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View Full Version : Pneus novos sempre atrás!!!!


3pelos
12-06-2008, 12:09
Desde sempre ouviu dizer que é aconselhável ter os pneus que estão em melhor estado no eixo da frente, visto que aqui o pneu é mais desgastado.
No entanto desaconselha-se essa troca. Segundo se diz, os estudos mais recentes têm demonstrado que os pneus em melhor estado devem estar no eixo traseiro (independentemente do tipo de tracção do carro).
É claro que, depois de anos a ouvir-se o contrário, se fique um bocado na dúvida.
No site da famosa construtora de pneus francesa MICHELIN a confirmação disso: os pneus em melhor estado devem estar atrás por questões de segurança .

Aqui vai o link directo para a questão em causa. http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_con ... r_neuf.jsp (http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons_bib_pqr_neuf.jsp)

SnowSkier
12-06-2008, 12:38
Sem dúvida!

Já sabia isso há algum tempo! :wink:

RGM5
12-06-2008, 12:49
Esta é uma verdade, embora ainda haja muitos condutores sépticos. Pois foram muitos anos em que a "verdade" era outra.

danielML
12-06-2008, 13:20
eu cá andava... :lol:
tenho os melhores na frente e as próprias casas de pneus dizem logo "melhores na frente" mas sempre me questionei
agora tenho de mudar os meus e o tópico

Abrazoom

SnowSkier
12-06-2008, 14:22
Para mim ponho sempre os novos atras, :wink:

X2!

E não esquecer os cruzamentos dos pneus de vez em quando! :wink:

3pelos
12-06-2008, 16:55
agora tenho de mudar os meus e o tópico

Abrazoom
:roll: Coloquei no sitio errado? Eh pá, desculpa lá, foi só pra te dar um pouco de trabalho :P :lol:

_RP_
12-06-2008, 18:37
Meto sempre os melhores á frente! :roll:

Fierce
12-06-2008, 18:39
:o

Ora aí está uma coisa que contraria totalmente o que eu tenho vindo sempre a fazer...

Ainda se eles se referissem ao pessoal dos Miatas e RX's... :lol: Mas não! É msm para todos!

Que porreiro! Vou ter de comprar pneus mais cedo! :?

danielML
12-06-2008, 19:25
agora tenho de mudar os meus e o tópico

Abrazoom
:roll: Coloquei no sitio errado? Eh pá, desculpa lá, foi só pra te dar um pouco de trabalho :P :lol:

:lol: na boa
adequava-se literalmente ao titulo da secção mas não na prática ao conteudo da secção

Abrazoom

_MoReNo88_
12-06-2008, 20:48
Interessante :o

ferpina
12-06-2008, 21:21
Eu ponho sempre os melhores à frente e atrás :D No carro é, claro!!! :lol:

3pelos
12-06-2008, 21:25
Eu ponho sempre os melhores à frente e atrás :D No carro é, claro!!! :lol:
Ah pronto :P :lol:

Dervich
12-06-2008, 21:59
Desde sempre ouviu dizer que é aconselhável ter os pneus que estão em melhor estado no eixo da frente, visto que aqui o pneu é mais desgastado.
No entanto desaconselha-se essa troca. Segundo se diz, os estudos mais recentes têm demonstrado que os pneus em melhor estado devem estar no eixo traseiro (independentemente do tipo de tracção do carro).
É claro que, depois de anos a ouvir-se o contrário, se fique um bocado na dúvida.
No site da famosa construtora de pneus francesa MICHELIN a confirmação disso: os pneus em melhor estado devem estar atrás por questões de segurança .

Aqui vai o link directo para a questão em causa. http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_con ... r_neuf.jsp (http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons_bib_pqr_neuf.jsp)

É uma alteração à usual troca de pneus dianteiros (+ gastos) com os traseiros (carros c tracção à frente) mas, no fundo, pouco muda, vejamos:
Deixa-se que os pneus da frente cheguem ao limite, compra-se um par deles novos que, como aqui indica, têm de ir para trás porque estão melhores do que aqueles que já lá existem, os quais passam então para a frente...

