PDA

View Full Version : [Mx5] Falha de arranque

vinjunju
09-01-2009, 14:43
MX-5 Na 97
Esta semana falhou por duas vezes no arranque inicial.
Tomem em consideração o seguinte:
É um carro de uso diário.
Não dou ao arranque com o pé no acelerador.
Rpm 900
Problema:
Segunda-feira
0800hrs chave á ignição, dou ao arranque.
motor funciona 5 segundos e pára.
Repito o arranque
Motor roda , mas não pega.
(verifica-se k roda só com o motor de arranque, não ha combustão) :shock:
:twisted: ( aqui devem ler, todas as frases com raios e coriscos... e mais aquelas palavras, que não podem ser aqui escritas) :evil:
Retiro a chave da ignição.
0802hrs( depois de dizer as asneiras todas) :mrgreen:
chave á ignição, dou ao arranque.
motor funciona ( 05seg. com trepidação)
Comportamento normal a seguir.

1200hrs chave á ignição, dou ao arranque.
motor funciona
Comportamento normal a seguir.

1300hrs arranque normal
1800hs arranque normal
Terça-feira- arranque normal
Quarta-feira- arranque normal

Quinta- Feira- Falhou como na Segunda -feira
Sexta- feira - arranque normal

Aceito comentários, para identificação e resolução da falha de arranque.

Abraço
Luiz Vasco

StoneH
09-01-2009, 14:47
Conclusão:
Não gosta de sair às segundas e quintas de manhãs.

Agora fora de brincadeiras....
- Alternador ?
- Verifica os bornos da bateria quanto a maus contactos ou "verdete" - embora refiras que o motor de arranque de sinais de vida
- verifica o estado das velas... pois como dizes não há combustao, tal pode-se dever ao mau estado ou sujidade dos polos das velhas no acto da ignição.

vinjunju
09-01-2009, 14:58
StoneH

Obrigado pela dica.
Tudo isso está em bom estado de conservação.
Quando é que avisas que estás em MORA , para irmos ao Fluviário ver umas "piranhas"
Abraço

StoneH
09-01-2009, 15:05
As idas a Mora tem sido postas de lado ultimante por motivos de força maior.
Assim que tudo regresse à normalidade fica desde já o convite feito. :)

mrd
09-01-2009, 15:55
Já problema semelhante.. No meu caso foi a valvula do ralenti que tinha pirado ;)

Rimo
10-01-2009, 13:28
poracaso o distribuidor está limpinho? não tem agua? ... e os cachimbos das velas? não tem humidade?

vinjunju
11-01-2009, 22:17
tudo limpo e sem problema

3pelos
12-01-2009, 10:25
Então? Ainda não deste com a "coisa"? :roll:

hugo_tuning
12-01-2009, 12:20
ve os pontos da correia de distribuição... troca essas velas...

vinjunju
12-01-2009, 15:39

hugo_tuning

3P.... tou a ficar marado :evil: ( ok.. mais marado) deixa de mandar bocas :D ... Tá na mesma, de dois em dois dias falha.

Hugo...

A "negrinha tem "fio dental" e "vibradores novos" com menos de 1000Km

TOU a ficar desconfiado do chip electronico da chave.... ou do "canhão de arranque", verifiquei que, quando falha, a luz da segurança de chave não desliga.
Tou a "falar" disto

http://www.mx5parts.co.uk/images/si2210.jpg

Aceito palpites..

3pelos
12-01-2009, 16:17
Eh pah ó vinjunju tava mesmo a perguntar pra saber, nada de bocas :wink:

A chave do teu MX5 tem chip? :roll:

vinjunju
12-01-2009, 16:29
3P
Tem... e a do teu tambem.... estão codificadas
:P
e eu estava a brincar contigo...... tás muito sensivel.... :lol: :lol: :lol:

3pelos
12-01-2009, 16:37
3P
A sensibilidade é do frio :P :lol:

A chave do meu não é codificada isso te garanto, tenho uma chave feita numa casa de chaves de supermercado e funciona 8)

mrd
12-01-2009, 19:57
3P

A chave do meu não é codificada isso te garanto, tenho uma chave feita numa casa de chaves de supermercado e funciona 8)
diz lá por pm qual foi a loja onde fizes-te :mrgreen:

3pelos
12-01-2009, 20:15
3P

Nem precisa de ser por PM, foi no Continente (antigo Feira Nova) de Telheiras :wink:

mrd
12-01-2009, 20:27
3P

Nem precisa de ser por PM, foi no Continente (antigo Feira Nova) de Telheiras :wink:
a ver se na cafezada do tazz te deito a mão à chave com um pouco de plasticina :lol: :lol: :lol:

hugo_tuning
13-01-2009, 09:22

hugo_tuning

3P.... tou a ficar marado :evil: ( ok.. mais marado) deixa de mandar bocas :D ... Tá na mesma, de dois em dois dias falha.

Hugo...

A "negrinha tem "fio dental" e "vibradores novos" com menos de 1000Km

TOU a ficar desconfiado do chip electronico da chave.... ou do "canhão de arranque", verifiquei que, quando falha, a luz da segurança de chave não desliga.
Tou a "falar" disto

Aceito palpites..

relativamente ao fio dental e aos vibradores não t eskeças k é cmo em tdo, há sp uma possibilidade de existirem nados-mortos...

vinjunju
13-01-2009, 15:04
hugo_tuning

Tá tudo certinho direitinho..... mas quando lhe dá na mona ...falha.

Abraço

........................
3P
Tens certeza de que a chave, não foi codificada? acho estranho a tua não ser... e a codificação é muito rapida de fazer, são segundos numa maquineta que os tipos lá têm e telheiras tem equipamento de codificação, pois fiz lá uma chave para um Honda á dois anos.

Abraço

Rimo
13-01-2009, 15:58
à um més tambem mandei fazer uma chave, e qual foi o meu espanto, o meu carro tambem tem chaves códificadas ;) ... lol

3pelos
13-01-2009, 21:31
3P
Tens certeza de que a chave, não foi codificada? acho estranho a tua não ser... e a codificação é muito rapida de fazer, são segundos numa maquineta que os tipos lá têm e telheiras tem equipamento de codificação, pois fiz lá uma chave para um Honda á dois anos.

Abraço
Duvido mesmo (não ateimo) mas só vi o tipo a copiar a chave e entregar-ma, não vi mais maquineta nenhuma :roll:

vinjunju
15-01-2009, 08:59
3pelos

Estranho... muito estranho.

3pelos
15-01-2009, 11:03
3pelos

Estranho... muito estranho.
Pois... mas não te esqueças que o meu MX5 é de 90, nessa altura ainda não havia essas modernices (acho eu), mas pronto, como disse, não ateimo :wink:

_MoReNo88_
18-01-2009, 17:02
Pois... e até ha daquelas chaves que se vendem no MX5parts todas em metal.... sem o plástico preto a envolver.... :roll:
As chaves codificadas devem ter saído uns anos após a saída do MX5.
O meu Mazda 323F é de 95 e não tem chaves codificadas.... acho que que não tem.... Pelo menos não dão para abrir ao meio, pois há sempre aquelas que dão para tirar o chip e tal.... :roll:

mrd
18-01-2009, 17:51
Pois... e até ha daquelas chaves que se vendem no MX5parts todas em metal.... sem o plástico preto a envolver.... :roll:
As chaves codificadas devem ter saído uns anos após a saída do MX5.
O meu Mazda 323F é de 95 e não tem chaves codificadas.... acho que que não tem.... Pelo menos não dão para abrir ao meio, pois há sempre aquelas que dão para tirar o chip e tal.... :roll:
isso é facil de ver se é codificado ou não... vais ter com alguém com o modelo da mesma altura que o teu e comparas as chaves, se as ranhuras são diferentes não é codificado...(forma muito arcaica de ver...)

Rimo
18-01-2009, 18:04

eu tenho uma chave igual a esta e é códificada, num entanto não tem sítio para por uma bataria, ou abrir a chave ....

mrd
18-01-2009, 18:24

eu tenho uma chave igual a esta e é códificada, num entanto não tem sítio para por uma bataria, ou abrir a chave ....
tem apenas um chip "receptor" que o carro reconhece... se o comando abrisse e fechasse as portas remotamente é que rpecisavas que o chip fosse "activo", e aí então precisas de pilha :wink:

Rimo
18-01-2009, 18:32
pois eu bem queria o comando, mas andei aprocura do receptor, nem os cabos tenho no sítio onde devia de estar o modulo ... Bah que maus ... mas o resto está .. os cabos para ABS e Arcon tenho os cabos e fixas, mesmo que não os tenha ... ABS ...

Trieste
06-02-2009, 14:22
O problema do patrick continua a ser debatido aqui (http://mazdapt.com/forum/viewtopic.php?f=10&t=3750&st=0&sk=t&sd=a).

Quem tiver problemas no carro abre um tópico novo para evitar confusões p.f.

vinjunju, já passaram os soluços à negrinha ou quê?

Trieste
10-02-2009, 11:00
E então, não há novidades? :roll:

vinjunju
20-02-2009, 20:04

as minhas desculpas aloirei.... só agora entendi o teu link... mais vale tarde que nunca....

passo a responder aqui: Passou...mas não sei porque razão.... o que quer dizer que um dia destes dou boleia ao MURPHY e fico a pé, depois compro um canhão de ignição ,com chaves novas.....

Abraço

3pelos
20-02-2009, 21:15

as minhas desculpas aloirei.... só agora entendi o teu link... mais vale tarde que nunca....

passo a responder aqui: Passou...mas não sei porque razão.... o que quer dizer que um dia destes dou boleia ao MURPHY e fico a pé, depois compro um canhão de ignição ,com chaves novas.....

Abraço
Compra um MX5 sem essas mariquices, sei de um à venda :mrgreen:

RGM5
20-02-2009, 22:37

Rosa, cinza ou vermelho?

3pelos
20-02-2009, 22:39

Rosa, cinza ou vermelho?
3 em 1 :mrgreen:

Baal
27-02-2009, 11:55
Exprimenta trocar os cabos de vela... penso que já trocaste as velas certo?