratera quase maior que o pára-choques... :o
Quero algo bonito e discreto :)

8) 8) 8) Então não mexas. 8) 8) 8)

_MoReNo88_
30-07-2008, 14:25
Logo se vê.... Se arranjar uma alternativa melhor.... :wink:

CyBerBoy
01-08-2008, 00:21
Sim senhor... está cada vez melhor esse F :D
Qualquer dia parece novo :P... só quero, aliás, queremos é mais fotos dessa máquina :)
Não é um F é um C, e sim espero vir a te-lo como novo.
Mas vai ter de ser com calma.

Quanto à admissão, há muita coisa que se pode fazer.... Eu já tive uma admissão "home made" em pvc que levava o filtro bi-cónico desde a zona original (a seguir à MAF) até mais abaixo, paralelo à caixa de velocidades... Mas já me deixei disso, pois o filtro estava já muito sujo, não dando sequer para limpar, pois eles necessitam de ser limpos a cada 10mil km e o meu já tinha bem mais que isso sem nenhuma limpeza sequer e na zona onde estava, apanhava imenso lixo!
Então achas que colocar um filtro desse tipo não compensa,
ou compensara se não estiver num local que apanhe lixo.?

Peguei então no filtro e caixa de origem, voltei a montar, e provisóriamente meti uma mangueira daquelas transparentes de 60mm do buraco da caixa do filtro (o de baixo por onde entra o ar), até à zona dos faróis de nevoeiro, onde puxa o ar mais fresco e digo-te.... fiquei com a mesma performance que tinha com o filtro bi-cónico, mesmo tendo o filtro de caixa de origem! Mais tarde, tenho em mente meter um filtro de caixa desportivo, BMC ou PiperCross para melhorar o fluxo de ar que entra para o motor :)
A Caixa não tem duas saídas uma do ar frio e outra de quente?

Quanto ao relantim... manteve-se sempre igual :wink:
Achas que será assim ou calhou de ser.?

CyBerBoy
01-08-2008, 00:37
_MoReNo88_
O filtro do meu tem esta caixa com 2 entradas.
Uma redonda e outra ovalizada.
Acho que a de entrada de ar frio é a redonda.

Qual destas alteras-te ?
A outra ficou como estava ?

http://img178.imageshack.us/img178/1272/mazda323airboxgf7.gif

_MoReNo88_
01-08-2008, 09:03
Hmm... a tua caixa do filtro é estranha! :? O meu só tem uma para a entrada de ar e outra para a saída do ar para o motor :?

Quanto ao filtro cónico, compensa se apenas quiseres um arranque um pouquinho melhor e um "ronco" bem mais desportivo... mas para que consigas ganhar esse arranque melhorado, precisas de colocar o filtro cónico num local onde apanhe ar fresco e que não fique perto de zonas quentes do motor, como tampa das válvulas, colectores, etc...

Depois, tens que ter o cuidado de o estar a limpar frequentemente com os próprios produtos de limpeza que a K&N tem por exemplo... quando digo frequentemente, é de 10 em 10 mil km :wink:

danielML
01-08-2008, 09:05
realmente a caixa é estranha nem estou a perceber bem o fluxo
se fores ao 3º encontro pode ver-se melhor e darem-se ideias

Abrazoom

_MoReNo88_
01-08-2008, 09:06
realmente a caixa é estranha nem estou a perceber bem o fluxo
se fores ao 3º encontro pode ver-se melhor e darem-se ideias

Abrazoom

x2 :wink: