PDA

View Full Version : [DIY] Pintura da jante suplente em preto

BrunoNRG
15-08-2009, 15:45
Bem, agora habituei-me a fazer DIY's aqui para o pessoal e não quero outra coisa... :mrgreen:

AVISO: Eu não sou pro, provavelmente existem ferramentas mais adequadas
para fazer o que eu fiz, podia ter corrido alguma coisa mal e ter pintado os dedos
e o chão, e pintei... :p Mas depois de ter limpo o chão e lavado as patas, o resultado
foi excelente. Dito isto, caso queiram fazer o que eu vou descrever a seguir, façam
por vossa conta e risco. E usem diluente para lavar os estragos 8)

PINTURA DA JANTE DO PNEU SUPLENTE
EM PRETO DE UM MAZDA 6 DE 2003

Acho que a esta altura do campeonato, todos os que têm mazda 6 da mesma altura
do meu, já se devem ter apercebido que o raio da roda suplente, para além de ser tão
fina como a de uma bicicleta, é amarela e tem um autocolante a dizer "80". Diga-se de
passagem que é feia que chegue e eu pessoalmente se algum dia tivesse de andar com
aquilo até tinha vergonha...:roll:

Felizmente, nunca tive nenhum furo neste carro, mas para prevenir
ter de andar com a coisa amarela, decidi pintá-la de preto.

A roda como vem de origem tem este "lindo" aspecto:
http://img175.imageshack.us/img175/7853/dsc00058smallqw6.jpg

Material necessário:

- Lixa, não me perguntem que tipo de lixa usei, só sei que é fina
e cor de laranja, era o que havia à mão aqui em casa...:lalala:

http://img382.imageshack.us/img382/5979/dscn2197small.jpg

- Tinta em spray de cor preto mate

- Fita isoladora para pintura

- Jornais

- Diluente celuloso

Mãos á obra

1 - Retirar a roda suplente do carro (lógico né...) e descolar o autocolante
que diz 80. Com um pouco de diluente limpar a cola que ficar na jante

2 - Com a lixa passar levemente os dois lados da jante de modo a ficar lisa,
esta operação ajuda também a que a tinta que vamos usar agarre melhor.

3 - Depois de lixada, limpar a jante dos dois lados com diluente. Com os jornais
e a fita isoladora cobrir toda a área do pneu de modo a que este não fique também
pintado. Ter especial cuidado a isolar a parte que fica mesmo em contacto com a
jante, se isolarmos demais, essa parte não fica pintada. Ponham jornais no chão por
baixo da roda, para não pintarem o chão e para não raspar muito a tinta quando
tiverem terminado a pintura de um dos lados.

4 - Agitar o frasco da tinta, e do lado onde se vai pintar 1º (aconselho a pintarem
prmeiro a parte de dentro da jante) aplicar camadas finas e deixar secar entre 10
a 15 minutos (no caso da tinta que usei foi suficiente), aguardar sempre que a tinta
seque entre a aplicação de camadas. As camadas a aplicar depende do tempo, gosto
e paciência de cada um, eu apliquei 4 camadas de cada lado.

http://img181.imageshack.us/img181/5093/dscn2196small.jpg

5 - Depois de bem seca, virar a roda ao contário e repetir a operação para o lado oposto

http://img113.imageshack.us/img113/7708/dscn2198small.jpg

6 - Só aconselho voltar a meterem a roda no sitio dela, na mala
do carro, no dia seguinte, para terem a certeza que fica bem seca

Depois disto têm o trabalho terminado, e só têm
que lavar aquilo que sujaram no processo da pintura :mrgreen:

O resultado final da minha pintura foi este:
http://img262.imageshack.us/img262/8512/dscn2199small.jpg
Sempre fica um pouco melhor em preto do que em amarelo...:lalala:

Nota: Toda a operação será muito mais fácil de executar caso tenham à vossa
disposição uma máquina de desmontar pneus, pois evitam estar a isolar o pneu
para a pintura da jante, e o trabalho de pintura fica muito mais bem feito

Ghost_Rider
15-08-2009, 20:53
Isso é so peso, deita isso fora :lol:...brincadeira lol
Ficou à maneira!!:fixe:

Abraço!!

BrunoNRG
15-08-2009, 21:04
Isso é so peso, deita isso fora :lol:...brincadeira lol
Ficou à maneira!!:fixe:

Abraço!!
Obrigado!:) Quem me dera a mim que tivesse espaço no sitio do suplente
para meter uma de 17" igual ás que tenho montadas no carro...:lalala:

SellerS
15-08-2009, 21:10

Então e minha, que nem pneu de emergência tráz?
Só um kit anti-furo...

BrunoNRG
15-08-2009, 21:22
Só um kit anti-furo...
As coisas que eles inventam só para ganhar mais um espacinho na mala...:roll: O 320d do meu pai,
nem kit de reparação, nem chave de rodas, nem macaco trás, tem aqueles pneus manhosos, runflat...:blink:

SellerS
15-08-2009, 21:31
Acho que é mais para pouparem uns tostões...

BrunoNRG
15-08-2009, 21:44
Acho que é mais para pouparem uns tostões...
Fosgasse, sovinas!:muitomau: Eu acho que a porcaria duma jante de ferro, um pneu reles, um macaco
e uma chave da treta não devem ficar assim tão caras ao fabricante...:blink: Digo eu...:lalala:

ad
15-08-2009, 21:48
Se tem runflat não precisa de nada disso... Essas decisões são todas baseadas em estudos de mercado, e a BMW lá deve ter percebido que os seus clientes não mudam rodas, e valorizam um sistema em que não precisam de o fazer...

BrunoNRG
15-08-2009, 21:52
Se tem runflat não precisa de nada disso... Essas decisões são todas baseadas em estudos de mercado, e a BMW lá deve ter percebido que os seus clientes não mudam rodas, e valorizam um sistema em que não precisam de o fazer...
Pois eles andam a cortar em muitas coisas, agora nem manómetro de
temperatura já trazem...:roll: Só reparei há dias quando conduzi o carro...:tonto:

danielML
15-08-2009, 22:03
realmente nunca tinha pensado nisso e é muito facil de fazer

Abrazoom

Ghost_Rider
15-08-2009, 22:45

Granda maluco oh Bruno ai então é que era ainda mais peso lolol

BrunoNRG
15-08-2009, 22:57
realmente nunca tinha pensado nisso e é muito facil de fazer

Abrazoom
Mesmo a fazer com calma, no máximo dos máximos, 2h (já a contar com o tempo de secagem entre camadas)
tá o trabalho feito :fixe: Eu só deixei a minha a secar durante a noite, porque ela é apertada dentro da mala com
a parte de fora da jante para baixo, e se não tivesse devidamente seca lá ia o trabalho todo porta fora...:lalala:

Granda maluco oh Bruno ai então é que era ainda mais peso lolol
Que sa f0d@... :mrgreen: Pelo menos se tivesse um furo num sábado depois de almoço, podia trocar por uma jante igual e andar
descansado o resto do fim de semana, em vez de andar com uma rodinha de bicicleta montada e sempre com os tomates
na mão por saber que não podia andar a mais de 80, já para não falar do lindo aspecto que a dita cuja tem...:lalala:

JohnMiranda
15-08-2009, 23:13
Mais um excelente post, Bruno! :fixe:

Este sim,... estou convencidíssimo que conseguia fazer! :mrgreen:

:cheers:

Só um kit anti-furo...

Comigo é a mesma coisa! Por vezes penso nisso, principalmente quando vejo demasiadas "crateras" à frente, mas esforço-me por tentar esquecer logo de seguida!! :mrgreen:

Aqui entre nós, ainda nem vi esse tal kit de emergência, mas já disse à minha Maria que não há azar, pois domino perfeitamente a coisa! :lalala:

BrunoNRG
15-08-2009, 23:22
Mais um excelente post, Bruno! :fixe:

Este sim,... estou convencidíssimo que conseguia fazer! :mrgreen:

Comigo é a mesma coisa! Por vezes penso nisso, principalmente quando vejo demasiadas "crateras" à frente, mas esforço-me por tentar esquecer logo de seguida!! :mrgreen:

Aqui entre nós, ainda nem vi esse tal kit de emergência, mas já disse à minha Maria que não há azar, pois domino perfeitamente a coisa! :lalala:Obrigado!:) Conseguias fazer este e os outros também certamente. Desde que haja tempo, sitio, ferramentas e paciência, qualquer um é capaz :fixe: Se for um rasgão, não há kit que te safe :roll: Se for apenas um pequeno furo, de um prego ou algo parecido, basta levantar o carro, agitar a lata, enfiar a ponta do tubo da lata na válvula, despejar o material pra dentro do pneu, e depois rodar a roda para o material se espalhar no interior :cheers:

Ghost_Rider
15-08-2009, 23:23
O problema é que esse pneu nunca mais volta a ser pneu na vida lol

JohnMiranda
15-08-2009, 23:30
Obrigado!:) Conseguias fazer este e os outros também certamente. Desde que haja tempo, sitio, ferramentas e paciência, qualquer um é capaz :fixe: Se for um rasgão, não há kit que te safe :roll: Se for apenas um pequeno furo, de um prego ou algo parecido, basta levantar o carro, agitar a lata, enfiar a ponta do tubo da lata na válvula, despejar o material pra dentro do pneu, e depois rodar a roda para o material se espalhar no interior :cheers:

Sim, acho que conseguiria fazer alguma coisa, mas na verdade há pessoas mais à vontade que outras para isso! Mas eu sou esforçado...:cheers:

Vou fixar isso e dizer-lhe com o ar mais convencido do mundo! :mrgreen:

Não sei porquê, mas não achei graçola nenhuma! :lalala: :mrgreen:
(brincadeira)

No meu anterior carro, que o tive 12 anos, apenas tive um furo.... espero que este mantenha a média! (isto devia ter um smile a... rezar! :mrgreen:)

BrunoNRG
15-08-2009, 23:34
O problema é que esse pneu nunca mais volta a ser pneu na vida lolInfelizmente é verdade :roll:

JohnMiranda
15-08-2009, 23:36
Infelizmente é verdade :roll:

X2... azar! Nessa altura tenho de comprar outro.:confused:

Ghost_Rider
15-08-2009, 23:36
Sim, acho que conseguiria fazer alguma coisa, mas na verdade há pessoas mais à vontade que outras para isso! Mas eu sou esforçado...:cheers:

(brincadeira)

No meu anterior carro, que o tive 12 anos, apenas tive um furo.... espero que este mantenha a média! (isto devia ter um smile a... rezar! :mrgreen:)

:rotfl::rotfl::rotfl:

Infelizmente é verdade :roll:

Se fosse eu ligava para o reboque, penso que são 3 abrangidos pela assistência sem qualquer custo. Cheguei a fazer isso com o 206, porque primeiro tirei a roda suplente lol, e depois o carro era tão baixo..mas tão baixo que não cabia la o macaco lolol

BrunoNRG
15-08-2009, 23:47

Se fosse eu ligava para o reboque, penso que são 3 abrangidos pela assistência sem qualquer custo. Cheguei a fazer isso com o 206, porque primeiro tirei a roda suplente lol, e depois o carro era tão baixo..mas tão baixo que não cabia la o macaco lolol
Eu já cheguei a chamar o reboque para me vir buscar o carro a casa :lalala: Não tinha avaria nenhuma, mas como fazia um
barulho estranho apenas quando estava frio, tive de arranjar maneira de fazer chegar o carro á mazda ainda frio... :mrgreen:
Eram os vedantes dos injectores ou qualquer coisa parecida, com o calor dilatavam e desaparecia o barulho..:blink:

jfmr6
15-08-2009, 23:50

Eu já cheguei a chamar o reboque para me vir buscar o carro a casa :lalala: Não tinha avaria nenhuma, mas como fazia um
barulho estranho apenas quando estava frio, tive de arranjar maneira de fazer chegar o carro á mazda ainda frio... :mrgreen:
Eram os vedantes dos injectores ou qualquer coisa parecida, com o calor dilatavam e desaparecia o barulho..:blink:

Os reboques e as seguradoras existem para isso mesmo, se pagamos e não é pouco em alguns casos, e somos obrigados....eles só tem que servir os seus prestimos :lalala:

SellerS
15-08-2009, 23:52
Obrigado!:) Conseguias fazer este e os outros também certamente. Desde que haja tempo, sitio, ferramentas e paciência, qualquer um é capaz :fixe: Se for um rasgão, não há kit que te safe :roll: Se for apenas um pequeno furo, de um prego ou algo parecido, basta levantar o carro, agitar a lata, enfiar a ponta do tubo da lata na válvula, despejar o material pra dentro do pneu, e depois rodar a roda para o material se espalhar no interior :cheers:

Também tráz um compressor...

Pois, já ouvi dizer que a médio prazo o líquido vai desfazendo o interior do pneu...

(brincadeira)

:lol::lol::rotfl::rotfl::rotfl::mrgreen::mrgreen:

BrunoNRG
15-08-2009, 23:53
Os reboques e as seguradoras existem para isso mesmo, se pagamos e não é pouco em alguns casos, e somos obrigados....eles só tem que servir os seus prestimos :lalala:Eu tenho seguro contra todos os riscos, pago +/- 650€ por ano, portanto o pára-brisas metido na marca custa +/- 650€, portanto...:lalala: :p

JohnMiranda
16-08-2009, 00:01
Também tráz um compressor...

Pois, já ouvi dizer que a médio prazo o líquido vai desfazendo o interior do pneu...

:lol::lol::rotfl::rotfl::rotfl::mrgreen::mrgreen:

Bem,... então com compressor e tudo, fico um autêntico profissional! :mrgreen:

Já dizia o meu pai, que um compressor faz imenso jeito! Depois de comprar para ele, comprou de uma vez só mais 4 iguais (para mim, para a minha mulher,... mais outro para a minha irmã e ainda... um para o meu sogro! :mrgreen:). Tem 75 anos,... é velho?... É mas é muito à frente!! :muitofixe:

(por vezes ainda pergunta ao pessoal se contínua a andar com ele no carro,... digamos que faz a ronda!)

