PDA

View Full Version : Bloqueio diferencial traseiro

Ranjolas
18-08-2009, 15:23
Boas Amigos,

Alguem me pode confirmar se a bt-50 (no meu caso 4x4) tem algum tipo de bloqueio no diferencial traseiro de origem. Já li em alguns lados na net em que diz que tem, mas não especifica se é apenas para o mercado Asia/Eua ou se é também para a Europa.
Pergunto isto porque muitas das vezes que tenho de fazer alguma manobra apertada a baixa velocidade, tipo inversão de marcha oiço algum barulho vindo do diferencial traseiro, mas apenas quando uma das rodas anda a uma velocidade significativamente diferente da outra, seja em m/a ou em 1ª, a confirmar a existencia de algum tipo de bloqueio o barulho poderá ser normal e vir dai, caso não tenha ai acho que já não será muito normal....:lalala::lalala:.

Abraços

Fierce
18-08-2009, 15:28
Boas Amigos,

Alguem me pode confirmar se a bt-50 (no meu caso 4x4) tem algum tipo de bloqueio no diferencial traseiro de origem. Já li em alguns lados na net em que diz que tem, mas não especifica se é apenas para o mercado Asia/Eua ou se é também para a Europa.
Pergunto isto porque muitas das vezes que tenho de fazer alguma manobra apertada a baixa velocidade, tipo inversão de marcha oiço algum barulho vindo do diferencial traseiro, mas apenas quando uma das rodas anda a uma velocidade significativamente diferente da outra, seja em m/a ou em 1ª, a confirmar a existencia de algum tipo de bloqueio o barulho poderá ser normal e vir dai, caso não tenha ai acho que já não será muito normal....:lalala::lalala:.

AbraçosBoas amigo,
Não te sei ajudar nesse campo, pois não sou propriamente um entendido dos 4x4. No entanto talvez alguem consiga, e seria porreiro que colocasses por cá o ano da BT-50, bem como a sua motorização. :fixe:

Ranjolas
18-08-2009, 15:39
Viva,

Tens razão, aqui vai, a BT é de 9/2008 e o motor é o 2.5 diesel.

Abraço

Fierce
18-08-2009, 16:12
Exceptuando nos modelos mais básicos sem tracção total, todos os modelos estão equipados com este diferencial traseiro autoblocante, que adapta o binário e a potência transmitidos às duas rodas traseiras e assegura desse modo uma melhor tracção.

Fonte: Cockpit na NET (http://cockpitnanet.blogspot.com/2009/03/mazda-bt-50-25-mzr-cd.html)

Portanto, penso que a tua BT-50, tem diferencial autoblocante, dado que o motor é o mesmo.

Ranjolas
19-08-2009, 07:34
Boas,

Obrigado Fierce. Afinal a versão Europeia tambem tem autoblocante de origem, o que em principio são boas noticias, agora só falta confirmar se o pessoal tambem ouve o mesmo barulho que eu e se realmente vem do bloqueio.

Vamos lá esperar a ver se aparece alguem a confirmar ou não isto.

Obrigado

Abraços

Peter
22-09-2009, 23:58
Boas Ranjolas,

O barulho que ouves penso que seja "normal". Falo apenas por experiência própria (tenho um Isuzu Trooper) e de amigos do 4x4.

Essa situação é mais recorrente nos jipes que circulam muito em cidade (frequentes manobras apertadas com brecagem total, pára arranca, etc...).

A título de exemplo, será sensivelmente a mesma coisa que usarmos frequentemente a brecajem total num FWD com direcção assistida em manobras de estacionamento.... Quando são novos não se ouve nada, a partir de uns mesitos (depende da frequência...) começa-se a ouvir um zumbido vindo da direção assistida quando mantemos o volante em brecagem total....

Com o autoblocante a fazer o trabalho de "separação de velocidade por roda" continuada e repetidamente no limite da mecânica (ainda por cima com o peso e tracção que tem o teu bicho) , é natural que devido a esse esforço comecem a aparecer este tipo de sintomas....

Normalmente estabiliza ( e uma pessoa habitua-se...lol) e o único incoveniente é mesmo o barulho....
Agora se o barulho aumentar, aí é check up com o "bicho" imediatamente.

Na dúvida, nada como perguntar mesmo nos fóruns de 4x4, porque aí encontras os "Gurus" em vez de meros curiosos e entusiastas como eu.:mrgreen:

Espero que ajude.

Abraços
Peter

RICOANA
25-09-2009, 20:12
Eu tive uma de 6/2007 e não fazia barulho nenhum, por acaso não tens nenhuma luz acesa no painel do bloqueio?

Mas se esta a fazer barulho eu ia ver isso, não é normal.......digo eu.

Ranjolas
01-10-2009, 16:17
Boas,

Obrigado a ambos pelas respostas.
Na proxima semana vai à revisão e logo se vê o que eles dizem, de qualquer modo o barulho n aumentou e a bt de resto anda lindamente :):) por isso penso que n seja nada de grave... digo eu lol.

Assim que tiver novidades ponho aqui.

Abraços