PDA

View Full Version : Filtro do Habitáculo

mouro
05-05-2008, 11:42
Boa tarde,
Alguém me sabe dizer onde se localiza o filtro do habitáculo no mazda 3 e como proceder à sua montagem?
Cumprimentos,
Nelson Mouro.

_MoReNo88_
05-05-2008, 13:28
Boa tarde,
Alguém me sabe dizer onde se localiza o filtro do habitáculo no mazda 3 e como proceder à sua montagem?
Cumprimentos,
Nelson Mouro.

Normalmente costuma de estar escondido de baixo do volante ou de baixo do tablier no lado do pendura... :roll:

hugo_tuning
05-05-2008, 14:18
Boa tarde,
Cumprimentos,
Nelson Mouro.

espero k isto resolva o teu prob:

o filtro d habitáculo é o nº2
http://img229.imageshack.us/img229/1781/b3j0711w0152qo9.png

dentro do habitáculo, do lado do passageiro, desmontas uns paineis k vao ao tablier e fazes isto
http://img229.imageshack.us/img229/8335/b3e0711w401px2.png

convem desligares o cabo da bateria 1º pk vais ter d desligar umas fichas p acederes a cx do filtro e s tiver a bateria ligada pode dar uns erros na centralina 8)

Black
05-05-2008, 22:37
muita atenção com isso de troca de filtros...ate mesmo o do habitaculo....
se o carro estiver dentro da garantia, fica sem ela
por isso...se quizeres fazer isso, muita atençao para que nao se note que foi trocado por alguem nao autorizado

abraços

fast
05-05-2008, 23:13
Eu já troquei esses filtros, sim são 2. :?
Demora cerca de 1 hora a tirar e mais uns 50m para colocar tudo no sitio.
Não é uma tarefa facil, mas faz-se.
Aqui fica um manual para quem se quiser aventurar, é de um site da qual tb costumo participar.

http://www.mazdatres.com/ftopict-13493- ... 1776c837da (http://www.mazdatres.com/ftopict-13493-filtro+aire.html&sid=799429d2b51fbd752149a91776c837da)

Tb podem verificar aqui o que me aconteceu na troca desses filtros, UM GANDA SUSTO. :(

hugo_tuning
06-05-2008, 07:07
Eu já troquei esses filtros, sim são 2. :?
Demora cerca de 1 hora a tirar e mais uns 50m para colocar tudo no sitio.
Não é uma tarefa facil, mas faz-se.
Aqui fica um manual para quem se quiser aventurar, é de um site da qual tb costumo participar.

http://www.mazdatres.com/ftopict-13493- ... 1776c837da (http://www.mazdatres.com/ftopict-13493-filtro+aire.html&sid=799429d2b51fbd752149a91776c837da)

Tb podem verificar aqui o que me aconteceu na troca desses filtros, UM GANDA SUSTO. :(

pelo k percebi desconectaste a bateria e ficaste com os comandos da xave sem funcionar... :? cmo resolveste isso?

fast
06-05-2008, 17:23
Olá

o que se passou foi q o carro não fechava nem abria através do comando. E algumas luzez do painel não ligavam. :oops:
A solução foi lesligar a bateria outra vez durante umas horas, qd liguei já estava impéc.
O MELHOR É NÃO DESLIGAR A BATERIA. :idea:
E qd for preciso volto a trocar os filtros sem medos. :wink:

hugo_tuning
06-05-2008, 22:47
Olá

o que se passou foi q o carro não fechava nem abria através do comando. E algumas luzez do painel não ligavam. :oops:
A solução foi lesligar a bateria outra vez durante umas horas, qd liguei já estava impéc.
O MELHOR É NÃO DESLIGAR A BATERIA. :idea:
E qd for preciso volto a trocar os filtros sem medos. :wink:

lol, isso "teoricamente" não faz mto sentido, mas ja vi tantas coisas sem sentido acontecerem, lol. felizmente fizeste o melhor k s deve fazer nestas situações: acalmar, desligar e voltar a ligar a bateria... 8)

mouro
24-06-2008, 13:20
Boa tarde,

Acabei por mudar o filtro na norauto. Desde já aviso que tal mudança é

algo trabalhosa e a troca demorou mais de uma hora.

MRF
24-06-2008, 14:19
Imagino o que suaste :roll:

neoxic
26-03-2011, 11:13
Caros amigos, passados 5 anos ainda tenho o charutão q conta com 67000km ( como novo portanto):fixe:
Raramente ando com ele mas é usado pela maria para ir trabalhar (2km diários):lalala:.

Ha tempos mandei fazer um revisão e os atletas disseram-me que era preciso uma chave especial par a mudar o filtro do habitáculo.:mrgreen: Percebi logo que não deveria ser pera doce pois conheço bem as desculpas dos mecânicos.

Comprei o filtro e hoje finalmente tive coragem de me meter ao serviço para me entreter apenas uma vez que poderia ter facilmente mandá-lo instalar na mazda... Era uma questão de marcar o código do cartão multibanco.

As minha preocupações iniciais foram:

1) desligar ou não o polo negativo da bateria?
2) Qual o código do rádio?
3) Não seja estúpido pá. Arriscas-te a fdr o car todo.:lalala:

Como sou maluco segui em frente e usei a lógica da batata.
A lógica diz que qd se mexe em parte electrica: desliga-se a bateria e portanto desliguei o polo negativo da bateria.

Desmontei o friso em 10 segundos.
Desmontei o porta luvas em 20 segundos.
Comecei então a seguir o esquema de desmontagem do site espanhol
http://www.clubmazda.es/foros/viewtopic.php?f=54&t=13493

Só que, meus amigos, não é bem bem igual...:muitomau:

Nada de muito complicado mas o meu M3 tem mais uma cablagens mais uns pinos e mais um data de merdices a empatar o trabalho. (deve ser especial de corrida)

Desliguei os dois conectores do porta fusíveis sem problemas e desapertei os parafusos do porta fusíveis com chave de 12. Infelizmente não o consegui remover uma vez que esta fixado em vários pontos:muitomau:

Com uma precisão cirurgica, abria a box onde está o filtro ( tem 4 parafusos um dos quais tapado com espuma:!: E removi os 2 filtros um bocado "à canzana" uma vez que tinha o porta fusiveis a empatar.

Acho q nunca tinha sido mudado e estava todo cagado.

Aspirei o compartimente tb a muito custo e lá consegui enfiar os filtros.
MERETRIZ QUE PARIU MAZDA. Está chover mas eu já suava...

Remontei tudo sempre com cuidado de ver se as cablagens estavam OK e tudo bem ligado.

1 hora depois estava feito.

Ligo a bateria ( com o coração aos saltos cheio da medo :tonto:)

O carro pegou, reprogramei os vidros e felizmente o código do rádio era aquel q eu pensava.:fixe:

Aviso-vos já que é preciso "jeiteira" para engenhocas. Apesar da sequência ser simples, há pormenores que requerem alguma criatividade.

E prontos acabou a história!!
Se precisarem de ajuda digam!

fast
26-03-2011, 19:15
Pois é...como dizes é uma merdice mudar o cabr@o do filtro!!!
A Mazda qd inventou este esquema devia estar a pensar nos €€ que as garagens vão ganhar com esta troca de filtros!:muitomau:

Ainda bem q te correu bem, porque das 2 vezes q mudei até hoje, a 1ª correu-me mal e ia ficando todo cagado com o susto:rotfl:!
Agora quando mudo nunca desligo a bateria.

Mas é preciso ser um pouco artolas para se proceder a esta troca.

neoxic
26-03-2011, 20:03
Agora quando mudo nunca desligo a bateria.

Mas é preciso ser um pouco artolas para se proceder a esta troca.

Pois mas se não desligas a bateria, aumentas as probabilidades de haver mrd.
Uma faíscaseca qd estás a remover um conector é suficiente para frd a centralina...

Esqueci-me de dizer que fiz tudo com a chave fora da ignição.

sapinho32
08-08-2013, 22:05
Eu hoje troquei os filtros tive de desligar a cx de fusiveis por de baixo do lado do pendura.
E AGORA o controlador dos vidros do lado do condutor q controla os 4 vidros deixou de funcionar. Funciona se eu for à porta do pendura, por exemplo, e abrir/fechar com o q está colocado na respectiva porta ...este controlador deixou de funcionar

Alguem pode me ajudar.