Ghost_Rider
16-08-2009, 00:04
Bem,... então com compressor e tudo, fico um autêntico profissional! :mrgreen:

Já dizia o meu pai, que um compressor faz imenso jeito! Depois de comprar para ele, comprou de uma vez só mais 4 iguais (para mim, para a minha mulher,... mais outro para a minha irmã e ainda... um para o meu sogro! :mrgreen:). Tem 75 anos,... é velho?... É mas é muito à frente!! :muitofixe:

(por vezes ainda pergunta ao pessoal se contínua a andar com ele no carro,... digamos que faz a ronda!)

Velhos são os trapos, porque muitas vezes na vida o que nos vale mesmo são os nossos velhotes, nem que seja pela grande experiência de vida e por aquilo que nos vão trasmitindo :fixe:

BrunoNRG
16-08-2009, 00:25
Velhos são os trapos, porque muitas vezes na vida o que nos vale mesmo são os nossos velhotes, nem que seja pela grande experiência de vida e por aquilo que nos vão trasmitindo :fixe:X2 :fixe:

JohnMiranda
16-08-2009, 01:18
Velhos são os trapos, porque muitas vezes na vida o que nos vale mesmo são os nossos velhotes, nem que seja pela grande experiência de vida e por aquilo que nos vão trasmitindo :fixe:

X3... nem mais!!! :fixe:

SellerS
16-08-2009, 08:58

X4 !!!

E como são interessantes as "histórias" deles! :cheers:

Há umas semanas atrás, estive mais de 45 min à conversa com um sr. que se me apresentou com 92 anos, num kartódromo(!) e que tem ainda vários carros mexidos dele (mas à séria!).Está completamente lúcido e apresenta um discurso bastante coerente, encadeado e pelo tema, para mim, especularmente interessante!
Tinha ido acompanhar os netos,com mais de 30 anos, a essa dita prova.
É obra, eu acho!:fixe:

ad
16-08-2009, 12:20
X4 !!!

E como são interessantes as "histórias" deles! :cheers:

Há umas semanas atrás, estive mais de 45 min à conversa com um sr. que se me apresentou com 92 anos, num kartódromo(!) e que tem ainda vários carros mexidos dele (mas à séria!).Está completamente lúcido e apresenta um discurso bastante coerente, encadeado e pelo tema, para mim, especularmente interessante!
Tinha ido acompanhar os netos,com mais de 30 anos, a essa dita prova.
É obra, eu acho!:fixe:

Muito bom mesmo, a provar que a idade não é desculpa.:fixe:

mrd
16-08-2009, 12:37
Ainda me dá a travadinho e pinto a minha suplente também...

Já agora, alguém sabe qual a pressão adequada a esse pneu?

Pelo que vejo esses pneus são iguais em todos os mazdas que os têem.

ad
16-08-2009, 12:53
Pintar a suplente é coisa que não me vou dar ao trabalho, ela é mesmo para estar escondida lá debaixo dos forros...

BrunoNRG
16-08-2009, 12:55
Ainda me dá a travadinho e pinto a minha suplente também...

Já agora, alguém sabe qual a pressão adequada a esse pneu?

Pelo que vejo esses pneus são iguais em todos os mazdas que os têem.
Fazes bem, é uma coisa que não dá muito trabalho e o resultado, na minha opinião, compensa bastante :fixe:

A pressão, pois... Tenho o meu há 6 anos e nunca meti ar naquilo, mas acho que tem escrito de lado na borracha :lalala:

Os gajos deviam estar mesmo inspirados quando se lembraram de inventar tal coisa para meter nos carros...:tonto:

Como eu já disse aqui, se um gajo tem o azar de ter um furo num sábado depois das 13h, as casas de pneus, normalmente, depois dessa hora só reabrem na segunda feira de manhã, passa o resto do fim de semana com os tomates na mão, quer por saber que o carro anda todo desequilibrado e não pode passar dos 80 quer pelo lindo aspecto que o raio da jante tem...:muitomau:

Pintar a suplente é coisa que não me vou dar ao trabalho, ela é mesmo para estar escondida lá debaixo dos forros...
Concordo plenamente com essa parte, e de preferência que nunca seja
precisa :fixe: Mas se algum dia precisar, prefiro que seja preta do que
amarela...:lalala::mrgreen:

SnowSkier
19-08-2009, 11:55
Boa pintura! Se bem que, para ter uma "rodinha" dessas, mais valia o sistema "runflat"...:roll:

Fica o DIY. :fixe:

BrunoNRG
19-08-2009, 11:58
Boa pintura! Se bem que, para ter uma "rodinha" dessas, mais valia o sistema "runflat"...:roll:

Fica o DIY. :fixe:
Obrigado!:) Eu preferia ter espaço no sitio do suplente para meter
um jante do mesmo tamanho das que normalmente andam no carro...:lalala::mrgreen: