PDA

View Full Version : Cadastro dos condutores - o falso perdão

Trieste
22-06-2009, 13:54
"O falso perdão

http://www.automotor.xl.pt/img/trans.gif
Num aparente rasgo de “simpatia”, a Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR) deixou escapar para a comunicação social que o cadastro dos condutores seria reposto a “zero” até Julho de 2008. Por outras palavras, só a partir desta data as infracções seriam punidas. Segundo alguma imprensa, uma “nova lei” serviria assim como uma espécie de “amnistia”.

Mas a verdade é que, se perdoar é divino, a sucessora da Direcção-geral de Viação (DGV) encontra-se muito longe da divindade: nem a lei é nova, nem o perdão é real. O que aconteceu, então? Uma fuga para a frente. Ciente dos milhares de autos herdados pela DGV a que não conseguiu dar vazão; e a outros tantos que, entretanto, foram prescrevendo (e, como tal, não figurariam nunca no cadastro, porque a condenação é inexistente), a ANSR resolveu passar a mensagem de que todos os processos seriam limpos como que por caridade. O início de uma nova era.

A realidade, contudo, é outra. É a continuidade de uma era muito antiga: a do caos. A 6 de Julho de 2008, quando entrou em vigor o Decreto-

-Lei n.º 113/2008, a ANSR adquiriu a competência para decidir em matéria de contra-ordenações ao Código da Estrada – e o seu presidente, Paulo Marques, a autoridade para a cassação das cartas de condução. Algo que tinha de ser impresso em forma de lei, dada a extinção da DGV – e, consequentemente, da figura do director-geral.

Ora, o mesmo decreto-lei, elaborado ao abrigo de uma autorização legislativa, veio também especificar que, para efeitos de cassação da carta de condução, só contariam as contra-ordenações cometidas após a entrada em vigor deste diploma, a 6 de Julho de 2008. A “nova lei”, portanto, remonta a 2008.

Teoria do caos

A verdadeira justificação para a “limpeza dos cadastros”, porém, encontra-se escondida nas entrelinhas, e não se deve ao facto de o referido diploma vir fixar aquilo a que os juristas apelidam de “aplicação da lei no tempo” e de, no caso, só contarem para a cassação das cartas as contra-ordenações cometidas a partir de Julho de 2008, inclusive. Prende-se antes com um erro informático, tal como havia já sucedido quando desapareceram milhares de cartas.

A nossa revista sabe que muitos dos autos levantados nos últimos anos nunca chegaram sequer a ser introduzidos no limitado sistema SIGAII (Sistema Integrado de Gestão de Autos). Um problema técnico identificado pela ANSR, mas cuja resolução só foi possível com a substituição deste sistema informático pelo actual SCOT (Sistema de Contra-Ordenações de Trânsito), que já permitia introduzir as multas directamente no sistema, mesmo quando estas eram presenciais. Fácil perceber onde (e como) se perderam tantos autos...

E as decisões actuais?

Este falso perdão para os cadastros anteriores a Julho de 2008 alimenta ainda outras dúvidas a que ninguém sabe responder. O que fazer com os indivíduos que só agora estejam a receber decisões de infracções cometidas em 2007 e 2008? Será que, pelo facto de tais decisões só agora se tornarem definitivas, tal as impede de também serem apagadas do cadastro? É que a infracção cometida foi, seguramente, anterior à publicação do diploma agora trazido a público. “Será que vão contar para efeitos de reincidência?”, questiona a jurista Teresa Lume, concluindo com um desabafo: “Convenhamos que esta figura é bem distinta da cassação da carta de condução”...

A AutoMotor procurou esclarecer estas questões junto do gabinete de apoio à comunicação da ANSR, mas sem sucesso."

In "Automotor (http://www.automotor.xl.pt/home.shtm)"

:lalala:

SellerS
22-06-2009, 13:59
No comments! :roll: :roll: :roll:

mrd
22-06-2009, 14:00
Credo :roll:

_RP_
22-06-2009, 14:20
Esse "perdão" ao cadastro dava-me jeito tendo em conta a multa grave que apanhei em Outubro de 2008. Mas já se sabe, parece que gostam de viver assim no meio da confusão! Em vez de começar a partir de uma nova base e começar a fazer as coisas como deve ser, não, é melhor herdar os problemas do passado e não progredir.

danielML
22-06-2009, 20:56
por acaso tou curioso por uma multa que tive e umas multinhas que ainda não chegaram mas que fiquei desconfiado
regista, não regista, andamos aqui nem sabemos a quantas

Abrazoom

jfmr6
22-06-2009, 21:08
...eu tou como o _RP_, esse perdão dava-me jeito para a minha multa por excesso de velocidade em Setembro de 2008 :mrgreen:.

_MoReNo88_
23-06-2009, 12:31
E daria jeito para a minha multa por excesso de velocidade também em Outubro de 2008 :lalala:

SnowSkier
23-06-2009, 12:36
Esse "perdão" ao cadastro dava-me jeito tendo em conta a multa grave que apanhei em Outubro de 2008. Mas já se sabe, parece que gostam de viver assim no meio da confusão! Em vez de começar a partir de uma nova base e começar a fazer as coisas como deve ser, não, é melhor herdar os problemas do passado e não progredir.

...eu tou como o _RP_, esse perdão dava-me jeito para a minha multa por excesso de velocidade em Setembro de 2008 :mrgreen:.

E daria jeito para a minha multa por excesso de velocidade também em Outubro de 2008 :lalala:

Aceleras tenrinhos...:lalala:

:mrgreen:

_MoReNo88_
23-06-2009, 12:40
Óh SS... olha que, não podes falar muito... ou queres que me xibe já aqui!? :twisted: :mrgreen: :p

SnowSkier
23-06-2009, 12:49
Óh SS... olha que, não podes falar muito... ou queres que me xibe já aqui!? :twisted: :mrgreen: :p

:lol::lol::lol:

jfmr6
23-06-2009, 21:32

...isso, isso, xiba-te :lol:
Tenrinho mesmo, a unica vez que acelero mais um pouco:lalala:, sou apanhado pelo A4 :oops::lalala:

_MoReNo88_
23-06-2009, 22:00
Uii... o A4 é f#dido.... 1.8 Turbo a gasolina... preto, de matrícula xx-xx-VS... é preciso ter cuidado com esse menino! :twisted: :p

jfmr6
23-06-2009, 22:57
Uii... o A4 é f#dido.... 1.8 Turbo a gasolina... preto, de matrícula xx-xx-VS... é preciso ter cuidado com esse menino! :twisted: :p

Exactamente...filh0000 da p:reclamar: ... logo de manhãzinha, para abrir o olho. Pior é que eu até vinha desconfiado, mas aquela mania de que só acontece aos outros...:doh:

mrd
23-06-2009, 23:01
Em velocidade só acontece aos outros se cumprires XD

jfmr6
23-06-2009, 23:40
Em velocidade só acontece aos outros se cumprires XD

Eu já percebi que tens muita piada...e tou a começar a perceber tambem que é o mais atinadinho aqui do forum, sempre dentro das normas :lalala:
Nada de maluquices, sempre devagar, sempre tão conselheiro...espectáculo :fixe:
Só arrancaste com o sinal verde, dos peões claro...foi o 1º e unico erro, ou infracção. ..
Um cidadão exemplar, muito bem...:rolleyes:

Trieste
23-06-2009, 23:42
Dá o desconto ao moço, foi marretice de recente encartado. :rotfl:
Mas essa nem lembrava ao diabo... :lol:

Ghost_Rider
23-06-2009, 23:43

:rotfl::rotfl::rotfl:

jfmr6
23-06-2009, 23:53

:rotfl:...mas eu dou desconto,claro que dou. Só me faz confusão como é que ele parece ser tão exemplar, claro, tal foi o susto de ficar se a carta ao inicio....quase que era como a Pescada: "antes de ser já era" :mrgreen:

Ghost_Rider
23-06-2009, 23:56
:rotfl:...mas eu dou desconto,claro que dou. Só me faz confusão como é que ele parece ser tão exemplar, claro, tal foi o susto de ficar se a carta ao inicio....quase que era como a Pescada: "antes de ser já era" :mrgreen:

:rotfl::rotfl::rotfl:...esse é o problema de andar tão devagar, mas tão devagar que vai a tomar mais atenção à velocidade que à estrada :mrgreen:

Grande abraço JA :cheers:

jfmr6
23-06-2009, 23:59
:rotfl::rotfl::rotfl:...esse é o problema de andar tão devagar, mas tão devagar que vai a tomar mais atenção à velocidade que à estrada :mrgreen:

Grande abraço JA :cheers:

Nada disso...tão devagar que usa os semaforos dos peões :mrgreen:

Trieste
24-06-2009, 00:00
Para não se distrair mais por causa da atenção à velocidade, o jA vai reprogramar o fozkas, passa a cortar às 2500 rpm... :rotfl:

jfmr6
24-06-2009, 00:02
:rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl:

_RP_
24-06-2009, 09:59
Eu ouvi dizer que ia trocar por um "papa-reformas" ou "mata-velhos" (depende da terra...) :rotfl:
Só dão 50 e não precisam de carta, logo nunca existe risco de a perder! :rotfl:

mrd
24-06-2009, 10:09
Portanto deveria eu sentir-me mal por tentar cumprir o código? :rolleyes:
jmfr6, eu tenho muito respeito pela estrada e ainda mais por mim mesmo... Quando alguém faz sinal de luzes para ultrapassar ainda vai ter de esperar um pouco ate que eu saia da frente...

