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View Full Version : [Xedos9] Apresentação minha e do meu 1º Mazda


cuto
18-05-2008, 11:44
Cumprimentos a todos:

Junto-me ao vosso fórum para aprender mais sobre a marca, até pq passei a ser dono de uma máquina bastante rara:

Um Mazda Xedos 9 (há uns 4 ou 5 cá V6 de 2.5 litros)...mas na versão de 2.3 litros, com um motor raro de "5 tempos" - Miller Cycle - a debitar qq coisa como 212/217 cv.

Este passará a ser um projecto importante, pela raridade do carro ( a Mazda diz que deverá ser o único em Portugal), pela potência...e pelas mods que serão estudadas ao pormenor, sempre tentando não estragar o original.

Assim:

1- Umas Jantes e pneus à home (18).

2- Instalação de CAI ( cool air intake) que levará ar fresquinho ao compressor e aumentará a potência para uns 230 cv.

O resto virá com o tempo.

O carro é nacional, tem só 34.000 km (comprovados) e uma longa história.

Mais sobre este modelo, conhecido por Eunos no japão e millenia nos States aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_Millenia

O motor:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_K_engine#KJ-ZEM

O ciclo Miller:

http://en.wikipedia.org/wiki/Miller_cycle


Umas fotitas rascas ,de telemóvel, tiradas ontem , dia da aquisição do bicho...e é mesmo bicho pois mede quase 5 metros!


http://img529.imageshack.us/img529/8666/16052008003hg1.jpg

http://img120.imageshack.us/img120/3654/16052008001bt8.jpg

http://img120.imageshack.us/img120/3024/16052008002pr3.jpg

http://img120.imageshack.us/img120/6338/16052008004hl4.jpg

http://img120.imageshack.us/img120/2647/16052008005zs2.jpg

http://img529.imageshack.us/img529/1964/16052008006rf4.jpg

http://img529.imageshack.us/img529/9114/16052008007bq1.jpg

http://img120.imageshack.us/img120/2071/16052008008fj3.jpg

http://img120.imageshack.us/img120/5076/16052008008lm9.jpg

http://img120.imageshack.us/img120/5978/16052008009yb7.jpg

http://img246.imageshack.us/img246/3336/16052008010sm4.jpg

http://img246.imageshack.us/img246/6569/16052008011uu6.jpg

Espero que gostem e aguardo as vossas opiniões!

Abraço

_MoReNo88_
18-05-2008, 12:13
Bem... mas que grande carrão! :o
Isso deve de andar....

Mas tens razão... umas jantezinhas aí à homem já iam 8)
Boa sorte no teu projecto e sempre que tenhas novidades, vai postando! :)

MRF
18-05-2008, 13:57
Grande màquina muitos parabens e trata bem dela :wink:

Que maquinao

RGM5
18-05-2008, 15:00
Caro Cuto, que espectáculo de viatura aí tens. Parabéns.

E a ver pelas fotos o carro está muito bem conservado. Uma vez mais estás de parabéns.

Vai-nos dando notícias das alterações, já que pelos vistos tens o cuidado de manter o carro no seu original o que é sempre de louvar.

cuto
18-05-2008, 15:20
O carro anda que se farta...de notar que a Audi na foto é minha, está com repro para 170 cv e 360 nm de binário. Em baixas é muito forte, até pela caixa manual....em ponta não tem hipótese! O kickdown do Xedos é brutal! Ontem andou por Guimarães (terra de carros) e era ver o pessoal a virar a cabeça...

Uma pergunta: alguém conhece um bom mecânico na zona do Porto para mexer na máquina?´

Cumps

_RP_
18-05-2008, 15:37
Fantástico! Mas que grande máquina, é bom voltar a termos um Xedos aqui no forum! :D

dro.mir
18-05-2008, 16:37
Realmente :) que belo carro...
parabéns.. está bem estimado

PREMACY_RIDER
18-05-2008, 16:46
Bem, que grande maquina mesmo!
Muito bem estimada, e deve ser muito confortavél não?
Esse motor...ui...deve andar mesmo que se farta:D
Trata de arranjar umas jantes que fiquem mesmo bem nesse carro...vais ver que até irá parecer outro!

Queremos depois ver mais fotos e updates!
cumps

danielML
18-05-2008, 19:54
parabens
com esses KM o carro ta novo
e acho que essas jantes lhe assentem bem no estilo

Abrazoom

MRF
18-05-2008, 19:58
E encrivel sempre que olho para um carro da Mazda este tem vocacao desportiva e o teu nao fica nada atras :wink:

TASCA
19-05-2008, 09:33
Uma pergunta: alguém conhece um bom mecânico na zona do Porto para mexer na máquina?´

Cumps


Conheço um em Caldas de Vizela (perto da BP), acho que já foi mecánico na Honda,

Mecânica Sidónio ... tlm: 967 228 308

Digo te que é muito bom mecânico e tem uns bons preços. Mas não há nada como passares por la para ver..... se quiseres podes me perguntar aqui mais qualquer coisa..... espero que tenha ajudado .... :wink:

Marujo
19-05-2008, 15:07
cuto que bela maquina tens aí! Isso é um maquinão, atenção é ao preço da gasosa :lol:

Mais uma vez parabens e vai colocando fotos :wink:

cuto
19-05-2008, 15:48
Obrigado a todos pelos comentários.

Só posso dizer-vos isto: o carro é uma delícia de conduzir!!! Super confortável, muito silencioso (o motor ao ralenti parece estar desligado), com andamentos como o condutor quiser (suave desde que o pé o seja, ou bruto se pisar fundo).

Claro que os consumos são altos...são 211 cv a beber e para piorar, estão albergados em 6 cilindros (mais canalização...). Contudo a Mazda fez um motor fantástico: performante como um motor de cil. superior a 3 L e que neste momento faz 11/12 L /100 Km em cidade e com cruise control nos 120 vai para os 8L /100.

Para o carro que é não acho nada em demasia. Claro que a minha Audi nunca passou dos 6,8 de média ponderada. Mas há um segredo: o preço que o carro me custou! Se lhe acrescentar 10.000 euros para gasolina , mesmo assim não chegaria para comprar um Diesel importado. :wink: :wink: :wink:

MRF
19-05-2008, 20:19
Mesmo assim consome menos 2 litros que o meu :wink:

SnowSkier
19-05-2008, 21:04
Parabéns! Tens aí uma bela máquina! :wink:

_MoReNo88_
20-05-2008, 09:48
Bela máquina e com belos consumos!!! :)

3pelos
20-05-2008, 11:00
Eh lá... temos presidente... com um carrão desses só pode ser à presidente :P

Realmente o carro aparente tar fantástico, muito bem estimado mesmo. Boa sorte com a máquina e vai apresentando fotos da máquina.

cuto
28-10-2008, 23:48
Ora cá estou de novo e com algumas actualizações:

Neste momento o Xedos 9 está perto de fazer 9.000 km's nas minhas mãos. Os consumos estão na casa dos 11,2 L /100 km, isto com muita cidade. Numa ida a Fátima em que fui acompanhado por um MB c 220 cdi, fiz média de 8 L a velocidade média de 120 ( o que não me parece muito mal).

Coisas boas a reportar: o carro é um exclusivo nacional. Uns gostam, outros não...ninguém fica indiferente à sua passagem. O nível de conforto a bordo é excepcional, sendo que o carro é tão silencioso em cruise que até parece andar "à vela". Impressionante o kickdown da caixa: o animal chega aos 200 km/h num piscar de olhos ( para quem conhece, na A3, chegado às portagens da Maia em direcção a Braga, passei na via verde a 50 km/h, o kickdown para 3ª faz com que o carro chegue aos 200 antes da recta de das bombas de da Galp).

Coisas menos boas: é um carro que até a marca tem relutância em "mexer". Estão pouco à vontade com o Miller Cycle. Há um par de meses levei-o à Rodex, onde fui bem atendido, mas pura e simplesmente nunca tinham visto o modelo. Quanto ao motor..ainda menos. Solicitei uma revisão geral com mudança de óleos, filtros, etc.. Como participo de um fórum internacional da mazda, onde este modelo é bem conhecido, falei na hipótese de mudarem o óleo à caixa automática. Responderam (e bem) que tal não está previsto no manual de oficina do carro (já o sabia pq arranjei o manual logo nos 1ºs tempos, bem como o Mazda EPC, muito me têm ajudado). Claro que adiantei com a hipótese de se fazer um flush à caixa e expliquei como se fazia :shock: . Não arriscaram e sugeri então que se fizesse a muda do óleo e passados uns 5.000 kms, uma outra afim de limpar o conversor de binário.
Como vêem, é algo difícil arranjar quem faça neste carro o que é se faz correntemente nos States com o Millenia. A parte pior é a que chega agora. A revisão foi normal, mas pedi para orçamentarem pastilhas para a frente e traseira, bem como preços da correia de distribuição e tensores. O choque: as pastilhas ficavam por cerca de 400 Euros , a correia e 2 tensores por 1700. Comprei as pastilhas via net por cerca de 100 Euros (EBC) e consigo todas as correias para o carro e tensores por cerca de 400 Euros. Só falta arranjar quem as coloque...pq na marca, obviamente, não o fazem.