Porém, esta história... :roll: se a maior força de travagem se exerce na frente e se é aí que estão os pneus com piso mais gasto, a eficácia da travagem (ou do arranque) não vai ser menor? :?

Salvad0r
12-06-2008, 23:50
Quando meto, seja em que carro for, é aos 4 de cada vez... tenho sempre o cuidado de rodar os pneus a tempo e horas, gastam sempre certinhos os 4... mas realmente essa de meter os melhores atrás... n sei nao... :roll:

SnowSkier
12-06-2008, 23:54
Quando meto, seja em que carro for, é aos 4 de cada vez... tenho sempre o cuidado de rodar os pneus a tempo e horas, gastam sempre certinhos os 4... mas realmente essa de meter os melhores atrás... n sei nao... :roll:

Haja "aéreos" para isso... :roll: :lol:

Salvad0r
13-06-2008, 02:38
Quando meto, seja em que carro for, é aos 4 de cada vez... tenho sempre o cuidado de rodar os pneus a tempo e horas, gastam sempre certinhos os 4... mas realmente essa de meter os melhores atrás... n sei nao... :roll:

Haja "aéreos" para isso... :roll: :lol:

lol claro... mas se fores a ver bem acaba por ir dar ao mesmo, a diferença é que se da o dinheiro todo de uma vez...

SnowSkier
13-06-2008, 12:56
Eu, normalmente também ponho os 4 pneus mas custa "comó" caraças... :lol:

Salvad0r
13-06-2008, 14:00
Sao logo quase 600€ k voam de repente... :?

Luis Andrade
13-06-2008, 14:32
Quanto à "rotação" dos pneus, quando comprei o carro pensei em não o fazer, também com o "fito" de só necessitar de comprar 2 de cada vez.
O problema é que aos 30.000 km o ruído que se sentia no interior era tal que até parecia que tinha rolamentos gripados.
Na marca disseram que a culpa disso era fundamentalmente por não ter "rodado" os pneus a cada 10.000 km, pelo que não assumiram o problema.
Mais.
Argumentaram que no manual de instruções do carro vem lá essa indicação, o que verifiquei ser verdade!

Vai daí, passei a fazer a rotação de dez em dez mil kilómetros e o que é certo é que nunca mais senti nada de anormal e já vai com 100.000 km e com e segundo jogo de pneus para além do de origem.

Salvad0r
13-06-2008, 21:23
Quanto à "rotação" dos pneus, quando comprei o carro pensei em não o fazer, também com o "fito" de só necessitar de comprar 2 de cada vez.
O problema é que aos 30.000 km o ruído que se sentia no interior era tal que até parecia que tinha rolamentos gripados.
Na marca disseram que a culpa disso era fundamentalmente por não ter "rodado" os pneus a cada 10.000 km, pelo que não assumiram o problema.
Mais.
Argumentaram que no manual de instruções do carro vem lá essa indicação, o que verifiquei ser verdade!

Vai daí, passei a fazer a rotação de dez em dez mil kilómetros e o que é certo é que nunca mais senti nada de anormal e já vai com 100.000 km e com e segundo jogo de pneus para além do de origem.

Ora nem mais, concordo a 100%. A unica coisa que faço de diferente é rodar de 15 em 15 mil km's em vez de 10 em 10, mas isso tb ja depende das manias e conduçao de cada um ;)

3pelos
14-06-2008, 00:25
Eu rodava os pneus uma vez, depois esperava que os da frente se gastassem pra lhe meter novos, e mais tarde quando atrás precisasse, passava os da frente pra trás e levava novos à frente de novo. Assim em vez de pagar 4pneus num mês, pagava 2 numa vez e 3 noutra... Fazia menos mal à carteira :wink:

SnowSkier
14-06-2008, 00:53
O tufas alertou-me para os meus pneus de trás que estão a comer pelo bordo interior!! :? :roll:

Não me tinha apercebido... :roll:

Salvad0r
14-06-2008, 01:11
O tufas alertou-me para os meus pneus de trás que estão a comer pelo bordo interior!! :? :roll:

Não me tinha apercebido... :roll:

Acho que isso nos Mazdas nao sei pq é feitio... raio de afinaçoes que eles metem nos carros...

vinjunju
02-07-2008, 23:02
Desde sempre ouviu dizer que é aconselhável ter os pneus que estão em melhor estado no eixo da frente, visto que aqui o pneu é mais desgastado.
No entanto desaconselha-se essa troca. Segundo se diz, os estudos mais recentes têm demonstrado que os pneus em melhor estado devem estar no eixo traseiro (independentemente do tipo de tracção do carro).
É claro que, depois de anos a ouvir-se o contrário, se fique um bocado na dúvida.
No site da famosa construtora de pneus francesa MICHELIN a confirmação disso: os pneus em melhor estado devem estar atrás por questões de segurança .

Aqui vai o link directo para a questão em causa. http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_con ... r_neuf.jsp (http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons_bib_pqr_neuf.jsp)

É uma alteração à usual troca de pneus dianteiros (+ gastos) com os traseiros (carros c tracção à frente) mas, no fundo, pouco muda, vejamos:
Deixa-se que os pneus da frente cheguem ao limite, compra-se um par deles novos que, como aqui indica, têm de ir para trás porque estão melhores do que aqueles que já lá existem, os quais passam então para a frente...

Porém, esta história... :roll: se a maior força de travagem se exerce na frente e se é aí que estão os pneus com piso mais gasto, a eficácia da travagem (ou do arranque) não vai ser menor? :?


Concordo contigo Dervich,

PNEUS NOVOS À FRENTE...............

Exactamente pela eficiência de travagem.

3PELOS
Lendo o artigo da Michelin.... eles recomendam o seguinte:

Para limitar os riscos, a Michelin aconselha, que se montem os pneus novos ou menos gastos atrás, com o fim de se obter:
- melhor aderência em curvas
- uma maior segurança.

Em travagem de emergência não concordo com o artigo, :shock: vai contra as leis da fisica...
A transferência de peso durante uma travagem de emergência do eixo traseiro para o eixo dianteiro pode ir até 50% de transferência.
Logo se o eixo traseiro perde peso...(perde aderência) se o dianteiro aumenta o peso... Porra... eu quero ter uns pneus bons para provocarem atrito na travagem... ou vou passar por cima do gato... e bater com os ditos no poste..... :lol: :lol: :lol:

Agora se quero andar feito doido em piso molhado/areia.. com pneus a bater nos pitons (+/-3 mm) vou ser candidato a ir visitar o S.Pedro...
porque a aderência não existe.. seja qual for o eixo onde estiverem montados.... :roll: :roll:

3pelos
02-07-2008, 23:05
Acredito em ti vinjunju... pronto, só copiei o que os "engenheiros" escreveram :P

De facto sempre fiz isso, novos à frente...

danielML
02-07-2008, 23:08
estamos tramados
acho que nunca vamos chegar a uma conclusão

Abrazoom

vinjunju
02-07-2008, 23:32
estamos tramados
acho que nunca vamos chegar a uma conclusão

Abrazoom

Facil... quando conduzes o teu carro... vais a controlar o acelerador..CERTO?
Sabes ak velocidade tens de andar.... CERTO?
Mas... não vais com o pé no TRAVÃO... CERTO?

Agora ..(faz o filme)..Imagina k o raio da velha salta para a frente a atravessar a estrada.. por acaso vais a 60Km/hr... :shock: :shock:

Metes o pé no travão :shock: . queres ADERÊNCIA/ATRITO para travares no menor espaço possivel...

Com pneus bons à frente... só assustas a velha... :P :P :P
Com pneus gastos... por muito bons travões k o teu carro tenha... ( mas como tens uns pneus de merd... à frente)falta a aderencia/atrito....
e mandas a velha para a sucata :lol: :lol: :lol:
( se for um gato.... só matas o bicho)

Como vês é facil... a escolha
Abraço
Vasco

3pelos
03-07-2008, 07:45
:lol:

Curto bué as explicações do vinjunju :lol: :lol: :lol: :lol:

Marujo
03-07-2008, 09:20
:lol:

Curto bué as explicações do vinjunju :lol: :lol: :lol: :lol:


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

_MoReNo88_
03-07-2008, 12:00
LOOOOL... :lol: :lol:

...mas tem lógica! Eu tenho que trocar os meus de trás para a frente e vice versa, pois quando o rebaixei, não alinhei a direcção....
Conclusão, pneus da frente com a zona interior "tipo fórmula 1"... mesmo slicks.... até me deu uma coisinha má quando os vi :?

SnowSkier
03-07-2008, 13:48
Cá pra mim, o melhor é..................................4 pneus novos!! :twisted: :P :P :P

3pelos
03-07-2008, 15:09
Cá pra mim, o melhor é..................................4 pneus novos!! :twisted: :P :P :P
Prefiro dois de cada vez... doi menos na carteira :roll: 8)

vinjunju
03-07-2008, 22:37
LOOOOL... :lol: :lol:

...mas tem lógica! Eu tenho que trocar os meus de trás para a frente e vice versa, pois quando o rebaixei, não alinhei a direcção....
Conclusão, pneus da frente com a zona interior "tipo fórmula 1"... mesmo slicks.... até me deu uma coisinha má quando os vi :?
:shock:
Essa foi de MESTRE..... poupaste na calibração..lixaste os pneus.....
8) 8)
Na Marinha ..ainda não te ensinaram k kem vai para o mar avia-se em terra? :roll: :roll:

Ai Moreno ...Moreno... os Oreos andam a fazer te mal.... :lol: :lol:

Trieste
03-07-2008, 23:37
Cheira-me que foi de propósito porque o Brownie já anda há uns tempos a falar que quer meter uns pneus de jeito no 323... :lol: :lol: :lol:

_MoReNo88_
04-07-2008, 01:48
Cheira-me que foi de propósito porque o Brownie já anda há uns tempos a falar que quer meter uns pneus de jeito no 323... :lol: :lol: :lol:

:roll: :roll:
Como é que adivinhas-te? LOOOOL :lol:
Fora de brincadeiras.... aproveitei a deixa e liguei à minha mãe a fazer-lhe um grand'a drama para ver se ela me comprava as jantes e pneus novos... :mrgreen:... mas sem sucesso! Ainda ouvi uma descasca por não ter ouvido o meu pai e ter feito a troca de pneus de trás para a frente e vice versa :lol:

vinjunju
04-07-2008, 08:02
Só Sacanagemmmmmm.... :lol: :lol: :lol:

O teu azar...é k a Senhora tua mãe, te conhece desde a nascença... :lol: :lol: :lol: ( como eu digo ao meu filho)

_MoReNo88_
04-07-2008, 09:53
Só Sacanagemmmmmm.... :lol: :lol: :lol:

O teu azar...é k a Senhora tua mãe, te conhece desde a nascença... :lol: :lol: :lol: ( como eu digo ao meu filho)

Pois.... :twisted: :lol: :lol: :P

vinjunju
21-07-2008, 16:10
Fica a informação decidam onde querem os PNEUS NOVOS

Na Frente para atrito ou a na Traseira

http://i238.photobucket.com/albums/ff11/Vasco53/Travagem.jpg

3pelos
21-07-2008, 16:13
Frente? :roll:

Trieste
21-07-2008, 16:45
Frente? :roll:
Não te armes em "expert"! :P :lol: :lol: :lol:

É sabido que 1 novo é montado atrás do lado direito e o outro fica para suplente. :P :lol: :lol: :lol:

3pelos
21-07-2008, 16:53
Frente? :roll:
Não te armes em "expert"! :P :lol: :lol: :lol:

É sabido que 1 novo é montado atrás do lado direito e o outro fica para suplente. :P :lol: :lol: :lol:
:roll: Tás-me a dar tanga, certo Trieste? :roll:
Porque um dos novos é colocado no fundo da garagem pra não se encostar o para choques à parede....
:P :lol:

Trieste
21-07-2008, 16:57
Se tiveres garagem... mas aí tens de comprar 3 pneus novos.
:lol: :lol: :lol:

3pelos
21-07-2008, 17:00
:roll:

Garagem "estrela" conta? :P

Trieste
21-07-2008, 17:05
Lol! :lol: :lol: :lol:
No teu caso precisas de muitos mais pneus... aquela abrunheira e o caixote do lixo quando se juntam são terríveis. :lol: :lol: :lol:

3pelos
21-07-2008, 17:15
E não ter acertado neles ainda, já é uma sorte... não tem havido "vento" 8) :lol:

RICOANA
18-12-2009, 21:18
Os pneus constituem os únicos pontos de contacto entre o veículo e o solo. Devem ser cuidados, a fim de preservar a qualidade das suas performances. Por esta razão recomendamos respeitar os seguintes conselhos de segurança e utilização:


A montagem, desmontagem, enchimento e equilíbrio devem ser realizados com o material apropriado e manejados por pessoal qualificado, com o fim de assegurar entre outros aspectos:

o respeito às recomendações do fabricante do veículo quanto à escolha dos pneus: categoria, estrutura, dimensão, código de velocidade, índice de carga.

a verificação do aspecto exterior e interior do pneu antes de ser montado.


o respeito pelos procedimentos de montagem, desmontagem, equilíbrio e enchimento do pneu e a substituição sistemática da válvula.

ter em conta a informação que figura nos flancos dos pneus (sentido de rotação ou sentido de montagem).

respeitar as pressões de utilização recomendadas pelo fabricante do veículo, pelo fabricante do pneu ou pelo preparador profissional (transformador).

ter em conta as particularidades de alguns pneus específicos (pneu para rodagem sem ar…)

Depois da montagem das rodas no veículo, recomenda-se o aperto com chave dinamométrica, aplicando o binário definido pelo fabricante do veículo.

Devem ser armazenados:


em lugar ventilado, seco com uma temperatura amena, evitando a luz directa do sol e a intempérie.

afastados de qualquer substância química, dissolvente ou hidrocarboneto susceptível de alterar a borracha.

longe de qualquer objecto que possa penetrar na borracha (pontas de metal, madeira,..)

Não armazená-los em pilhas durante um longo período, salvo conjuntos montados e inflados. Evitar o esmagamento dos pneus sob outros objectos.

Afastar das fontes de calor, com chamas ou incandescentes e de qualquer aparelho que possa provocar faíscas ou descargas eléctricas (carregador de bateria, máquina de soldar...). Recomenda-se a manipulação dos pneus com luvas de protecção.
A escolha do pneu deve estar de acordo com o equipamento de origem do veículo segundo as recomendações do fabricante. Qualquer outra montagem deve ser validada por um profissional que poderá propor a solução melhor adaptada à utilização respeitando as regulamentações vigentes.


Ao adquirir um pneu usado, este deve de ser verificado por um profissional antes de ser utilizado.

Num mesmo eixo deve-se utilizar pneus com a mesma escultura.


Se só se substituem 2 pneus, recomenda-se montar os pneus novos ou menos usados no eixo traseiro.

Ao equipar o veículo com pneus de Inverno, aconselha-se montar sempre quatro pneus.


Nunca utilizar os pneus com uma pressão incorrecta, a uma velocidade superior a do seu código de velocidade, ou com uma carga superior a do seu índice de carga.

O pneu suplente do tipo “uso temporário” deve ser utilizado apenas durante o período da emergência.

Verificar as pressões mensalmente e sempre antes de efectuar uma longa viagem (não esquecer de verificar o pneu suplente). Corrigi-las se estas não correspondem às estabelecidas pelo fabricante. As pressões dos pneus devem ser verificadas a frio (veículo com mais de 2 horas sem rodar ou que só tenha rodado menos de 3 km. a velocidade reduzida).Se verificadas em quente, acrescentar 0,3 bar à pressão recomendada (300gr).


O enchimento com nitrogénio não elimina a verificação periódica da pressão dos pneus.


Em caso de perda anormal de pressão, mandar verificar o interior e o exterior do pneu, o estado da jante e da válvula.

Verificar o nível de desgaste dos pneus (substitui-los quando se alcance o limite legal), e consultar um especialista quando se observem desgastes anormais ou uma diferença de nível de desgaste entre os pneus num mesmo eixo.

Todas as perfurações, cortes, deformações visíveis devem ser examinadas por um profissional. Nunca utilizar um pneu danificado ou que tenha rodado sem ar, sem a verificação previa de um especialista.

Nos pneus que permitam em algumas condições a rodagem sem ar, devem-se respeitar imperativamente as recomendações do fabricante do pneu.

Todas as manifestações anormais tais como vibrações, ruído, desvio lateral, devem ser objecto de uma verificação imediata por si mesmo e por parte de um profissional.

Todas as reparações devem de ser realizadas por um profissional do pneu.


Todos os pneus que apresentem alguma manifestação de envelhecimento ou de fadiga (borracha gretada) devem ser objecto de um exame por parte de um profissional, aindaque o pneu não tenha rodado ou rodado muito pouco (exemplo: roda suplente, caravana, reboque, autocaravana…)

danielML
22-01-2010, 09:46
acho que ainda não estava por ai este video

nO6nRGkSfho

com isto fica provado nao?

Rangelito
22-01-2010, 11:34
ja tava por ai...

_RP_
22-01-2010, 16:59
Belo drift!!! :apaixonado:
Fica provado que para bons drifts, use pneus usado no eixo traseiro!:lol:
Bom video!

RICOANA
22-01-2010, 18:32
acho que ainda não estava por ai este video

nO6nRGkSfho

com isto fica provado nao?

Eu ja tinha dito ao anjo, quando esteve cá em casa, que era assim, mas ele e o Rimo ficaram a olhar de lado para mim, mas agora esta aqui a prova do que eu ja tinha dito.

E inclusive enviei esse video ao anjo.:mrgreen:

BoOm
22-01-2010, 18:42
este video prova tudo.
agora nao tinha ideia, era que a diferença era assim tanta

RICOANA
22-01-2010, 19:22
e muita, eu sempre coloquei assim, desde os meus 18 anos.

_MoReNo88_
22-01-2010, 21:19
Também sempre me disseram para o fazer dessa forma.. aliás, é o que tenho lido e é o que defendo ;) Pneus novos, no eixo traseiro!

anjo2
22-01-2010, 21:49
Epa, mas um vídeo feito por Brasileiros? Tira logo a credibilidade :rotfl:

RGM5
23-01-2010, 09:40
Eu ja tinha dito ao anjo, quando esteve cá em casa, que era assim, mas ele e o Rimo ficaram a olhar de lado para mim, mas agora esta aqui a prova do que eu ja tinha dito.

E inclusive enviei esse video ao anjo.:mrgreen:

Sinceramente que falta de respeito por ti ricoana. Vou ter que falar com eles.:lalala:

e muita, eu sempre coloquei assim, desde os meus 18 anos.

E isso já à quantos anos?

Epa, mas um vídeo feito por Brasileiros? Tira logo a credibilidade :rotfl:

:blink::blink::blink::lol::lol:

RICOANA
23-01-2010, 12:40
Sinceramente que falta de respeito por ti ricoana. Vou ter que falar com eles.:lalala:

:rotfl::rotfl::rotfl:, só tu para me fazeres rir. Sai cedo, para ir colocar a panela de escape no 21 turbo, mal entrei na AE, o carro começou a falhar, e eu a ver a minha vida a andar para tras, o carro mal chegava aos 80.:blink:

Voltei para casa com ele devagarinho, cheguei a casa, abri o capot, comecei a tirar as velas uma a uma e quando olho par os injectores, o 3 injector tinha a ficha desligada e o primeiro estava quase desligada.....ja tava a ver que o motor tinha entregado a alma ao criador.:blink::tonto:

Liguei tudo, fui experimenta-lo e ta como novo. Que alivio.....8)



E isso já à quantos anos?



:blink::blink::blink::lol::lol:

Epá, á 16 anos. Xiii ja fizeram 16 anos, vai la vai.Quanquer dia tou nos entas.