PDA

View Full Version : Duvidas com selagem\enceramento do meu Mazda3

Mesk
10-02-2010, 12:35
Boas, venho aqui a esta secção postar uma pequena dúvida que me anda a tirar o sono.
Então é assim, uns dias depois de receber o M3 lavei-o pela primeira vez. Usei as técnicas recomendadas pelo detalhe: dois baldes, luva de pele de ovelha, esses mimos todos com os produtos recomendados. :fixe:
No fim da lavagem apliquei uma cera de seu nome Sonax PremiumClass CanaubaCare. Mas foi a primeira vez que usei uma cera portanto não sei se ficou como devia. Estão agora a passar 6 meses desde essa data e como lavo o carro regularmente à já algum tempo que não vejo aquele "efeito bolhas"...

Portanto a minha dúvida é: Qual o procedimento que devo seguir para voltar a aplicar a cera? Apenas lavar e encerar ou devo descontaminar primeiro com ClayBar?

Também estou a pensar aplicar em conjunto o Glaze Poorboy's Black Hole + Selante Poorboy's EX.

SnowSkier
10-02-2010, 13:25
Boas, venho aqui a esta secção postar uma pequena dúvida que me anda a tirar o sono.
Então é assim, uns dias depois de receber o M3 lavei-o pela primeira vez. Usei as técnicas recomendadas pelo detalhe: dois baldes, luva de pele de ovelha, esses mimos todos com os produtos recomendados. :fixe:
No fim da lavagem apliquei uma cera de seu nome Sonax PremiumClass CanaubaCare. Mas foi a primeira vez que usei uma cera portanto não sei se ficou como devia. Estão agora a passar 6 meses desde essa data e como lavo o carro regularmente à já algum tempo que não vejo aquele "efeito bolhas"...

Portanto a minha dúvida é: Qual o procedimento que devo seguir para voltar a aplicar a cera? Apenas lavar e encerar ou devo descontaminar primeiro com ClayBar?

Também estou a pensar aplicar em conjunto o Glaze Poorboy's Black Hole + Selante Poorboy's EX.

Boas!

Bem, na minha opinião, eu não teria dado cera com a pintura nova. O selante sim...a cera só passados uns meses. O que protege é o selante. A cera serve para embelezar o brilho mas, se a pintura é nova, não há necessidade. Mas, gostos são gostos. E, hoje em dia, há selantes tipo "2 em 1" que já tem carnaúba.

A claybar deves usar se a pintura já estiver demasiado oxidada e/ou muito suja e antes de um polimento! Antes de cera ou selante não te adianta muito...

Quanto ao Glaze Poorboy's Black Hole + Selante Poorboy's EX é que eu uso também, atendendo ao facto de que a pintura é escura(preta no meu caso) e para estas cores é excelente!:fixe:

Espero ter ajudado!

Mesk
10-02-2010, 14:20
Hum...Obrigado pela ajuda, estava mesmo a pensar mandar-te uma PM quando fiz este tópico. ;)
Bem, eu na altura como já tinha gasto algum dinheiro para começar logo nas lavagens como deve ser decidi não comprar logo um selante. Por varias razões, uma delas era não perceber nada nem sabre qual comprar. A ideia era só ir lavando "para ver", acho que todos começam assim no detalhe, aos bocadinhos... Só apliquei a cera porque me foi oferecida. Realmente não notei grande diferença até porque o carro estava óptimo.

Nesta altura do campeonato não sei se a pintura não precisa de mais qualquer coisa antes de realmente fazer a protecção com selante. Tenho medo de estar a aplicar o selante por cima de porcaria...

Quanto ao polimento para já não... não tenho confiança suficiente... ;)

SnowSkier
10-02-2010, 14:46
Hum...Obrigado pela ajuda, estava mesmo a pensar mandar-te uma PM quando fiz este tópico. ;)
Bem, eu na altura como já tinha gasto algum dinheiro para começar logo nas lavagens como deve ser decidi não comprar logo um selante. Por varias razões, uma delas era não perceber nada nem sabre qual comprar. A ideia era só ir lavando "para ver", acho que todos começam assim no detalhe, aos bocadinhos... Só apliquei a cera porque me foi oferecida. Realmente não notei grande diferença até porque o carro estava óptimo.

Nesta altura do campeonato não sei se a pintura não precisa de mais qualquer coisa antes de realmente fazer a protecção com selante. Tenho medo de estar a aplicar o selante por cima de porcaria...

Quanto ao polimento para já não... não tenho confiança suficiente... ;)

Não tens que ter qualquer medo. Desde que a pintura seja bem lavada antes com a luva de pele de ovelha e um bom shampô, podes aplicar o selante da Poorboy's à vontade!:fixe:

Mesk
10-02-2010, 18:31
Mesmo que a pintura esteja com alguma contaminação? Olha que bem, então agora é esperar que cheguem as coisas e que o tempo melhor! (Está a nevar!)

Mesk
10-02-2010, 20:52
Outra coisa, no fórum do detalhe disseram-me para fazer as descontaminação muito superficial se não quisesse polir. Ou então para não fazer e aplicar apenas o selante e cera.
Como tenho noção que polir à mão é muito complicado e que para já não me sinto à vontade para me iniciar no polimento mecânico, vou passar essa fase à frente e como tal a posterior descontaminação.
Só tenho vontade de fazer outro tipo de limpeza à pintura porque o carro andou bastante na neve e esteve esposta a sal... Por isso lembrei-me do Gorjet! Snowskier, sei que já estou a ser chato como o caraças mas preciso do teu conselho...
Achas que é boa ideia usar para já o gorjet para selar (visto que tem propriedades de limpeza) e depois mais para a frente atirar-me ao glaze PB HB e ao EX?

SnowSkier
10-02-2010, 22:58
Outra coisa, no fórum do detalhe disseram-me para fazer as descontaminação muito superficial se não quisesse polir. Ou então para não fazer e aplicar apenas o selante e cera.
Como tenho noção que polir à mão é muito complicado e que para já não me sinto à vontade para me iniciar no polimento mecânico, vou passar essa fase à frente e como tal a posterior descontaminação.
Só tenho vontade de fazer outro tipo de limpeza à pintura porque o carro andou bastante na neve e esteve esposta a sal... Por isso lembrei-me do Gorjet! Snowskier, sei que já estou a ser chato como o caraças mas preciso do teu conselho...
Achas que é boa ideia usar para já o gorjet para selar (visto que tem propriedades de limpeza) e depois mais para a frente atirar-me ao glaze PB HB e ao EX?

O Grojet 2000 é um bom selante. Também aconselho!:fixe:

Quanto ao fórum do detalhe, presumo que estejas a falar do detalhe.net, é excelente para aprender. aprende-se muita coisa. No entanto, deixa-me dizer-te que, como em tudo na vida, há bons detalhistas e maus detalhistas. Eu considero-me um aprendiz e um amador na matéria mas, do muito que tenho lido para lá, há sempre opiniões controversas e gente que se julga com grande "à vontade" no detalhe mas que não são melhores que eu ou tú ou muita gente. Isso de fazer a descontaminação muito superficial não querendo polir é subjectivo...Todo e qualquer produto que seja usado na pintura dos nossos carros vão, pouco a pouco, destruindo a camada de verniz. Polimentos, selantes, etc são bons porque dão à vista aquela boa qualidade de acabamento e aquele brilho que tanto gostamos de ver no carro. No entanto, convém não abusar...O selante, por exemplo, depois de aplicado deve ser reaplicado apenas entre 4 a 6 meses após a primeira aplicação. Claro que, depende também do que a pintura está sujeita...neve, sal, poeira, detritos vários da estrada, etc, etc. Eu costumo aplicar selante nos meus carros de 6 em 6 meses aproximadamente mas vivo no algarve onde o tempo é geralmente ameno:mrgreen:. Para teres uma ideia, no meu Mazda 5 que já tem 3 anos, apliquei selante apenas umas 5 vezes e nunca foi polido. Já tem "swirls" mas apenas porque no dia em que o fui buscar, foi lavado no concessionário para ficar mais apresentável. Claro que basta usar uma daquelas vassouras que se vê muita gente usar para lavar carros para provocar estes "swirls". Fiquei lixado porque só passados uns dias de o ter ido buscar, ter reparado nisso. Estou a pensar polir lá mais para o final da primavera, princípio do verão aproveitando o estado do tempo pois como referi anteriormente não tenho garagem e é preciso que o tempo esteja estável e com muito pouco vento. Mas quando o fizer o polimento, só voltarei a fazê-lo quando for necessário pois os polimentos são o tipo de trabalho que mais desgasta o verniz da pintura.
Da maneira como está, é pesquisares as minhas fotos no fórum, ainda está bastante bom excepto nos tais "swirls" que são leves e não se notam nas fotos. Isto é fruto da aplicação do selante e de lavagens mensais ou de 2 em 2 meses com um bom shampô.

Quanto a polir manualmente...epá...esquece!!:lol: Vai-te dar um trabalhão fazê-lo. Com uma polidora orbital ou similar é bastante mais rápido e mais eficaz. A menos que vejas que precisa de pouco polimento. Aí podes ir polindo de forma faseada ou seja, primeiro o capot, depois noutro dia as portas e depois a bagageira, etc. Torna-se mais fácil e os "bracinhos" agradecem...:lol:

Voltando à questão da descontaminação, a claybar ajuda de facto a descontaminar a superfície mas, basta passares a mão por cima para verificares se a pintura está áspera e "dura" e em caso afirmativo então podes e deves usar a claybar antes do selante e/ou a cera. Mas aconselho-te a fazeres essa experiência depois de lavares o carro com um bom shampô!
Aí verificas melhor.

Espero ter elucidado alguma coisa.
Qualquer coisa, apita!:fixe:

Mesk
10-02-2010, 23:13
Muito obrigado Snowskier. A sério, és dos users que mais me tem ajudado. E tens "aquela" paciência! :fixe:
Vê-se que gostas de partilhar os teus conhecimentos.
Então vou fazer assim, vou optar pelo gorjet que sempre dá para fazer uma limpeza química. Obrigado pela ajuda, acredita que fico mais descansado quando tenho uma opinião bem formada. :cheers:

Só me falta a garagem! :rotfl:

RGM5
11-02-2010, 08:36
Muito obrigado Snowskier. A sério, és dos users que mais me tem ajudado. E tens "aquela" paciência! :fixe:
Então vou fazer assim, vou optar pelo gorjet que sempre dá para fazer uma limpeza química. Obrigado pela ajuda, acredita que fico mais descansado quando tenho uma opinião bem formada. :cheers:

É o que uso e recomendo vivamente.:fixe:

SnowSkier
11-02-2010, 09:46

A mim também...:lol:

Na boa!:fixe:

Mesk
11-02-2010, 18:29
Ora bem, um update... Hoje lavei o carro e.... Não fiquei muito contente... Tenho imensas marcas de alcatrão! Alguns saem "à unha", mas na mala principalmente está mesmo incrustado.. :(
De resto depois de seco só reparei nalguns ricos pequenos nas portas mas é da falta de educação das pessoas. :muitomau:

Espero que o Gorjet tire o alcatrão...:tonto:

SnowSkier
11-02-2010, 21:01
Ora bem, um update... Hoje lavei o carro e.... Não fiquei muito contente... Tenho imensas marcas de alcatrão! Alguns saem "à unha", mas na mala principalmente está mesmo incrustado.. :(
De resto depois de seco só reparei nalguns ricos pequenos nas portas mas é da falta de educação das pessoas. :muitomau:

Espero que o Gorjet tire o alcatrão...:tonto:

Atenção que o "à unha" pode riscar a pintura...a sério!! O uso de um bom selante torna esse alcatrão fácil de remover. O Grojet é uma boa opção para proteger a pintura desse "vírus"...