Alguns problemas a reportar: a consola central em madeira estalou por completo. Penso que o facto de o carro ter estado parado bastante tempo contribuiu para isso. A consola é de alumínio e é revestida a folha de madeira (raíz de mogno), logo a contracção e expansão dos 2 materiais não permite adivinhar uma vida longa à madeira. Resultado: comprei uma consola do modelo Exclusive por 25 Euros numa loja de peças usadas alemã. É a que está de momento no carro, à espera que chegue uma acabadinha de ganhar num leilão do Ebay: uma consola de um Millenia, exactamente igual à do Xedos 9, com a vantagem de ser imitação de madeira (tal como os comandos das portas do Xedos...que estão impecáveis!).
O preço da consola cá ficaria acima dos 600 Euros, pelo que me vou habituando a comprar usado. Outro exemplo: o faról esquerdo levou uma pedrada e ficou com aquele efeito de bolha. O faról custa mais de 1000 Euros cá, sendo que não prevêem prazo de chegada - comprei um em 2ª mão na tal loja, por 170 Euros e em estado impecável. Aproveitei e comprei um par de buzinas originais que estavam à venda por 10 Euros.

Neste momento aguardo por um tempinho para colocar o farol para em seguida detalhar o carro num detalhista cá do Norte.

O que não consigo mesmo é arranjar quem mexa neste motor... A marca faz, mas só com material lá comprado (mesmo assim pedem uma hora a mais para mudar a correia de distribuição...pq nunca mudaram uma).

Deixo aqui o link com as fotos actuais da consola, novo rádio e Gps Navigon
http://www.mazdaworld.net/forums/index. ... topic=3088 (http://www.mazdaworld.net/forums/index.php?showtopic=3088)
e aqui o farol recém chegado
http://www.mazdaworld.net/forums/index. ... topic=3100 (http://www.mazdaworld.net/forums/index.php?showtopic=3100)


Peço à moderação desculpa por postar os links, mas é uma homenagem que faço aqueles amantes da marca...isso e pq, de momento tou com pressa! Sendo certo que o fórum referido tem sido a minha tábua de salvação.

As fotos da nova consola cá virão parar directamente, bem como o pós-detalhe.

Entretanto...se souberem de um mecânico/oficina que mexa bem num RX-8, tb mexe neste!

Abraços

MRF
29-10-2008, 00:36
Mas o motor é diferente.

cuto
29-10-2008, 08:38
Sim...claro que é. O que quis dizer é que um mecânico que mexa num RX-8 é com certeza um bom mecânico ;)

danielML
29-10-2008, 09:07
há bons mecanicos para o RX-8 o pessoal pode-te informar
quanto ao carro ainda bem que estás contente
esse consumo é o mesmo que o meu com um 1.5
só estão aqui a faltar mais fotos desta exclusividade

Abrazoom

SellerS
29-10-2008, 10:00
Antes de mais, cuto, Parabéns pela excelente aquisição que fizeste!

O carro está practicamente novo, de aspecto, tanto de interiores como exterior! 8)

Não tinha conhecimento desse ciclo Miller... :oops:
Como tal, não te posso ajudar em nada...mas vou-me informar sobre isso, pois interesso-me bastante por estes assuntos.

Boa sorte na preparação da máquina e vai-nos pondo ao corrente do evoluir da situação.

Abraço :wink:

_MoReNo88_
02-11-2008, 11:36
Espectáculo!!!
Depois vê lá se postas as fotos!!! :)
Essa óptica que compraste parece nova! :P

cuto
23-11-2008, 13:48
Actualização: Consola recuperada por mãos de mago!

Como havia referido,a consola central revestida a madeira (raíz de mogno) vinha de origem com o Xedos 9 e estava toda partida.

O problema é simples e deu-me alguma preocupação, porquanto quero manter o carro o mais "stock" possível. A consola em é feita de alumínio, sendo revestida a madeira (nada de plásticos a imitar madeira, o que até tem vantagens...). O que acontece é que o alumínio e a madeira têm indíces de expansão e contracçaõ diferentes. Como o carro pouco andou em oito anos, assim que começou a ser usado no dia-a-dia, com sujeição ao calor do Verão e ao uso do ar condicionado, a madeira original pura e simplesmente começou a quebrar.

Claro que comecei de imediato a procurar soluções. Buscas de consolas usadas no ebay; busca de consolas do Mazda Millenia (mm modelo que o Xedos 9). As únicas opções foram encontradas:

- Comprar a consola nova a um preço superior a mil euros e sem garantia do tempo de espera.
-Comprar a consola dum Millenia, mas nos States tal consola é em plástico a imitar madeira (por motivos de mercado, o mazda Millenia saiu muito pobre em relação ao Xedos 9...o que deixa os seus possuidores e admiradores da marca profundamente irritados: o carro nos E.U.A. não possui retrovisores retrácteis electricamente...as ópticas são em plástico..etc..etc..).
-Tentar encontrar uma empresa que reconstruísse a consola danificada.

Comprar novo estava fora de questão, pois só em último recurso o faria;

Mandar vir uma consola dos States, até mandei....para já o vendedor não contacta, pelo que, apesar de ter custado 30 Euros(!); irei reportar o caso ao Paypal.

As únicas empresas que fazem este tipo de restauro são, estão, basicamente, em Inglaterra , mas nem responderam a qq mail. trabalham essencialmente no restauro de Jags e clássicos. Uma outra está localizada na Austrália e o dono foi extremamente simpático: até telefonou...Faz o restauro para o Eunos 800 (o nome do Xedos 9 nos antípodas e no japão), mas em plástico (fakewood). Esta solução seria extremamente cara, se bem que, muito mais barata que a compra de uma consola nova, rondando os 250 Euros...mais portes...mais alfândega!

Até que....perguntei a um grande amigo meu (daqueles mesmo à séria) que possui uma empresa de carpintaria se era possível aquilo ter arranjo.
Mirou a consola toda descascada, torceu o nariz e disse que se podia tentar, mas que traballhar artesanalmente os contornos em folha de madeira podia ser difícil.

Como detestava o aspecto da consola, comprei uma em 2ª mão na Alemanha por 30 euros: consola de um Xedos 9 com acabamentos inferiores ao meu (acho q era a versão excluve...). Tal consola é em alumínio, a condizer com os restantes acabamentos- bancos em alcântara e não couro e sem inserções nenhumas em madeira.

Saquei a consola original e passei a usar a de alumínio (que táe fica mto bem no carro, mas não condiz com os restantes acabamentos.

Como nunca ponderei sequer a utilização daqueles autocolantes a imitar madeira, entrguei a consola original a esse meu amigo e padrinho de casamento.

Após ter posto um funcionário a tentar folhear a consola sem sucesso, o meu amigo (homem que começou a trabalhar em carpintaria e construção civil muito cedo na vida), que tem umas mãos de artista decidiu tentar ele. O resultado é fabuloso! A consola ficou MELHOR que de origem, sendo a madeira exactamente igual.

Decidi partilhar esta experiência com o fórum porque sei que muita gente com carros semelhantes tem ou pode vir a ter o mesmo problema num tablier...numa consola, etc..etc..

Num fórum internacional da marca, onde vinha relatando o problema, está tudo louco com o resultado final! Os millenias querem todos madeira real agora!

Por fim..deixo as fotos (rascas de telemóvel) da consola danificada, da substituta...e da reconstrução feita.


O Problema:

http://img296.imageshack.us/img296/2908/02072008xf3.jpg

http://img440.imageshack.us/img440/4452/02072008010cv1.jpg

http://img352.imageshack.us/img352/9568/02072008lq7.jpg

O remediar da coisa:

http://img519.imageshack.us/img519/9789/22092008002si4.jpg

Reconstrução: fotos tiradas no dia em que ma entregou após uma almoçarada...e em que foi logo pró sítio (sim pq maozinhas para desmontar consolas tenho eu!)

http://img352.imageshack.us/img352/315/15112008001ct2.jpg

http://img517.imageshack.us/img517/7001/15112008jt2.jpg

http://img352.imageshack.us/img352/3028/15112008002qr9.jpg

http://img352.imageshack.us/img352/1162/15112008003zd0.jpg

http://img517.imageshack.us/img517/2083/15112008011yo0.jpg

http://img519.imageshack.us/img519/7835/15112008012gz4.jpg

mrd
23-11-2008, 14:19
excelente trabalho...ficou brutal ;)


a ver se depois convidas o pessoal para uma snookada :mrgreen:

3pelos
23-11-2008, 15:08
Bem... se me dissesses que compraste isso novo na marca eu acreditava... tá excelente mesmo :shock: :D

P.S.- Eu tambem alinho na snoockada :mrgreen:

Marcolopes
23-11-2008, 17:08
Bela raridade que ai tens.. Espero que faças muitos km's com ele. E esperamos todos os vér ao vivo no encontro de dia 28 de Fevereiro de 2009 em Setubal.. Não é pessoal? :mrgreen: :mrgreen:

3pelos
23-11-2008, 17:39
Não é pessoal? :mrgreen: :mrgreen:
Correcto e afirmativo :wink:

mrd
23-11-2008, 17:53
é um exclusivo no fórum certo?

cuto
23-11-2008, 18:26
é um exclusivo no fórum certo?

Acho que é um exclusivo Nacional (com o motor miller só há este ). ;)

E sim pessoal...em princípio estarei lá no encontro . Confirmo lá mais pro final do ano (compromissos profissionais).

3pelos
23-11-2008, 18:51
:roll: O que é um motor miller? :oops:

cuto
23-11-2008, 19:23
Motor Mazda KJ-ZEM V6 2.3 L /211 CV http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_K_engine#KJ-ZEM

http://es.wikipedia.org/wiki/Ciclo_Miller

Os outros Xedos 9 cá em PT (3 ou 4) são na versão 2.5 V6 de 165 CV. O KJ-ZEM Miller Cycle Engine, tem 2.255 CC e 211 CV, tendo a performance de um motor de 3.5. Acresce que com o ciclo Miller aumenta a potência e diminui o consumo graças ao compressor Lysholm (do mm tipo que equipa o Mercedes SLR).

mrd
23-11-2008, 19:27
incrivel...menos 200CC e tem mais 50 CV

não tens por aí fotos do motor pois não?

cuto
23-11-2008, 19:32
Tá na 1ª página....mas com a cobertura.

mrd
23-11-2008, 19:36
:oops: ja nem me lembrava...

3pelos
23-11-2008, 20:26
uou... isso é poderoso... não conhecia isso :D

Excelente mesmo :wink:

mrd
23-11-2008, 20:29
uou... isso é poderoso... não conhecia isso :D

Excelente mesmo :wink:
só falta descobrir quais são os drawbacks...isso não deixa de ser produzido de um momento para o outro... :?:

cuto
23-11-2008, 22:02
uou... isso é poderoso... não conhecia isso :D

Excelente mesmo :wink:
só falta descobrir quais são os drawbacks...isso não deixa de ser produzido de um momento para o outro... :?:

Não. http://www.webwombat.com.au/motoring/ne ... -cycle.htm (http://www.webwombat.com.au/motoring/news_reports/mazda2-miller-cycle.htm)

O Mazda 2 tem o mesmo tipo de motor, chamam-lhe Miller Cycle...mas é mais correcto chamar-lhe ciclo Atkinson, pq não usa um compressor.

O único drawback neste motor é ng na Mazda saber mexer-lhe a sério. De resto, é um V6 "normal".

danielML
24-11-2008, 08:52
penso que apenas o Mazda2 1.5

Abrazoom

SellerS
24-11-2008, 09:09
:roll: O que é um motor miller? :oops:

Também nunca tinha ouvido falar.
É "conhecido" por ciclo Miller ou motor a 5 tempos.
Andei-me a informar... :roll:

_MoReNo88_
01-12-2008, 09:55
Bem... a consola ficou soberba!!!! Parece nova! Espectacular! Parabéns e como já disseram.... queremos ver essa máquina dia 28 de Fevereiro de 2009 no 4º Encontro Nacional do Clube MazdaPT :D

Your Worst Nightmare
12-11-2009, 00:54
Espectacular! o carro e a consola... só acho que lhe falta alí um 2din para compor o ramalhete.

Parabéns pela máquina, que já era excelente com a consola marada, agora está brutal!

Trieste
12-11-2009, 01:46
O cuto vir cá fazer um update ao DB é que era de valor... :roll:

Fierce
12-11-2009, 07:12
O cuto vir cá fazer um update ao DB é que era de valor... :roll:X2, gostava de saber como anda esta máquina. :lalala:

Linker
24-02-2010, 00:45
Bom que bela máquina....Eu ainda não sou um grande conhecedor da marca mas estou a gostar do que vejo...e esse motor esse ciclo desconhecia completamente:)
Os meus parabéns e continue a actualizar este DB:)