PDA

View Full Version : Rx-8 a Hidrogénio


Rangelito
15-10-2008, 22:16
RX-8 Hydrogen RE chega à estrada
12:07 15-10-2008

A Mazda Motor Corporation anunciou hoje a chegada do novo Mazda RX-8 Hydrogen RE (Motor Rotativo) ao público norueguês em colaboração com a HyNor (Hydrogen Road of Norway). Inicialmente, apenas um veículo validará o desempenho do RX-8 Hydrogen RE, que também estará exposto em vários eventos. É a primeira vez que um Mazda com motor rotativo híbrido é colocado em utilização regular em estradas fora do Japão.

A Mazda assinou um acordo de entendimento com a HyNor em Novembro de 2007 para esta se integrar neste audacioso projecto. A HyNor é um projecto do estado norueguês que visa criar um sistema de transportes não poluentes através do hidrogénio. A partir do ano fiscal de 2009, a Mazda vai entregar aproximadamente 30 viaturas RX-8 Hydrogen RE para o projecto HyNor através de contratos de leasing.

O primeiro RX-8 com motor rotativo a hidrogénio foi entregue mais cedo para que a Mazda e a HyNor possam em conjunto avaliar o seu desempenho na Noruega. Como montra tecnológica, será exibido em vários eventos de cariz ambiental e outros onde possam estar potenciais clientes interessados em adquirir num sistema de leasing um veículo a hidrogénio.

“Até agora, a utilização de veículos Mazda com motor rotativo a hidrogénio estava limitada ao Japão. Esta participação no projecto HyNor marca o nosso próximo passo”, referiu Akihiro Kashiwagi, responsável pelo programa Mazda de desenvolvimento dos modelos a hidrogénio. “Depois de validarmos o desempenho do primeiro veículo nas estradas norueguesas, tencionamos entregar mais 30 unidades através de contratos de leasing.

Estamos muito satisfeitos por fazer parte da constituição de uma sociedade baseada na energia do hidrogénio na Noruega. A Mazda pretende utilizar os êxitos desta experiência bem como os dados resultantes deste projecto para os futuros desenvolvimentos dos veículos movidos a hidrogénio.”

A HyNor é uma norueguesa inédita que tem como objectivo demonstrar a implementação de uma infra-estrutura energética baseada no hidrogénio ao longo de uma estrada com 580 km, desde Oslo a Stavanger, na Noruega. As estações de abastecimento de hidrogénio estão a ser construídas ao longo deste percurso, de forma a assegurar o reabastecimento dos veículos movidos a hidrogénio. O projecto ambiciona revolucionar o sistema de transportes na Noruega, desde os autocarros, passando pelos táxis, carros particulares, redes de transporte urbanas, inter-cidades, regionais e até transportes de longa distância.

Em Agosto de 2006, uma comitiva da Mazda esteve presente na cerimónia de abertura da primeira estação de abastecimento de hidrogénio norueguesa construída pela HyNor. Foi também nessa ocasião que apareceu pela primeira vez, fora de estradas nipónicas, o RX-8 Hydrogen RE. Desde Abril de 2006, a Mazda já entregou oito RX-8 Hydrogen RE a organismos governamentais e empresas japonesas através de contratos de leasing.

Fonte: Mazda

MRF
18-10-2008, 00:07
E pena a sua potencia cair para os 160 e tal cavalos

Dário Rocha
18-10-2008, 10:34
E pena a sua potencia cair para os 160 e tal cavalos
não se pode ter tudo... :roll:

_MoReNo88_
23-10-2008, 13:07
Pois... e temos que pensar que ainda é um estudo recente! Daqui a uma ou duas décadas, decerto que já haverão motores movidos a hidrogénio com potências bastante acima dos 200cv :D