A estrada está cheia de heróis não é?
Só moralistas... Não cumpro à risca nem faço questão disso.
Simplesmente há que ter 2 dedos de testa.

Trieste, e não precisava de mais que 2500rpm para uma viagem pela nacional até à terrinha...

Quem vos ler vai pensar que não cometem erros XD

Por mim é na paz.

Desde que não venham para cima de mim porque não respeitaram alguma alínia do código. :lalala:

Ghost_Rider
24-06-2009, 16:18
Quando alguém faz sinal de luzes para ultrapassar ainda vai ter de esperar um pouco ate que eu saia da frente...

Se quando eu te fizer sinal de luzes para me desamparares a loja não me saires da frente não tem qualquer problema :lol:...eu ultrapasso-te pela direita ou ainda pela berma lol, não eras o primeiro nem serias certamente o ultimo em que tenho de o fazer :mrgreen:

:cheers: Grande abraço JA

SnowSkier
24-06-2009, 16:22
Se quando eu te fizer sinal de luzes para me desamparares a loja não me saires da frente não tem qualquer problema :lol:...eu ultrapasso-te pela direita ou ainda pela berma lol, não eras o primeiro nem serias certamente o ultimo em que tenho de o fazer :mrgreen:

:cheers: Grande abraço JA

:muitomau:...errado...isso além de violar o código da estrada, pode colocar em causa a tua própria integridade fisíca e a dos outros...:lalala:

:cheers:

Ghost_Rider
24-06-2009, 16:23
:muitomau:...errado...isso além de violar o código da estrada, pode colocar em causa a tua própria integridade fisíca e a dos outros...:lalala:

LOL, eu também não disse que estava certo :mrgreen:

mrd
24-06-2009, 16:33
Correcto ss.

E ghost, quando vejo que vão mudar de faixa acelero(isto so em AE desimpedida).

Passas na mesma, mas pico um pouco :mrgreen:

Digo em ae porque não gosto de facilitar 'cenas'.

Abraço ghost
Depois pagas a :cheers:

jfmr6
24-06-2009, 19:03
Portanto deveria eu sentir-me mal por tentar cumprir o código? :rolleyes:
jmfr6, eu tenho muito respeito pela estrada e ainda mais por mim mesmo... Quando alguém faz sinal de luzes para ultrapassar ainda vai ter de esperar um pouco ate que eu saia da frente...

A estrada está cheia de heróis não é?
Só moralistas... Não cumpro à risca nem faço questão disso.
Simplesmente há que ter 2 dedos de testa.

Quem vos ler vai pensar que não cometem erros XD

Por mim é na paz.

Desde que não venham para cima de mim porque não respeitaram alguma alínia do código. :lalala:

Não é nada disso jA, eu acho que fazes muito bem em seres cumpridor do código, mas tambem acredito que não és nenhum santo :roll:
Cada um é como cada qual, mas ages muito como um grande moralista ás vezes:mrgreen:....eu ou alguem fazer algumas "asneiras" de vez enquando, não quer dizer que se é inresponsavel ou que não tenha 2 dedos de testa...no meu caso, até tento ser muito correcto a conduzir mas ás vezes apetece-me descarrilar um pouco, tendo sempre consciencia do que faço, e até tenho medo é dos outros, não de mim....e se eu te disser que em quase 15 anos de carta essa multa foi a unica, se calhar não acreditas, mas é verdade...talvez por sorte, talvez não.:lalala:
E no caso da minha multa, eu ia a mais 40km/h que o permitido no local...pode-te parecer muito, mas se eu te disser que o limite é 100km/h (via rápida do barreiro), logo ia a 140km/h...acho que não é uma velocidade assim tão perigosa que ponha em risco a minha vida ou a dos outros, tendo em conta que a velocidade maxima nas auto-estradas é 120km/h, + 20km/h não é grande diferença.
Agora, se eu fosse apanhado a 200km/h, aí dava-te razão no teu comentário, pois isso sim, é Velocidade Furiosa :mrgreen::lalala:

Agora tambem digo, ó GR passares pela direita :muitomau:, embora apanhemos aqueles monos que vão á frente devagar, devagarinho, parados nas faixas á esquerda que realmente só apetece passar pela direita e buzinar-lhes, mesmo assim isso é de facto perigoso :bleh:

Ghost_Rider
24-06-2009, 22:34
Agora tambem digo, ó GR passares pela direita :muitomau:, embora apanhemos aqueles monos que vão á frente devagar, devagarinho, parados nas faixas á esquerda que realmente só apetece passar pela direita e buzinar-lhes, mesmo assim isso é de facto perigoso :bleh:

Se vocês andassem 8 horas e mais na estrada todos os dias logo entendiam o que eu estou a falar :lol:...e eu so não digo mais porque corro o risco de ser expulso do forum :rotfl::rotfl::rotfl:..também venho das motas o que têm alguma influencia e tenho de facto o pé pesado, mas tenho muito pouca paciencia para essas cenas..e se for então sozinho e picado...esqueçam la isso :rotfl::rotfl::rotfl:

ad
25-06-2009, 00:04
Bonito é ir a passar os possíveis "senhores da boina" em carros descaracterizados, travar ao lado deles, e depois ir encostando de fininho à direita caso sejam... ou esmagar acelarador quando não são.

Quanto a ultrapassar pela direita... é totalmente diferente de circular pela direita e passar quem vai na esquerda a dormir. Simplesmente são 2 ou 3 filas de transito, e a da direita circula mais depressa.

Vem no código. Não podem é sair de trás dele, passar pela direita, e regressar à esquerda.

mrd
25-06-2009, 05:50
O código é manhoso nesse artigo.

_MoReNo88_
25-06-2009, 06:00
Bem... quanto a ultrapassagens pela direita... às vezes tem mesmo que ser!!!
Já cheguei a apanhar carros a circularem na faixa da esquerda a cerca de 100kmh, onde o limite é de 120kmh e sem mais carro nenhum à direita dele.... Colo-me a ele, faço sinais de luzes, pisca aberto para a esquerda... continuo insistindo e se nada acontecer, simples.... passo pela direita... Que remédio :roll:

mrd
25-06-2009, 06:08
Odeio quando se colam à trazeira ou me cortam a frente...

3pelos
25-06-2009, 06:18
Se vocês andassem 8 horas e mais na estrada todos os dias logo entendiam o que eu estou a falar :lol:...e eu so não digo mais porque corro o risco de ser expulso do forum :rotfl::rotfl::rotfl:..também venho das motas o que têm alguma influencia e tenho de facto o pé pesado, mas tenho muito pouca paciencia para essas cenas..e se for então sozinho e picado...esqueçam la isso :rotfl::rotfl::rotfl:
Concordo perfeitamente... na altura em que era motorista e fazia só dentro de Lisboa no minimo 100kms por dia, era um stress do caraças... chegava a meio da tarde já não queria saber de o traço era continuo, se o semaforo tá amarelo, se vou pela direita ou esquerda, o que quer que seja, só queria era despachar-me... Por isso compreendo, e só não compreende quem nunca passou por essas situações... Por exemplo agora, ando muito mais sossegado, tenho outro horário e ando com o carro em horas que ainda não há transito, não faço "asneiras" nenhumas. Ando na boa, faço cerca de 30kms por dia apenas e já não sei o que é stress :mrgreen:
O código é manhoso nesse artigo.
Manhoso? Tá bem explicito... e venha lá o "xôr" agente querer multar-me por passar pela direita... não pode, desde que eu depois de o passar pela direita não passe pra frente dele, não pode multar pois é passagem e não ultrapassagem ;)

mrd
25-06-2009, 06:24
Mais depressa te safas a mostrar o crachá da fap que com esse paleio.

3pelos
25-06-2009, 06:27
Mais depressa te safas a mostrar o crachá da fap que com esse paleio.
Não tenho esse crachá já e acredita que nunca mostrei... E as vezes que me safei foi porque simplesmente tava legal... e não é paleio, tá escrito.

_MoReNo88_
25-06-2009, 06:28
Eu já me safei uma vez, das duas vezes que fui mandado parar, pois na primeira, ainda não estava na Marinha sequer....
Mas pronto, também não tinha nada a esconder... era uma operação stop normalíssima, para ver os documentos e afins ;) ver se estava tudo em ordem... :)

mrd
25-06-2009, 06:30
Só aludi ao 'xô guarda, sou colega' XD
Pensei que a fap também tinham identificação

_MoReNo88_
25-06-2009, 06:39
Só aludi ao 'xô guarda, sou colega' XD

E têm... o 3p é que já saiu da FAP à uns aninhos.... :roll:

3pelos
25-06-2009, 06:40
Sim... um cartão de identificação tipo BI com foto fardado, nada mais... :roll:
E têm... o 3p é que já saiu da FAP à uns aninhos.... :roll:
Pois... e até o cartão com a risca verde e vermelha de funcionário do estado tenho e nunca o mostro...

_MoReNo88_
25-06-2009, 06:42
Pois... é como eu ;)

Rimo
25-06-2009, 15:56
qual pé pesado??? voces andam todos doidos ... é muito bom cumprir o código ... e acho que todos o deviam fazer, e em contra partida aumentar a velocidade máxima para 160 km/h .... já temos autoestradas para isso e muito mais ... tanto que fiz na A1 coimbra -> Aveiro ia a uma velocidade média de 220km/h ... quando disse que estavamos em aveiro ficaram a olhar para mim ... pois fiz uma estrada de 60km, em 20 min ... :D

_RP_
25-06-2009, 16:46
qual pé pesado??? voces andam todos doidos ... é muito bom cumprir o código ... e acho que todos o deviam fazer, e em contra partida aumentar a velocidade máxima para 160 km/h .... já temos autoestradas para isso e muito mais ... tanto que fiz na A1 coimbra -> Aveiro ia a uma velocidade média de 220km/h ... quando disse que estavamos em aveiro ficaram a olhar para mim ... pois fiz uma estrada de 60km, em 20 min ... :D

Eu acho que 150 era o limite mais apropriado, mas tem de haver sempre bom-senso já que existem carros a circular que a 150 são um perigo enorme! Os limites deviam ser em função do carro. Por exemplo BT-50: 120; Mazda2: 130; mazda5:140; mazda3: 150; mazda6: 160; mazda mx-5: 170; mazda rx-8: 180, etc

mrd
25-06-2009, 16:49
Tinha de haver bom senso.... Como se vê que há. E não havendo agora já é o que se vê...

SnowSkier
25-06-2009, 16:57
Eu acho que 150 era o limite mais apropriado, mas tem de haver sempre bom-senso já que existem carros a circular que a 150 são um perigo enorme! Os limites deviam ser em função do carro. Por exemplo BT-50: 120; Mazda2: 130; mazda5:140; mazda3: 150; mazda6: 160; mazda mx-5: 170; mazda rx-8: 180, etc

:blink::blink:...epá que discriminação é essa, RP?

A 140 parece que vou parado...:lol:

Nunca menos de 160 Km/h e com o CC ligado...:twisted:

:manhoso:

mrd
25-06-2009, 17:07

ya... 140 faço eu uma viagem regular...

_RP_
25-06-2009, 17:08

Era só uma ideia, por mim metia o limite nos 200! :mrgreen:

... e mesmo assim ainda era multado! :rotfl:

Rimo
25-06-2009, 17:08
ya... 140 faço eu uma viagem regular...

140 é quando meto a 5ª :lalala: .... :rotfl: :rotfl:

3pelos
25-06-2009, 21:03
:blink:
Mas o que é que tu andas a fumar pah? :p O MX-5 NA a 170 já tá "ready for take-off" :rotfl: Acima de 160 é loucura naquele carro :lalala:

jfmr6
25-06-2009, 21:19

...mas na mota acelaravas tambem com o pé:confused: :rotfl::rotfl::rotfl: :cheers:

Odeio quando se colam à trazeira ou me cortam a frente...

Nisso tou solidario contigo jA, tambem afino com isso, principalmente quando se colam á traseira :x

..realmente uma media fantastica...como conseguiste? Que carro era? :mrgreen:

Era só uma ideia, por mim metia o limite nos 200! :mrgreen:

... e mesmo assim ainda era multado! :rotfl:

Seria como na Alemanha, nas autobahn, andas á velocidade que te apetecer...acima dos 120km/h se bates pagas, se ficares vivo claro :lalala:

Ghost_Rider
25-06-2009, 21:25
..realmente uma media fantastica...como conseguiste? Que carro era? :mrgreen:

De facto para se fazer uma média de 220km/h tem de se andar muitas vezes a 230 e 240 no minimo...que carro era Rimo xiba-te la? :mrgreen:

ad
25-06-2009, 21:32
GR, é um Audi A4!!! O Rimo ainda se vai converter.

Ghost_Rider
25-06-2009, 21:33

LOOOL, quem diria!!! :mrgreen:

jfmr6
25-06-2009, 21:35

...não acredito nisso :manhoso:

Trieste
25-06-2009, 22:53
tanto que fiz na A1 coimbra -> Aveiro ia a uma velocidade média de 220km/h ... quando disse que estavamos em aveiro ficaram a olhar para mim ... pois fiz uma estrada de 60km, em 20 min ... :D
Desculpa, Coimbra - Aveiro estou eu fartinho mas mesmo fartinho (mais que farto até :tonto:) de fazer, 60 km só se for de porta-a-porta porque de ae são 30 km e mais uns poucos. Média de 220 km/h? Entre portagens apenas? Dúvido... ainda por cima de A4. :rotfl:

_RP_
25-06-2009, 22:58
Pelas minhas contas, 60km em 20minutos dá uma média de 180km/h. ;)

Distance:
66 km which 56 km on motorways

56km por AE em 20minutos daria uma média de 168km/h, esta já possivel a uma A4.

ad
25-06-2009, 23:05
56km por AE em 20minutos daria uma média de 168km/h, esta já possivel a uma A4.

Uma Toyota Dyna do ACP não dá tanto...

_RP_
25-06-2009, 23:13
Uma Toyota Dyna do ACP não dá tanto...

É verdade! Por isso é de louvar o feito da audi!

Rimo
26-06-2009, 07:18
É verdade! Por isso é de louvar o feito da audi!

:rotfl: :rotfl: :rotfl: mas não se esqueçam que no ponteiro pode lá dizer que vai a 220 ... mas na realidade devia ir a 180 ... :lalala:

ad
26-06-2009, 08:38
:rotfl: :rotfl: :rotfl: mas não se esqueçam que no ponteiro pode lá dizer que vai a 220 ... mas na realidade devia ir a 180 ... :lalala:

O erro das A4 é de cerca de 9 a10%.

