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View Full Version : [DB] MX5 NB2.5 1.8 Carlos FSR (Madeira)


carlosfsr
16-05-2010, 17:22
Olá a todos, chamo-me Carlos Rodrigues, mais conhecido por carlos fsr na comunidade automobilística virtual da Madeira. Após um processo de cerca de um mês, desde o levantamento das ofertas no mercado regional, averiguação da melhor solução entre os vários modelos e motorizações, negociação, até à conclusão da transacção, sou a partir de sexta-feira, o feliz proprietário de um Mazda MX5 NB2.5 1800 azul completamente original e em bom estado de conservação. O carro tem apenas 40000kms e é de 2002.

Há alguns anos tive contacto directo com os ralis cá na Madeira, mais em concreto com os VSH. Fui co-piloto e cheguei a guiar um corolla AE86 e ainda tive a oportunidade de andar ao lado (e de lado) em escorts mk2 RS2000. Assim, sempre ficou a vontade de um dia ter um tracção atrás fiável, com alguma potência e claro, diferencial autoblocante. Após alguns anos com a solução MX5 debaixo de olho, surgiu a oportunidade e optei por um nb2.5 pela fiabilidade e equipamento, e pelo 1800 pela potência adicional. É agora o meu carro do dia a dia e a experiência tem sido breve, mas intensa. Ontem a ideia era dar uma volta com a patroa e tirar fotos ao carro, mas o tempo não ajudou com chuva e nevoeiro... no entanto, o piso molhado proporcionou-me dos melhores dias que já tive ao volante de um carro.

Apesar das fotos não serem muitas e pouco interessantes, decidi dar-lhes um retoque no photoshop e aqui estão:

http://img688.imageshack.us/img688/9475/imgp6793.th.jpg (http://img688.imageshack.us/i/imgp6793.jpg/)
http://img341.imageshack.us/img341/7082/imgp6792.th.jpg (http://img341.imageshack.us/i/imgp6792.jpg/)
http://img34.imageshack.us/img34/3893/imgp6791.th.jpg (http://img34.imageshack.us/i/imgp6791.jpg/)
http://img522.imageshack.us/img522/3975/imgp6785.th.jpg (http://img522.imageshack.us/i/imgp6785.jpg/)
http://img692.imageshack.us/img692/9341/imgp6783b.th.jpg (http://img692.imageshack.us/i/imgp6783b.jpg/)
http://img195.imageshack.us/img195/8954/imgp6782b.th.jpg (http://img195.imageshack.us/i/imgp6782b.jpg/)
http://img232.imageshack.us/img232/1499/imgp6778.th.jpg (http://img232.imageshack.us/i/imgp6778.jpg/)
http://img38.imageshack.us/img38/5972/imgp6776.th.jpg (http://img38.imageshack.us/i/imgp6776.jpg/)
http://img266.imageshack.us/img266/2326/imgp6800b.th.jpg (http://img266.imageshack.us/i/imgp6800b.jpg/)
http://img34.imageshack.us/img34/217/imgp6798b.th.jpg (http://img34.imageshack.us/i/imgp6798b.jpg/)
http://img576.imageshack.us/img576/750/imgp6775b.th.jpg (http://img576.imageshack.us/i/imgp6775b.jpg/)

adidaspt
16-05-2010, 18:03
Adorei as fotos!! :) o ambiente dark ajudou bastante! :D

3pelos
16-05-2010, 18:59
Espectaculo de carro, e pelo que vejo temos concorrente pro concurso de fotos :fixe:

_MoReNo88_
16-05-2010, 19:14
Muito bom! Sim sr.
Parabéns pela máquina :fixe:

carlosfsr
16-05-2010, 21:39
Obrigado pelos comentários Vamos ver se no próximo fim de semana o tempo ajuda a mais e melhores fotos...

diogoquintao
16-05-2010, 22:53
A máquina parece bem estimada ;)
Boas fotos de uma grande máquina ;)

Muitos e bons kms com ele.

ROD
17-05-2010, 04:10
Os meus parabéns pela máquina Carlos! :fixe:
Boas curvas..
Abraço

SnowSkier
17-05-2010, 09:44
Mais um belo MX5 para as hostes mazdistas!
Boas fotos e belo carro!:fixe:

Crespix
17-05-2010, 22:31
bonitas fotos e carro tambem

Paulo Almeida
19-05-2010, 18:13
Excelente NB... pena tar tão longe!!! mas parabéns pela maquina!!! muitos Kms com ele!!! ;)

carlosfsr
21-05-2010, 23:09
mais algumas imagens ainda do último fim de semana:

http://img571.imageshack.us/img571/1899/mx51.th.jpg (http://img571.imageshack.us/i/mx51.jpg/)

http://img217.imageshack.us/img217/3378/imgp6793p2b.th.jpg (http://img217.imageshack.us/i/imgp6793p2b.jpg/)

http://img63.imageshack.us/img63/5360/foto0071v.th.jpg (http://img63.imageshack.us/i/foto0071v.jpg/)

álbum em http://img576.imageshack.us/g/imgp6775b.jpg/

carlosfsr
24-05-2010, 11:13
bem, este fim de semana decidi dar mais uma volta com o carro para tentar melhores fotos e usufruir da condução, é claro.
Antes de deixar as fotos, queria colocar uma questão:

-já me aconteceu algumas vezes chegar ao carro no dia seguinte e a agulha do combustível estar um pouco abaixo do valor do dia anterior. O carro fica na garagem do prédio numa zona "semi-rural", pelo que roubo de combustível não será o caso. Os 500m antes de chegar ao prédio são a subir, inclinando mais na parte final, o que faz com que o indicador mostre menos e não mais combustível. Se quando chego a casa o valor está errado, seria a mostrar menos e não a mais. Isto já vos aconteceu ou têm uma explicação para o caso?

álbum com fotos a 1920x1080: http://img694.imageshack.us/g/img0649jv.jpg/

http://img28.imageshack.us/img28/6268/image3mx5800.jpg (http://img28.imageshack.us/i/image3mx5800.jpg/)

http://img231.imageshack.us/img231/3564/imgp6863800.jpg (http://img231.imageshack.us/i/imgp6863800.jpg/)

http://img205.imageshack.us/img205/7595/imgp6884800.jpg (http://img205.imageshack.us/i/imgp6884800.jpg/)

http://img63.imageshack.us/img63/9598/imgp6879800.jpg (http://img63.imageshack.us/i/imgp6879800.jpg/)

http://img3.imageshack.us/img3/7483/image6b800.jpg (http://img3.imageshack.us/i/image6b800.jpg/)

http://img299.imageshack.us/img299/9889/imgp6955800.jpg (http://img299.imageshack.us/i/imgp6955800.jpg/)

http://img63.imageshack.us/img63/4605/imgp6961800.jpg (http://img63.imageshack.us/i/imgp6961800.jpg/)

http://img25.imageshack.us/img25/8382/imgp6972800.jpg (http://img25.imageshack.us/i/imgp6972800.jpg/)

http://img517.imageshack.us/img517/8545/imgp6984800.jpg (http://img517.imageshack.us/i/imgp6984800.jpg/)

http://img710.imageshack.us/img710/7822/imgp6989800.jpg (http://img710.imageshack.us/i/imgp6989800.jpg/)

http://img709.imageshack.us/img709/2976/imgp7004800.jpg (http://img709.imageshack.us/i/imgp7004800.jpg/)

http://img697.imageshack.us/img697/7277/img0645800.jpg (http://img697.imageshack.us/i/img0645800.jpg/)

http://img196.imageshack.us/img196/1842/img0646800.jpg (http://img196.imageshack.us/i/img0646800.jpg/)

http://img43.imageshack.us/img43/130/img0649800.jpg (http://img43.imageshack.us/i/img0649800.jpg/)

DeckDogz
24-05-2010, 12:41
a mim acontece-me o mesmo no corsa... contudo, no outro dia, depois de andar com o carro e ele estar já quentinho, o ponteiro, volta quase sempre para o sitio onde estava..

explicaçoes? densidade do combustivel acho eu.. pelo menos ja li por o mundo cibernautico

Crespix
25-05-2010, 00:10
que grandes fotos, tens jeitinho para isso estão muito fixes com e sem photoshop

carlosfsr
25-05-2010, 16:13
obrigado. É mais um aspecto bom do carro: não dá só gozo na condução, também é um bom motivo fotográfico.

_MoReNo88_
26-05-2010, 00:15
Muito boas fotos sem sombra de dúvida ;)
Quanto à tua questão, aponto para o que disse o DeckDogz :roll:

carlosfsr
26-05-2010, 08:37
pois, pode ser. A semana passada passou por cá uma onda de calor e a temperatura quente pode fazer com que mostre combustível a mais durante o dia.

mussamy
27-05-2010, 18:41
Mas que belas fotos e belas estradas. :)

ogomaandre
27-05-2010, 18:43
Belas fotos sem dúvida!

Estas estradas convidam mesmo a abusar nas curvas!!!

Cumprimentos.

carlosfsr
10-06-2010, 00:48
Mais algumas fotos deste fim de semana e também duas de há mais tempo:

álbum em 1920x1080: http://img535.imageshack.us/g/mx51.jpg/

(http://img535.imageshack.us/g/mx51.jpg/)http://img808.imageshack.us/img808/1080/imgp7233800.jpg (http://img808.imageshack.us/i/imgp7233800.jpg/)

http://img52.imageshack.us/img52/5069/imgp7231800.jpg (http://img52.imageshack.us/i/imgp7231800.jpg/)

http://img18.imageshack.us/img18/5535/imgp7223800.jpg (http://img18.imageshack.us/i/imgp7223800.jpg/)

http://img28.imageshack.us/img28/4143/mx51800.jpg (http://img28.imageshack.us/i/mx51800.jpg/)

http://img31.imageshack.us/img31/4338/imgp6843800.jpg (http://img31.imageshack.us/i/imgp6843800.jpg/)

http://img33.imageshack.us/img33/5264/imgp6969b800.jpg (http://img33.imageshack.us/i/imgp6969b800.jpg/)

_MoReNo88_
10-06-2010, 07:12
Muito boas fotos! :D

carlosfsr
19-06-2010, 09:00
obrigado.

mais algumas:

http://img638.imageshack.us/img638/122/imgp7229.th.jpg (http://img638.imageshack.us/i/imgp7229.jpg/)

http://img697.imageshack.us/img697/4720/imgp7217.th.jpg (http://img697.imageshack.us/i/imgp7217.jpg/)

http://img203.imageshack.us/img203/2338/imgp7236v.th.jpg (http://img203.imageshack.us/i/imgp7236v.jpg/)

http://img709.imageshack.us/img709/373/imgp7238.th.jpg (http://img709.imageshack.us/i/imgp7238.jpg/)

Savannah
24-07-2010, 10:50
Belas fotos! :fixe:

Que máquina usaste para tirar essas fotos?

Os efeitos depois adicionas em photoshop, certo?

Burzoom!

\w/

carlosfsr
28-07-2010, 10:33
Obrigado.

Usei uma modesta Pentax W30 de 7Mp e na altura €170, uma máquina submersível que uso em canyoning. A qualidade das fotos é decente, depois uso o Paintshop Pro, Photoshop e às vezes o Adobe After effects (software para vídeo). mexo no equilíbrio da luminosidade, contraste, cor, além de efeitos de brilho aplicados manualmente no psp ou através de funções programáveis no after effects. Aplico também o efeito de radial blur para o efeito de movimento em profundidade (zoom), mas numa layer separada para poder controlar melhor a intensidade e as áreas específicas onde quero que o efeito esteja presente. para dar uma atmosfera a puxar para o irreal, aplico no final um blur muito pequeno, o que suaviza e desfoca o suficiente para dar um aspecto mais "pro" à foto. às vezes as imagens acabam por ter 10 ou mais layers sobrepostas para obter o resultado final, nunca é só um efeito isolado.

carlosfsr
25-10-2010, 11:25
bem, está na altura de actualizar as fotos. aqui vão as edições mais recentes, umas experiências com preto e branco (para ver em tamanho grande - 1920x1080 - é seguir o link clicando nas imagens):

http://img521.imageshack.us/img521/7752/imgp7781.jpg (http://img713.imageshack.us/i/imgp7781.jpg/)

http://img401.imageshack.us/img401/7261/imgp7305.jpg (http://img529.imageshack.us/i/imgp7305.jpg/)

http://img842.imageshack.us/img842/1499/imgp6778.jpg (http://img254.imageshack.us/i/imgp6778.jpg/)

http://img263.imageshack.us/img263/903/imgp6792wb.jpg (http://img440.imageshack.us/i/imgp6792wb.jpg/)

carlosfsr
25-10-2010, 11:36
outras:

http://img818.imageshack.us/img818/6127/imgp77681024.jpg (http://img695.imageshack.us/i/imgp7768.jpg/)

http://img535.imageshack.us/img535/1252/imgp6852800.jpg (http://img405.imageshack.us/i/imgp6852.jpg/)

http://img808.imageshack.us/img808/6506/imgp7222800.jpg (http://img709.imageshack.us/i/imgp7222.jpg/)

http://img843.imageshack.us/img843/8316/foto00712800.jpg (http://img521.imageshack.us/i/foto00712.jpg/)

http://img85.imageshack.us/img85/8928/image2b800.jpg (http://img25.imageshack.us/i/image2bp.jpg/)

diogoquintao
25-10-2010, 11:38
Muito boas fotos ;)
Parabens!

_MoReNo88_
25-10-2010, 21:27
Bela edição de imagens!! Muito bem conseguidas sem dúvida! :)

thundercatpt
25-10-2010, 21:35
altas fotos

ogomaandre
25-10-2010, 23:14
Posso estar enganado mas a paisagem do Poiso e do Areeiro dá um bom fundo para um bom carro!!!

Cumprimentos

MX5 Rui
25-10-2010, 23:58
[/URL]
__________________
[URL="http://img254.imageshack.us/i/imgp6778.jpg/"]http://img842.imageshack.us/img842/1499/imgp6778.jpg (http://img440.imageshack.us/i/imgp6792wb.jpg/)

http://img263.imageshack.us/img263/903/imgp6792wb.jpg (http://img440.imageshack.us/i/imgp6792wb.jpg/)
__________________
ADOREI estas duas!!!PARABENS MUITO BOAS MESMO!!!

carlosfsr
26-10-2010, 12:39
Posso estar enganado mas a paisagem do Poiso e do Areeiro dá um bom fundo para um bom carro!!!

Cumprimentos

obrigado a todos pelo feedback positivo.

Na última página as fotos foram tiradas um pouco por toda a ilha: Paúl da Serra, Ribeiro Frio, Poiso, Prazeres, Canhas e Garajau. Também gosto muito da descida do Poiso para o Ribeiro Frio pela paisagem florestal enquanto que agrada-me o Paúl da Serra e respectivos acessos (canhas, fanal, prazeres, encumeada) pelo ambiente mais descampado e áreas planas, característica muito rara na Madeira.

carlosfsr
27-10-2010, 12:08
Tenho uma questão a vos colocar:

na passada 5.ª feira choveu intensamente cá no Funchal, e infelizmente apanhei o pior no regresso a casa ao almoço. Muita chuva acabou por entrar no habitáculo porque tive que manter os vidros um pouco abertos e ainda tive que sair do carro para tapar uma adufa que estava a impedir a circulação. Resultado: desde então tenho sentido sempre um cheiro forte a humidade no carro. Primeiro reparei que os tapetes estavam molhados e tierei-os, e fora isso não havia mais nada molhado dentro do carro. O cheiro melhorou mas não desaparecia. Reparei hoje que tinha água nas covas da bagageira (bateria, pneu suplente e compartimento à esquerda. Tirei cerca de 1,5L no total. A água ficou presa porque não há buraco de escoamento. Pior ainda, é como é que entrou tanta água se a bagageira estava fechada?

Acham que vou ter algum inconveniente se der um furo pequeno em cada uma das 3 secções? E esta situação de ter entrado tanta água, alguém já passou pelo mesmo ou há algo de errado com o isolamento da bagageira? Reparei na borracha e está intacta e não há buracos aparentes. A bagageira fecha bem e tranca normalmente.

SnowSkier
27-10-2010, 12:51
__________________
http://img842.imageshack.us/img842/1499/imgp6778.jpg (http://img254.imageshack.us/i/imgp6778.jpg/)

http://img263.imageshack.us/img263/903/imgp6792wb.jpg (http://img440.imageshack.us/i/imgp6792wb.jpg/)
__________________
ADOREI estas duas!!!PARABENS MUITO BOAS MESMO!!!

Excelentes fotos! Percebo na primeira o pára-brisas com reflexo mas, na segunda, já não ficou muito bem. De resto, grandes fotos e grande máquina!:fixe:

diogoquintao
27-10-2010, 13:23
Tenho uma questão a vos colocar:

na passada 5.ª feira choveu intensamente cá no Funchal, e infelizmente apanhei o pior no regresso a casa ao almoço. Muita chuva acabou por entrar no habitáculo porque tive que manter os vidros um pouco abertos e ainda tive que sair do carro para tapar uma adufa que estava a impedir a circulação. Resultado: desde então tenho sentido sempre um cheiro forte a humidade no carro. Primeiro reparei que os tapetes estavam molhados e tierei-os, e fora isso não havia mais nada molhado dentro do carro. O cheiro melhorou mas não desaparecia. Reparei hoje que tinha água nas covas da bagageira (bateria, pneu suplente e compartimento à esquerda. Tirei cerca de 1,5L no total. A água ficou presa porque não há buraco de escoamento. Pior ainda, é como é que entrou tanta água se a bagageira estava fechada?

Acham que vou ter algum inconveniente se der um furo pequeno em cada uma das 3 secções? E esta situação de ter entrado tanta água, alguém já passou pelo mesmo ou há algo de errado com o isolamento da bagageira? Reparei na borracha e está intacta e não há buracos aparentes. A bagageira fecha bem e tranca normalmente.

Num escoamento normal, água entra pela base da capota e escorre pelo "rainrail" até à parte traseira dos pilares dos cintos, onde tem uma espécie de funil com um canal de escoamento para o chão. Caso estes fiquem obstruidos (o que acontece com relativa facilidade) com lixo, folhas e demais objectos que lá vão parar (no meu encontrei uma mola de fixação da carpete da chapeleira), esses "funis" vão transbordar e ensopar o interior: carpete atrás dos bancos e escorrer até aos pés do condutor/pendura e interior da mala, bateria e alojamento do pneu. Com a capota para baixo pode-se ver e testar bem estes funis de escoamento e tentar desentupi-los com uma vareta, arame ou algo semelhente.

Outra possibilidade, mais dispendiosa e trabalhosa, é o "rainrail" (que se encontra rebitado/aparafusado à base da capota) estar partido/estalado deixando entrar água para o interior da mala.

Testa bem as possíveis falhas despejanto água controladamente em cima da capota fechada, analisando para onde vai.

Saudações,

carlosfsr
27-10-2010, 18:18
obrigado, vou testar.

SnowSkier, o reflexo branco no vidro é mesmo da foto original, não o adicionei de forma propositada.

carlosfsr
29-10-2010, 17:35
mais uma fornada de experiências. imagens em tamanho grande (1920x1080p) em http://img831.imageshack.us/g/imgp6793b.jpg/

http://img255.imageshack.us/img255/5646/imgp4660800.jpg (http://img255.imageshack.us/i/imgp4660800.jpg/)

http://img132.imageshack.us/img132/6202/imgp4662800.jpg (http://img132.imageshack.us/i/imgp4662800.jpg/)

http://img263.imageshack.us/img263/1980/dscf0700800.jpg (http://img263.imageshack.us/i/dscf0700800.jpg/)

http://img213.imageshack.us/img213/6923/imgp6793b800.jpg (http://img213.imageshack.us/i/imgp6793b800.jpg/)

quanto à situação da água na bagageira, já lavei o carro e não entrou água, por isso deve ter sido causado pelo volume de chuva. vou ainda espreitar melhor os escoamentos a ver se há algo entupido. Pelo menos agora o carro já não cheira a humidade, a origem era mesmo da água na bagageira.

_MoReNo88_
01-11-2010, 17:23
Vê bem isso da água! Eu tenho um 323F BA e no ano passado, aconteceu-me algo semelhante! Conclusão, o tubo que fazia escoamento de água do tecto de abrir para o chão (que se liga a um outro tubo na zona esquerda da mala) estava fora do sítio e em ambos os lados da mala, existem no fundo, a espécie de uma porca que pensei ser normal ter o buraco tapado. Depois o meu primo na oficina, lá enfiou uma chave de fendas e eu fiquei :o
Afinal é mesmo para escoamento e estava completamente tapado por areias e afins... Outro sítio por onde entrava água era pela antena eléctrica :roll:
Depois do tubo devidamente encaixado, antena re-apertada e escoamentos desentupidos, tudo voltou ao normal ;)

Boa sorte na resolução desse pequeno problema :fixe:

adidaspt
01-11-2010, 21:04
Os escoamentos da capota tendem a entupir de baixo para cima...portanto convem veres não so por cima mas tb por baixo se o canal esta devidamente desentupido... n estando pode entrar agua para a parte da bagageira... verifica a propria borracha da bagageira a ver se n tem algo fora do sitio....;)

Já agora...esses funis referidos pelo Diogo eram de um material que estalava com muita frequência nos NA's (um balurdio essa peça)...pelo que li nos NBs o material foi melhorado e não estalam com a "facilidade" que acontece nos NA's...
Boa sorte com isso!:)


Um dia que venhas a lisboa avisa que quero uma sessão fotografica desses!! Fantastico!!

carlosfsr
08-11-2010, 11:02
mais umas fotos, álbum em tamanho grande em http://yfrog.com/5mimgp7220mjx

http://img72.imageshack.us/img72/5072/imgp84031024.jpg (http://img72.imageshack.us/i/imgp84031024.jpg/)

http://img8.imageshack.us/img8/9076/imgp82391024.jpg (http://img8.imageshack.us/i/imgp82391024.jpg/)

http://img560.imageshack.us/img560/4986/imgp77771024.jpg (http://img560.imageshack.us/i/imgp77771024.jpg/)


preto e branco

http://img705.imageshack.us/img705/3046/image1b1024.jpg (http://img705.imageshack.us/i/image1b1024.jpg/)

http://img217.imageshack.us/img217/2599/imgp72201024.jpg (http://img217.imageshack.us/i/imgp72201024.jpg/)

http://img801.imageshack.us/img801/5613/imgp7229b1024.jpg (http://img801.imageshack.us/i/imgp7229b1024.jpg/)

http://img607.imageshack.us/img607/2673/imgp83681024.jpg (http://img607.imageshack.us/i/imgp83681024.jpg/)

aqui um teste ao autoblocante, fora da via pública:

http://img408.imageshack.us/img408/6564/rotunda1024.jpg (http://img408.imageshack.us/i/rotunda1024.jpg/)

Paulo Almeida
08-11-2010, 11:14
Bem, essa ultima está brutal!!! muito boa mesmo!!! parabéns!!!

danielML
08-11-2010, 11:27
que fotos espetaculares
se tivesse um MX-5 seria um destes

Abrazoom

carlosfsr
08-11-2010, 12:47
obrigado

adidaspt
08-11-2010, 13:03
Brutal...fotos mm de muito bom gosto! :D Eu já tenho saudades de fazer uns testes ao meu diferencial aberto! lol

_MoReNo88_
08-11-2010, 19:44
Belas fotos sem sombra de dúvida!!! GOSTO! :mrgreen:

carlosfsr
13-11-2010, 20:04
andei a reconhecer um espaço onde vamos tentar organizar eventos de autocross e aproveitei para tirar umas fotos:

imagens em tamanho grande em http://img529.imageshack.us/g/imgp8502.jpg/

http://img255.imageshack.us/img255/157/imgp8502c1024.jpg (http://img255.imageshack.us/i/imgp8502c1024.jpg/)

http://img16.imageshack.us/img16/3127/imgp8502b1024.jpg (http://img16.imageshack.us/i/imgp8502b1024.jpg/)

http://img51.imageshack.us/img51/3007/imgp85051024.jpg (http://img51.imageshack.us/i/imgp85051024.jpg/)

Trieste
15-11-2010, 16:56
Boas fotos. :fixe:

carlosfsr
29-11-2010, 12:32
Este fim de semana meti-me a fazer uma reparação que poderá ser necessária para qualquer proprietário de NA ou NB, por isso vou partilha-la convosco:

Já há tempos reparei que depois de uma grande chuvada tinha a bagageira com cerca de 1 litro de água, seja no compartimento da bateria, do pneu suplente ou o da esquerda. Na altura não percebi bem a razão e limitei-me a limpar a água. Sugeriram-me que o escoamento estivesse entupido, mas como nunca tinha sentido nada antes, nem a lavar o carro, pensei que tivesse tido mais que ver com as circunstâncias excepcionais da chuvada do que um problema com o carro. Esta passada quinta apanhei outra chuvada com o carro, e voltou a entrar alguma água na bagageira. Desta vez decidi investigar e removi o forro da parte de trás, por baixo do vidro traseiro. Reparei que tinha água um pouco por todo o lado, e quando dei com o buraco de escoamento, tinha uma pequena poça de água e o buraco estava entupido com detritos. O escoamento da água da capota é feito para o interior do carro, onde a água cai numa manga que leva a água para os escoamentos laterais, um em cada lado, ao pé do apoio do cinto.

http://img137.imageshack.us/img137/1808/chuva5.jpg (http://img137.imageshack.us/i/chuva5.jpg/)

http://img830.imageshack.us/img830/3811/chuva3.jpg (http://img830.imageshack.us/i/chuva3.jpg/)

Assumi que a água que estava espalhada por esta zona, e a que eventualmente terá descido para debaixo dos bancos e para a bagageira, era somente da responsabilidade do entupimento do escoamento. Desentupi o buraco com com cabo coaxial (de antena de TV) porque tem que algo comprido e em borracha ou plástico para não arranhar a tinta no interior e causar ferrugem (foi o que li na net). Ainda saiu um bocado de sujidade, como podem ver nestas fotos:

http://img256.imageshack.us/img256/6893/chuva7.jpg (http://img256.imageshack.us/i/chuva7.jpg/)

http://img213.imageshack.us/img213/259/chuva6.jpg (http://img213.imageshack.us/i/chuva6.jpg/)

Depois de desentupir, deitei água directamente no buraco e vi que já escoava bem. Deitei, depois, água por fora da capota e para minha aflição, muita da água começou a escorrer pela manga abaixo, sem ser levada para o escoamento. Senti que teria que haver muita água por debaixo da carpete na zona dos bancos, porque a água escorria livremente pelas costas até ao chão do habitáculo. Levantei a carpete e lá estava toda molhada. A parte inferior da carpete tem uma manta semelhante a desperdício, que só estava a absorver aquela água e eventualmente ia apodrecer. Retirei-a, deixando, mais tarde, depois de seca, só a que estava nos pés do passageiro, para tornar a superfície mais homogénea. Assim, se algum dia entrar água pela porta ou por outro lado, não ficará presa em material absorvente (à excepção da zona dos pés do passageiro onde deixei uma secção por questões de conforto).

http://img152.imageshack.us/img152/2028/chuva4.jpg (http://img152.imageshack.us/i/chuva4.jpg/)

Depois de tudo limpo e seco, voltei a colocar a carpete no lugar e concentrei-me no problema da infiltração. Isto tinha que ficar bem resolvido porque uso o carro no dia-a-dia e este outono está a ser chuvoso. Além disso também entra água sempre que lavo o carro. Comecei por apertar melhor as porcas que prendem a manga e a capota. Não resultou, o que me levou a pensar que a manga teria falhas. Desmontei tudo e realmente uma secção que é em plástico, estranhamente quebradiço para a função que desempenha no carro, tinha várias quebras. Fui ver quanto custava uma manga nova (rain rail) no mx5parts e são quase €200. Além disso, o conceito do plástico não me convenceu, e decidi resolver o problema eu mesmo. Primeiro tentei com uma tira de silicone ao longo do topo da manga, para evitar que a água sequer entrasse para a manga e simplesmente corresse sempre pelo exterior do carro. Após várias tentativas e camadas de silicone, a água infiltrava-se sempre.
Desisti de tentar evitar a entrada de água e decidi tentar cobrir a manga de escoamento com uma segunda manga que contivesse e isolasse a água melhor que a solução de fábrica. Precisava de um material impermeável, resistente, flexível e expansível, para melhor cobrir os espaços deixados pela irregularidade dos volumes da chapa. Pensei em borracha, mas se fosse muito fina não iria cobrir os espaços, se fosse muito grossa ia ocupar muito volume e depois já não conseguia apertar as porcas. Lembrei que tinha um tapete de esponja, daqueles de ioga ou de levar à praia, com uns 7mm de espessura, bastante compressível, impermeável e resistente. Cortei à medida, coloquei à volta da manga original, e apertei tudo muito bem (o ponto fraco são os buracos onde passam os parafusos). Experimentei com bastante água e finalmente tinha o problema resolvido. A água era recolhida sem falhas e levada para os escoamentos.

http://img230.imageshack.us/img230/9851/chuva1.jpg (http://img230.imageshack.us/i/chuva1.jpg/)

http://img571.imageshack.us/img571/2985/chuva2.jpg (http://img571.imageshack.us/i/chuva2.jpg/)

Neste esquema percebe-se melhor como tudo funciona:

antes
http://img811.imageshack.us/img811/8520/esc1e.jpg (http://img811.imageshack.us/i/esc1e.jpg/)

depois
http://img600.imageshack.us/img600/7500/esc2j.jpg (http://img600.imageshack.us/i/esc2j.jpg/)

aconselho à verificação do desentupimento do buraco de escoamento, e a um teste à integridade da manga. Para isto é necessário remover o forro da secção por detrás do para-vento. com a capota em baixo é possível aceder ao buraco e desentupi-lo. com a capota em cima e uma toalha à mão, peçam a outra pessoa para verter água sobre a base da capota e se não escorrer água pelo interior, saindo toda pelo escoamento, estão com sorte. Se houver fuga, é melhor tirar os bancos, levantar a carpete, limpar a água e remover a manta que estará molhada ou até já podre. A solução é um pouco trabalhosa mas barata. Um tapete de ioga deverá custar menos de €5. Vão ter que desmontar as porcas da calha que prende a manga original e a capota. As medidas das porcas são em polegadas, não métricas, por isso as chaves que temos ficam um pouco largas, mas servem. Vão precisar de chaves de porcas de 10 (porcas do escoamento) 14 (bancos) 17 (âncora do cinto).

Trieste
29-11-2010, 13:40
Excelente e resolução baratucha.
Quando falaste em material compressível, impermeável e resistente pensei em manga termo-retráctil, às tantas ficaria mais caro do que um tapete de ioga.

adidaspt
29-11-2010, 14:38
Acabei de perceber que montei mal a minha manga de escoamento! ainda tenho que ir trocar aquilo... grrrrr

Obrigado pela partilha ajudou imenso a não ter problemas de futuro sem me aperceber...;)

diogoquintao
29-11-2010, 14:47
Boa foto reportagem :muitofixe:
Quando andei em tarefa semelhante de desentupir os drenos na minha capota também detectei algumas estaladelas no rainrail. Na altura optei por camaras de ar de mota... que tinha lá pela garagem. Ficou semelhante ao teu mas em preto ;)

Gostei do esquema ;) muito elucidativo... um boneco vale mais que mil palavras.

Saudações,

Baal
29-11-2010, 17:30
quando vieres a lisboa meto te a trabalhar :P lol
boa iniciativa... muito esclarecedora!
obrigado

carlosfsr
06-12-2010, 06:23
ontem houve um convívio do grupo de MX-5 cá da Madeira, e contou com uma passagem pelo kartódromo do Faial. Estava muita chuva e acabei por só ter disponibilidade para dar 5 voltas, mas valeu a pena! Aqui ficam as minhas primeiras curvas com o carro em pista:

KUfWSR6-8YA

o vídeo exterior ficou muito afastado, é melhor ver em ecrã completo.

e já agora umas fotos:
http://img163.imageshack.us/img163/8021/dsc0447n.jpg
http://img812.imageshack.us/img812/9571/dsc047701.jpg
http://img255.imageshack.us/img255/8061/dsc0482c.jpg
http://img258.imageshack.us/img258/751/dsc0514r.jpg
http://img822.imageshack.us/img822/9701/dsc0516c.jpg

Trieste
06-12-2010, 10:08
Bolas, não estava a chover nem nada... :tonto:

Bela curtição. :fixe:

diogoquintao
06-12-2010, 10:31
Belo evento... que inveja :fixe:
A outra alternativa era fazer a pista de lancha... que grande chuvada.

ogomaandre
06-12-2010, 10:39
Boas!

Grande Maluco e grandes atravessadelas!

Esse encontro não devia ser só para Mx-5 mas também para os restantes Mazdistas da Madeira.

Eu já andei várias vezes de Kart no kartódromo. De carro só mesmo no Citroen C2R2 de Rali.

Cumprimentos.

mussamy
06-12-2010, 10:58
Não é fácil agarrar o carro com essa chuva.. Na ultima foto tinhas o vidro aberto, era para desembaciar?

ROD
06-12-2010, 11:29
..espectaculo!!.. pena tanta àgua! ;)

skywalker
06-12-2010, 13:52
As fotos estão fabulásticas.

Dá os parabéns ao fotografo, pois com tanta água devia estar a tirar fotos era num submarino :-)


Parabéns tb para ti pelo teu esclarecimento do escoamento das águas, boas fotos e bom esquema.

Já agora uma pergunta, alteras-te o escape ou algo no sistema? é capaz de ser só impressão minha.

cumprimentos

carlosfsr
06-12-2010, 19:51
saí 2 vezes para a pista, na segunda devo ter deixado um pouco aberto para ajudar a desembaciar.

Quanto ao esclarecimento do escoamento de água, só estou a retribuir à comunidade mazdista o que tenho aprendido com contributos semelhantes ao meu.

O barulho é do kit de admissão K&N. É perfeito, idêntico ao de origem quando não se está a puxar (o que não acontece com um escape, faz sempre um ruído característico) e tem um cantar rouco a partir de meio acelerador. A baixas rotações e a acelerar um pouco (circular a 40 em 3ª ou 4ª, por ex.) faz um burburinho profundo que faz lembrar um V8.

mussamy
06-12-2010, 20:03
saí 2 vezes para a pista, na segunda devo ter deixado um pouco aberto para ajudar a desembaciar.

Quanto ao esclarecimento do escoamento de água, só estou a retribuir à comunidade mazdista o que tenho aprendido com contributos semelhantes ao meu.

O barulho é do kit de admissão K&N. É perfeito, idêntico ao de origem quando não se está a puxar (o que não acontece com um escape, faz sempre um ruído característico) e tem um cantar rouco a partir de meio acelerador. A baixas rotações e a acelerar um pouco (circular a 40 em 3ª ou 4ª, por ex.) faz um burburinho profundo que faz lembrar um V8.

É este (http://www.mx5parts.co.uk/product_info.php/products_id/473)?

Estou a pensar mandar vir..

skywalker
06-12-2010, 21:39
É este (http://www.mx5parts.co.uk/product_info.php/products_id/473)?

Estou a pensar mandar vir..

Também tenho alguma curiosidade... Só ainda nao fiz a encomenda porque pedi umas opiniões, aqui aos experts em relação a amortecedores...

Eu ia mandar vir apenas o filtro "normal" da K&N, pois li algures que seria o mais indicado para utilizar no motor do NB (no meu caso é o 1.6) mas que o que tu utilizas não valeria apena, a nao ser que tivesse mais nao sei o q... :mrgreen: (q agora nao me lembro)

Já agora, se for este que o mussamy fala, é legal? ou seja, nas inspecções passa?

Tens alguma foto disso montado? Faz diferença no andamento, ou só mesmo mais no barulho?

Gracias

carlosfsr
06-12-2010, 23:13
sim, é o typhoon. no meu arredonda dos 146 para os 150cv, segundo o teste em banco de ensaio que vem impresso juntamente com o kit. Não posso dizer que tenha notado aumento na performance, mas lá que enriqueceu significativamente a experiência da condução, isso não há dúvidas.
Quanto a passar na inspecção, tenho o carro há 6 meses e ainda não fui à IPO, mas não vou arriscar, vou montar o original para evitar anotações e depois volto a colocar. Os meus conhecimentos de mecânica são extremamente limitados e apenas tenho ferramentas de bricolage em casa, mas alterna-se entre um sistema e o outro com poucas ferramentas e em pouco tempo (10 a 20min), por isso o trocar naquele dia não é grande transtorno.

Felizmente pude experimentar uns dias antes de comprar porque adquiri o kit a quem o tinha encomendado na mx5parts e já não queria. Como era um 1.6, o dono não sentiu que o som correspondia ao que o carro andava, por isso não quis ficar. Quanto a mim, originalmente ainda tinha receio que fosse muito ruidoso, mas fiz uns teste e decidi-me por ficar. Entretanto já vi carros que fazem 5 vezes o barulho do meu MX-5. E o bom é que só faz barulho quando queres. Não me arrependo, dá muito mais carácter ao carro, e é perfeitamente distinto e mais nobre que o som dos gti's que por aí andam de "escape roto".

http://img821.imageshack.us/img821/7109/foto0132e.jpg (http://img821.imageshack.us/i/foto0132e.jpg/)

este vídeo que encontrei no youtube dá uma ideia, mas o som é muito melhor ao vivo, na gravação não fica bem.
80JiYSE7kQM

A escrever isto lembrei-me do primeiro teste depois de meter o filtro, e como nunca o tinha ouvido ao vivo, esperava só o som do ar a ser sugado. Saí da minha casa e o primeiro km é a descer. Como quase não acelerei, não notei nada de diferente. Dei a volta e no regresso, a subir, fiquei arregalado e dei-me por mim com um sorriso idiota na cara. Faz muita diferença para o original, mas acho que o original é que é demasiado silencioso para o desportivo que o MX-5 é, e não K&N demasiado alto. Dentro de túneis é uma delícia. E isto não sou só eu, há pessoal acima dos 50 que se sente rejuvenescido com a experiência proporcionada por este kit. Não sei quanto está a custar agora, mas para alguém que quer algo mais sem alterar o aspecto "stock" do carro, esta é um boa opção.

mussamy
07-12-2010, 00:51
http://www.youtube.com/watch?v=YacG9LnIK6w

Nesse vídeo também se ouve bem o barulho, mas esse tem um R-Speed MonsterFlow Intake.

diogoquintao
07-12-2010, 08:30
http://www.youtube.com/watch?v=YacG9LnIK6w

Nesse vídeo também se ouve bem o barulho, mas esse tem um R-Speed MonsterFlow Intake.

Barulho não falta... é a admissão a roncar e pneu a chiar...
Será que trás algo a mais que barulho?!...

mussamy
07-12-2010, 11:44
Barulho não falta... é a admissão a roncar e pneu a chiar...
Será que trás algo a mais que barulho?!...

Tens mais informações sobre esse carro aqui:

http://www.cardomain.com/ride/752518/1999-mazda-miata-mx-5-lisboa-un-pt

fbmx5
07-12-2010, 11:49
http://www.youtube.com/watch?v=YacG9LnIK6w

Nesse vídeo também se ouve bem o barulho, mas esse tem um R-Speed MonsterFlow Intake.

...mais UM à volta da Portela...tá visto que a Portela é terra dos emxizes :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Barulho não falta... é a admissão a roncar e pneu a chiar...
Será que trás algo a mais que barulho?!...

...pois foi por isso que retirei o filtro KN do meu...a sucção era tanta que estava com receio receio de sugar algum smart que me aparecesse à frente...eheheheheh

Cumpts,
FB

skywalker
07-12-2010, 14:47
...a sucção era tanta que estava com receio receio de sugar algum smart que me aparecesse à frente...eheheheheh

Cumpts,
FB

ahahaahah :mrgreen:

Lindo :fixe:

AMMendes
07-12-2010, 15:32
O maior erro é meter esses kits, que a unica coisa que fazem é puxar ar quente.

O melhor é mesmo um filtro de caixa de substituição.

Isso de vir impresso numa folha que vem com o filtro tem muitas variáveis.

carlosfsr
07-12-2010, 16:10
O maior erro é meter esses kits, que a unica coisa que fazem é puxar ar quente.

O melhor é mesmo um filtro de caixa de substituição.

Isso de vir impresso numa folha que vem com o filtro tem muitas variáveis.

erro porquê? muita gente critica quem mete estes filtros, que só está a perder potência com o ar quente...mas a verdade é que ninguém espera sentir ganhos notórios de performance com um kit de admissão. não nos vamos enganar, o que muda drasticamente é o som do carro. é óbvio que é de duvidar da folha que veio com o kit, por isso mesmo é que mencionei o facto. mesmo que desse mais 10 ou 20cv não ia ser uma diferença por aí além. para sentir alguma diferença efectiva no andamento só talvez a partir de mais 40 ou 50cv. Fazer menos meio segundo dos 0 aos 100 não considero uma grande diferença. passar dos 8,5 para os 6,5, aí sim, já se nota bem.

Acho que a discussão que é relevante é entre meter isto ou um escape, considero melhor o kit porque permite controlar a emissão do som, enquanto que o escape em qualquer regime é ruidoso.

Baal
07-12-2010, 19:37
Carlos
permite me discordar, não só o Mendes tem razão, como a opção do escape não é comparável.
1º Um bom escape não custa o que uma admissão dessas custa
2º Um bom escape não é necessariamente ruidoso
3º os efeitos de um escape não são iguais em termos de performance comparativamente a uma admissão

Admissões boas, são aquelas que baixam a temperatura de admissão, e restringem menos a passagem do ar... tendo em conta a velocidade de passagem do ar.

Vou só mostrar as minhas escolhas tanto de escape como admissão, não digo que não exista melhor pq existe de certeza... mas tudo depende das pretensões de cada um:

Escape:
http://www.rhdjapan.com/fujitsubo-legalis-r-exhaust-muffler-na6ce-na8c-miata-roadster-60463

e não faz muito barulho....

Admissão:
http://www.miatamania.com/Shop/ViewProducts.aspx?PlateIndexID=73251

carlosfsr
07-12-2010, 21:50
sim, mas estou a falar de escapes que venham a servir o mesmo propósito de "deixar" ouvir o som do motor. Já vi MX-5s com escape para esse fim e que mesmo a circular devagar são muito menos discretos. Não há aquele leque sonoro de um volume quase 0 até 100, com um escape ruidoso, no mínimo anda num nível equiparável entre os 20 ou 30 até aos 200% do som de um kit de admissão. Se é um escape com maior insonorização, nunca chega a atingir níveis sonoros elevados, é sempre relativamente discreto. Pela minha experiência, um kit de admissão faz tudo, sem chegar a ser um exagero (claro que há alguma subjectividade no que cada um acha que é ruído a mais).

Quanto a custos, o escape é muito mais caro, o que não é propriamente uma vantagem. Posso estar enganado, mas sem mudar todo o sistema de escape por outro mais livre não se tem ganhos de potência significativos, e isso é ainda mais dispendioso e muito menos comparável com um kit de admissão.

E ainda em relação à temperatura, e baseado no que tenho lido um pouco por todo o lado, este kit deixa o filtro num local de entrada de ar que vem algures do para-lamas, supostamente o lugar mais adequado. Provavelmente não era má ideia ter painéis em redor do filtro para isolar do calor do motor, como vem incluido em kits K&N para outros carros. Mas também parece-me lógico assumir que se vem para outros carros e para este não, é que não é necessário.

ROD
08-12-2010, 20:45
:fixe:sim, mas estou a falar de escapes que venham a servir o mesmo propósito de "deixar" ouvir o som do motor. Já vi MX-5s com escape para esse fim e que mesmo a circular devagar são muito menos discretos. Não há aquele leque sonoro de um volume quase 0 até 100, com um escape ruidoso, no mínimo anda num nível equiparável entre os 20 ou 30 até aos 200% do som de um kit de admissão. Se é um escape com maior insonorização, nunca chega a atingir níveis sonoros elevados, é sempre relativamente discreto. Pela minha experiência, um kit de admissão faz tudo, sem chegar a ser um exagero (claro que há alguma subjectividade no que cada um acha que é ruído a mais).

Quanto a custos, o escape é muito mais caro, o que não é propriamente uma vantagem. Posso estar enganado, mas sem mudar todo o sistema de escape por outro mais livre não se tem ganhos de potência significativos, e isso é ainda mais dispendioso e muito menos comparável com um kit de admissão.

E ainda em relação à temperatura, e baseado no que tenho lido um pouco por todo o lado, este kit deixa o filtro num local de entrada de ar que vem algures do para-lamas, supostamente o lugar mais adequado. Provavelmente não era má ideia ter painéis em redor do filtro para isolar do calor do motor, como vem incluido em kits K&N para outros carros. Mas também parece-me lógico assumir que se vem para outros carros e para este não, é que não é necessário.


Boas Carlos!.. acho que fizeste uma excelente escolha! :fixe: Já andava de olho nessa admissão há algum tempo.. não fosse ter que fazer opção entre alarme e admissão......:roll:... fica p mais tarde.. Não é por acaso que essa admissão está no top de vendas do mx5 parts!! diz-me só uma coisa.. sentes alguma perda de potência desde que tens essa admissão!?

carlosfsr
09-12-2010, 20:25
nem perca nem ganho, porque seria sempre um variação de 3 ou 4 cavalos no máximo. Não dá para sentir nem para um lado nem para outro.

mussamy
11-12-2010, 13:55
carlosfsr, desde que meteste essa admissão os consumos subiram muito?

carlosfsr
13-12-2010, 01:28
carlosfsr, desde que meteste essa admissão os consumos subiram muito?

ora... mas isso é culpa minha, com aquela banda sonora, o pé direito não resiste :mrgreen:

supostamente baixa um pouco o consumo mantendo o mesmo andamento

Pyre
27-12-2010, 14:21
Acabei de ver todo o DB de seguida e foi um prazer enorme: Belas fotos, belo carro e excelente partilha de experiências...

Muitos parabéns e boa sorte com o carro !

Continuação de Boas Festas para todos :fixe:

carlosfsr
30-12-2010, 19:51
obrigado :fixe:

carlosfsr
10-01-2011, 10:43
domingo de sol à volta dos 20º, aproveitei para dar uma volta na serra e tirar umas fotos de inverno. no regresso passei pela praia cá perto de casa e ainda estavam dúzia e meia de pessoas a nadar e a trabalhar o bronze:

http://img266.imageshack.us/img266/4076/imgp87321024.jpg (http://img266.imageshack.us/i/imgp87321024.jpg/)

http://img42.imageshack.us/img42/913/imgp87071024.jpg (http://img42.imageshack.us/i/imgp87071024.jpg/)

http://img714.imageshack.us/img714/8495/imgp86941024.jpg (http://img714.imageshack.us/i/imgp86941024.jpg/)

http://img600.imageshack.us/img600/269/imgp86841024.jpg (http://img600.imageshack.us/i/imgp86841024.jpg/)

http://img98.imageshack.us/img98/4804/imgp87201024.jpg (http://img98.imageshack.us/i/imgp87201024.jpg/)

http://img402.imageshack.us/img402/174/imgp86911024.jpg (http://img402.imageshack.us/i/imgp86911024.jpg/)

http://img407.imageshack.us/img407/3444/imgp86311024.jpg (http://img407.imageshack.us/i/imgp86311024.jpg/)

imagens com maior resolução (1920x1080) em: http://img824.imageshack.us/g/imgp8707c.jpg/

skywalker
10-01-2011, 11:42
Tens bastante jeito para a fotografia.
Tanto os locais , como os enquadramentos e depois o trabalho de "photoshop" funcionam muito bem, parabens.

gtc-tuning
10-01-2011, 14:40
parabens estao um espetaculo:fixe:

jsantos
10-01-2011, 18:11
Tens bastante jeito para a fotografia.
Tanto os locais , como os enquadramentos e depois o trabalho de "photoshop" funcionam muito bem, parabens.

Subscrevo :fixe:

carlosfsr
10-01-2011, 21:24
obrigado, a fotografia é outro dos prazeres que o MX-5 proporciona.

adidaspt
10-01-2011, 22:39
Concordo totalmente! Pena não ter "arte" nem material para fotografar o meu...! Continua :fixe:

skywalker
11-01-2011, 10:54
obrigado, a fotografia é outro dos prazeres que o MX-5 proporciona.

Quando vieres ao "côntnente" para conhecer esta rapaziada, não vai poder faltar uma secção fotográfica que terás de liderar.

Se fazes essas fotos com 1 MX-5, imagina com 5 ou 10 ou mais :)

carlosfsr
15-02-2011, 00:52
bem, venho pedir o vosso conselho...

levei o carro à IPO e mudei o kit de admissão pelo original para não haver chatices. passou sem problemas, e voltei a montar o kit K&N. Pode até já andar a fazer e eu nem dava por isso, mas parece-me que depois de ter mudado o carro tem andado com o ralenti instavel. não é sempre, mas às vezes vai as 500, quase que vai abaixo, para depois corrigir e estabilizar nas 900. Devo desmontar o kit e montar de novo, verificar as braçadeiras metálicas por alguma fuga. Tenho a certeza q está tudo bem montado e apertado. Provavelmente vou montar o original e dar uma volta para ver se é daí. Acham que deva procurar por carvão na borboleta da admissão? quando desmontei o kit tenho a ideia de tê-la visto limpa.

Ideias?

Queria ter isto resolvido entretanto porque depois de meses de esforços e trabalho, eu e um amigo conseguimos organizar um evento de autocross (em asfalto, como nos Estados Unidos) para o fim do mês, e queria ter o carro a 100%. Podem ver o vídeo de promoção em Ggl9Q0DFySI

skywalker
15-02-2011, 10:24
Queria ter isto resolvido entretanto porque depois de meses de esforços e trabalho, eu e um amigo conseguimos organizar um evento de autocross (em asfalto, como nos Estados Unidos) para o fim do mês, e queria ter o carro a 100%. Podem ver o vídeo de promoção em Ggl9Q0DFySI

A parte técnica deixo para quem sabe... Nao vou mandar bitaites pq nao percebo do assunto :)

Em relação ao evento.. Muito fixe mesmo! Isso é uma excelente noticia, e uma excelente prova. Parabéns pela iniciativa. Pode-se divulgar?

Lanço-te uma ideia, se isso resultar bem, com a tua ajuda e experiência que já ganharam, fazemos a 2ª prova para estes lados. :fixe:

mussamy
15-02-2011, 13:00
bem, venho pedir o vosso conselho...

levei o carro à IPO e mudei o kit de admissão pelo original para não haver chatices. passou sem problemas, e voltei a montar o kit K&N. Pode até já andar a fazer e eu nem dava por isso, mas parece-me que depois de ter mudado o carro tem andado com o ralenti instavel. não é sempre, mas às vezes vai as 500, quase que vai abaixo, para depois corrigir e estabilizar nas 900. Devo desmontar o kit e montar de novo, verificar as braçadeiras metálicas por alguma fuga. Tenho a certeza q está tudo bem montado e apertado. Provavelmente vou montar o original e dar uma volta para ver se é daí. Acham que deva procurar por carvão na borboleta da admissão? quando desmontei o kit tenho a ideia de tê-la visto limpa.

Ideias?

Queria ter isto resolvido entretanto porque depois de meses de esforços e trabalho, eu e um amigo conseguimos organizar um evento de autocross (em asfalto, como nos Estados Unidos) para o fim do mês, e queria ter o carro a 100%. Podem ver o vídeo de promoção em Ggl9Q0DFySI

Tens PM.

AMMendes
15-02-2011, 15:38
Pode ser uma fuga de vácuo. Se antes o carro não fazia pode muito bem ser isso
Verifica as braçadeira todas

carlosfsr
15-02-2011, 15:48
não divulguem o evento de autocross. no dia seguinte à abertura das inscrições houve manobras de bastidores que neste momento façam com que tudo esteja suspenso. Isto apesar de estar tudo certo do ponto de vista legal: aprovação da câmara, com apoio da mesma, apoio do clube local que tutela o espaço, e seguro de responsabilidade civil.

fbmx5
16-02-2011, 17:19
bem, venho pedir o vosso conselho...

levei o carro à IPO e mudei o kit de admissão pelo original para não haver chatices. passou sem problemas, e voltei a montar o kit K&N. Pode até já andar a fazer e eu nem dava por isso, mas parece-me que depois de ter mudado o carro tem andado com o ralenti instavel. não é sempre, mas às vezes vai as 500, quase que vai abaixo, para depois corrigir e estabilizar nas 900. Devo desmontar o kit e montar de novo, verificar as braçadeiras metálicas por alguma fuga. Tenho a certeza q está tudo bem montado e apertado. Provavelmente vou montar o original e dar uma volta para ver se é daí. Acham que deva procurar por carvão na borboleta da admissão? quando desmontei o kit tenho a ideia de tê-la visto limpa.

Ideias?



...ja tentaste afinar o ralenti? se não segues os passos do nosso amigo Diogo Quintão aqui no post #109

http://www.mazdapt.com/forum/f128/db-nb-brg-2000-diogoquintao-16817/page11.html

eu experimentei e deu resultado :fixe:

Cumpts,
FB

carlosfsr
19-02-2011, 23:10
ainda não tive oportunidade de experimentar qualquer solução.

No que toca ao evento de autocross, onde estarão pelo menos 2 mx-5, tudo está ok para o dia 27, a não ser que S. Pedro decida não colaborar.

aqui está o cartaz que fiz para o evento:

http://img403.imageshack.us/img403/2177/cartazautoxlow.jpg (http://img403.imageshack.us/i/cartazautoxlow.jpg/)

skywalker
20-02-2011, 19:12
ainda não tive oportunidade de experimentar qualquer solução.

No que toca ao evento de autocross, onde estarão pelo menos 2 mx-5, tudo está ok para o dia 27, a não ser que S. Pedro decida não colaborar.

aqui está o cartaz que fiz para o evento:

http://img403.imageshack.us/img403/2177/cartazautoxlow.jpg (http://img403.imageshack.us/i/cartazautoxlow.jpg/)

Ainda bem que tudo se resolveu a bem.

Depois dá novidades e fotos e videos que fores "achando".

Boa sorte!

carlosfsr
01-03-2011, 07:57
O evento de autocross, como teste, foi um sucesso. Apesar das inscrições terem ficado pelas 17 e no dia só comparecerem 13, houve muita variedade, com predominância de viaturas com características desportivas e vários tracção traseira que ajudaram à festa com muitas atravessadelas. Tivémos apenas 2 semanas para "montar a tenda", incluindo divulgar o evento na comunicação social, o que foi pouquíssimo, considerando que ainda nos roubaram 4 dias em que tudo esteve suspenso devido a "jogadas de bastidores" por pessoas que julgavam que estávamos a organizar uma competição sem o licenciamento da fpak. Já tínhamos retirado a componente de competição exactamente devido a isso, e assim tudo eventualmente se esclareceu. Contámos com apoio de uma gráfica na impressão de alguns cartazes e da empresa que gere uma das vias reservadas a automóveis no empréstimo de cones. A câmara municipal de S. Vicente e a Associação Cultural e Desportiva apoiaram-nos com o seguro, com a cedência do espaço e outros pormenores como mesas, cadeiras e barreiras metálicas. A partir daí, foi praticamente tudo feito por mim e pelo amigo meu. Ele mais nos contactos com as entidades oficiais e eu mais... tudo o resto. No dia ainda faltaram duas pessoas que iam colaborar, e o Filipe Gomes, quem estava a organizar comigo, teve que ir de viagem pelo trabalho. Restou apenas eu, a minha namorada e uma amiga. Felizmente chegaram alguns participantes antes da hora e ajudaram com os trabalhos mais pesados da montagem do local. Como podem perceber, a haver mais algum evento de autocross, têm que haver mais pessoas a colaborar na organização e preparação do evento. Eu fiz o melhor que podia, dedicando todo o meu tempo livre e mais algumas horas de sono todos os dias, mas não pode ser assim...
Passando ao evento em si, apareceu muito mais público do que estávamos à espera, cerca de 300 pessoas ao longo do dia, o que deitou por terra o nosso plano de colocação de público. Ainda assim, as margens de segurança no desenho da pista provaram ser adequadas e suficientes, e não há incidentes a registar. Todos se divertiram, público e participantes, uns mais preocupados com o cronómetro, outros nem por isso... Do que foi testado, podemos ainda concluir que os walkie-talkies foram bastante eficazes na comunicação entre os postos de comissários de pista, e que de futuro é importante ter um locutor presente para o público estar a par de tudo o que se está a passar. Acabámos o evento antes da hora porque conseguimos realizar as voltas em menos tempo do que previsto e no fim já quase ninguém estava disposto a gastar mais borracha. Apenas 4 ainda fizeram algumas voltas de fun-runs.

deixo as primeiras fotos:
http://img202.imageshack.us/img202/4482/sam0258f.th.jpg (http://img202.imageshack.us/i/sam0258f.jpg/)
http://img51.imageshack.us/img51/6548/dscf0753x.th.jpg (http://img51.imageshack.us/i/dscf0753x.jpg/)
http://img87.imageshack.us/img87/2509/dscf0781t.th.jpg (http://img87.imageshack.us/i/dscf0781t.jpg/)
http://img138.imageshack.us/img138/3061/dscf0791h.th.jpg (http://img138.imageshack.us/i/dscf0791h.jpg/)
http://img69.imageshack.us/img69/3011/dscf0802j.th.jpg (http://img69.imageshack.us/i/dscf0802j.jpg/)
http://img251.imageshack.us/img251/3962/img0770ir.th.jpg (http://img251.imageshack.us/i/img0770ir.jpg/)
http://img218.imageshack.us/img218/2980/img0766i.th.jpg (http://img218.imageshack.us/i/img0766i.jpg/)
http://img97.imageshack.us/img97/8592/sam0251u.th.jpg (http://img97.imageshack.us/i/sam0251u.jpg/)
http://img402.imageshack.us/img402/7271/sam0246w.th.jpg (http://img402.imageshack.us/i/sam0246w.jpg/)
http://img703.imageshack.us/img703/55/img0760h.th.jpg (http://img703.imageshack.us/i/img0760h.jpg/)
http://img171.imageshack.us/img171/1577/img0852qp.th.jpg (http://img171.imageshack.us/i/img0852qp.jpg/)
http://img19.imageshack.us/img19/8711/dscf0904ir.th.jpg (http://img19.imageshack.us/i/dscf0904ir.jpg/)
http://img41.imageshack.us/img41/1220/img0823y.th.jpg (http://img41.imageshack.us/i/img0823y.jpg/)
http://img97.imageshack.us/img97/9093/dscf0894b.th.jpg (http://img97.imageshack.us/i/dscf0894b.jpg/)
http://img828.imageshack.us/img828/4629/img0801v.th.jpg (http://img828.imageshack.us/i/img0801v.jpg/)
http://img695.imageshack.us/img695/8098/dscf0876s.th.jpg (http://img695.imageshack.us/i/dscf0876s.jpg/)
http://img232.imageshack.us/img232/9988/img0794sb.th.jpg (http://img232.imageshack.us/i/img0794sb.jpg/)
http://img715.imageshack.us/img715/7632/dscf0851h.th.jpg (http://img715.imageshack.us/i/dscf0851h.jpg/)

Em relação à minha participação, dado que ainda tenho o carro há pouco tempo e nunca tinha estado em circuito fechado com piso seco, foi tudo muito novo para mim, mas o carro tem um comportamento muito previsível e no geral correu bem. Queria evoluir um pouco a condução, e ao longo do dia lá consegui encadear alguns pequenos drifts em sequência, algo que só tinha feito no computador. Apenas numa volta tentei fazer mais limpo para o tempo, e mesmo a andar devagar, devido à excelente distribuição de pesos do MX-5, só fizeram melhor tempo dois imprezas gt com muita potência e um seat leon cupra. Saí de lá com menos borracha nos pneus do que gostaria, mas foi uma experiência enriquecedora. Com a preocuipação de organizar, não conseguimos fotografar e filmar o evento como desejávamos ,mas aqui vai o que temos da minha participação:

w6bMNQBXOno

e a foto da praxe:

http://img140.imageshack.us/img140/6332/wallpaper1024.jpg (http://img140.imageshack.us/i/wallpaper1024.jpg/)

em tamanho grande:

http://img402.imageshack.us/img402/9928/wallpapersn.th.jpg (http://img402.imageshack.us/i/wallpapersn.jpg/)

mx5litoral
01-03-2011, 21:43
Parabens pelo evento,agora há que ter ajuda para continuar.

Cumpts

skywalker
01-03-2011, 23:39
Parebéns Carlos, do ponto de vista de organização deves ter visto a vida complicada...:) mas parece q no final tudo se resolveu.

Acho que foi uma excelente iniciativa.

So hoje vi a simulação virtual do percurso, muit bom mesmo. Demonstra mais um pouco do profissionalismo.

carlosfsr
02-03-2011, 10:28
Obrigado.

Consegui arranjar mais um video de outra volta. Começa mal, demasiado cauteloso, mas depois já acaba um pouco melhor:

kS6qR8HncWM

Silver Shadow
07-03-2011, 22:22
Parabéns quer pelo evento quer pela condução pois neste último vídeo já demonstras sérios skills ;)

Exup
07-03-2011, 22:54
Parabéns pelo kit de unhas!! :fixe:

carlosfsr
09-03-2011, 23:44
Obrigado. Essa volta até foi das que mais acertou. Praticamente falhei metade e acertei metade, mais por excesso de cautela do que de velocidade. Mais um vídeo que descobri no youtube:

_c1LRiGOQos

skywalker
10-03-2011, 10:24
Da para perceber o pq de teres ficado com menos pneus do que gostarias... :)

Muito boa a tua condução, gostei de ver.

Farias
12-03-2011, 21:45
Parabéns. A tua condução está uns furos acima do comum dos mortais.

carlosfsr
22-04-2011, 18:35
Obrigado!

Bem, antes de passar à razão deste post, deixo ainda mais um vídeo da minha participação no Autocross de Fevereiro. Começa aos 2:05 do vídeo.

BR0Kq566ILs

e algumas fotos:

http://i868.photobucket.com/albums/ab249/Dragontattoos_photo/IMG_6743copy.jpg

http://i868.photobucket.com/albums/ab249/Dragontattoos_photo/2-2.jpg

http://i868.photobucket.com/albums/ab249/Dragontattoos_photo/7.jpg

Bem, depois desta experiência, verifiquei que podia beneficiar de uma suspensão mais firme e de uns centímetros a menos em situações deste género. Sou mais favorável a ver um MX-5 em estado original do que alterado, mas gostaria de retirar 2 a 3cm na altura e dispor de uma suspensão mais dura quando estiver em pista ou num autocross. Andei então a pesquisar conjuntos de coilovers com amortecedor ajustável em altura e firmeza. Tencionava gastar até €700, o que não me deixa muitas opções.

A ideia é rebaixar apenas um pouco e andar com os amortecedores mais suaves no dia-a-dia, mantendo o carro próximo do comportamento original. Em pista mantinha a altura ou baixava mais 1 cm, além de ajustar os amortecedores para um setting mais duro.

Venho pedir a vossa opinião sobre este tema, para ver se me decido em investir ou não nesta alteração, e qual o kit a adquirir.

Na MX5Parts estão em promoção de 10% em todos os produtos até Às 24h do dia 26, por isso talvez ainda aproveite...

Começo pelo que já vi:

http://www.mx5parts.co.uk/images/goldpro.jpg
Gaz Gold Professional Coilover Kit - €645 na MX5Parts. São ajustáveis em altura e firmeza, mas o botão de ajuste do amortecedor fica na base, e eu preferia no topo. Nesta posição, não tenho que tirar o pneu para ajustar o amortecedor?
Li umas críticas de que são boas, que resolveram todos os problemas da geração anterior, a "classic", enquanto que li noutro lado quem achasse que amortecedores da gaz, mesmo no setting mais suave, eram demasiado duras para o dia-a-dia. São as que estão em 1.º lugar no meu ranking por parecerem ter boa qualidade, serem ajustáveis em altura e firmeza e ser um conjunto, ao invés de comprar amortecedores e molas de marcas diferentes.


http://www.mx5parts.co.uk/images/koniknob.jpg
Koni Sport Kit - €612 na MX5Parts. São ajustáveis em firmeza e rebaixam em cerca de 3,5cm.
Tem boas críticas, mas há quem não ache que o rebaixamento tenha ficado homogéneo. 3,5cm pode ser demais para o que eu quero, e desagrada-me não poder regular a meu gosto. Em contrapartida, gosto do ajuste da firmeza no topo e li que consegue-se um conforto quase comparável ao conjunto de origem.

http://www.mx5parts.co.uk/images/agx.jpghttp://www.mx5parts.co.uk/images/si598.jpg
Conjunto de molas Eibach e 4 amortecedores ajustáveis KYB AGX - €673 na MX5parts. Os amortecedores são ajustáveis em firmeza e as molas rebaixam 3cm.
Quem meteu este conjunto gostou muito, mas continua a não me agradar a falta de ajuste da altura, e o ajuste do amortecedor é feito na base.

http://www.flyinmiata.com/Store/images/13-16210a.jpg
FM V-Maxx coil overs - €409 na Flyin'Miata.
São a opção mais barata, mas o amortecedor não é ajustável em firmeza, apenas em altura. Só o preço e o ajuste da altura é que me agrada. São fabricados na Holanda e enviam directamente para Portugal sem ter que passar pelos EU. Os gajos da FM juram que é um conjunto generalista, sem desempenho excelente em qualquer situação, mas que também não compromete. Supostamente é igualmente bom para o dia-a-dia e para a pista. Várias pessoas afirmam que a marca original deste kit é lixo, pelo que estes não devem prestar.

http://www.racelandus.com/images/Product/medium/67.jpg
Coilovers Raceland - 250€. à venda em PT
São apenas ajustáveis em altura, e parece que mesmo na posição mais alta, ainda ficam muito abaixo da altura original, o que pode ser demais para o que eu quero. Parece que são boas para quem quer um rebaixamento radical, mas já li que o amortecedor é demasiado mole. Talvez para compensar,as molas são algo duras. Tal como as anteriores, não me oferecem confiança, e apenas o preço abona consideravelmente em seu favor.

Os kits da Flyin'Miata têm boas críticas, mas só permitem ajuste na firmeza do amortecedor, e é feito na base. A altura parece que baixa à volta de 3cm. Assumo que o material tem que vir dos "States", o que implica custos adicionais na alfândega. Ainda assim, o conjunto mais básico custa só €453 mais portes.

Ontem e hoje foi o que encontrei, agradeço qualquer outra sugestão e conselhos que tenham para oferecer.

skywalker
23-04-2011, 01:53
Ve esta tabela q fiz à tempos tb pq acho q quero ter o carro mais firme

https://spreadsheets.google.com/lv?key=0AluriNarXJ2udDk3cUtYdC1ENlg4cDl3bndpUjJLY3 c&authkey=CP2Fq5AB&hl=en

Amanha escrevo a minna idea relafivamente ao assunto.