220 no velocímetro dá cerca de 200 reais.

O erro é outra daquelas coisas que enfim, na minha 6, quando fui a Gibraltar, a 150 no velocímetro correspondiam 140km-h no GPS...

É igual aos outros...

Rimo
26-06-2009, 08:47

O erro é outra daquelas coisas que enfim, na minha 6, quando fui a Gibraltar, a 150 no velocímetro correspondiam 140km-h no GPS...

É igual aos outros...

fogo tanto??? no meu quando circulo a 180 marca no GPS 175.... :roll:

mrd
26-06-2009, 08:52
O teu gps tem erro de velocímetro XD

SnowSkier
26-06-2009, 09:14

É igual aos outros...

De facto, no meu 5, o meu Garmin também dá uma diferença de, sensívelmente, 10Km a menos no GPS...:roll:

Rimo
26-06-2009, 09:34
De facto, no meu 5, o meu Garmin também dá uma diferença de, sensívelmente, 10Km a menos no GPS...:roll:

muito estranho ... ainda vou ver isso de novo ... talvéz tenha visto mal ... mas 10km/h a menos é pouco... equivale salvo erro a 5% - 8% ....

_RP_
26-06-2009, 10:34

Exacto. Á velocidade máxima o meu Garmin dá-me um erro de 10km/h (no Mazda3).

_MoReNo88_
26-06-2009, 10:49
Eu no meu 323F BA a 120kmh, o GPS indica 115kmh, portanto, uma diferença de 5kmh. Aos 200kmh ou assim, ainda nunca experimentei.... :roll:
Quanto à velocidade máxima em Autoestrada, já o meu professor de código, à 3 anos atrás me dizia, perante a turma, que o limite devia de ser passado para os 150kmh! Ora, à 20anos atrás, quando abriram as primeiras autoestradas, já os limites máximos eram de 120kmh e os carros nessa altura, valha-me Deus... :roll: :lalala:

Trieste
26-06-2009, 11:50
Quando tinha as jantes e pneus de origem o erro era de 10km/h certinhos. Agora a partir dos 190 é cerca de 15... :lalala:

jfmr6
26-06-2009, 18:48
Quando tinha as jantes e pneus de origem o erro era de 10km/h certinhos. Agora a partir dos 190 é cerca de 15... :lalala:

...só se meteste rodas mais pequenas! :roll:

...ve-lá, daqui a pouco, os outros marcam no ponteiro o dobro da realidade :lalala:

mrd
26-06-2009, 18:52
...ve-lá, daqui a pouco, os outros marcam no ponteiro o dobro da realidade :lalala:
:roll:
desde que o carro atingisse velocidade necessária... sim... acabaria por acontecer isso

jfmr6
26-06-2009, 19:01
desde que o carro atingisse velocidade necessária... sim... acabaria por acontecer isso

Desculpa, não apanhei essa :confused:

mrd
26-06-2009, 19:01
Desculpa, não atingi :confused:

o erro de velocímetro é proporcional e não constante ;)

jfmr6
26-06-2009, 19:08
o erro de velocímetro é proporcional e não constante ;)

...quer dizer então, um carro que dê 300km/h reais, no ponteiro vai pra aí a 380 km/h ???...:rotfl::rotfl:

mrd
26-06-2009, 19:11
...quer dizer então, um carro que dê 300km/h reais, no ponteiro vai pra aí a 380 km/h ???...:rotfl::rotfl:
correcto...

nos nossos carros caso atingissem essa velocidade...

obviamente que os carros capazes dessas velocidades têem o erro do velocímetro ajustado ou não têem ;)

jfmr6
26-06-2009, 19:15
jA....tens razão se fossem os nossos carros, mas morriam antes de chegar a essas velocidades.:rotfl:
Mas eu falo na diferença que o Rimo disse do A4...40km/h???:lalala:

mrd
26-06-2009, 19:16
jA....tens razão se fossem os nossos carros, mas morriam antes de chegar a essas velocidades.:rotfl:
já sabes como são os audis, sempre a meter um sorriso na cara dos donos(por mais falsos que sejam xD)

:rotfl:

jfmr6
26-06-2009, 19:17
já sabes como são os audis, sempre a meter um sorriso na cara dos donos(por mais falsos que sejam xD)

Falsos ?:blink:

mrd
26-06-2009, 19:19
Falsos ?:blink:
j/K :mrgreen:

jfmr6
26-06-2009, 19:21
Não é assim tambem...nem tão pouco esse erro de velocimetro é verdadeiro :lalala:

3pelos
26-06-2009, 19:58
Pode ter uma avaria no velocimetro... por exemplo, um amigo meu que tinha uma Astra SW de 94 dizia que fazia a curva de Sete Rios no Eixo N-S (sentido N-S) a 160km/h. Eu que na altura tinha uma igual, não me acreditava pois a carrinha não se agarra nada e o máximo naquela curva era 130. Um dia testamos, ele na dele e eu na minha, e quando paramos ele diz-me: "Vês? Fiz a 160", e eu "pois, eu vinha colado a ti e o meu ponteiro tava a marcar 130 :lalala:" Conclusão, a "bicha conta kms" da Astra dele tava marada :rotfl:

RGM5
26-06-2009, 20:22
In; "automotor"

http://img209.imageshack.us/img209/9715/50935518.jpg

http://img33.imageshack.us/img33/4482/46263371.jpg

SellerS
26-06-2009, 20:48
correcto...

nos nossos carros caso atingissem essa velocidade...

obviamente que os carros capazes dessas velocidades têem o erro do velocímetro ajustado ou não têem ;)

É, de facto, como dizes, jA.

Sem qualquer erro no velocímetro só conheço o McLaren F1; 371km/h no ponteiro, 371km/h reais.

Agora, todos os outros têem erro, maior ou menor, mas têem.
Até o Veyron levou o GPS para medir a velocidade real.

mrd
26-06-2009, 21:16
É, de facto, como dizes, jA.

Sem qualquer erro no velocímetro só conheço o McLaren F1; 371km/h no ponteiro, 371km/h reais.

Agora, todos os outros têem erro, maior ou menor, mas têem.
Até o Veyron levou o GPS para medir a velocidade real.

chegou a cavalaria de apoio :mrgreen:

tenho ideia diso exatamente por causa do Capitão lento do top gear :mrgreen:

jfmr6
26-06-2009, 21:20
Eu não pus em causa o que disseste, e eu sei que é assim, só que afirmar um erro de velocimetro tão grande (40km/h), isso não é valido, e falo em qualquer marca :roll:

SellerS
26-06-2009, 21:35
Hoje em dia os velocimetros já não apresentam os erros de autrora.Também melhoraram nesse capítulo. Apesar disso continua a ser comum, e é facilmente verificável nalgumas revistas que apresentam a velocidade lida vs real, assistir-se ao erro do ponteiro já ser "notório" aos 50 km/h e com diferenças, dada ser ainda reduzida a velocidade, já significativas.

Como o erro não é linear, pode acontecer, no final da escala, o erro ascender practicamente a esse valores, nalguns modelos mais mentirosos...! :lalala:

E não são só os velocímetros a apresentar erros, os conta-rotações também os têem.

mrd
26-06-2009, 21:36
I know!
;)

jfmr6
26-06-2009, 21:39
Hoje em dia os velocimetros já não apresentam os erros de autrora.Também melhoraram nesse capítulo. Apesar disso continua a ser comum, e é facilmente verificável nalgumas revistas que apresentam a velocidade lida vs real, assistir-se ao erro do ponteiro já ser "notório" aos 50 km/h e com diferenças, dada ser ainda reduzida a velocidade, já significativas.

Como o erro não é linear, pode acontecer, no final da escala, o erro ascender practicamente a esse valores, nalguns modelos mais mentirosos...! :lalala:

E não são só os velocímetros a apresentar erros, os conta-rotações também os têem.

"nalguns modelos mais mentirosos"....????:blink:

SellerS
26-06-2009, 21:45
"nalguns modelos mais mentirosos"....????:blink:

Sim, modelos que apresentam um erro maior do que a média... ;)

jfmr6
26-06-2009, 21:57
Sim, modelos que apresentam um erro maior do que a média... ;)

Pois, mas 40km/h de diferença, desculpa lá, mesmo aquelas velocidades, independentemente de ser ou não progressivo conforme a velocidade...tenho a impressão que isso nem antigamente :)

_MoReNo88_
26-06-2009, 23:06
Outro carro também sem erro de velocímetro é o Opel Speedster se a memória não me falha ;)

Rimo
27-06-2009, 11:28
j/K :mrgreen:

Não é assim tambem...nem tão pouco esse erro de velocimetro é verdadeiro :lalala:

acredita, que são bastante falsos ... andei uns 10 km com rotundas com o ESP desligado ... e nunca mais vou fazer tal coisa ... é que a frente de ter um motor tão forte em baixas, vai para onde crémos ... já a traseira não vai .... num momento pensamos que vamos num sofá com rodas ... se acelarares mais um pouco vais conhecer uma maca com rodas .... para mim Audi em curva muito falsa .... até a minha sogra quando anda com o meu carro diz, que é mais seguro em curva ....

atenção não quero dizer com isto que todas sejam assim!!!! Pode ser tambem algum defeito daquela ... não sei, porque audi A4 Avant ainda só andei naquela ...

_MoReNo88_
27-06-2009, 12:25
Falando em curvas... hoje à vinda de Setúbal fiz a subida das nessecidades (troço da EN10 que passa entre a Serra da Arrábida e Serra do Louro.... é só curvinhas :mrgreen:) e consegui pela primeira vez ouvir os meus michelin pilot exalto 2 a chiarem... :mrgreen:
Verdade seja dita... atirei-me para as curvas mesmo à maluco.... tipo 130 ou mais kmh :lalala:

E pronto... cada vez gosto mais do meu FN... :mrgreen: :apaixonado: :babado:

Rimo
27-06-2009, 12:52
Falando em curvas... hoje à vinda de Setúbal fiz a subida das nessecidades (troço da EN10 que passa entre a Serra da Arrábida e Serra do Louro.... é só curvinhas :mrgreen:) e consegui pela primeira vez ouvir os meus michelin pilot exalto 2 a chiarem... :mrgreen:
Verdade seja dita... atirei-me para as curvas mesmo à maluco.... tipo 130 ou mais kmh :lalala:

E pronto... cada vez gosto mais do meu FN... :mrgreen: :apaixonado: :babado:

Pois e qualquer dia fazes como o meu irmão ... tanto se arrasta que se arrastou a 140 numa curva na serra da estrela ... conclussão? Carro dobrou um pouco = Sucata ....

_MoReNo88_
27-06-2009, 18:17
Se calhar o teu irmão ainda nem conhecia o carro nem muito menos a estrada... :roll:
Eu fiz tudo de cabeça fria... Não havia transito nem nada... e o carro aguentou-se às mil maravilhas :)

... não fosse ele um Mazda rasteirinho... :mrgreen: :D

Trieste
27-06-2009, 18:38
...só se meteste rodas mais pequenas! :roll:
...
Não, a jante é na mesma de 17", os pneus é que são mais largos e de perfil mais baixo.

Rimo
27-06-2009, 18:39
Se calhar o teu irmão ainda nem conhecia o carro nem muito menos a estrada... :roll:
Eu fiz tudo de cabeça fria... Não havia transito nem nada... e o carro aguentou-se às mil maravilhas :)

... não fosse ele um Mazda rasteirinho... :mrgreen: :D

o meu irmão não conhecer o carro??? LOL essa foi boa ... acredita que o meu irmão conhecia tanto por fora como por detro!!! tanto que já o lavamos por dentro com a maquina de pressão ...

e a estrada ele passava lá TODOS os dias ... namorava para a zona da covilhã .... o problema não é o conhecimento ... é uma outra coisa "O cântaro tantas vezes vai a fonte, que uma vez fica lá ..."

espero que percebas onde quero chegar ...

_MoReNo88_
27-06-2009, 19:05
Sim... eu sei... às vezes basta um pouco de óleo na estrada para o pior acontecer.... mas se formos a pensar sempre dessa maneira, nem saímos de carro sequer... :roll:

jfmr6
27-06-2009, 22:28
acredita, que são bastante falsos ... andei uns 10 km com rotundas com o ESP desligado ... e nunca mais vou fazer tal coisa ... é que a frente de ter um motor tão forte em baixas, vai para onde crémos ... já a traseira não vai .... num momento pensamos que vamos num sofá com rodas ... se acelarares mais um pouco vais conhecer uma maca com rodas .... para mim Audi em curva muito falsa .... até a minha sogra quando anda com o meu carro diz, que é mais seguro em curva ....

atenção não quero dizer com isto que todas sejam assim!!!! Pode ser tambem algum defeito daquela ... não sei, porque audi A4 Avant ainda só andei naquela ...

...não, isso é verdade, elas de facto rabeiam um pouco, por isso é que em paises de neve(ex:Alemanhã), a maior parte desses carros tem um tipo de eixo traseiro mais pesado(o qual cá não pode ter esse tipo de eixo), possivelmente para não darem tanto de cú :mrgreen:

Não, a jante é na mesma de 17", os pneus é que são mais largos e de perfil mais baixo.

Então é isso, a roda de certa forma ficou mais pequena, logo o erro é um pouco maior :fixe:

o meu irmão não conhecer o carro??? LOL essa foi boa ... acredita que o meu irmão conhecia tanto por fora como por detro!!! tanto que já o lavamos por dentro com a maquina de pressão ...

e a estrada ele passava lá TODOS os dias ... namorava para a zona da covilhã .... o problema não é o conhecimento ... é uma outra coisa "O cântaro tantas vezes vai a fonte, que uma vez fica lá ..."

espero que percebas onde quero chegar ...

Sim... eu sei... às vezes basta um pouco de óleo na estrada para o pior acontecer.... mas se formos a pensar sempre dessa maneira, nem saímos de carro sequer... :roll:

Nem é só por isso, sabem que existe uma coisa que se chama "Lei da Fisica"... e isso por mais que os construtores procurem muita segurança, nada pode ultrapassar a tal lei da fisica :lalala: