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View Full Version : Em vias de comprar um Mazda 6


dropez
14-06-2010, 10:47
Bom dia caros membros do clube MazdaPT.

Estou em vias de comprar um Mazda 6 SW Sport e apesar de já ter ouvido maravilhas do carro de todas as pessoas com quem falei gostava de ouvir mais algumas e também críticas se as houver.
O carrinha é de Junho de 2006 e o único contra que encontrei é o facto de já ter quase 140000 km. Por outro lado está impecável em termos de interior e exterior o que revela cuidado da parte de quem a conduziu durante estes 4 anos. Vi vários carros antes de optar por este e é de longe o que está melhor conservado.
A ideia que tenho relativamente à Mazda e particularmente ao Mazda 6 é que são carros que fazem muitas centenas de milhares de quilómetros quando são bem tratados e daí estar a desvalorizar um bocado o facto de já ter os tais 140000 km.
Gostava de ouvir o que têm para me dizer.

Cumprimentos,
Pedro.

StoneH
14-06-2010, 13:06
Bom dia caros membros do clube MazdaPT.

Estou em vias de comprar um Mazda 6 SW Sport e apesar de já ter ouvido maravilhas do carro de todas as pessoas com quem falei gostava de ouvir mais algumas e também críticas se as houver.
O carrinha é de Junho de 2006 e o único contra que encontrei é o facto de já ter quase 140000 km. Por outro lado está impecável em termos de interior e exterior o que revela cuidado da parte de quem a conduziu durante estes 4 anos. Vi vários carros antes de optar por este e é de longe o que está melhor conservado.
A ideia que tenho relativamente à Mazda e particularmente ao Mazda 6 é que são carros que fazem muitas centenas de milhares de quilómetros quando são bem tratados e daí estar a desvalorizar um bocado o facto de já ter os tais 140000 km.
Gostava de ouvir o que têm para me dizer.

Cumprimentos,
Pedro.

Ao comprar-se uma Mazda há que ter noção do seguinte:

Prós :
- Fiablidade
- Prazer de condução
Contras :
- Peças caras
- Manutenção com preços mais cara quando comparada com outras marcas japonesas (ex. Toyota ou Honda).
- Desvalorização

Quanto ao caso em particular, analisava se a distribuição fora mudada aos 120000 kms pois é uma operação com custos avultados e pedia os histórico das manutenções realizadas.

dropez
14-06-2010, 14:45
Muito obrigado pelo esclarecimento.

Relativamente à correia de distribuição vou ter efectivamente de a trocar e foi um dos argumentos que usei para negociar o preço com o vendedor.
Relativamente aos contras, alguma ideia do valor médio a pagar por uma revisão?

anjo2
14-06-2010, 14:49
Qual é o motor? 2.0D de 136cv?

dropez
14-06-2010, 15:16
Qual é o motor? 2.0D de 136cv?

2.0D de 143cv

StoneH
14-06-2010, 15:20
2.0D de 143cv

Atenção ao estado dos injectores e verificar o nivel de oleo do motor.

Viatura com sistema DPF , tem na vareta o minimo o máximo e ainda a posição X.

Se o oleo se aproximar muito desta ultima, ver quantos kms fez desde a ultima mudança .

dropez
14-06-2010, 16:11
Atenção ao estado dos injectores e verificar o nivel de oleo do motor.

Viatura com sistema DPF , tem na vareta o minimo o máximo e ainda a posição X.

Se o oleo se aproximar muito desta ultima, ver quantos kms fez desde a ultima mudança .
Sou um leigo no que respeita a estes novos sistemas de injecção. Falassem-me de carburadores e já estaríamos a falar na mesma língua! :)
Existe alguma maneira de verificar o estado dos injectores que não seja desmonta-los?
O computador de bordo não dá algum tipo de aviso sobre este tipo de problemas?
Estive a ler num fórum a respeito do DPF e essa história da posição X e pelo que percebi é susceptível de acontecer quando o carro faz trajectos curtos. Consegui o número do dono anterior (o que me vai vender negoceia carros, não é o dono do dito) e segundo o homem, que já apresenta alguma idade, vendeu o carro porque era baixo e uma vez que tem problemas de costas custava-lhe entrar e sair no carro (trocou-o por um VW jeep). Como já esperava os 140000 kms do carro foram feitos entre Lisboa (onde tem a empresa) e Fátima (Residência) e segundo ele nunca teve qualquer tipo de problemas e fez as revisões todas a tempo e horas.
Todas as críticas que fez foram positivas à excepção do que já me tinhas dito sobre a manutenção ser um pouco mais cara mas que acaba por ser compensada através da fiabilidade da marca. Em princípio já não terá nada a ganhar em me estar a mentir.
No entanto não deixo de estar ligeiramente apreensivo com essa história do DPF e de no mesmo tópico haver um relato de uma carrinha que aos 40000kms teve de trocar os injectores.

dropez
15-06-2010, 22:18
Boa noite a todos.

Depois das sugestões que recebi aqui neste tópico tenho andado a vaguear por todos os fóruns e mais alguns onde se fala sobre Mazdas e devo dizer que estou um bocado assustado. Só leio "DPF, DPF, DPF" e sempre associado à palavra problema, óleo a cima do nível máximo, mudanças de óleo antes do tempo. Até motores partidos eu já vi malta a relatar por terem deixado passar o nível do óleo a cima da tal marca X.
Eu sei que é mais fácil encontrar as opiniões negativas porque vêm quase todas parar aos fóruns ao passo que a maioria das positivas acabam por ficar guardadas na gaveta mas queria perceber até que ponto é isto que se passa ou se realmente corro um grande risco ao adquirir este carro.
Quem o vai conduzir a maior parte do tempo é a minha namorada e em trajectos curtos com algum pára arranca pelo meio o que segundo eu percebi é o tratamento ideal para começar a ouvir falar do DPF.
Falei com o antigo dono do carro, que fazia diariamente trajectos longos, e não me fez referência nenhuma a problemas do DPF. Ontem apanhei uma igual à que tenciono comprar na bomba de gasolina e a resposta de dono face à minha pergunta de se estava contente com o carro foi: "tem 215000kms e nunca me deu problemas" (4 anos e 215000 é sinal de trajectos longos também)
Será que devo repensar a minha opção? Sinceramente não quero comprar um carro onde precise de me preocupar mais do que pôr gasolina e fazer as revisões a tempo e horas e estou com a sensação que não é isso que vai acontecer.

Agradeço qualquer comentário sobre este assunto.

Rimo
16-06-2010, 07:15
Boa noite a todos.

Depois das sugestões que recebi aqui neste tópico tenho andado a vaguear por todos os fóruns e mais alguns onde se fala sobre Mazdas e devo dizer que estou um bocado assustado. Só leio "DPF, DPF, DPF" e sempre associado à palavra problema, óleo a cima do nível máximo, mudanças de óleo antes do tempo. Até motores partidos eu já vi malta a relatar por terem deixado passar o nível do óleo a cima da tal marca X.
Eu sei que é mais fácil encontrar as opiniões negativas porque vêm quase todas parar aos fóruns ao passo que a maioria das positivas acabam por ficar guardadas na gaveta mas queria perceber até que ponto é isto que se passa ou se realmente corro um grande risco ao adquirir este carro.
Quem o vai conduzir a maior parte do tempo é a minha namorada e em trajectos curtos com algum pára arranca pelo meio o que segundo eu percebi é o tratamento ideal para começar a ouvir falar do DPF.
Falei com o antigo dono do carro, que fazia diariamente trajectos longos, e não me fez referência nenhuma a problemas do DPF. Ontem apanhei uma igual à que tenciono comprar na bomba de gasolina e a resposta de dono face à minha pergunta de se estava contente com o carro foi: "tem 215000kms e nunca me deu problemas" (4 anos e 215000 é sinal de trajectos longos também)
Será que devo repensar a minha opção? Sinceramente não quero comprar um carro onde precise de me preocupar mais do que pôr gasolina e fazer as revisões a tempo e horas e estou com a sensação que não é isso que vai acontecer.

Agradeço qualquer comentário sobre este assunto.


Se é um carro que queres que não te chatices de maior, compra um carro a gasolina! TODAS as marcas que implementaram o DPF/FAP nos seus carros estão a ter problemas. Isto não é só na Mazda, é óbvio que aqui leias problemas de Mazdas, pois isto é um fórum sobre a mesma marca.

Se achares que um carro a gasolina pode sair caro em termos de consumo, então pensa em adquirir um carro sem DPF.

Há pessoas que tem unidades de Mazda das primeiras series com DPF (as mais problemáticas) e nunca tiveram problemas! Isto dos problemas é como jogar no Euro Milhões, não tem um padrão definido é aleatório. Tanto pode-te sair como não!

MRF
16-06-2010, 10:05
Boa noite a todos.

Depois das sugestões que recebi aqui neste tópico tenho andado a vaguear por todos os fóruns e mais alguns onde se fala sobre Mazdas e devo dizer que estou um bocado assustado. Só leio "DPF, DPF, DPF" e sempre associado à palavra problema, óleo a cima do nível máximo, mudanças de óleo antes do tempo. Até motores partidos eu já vi malta a relatar por terem deixado passar o nível do óleo a cima da tal marca X.
Eu sei que é mais fácil encontrar as opiniões negativas porque vêm quase todas parar aos fóruns ao passo que a maioria das positivas acabam por ficar guardadas na gaveta mas queria perceber até que ponto é isto que se passa ou se realmente corro um grande risco ao adquirir este carro.
Quem o vai conduzir a maior parte do tempo é a minha namorada e em trajectos curtos com algum pára arranca pelo meio o que segundo eu percebi é o tratamento ideal para começar a ouvir falar do DPF.
Falei com o antigo dono do carro, que fazia diariamente trajectos longos, e não me fez referência nenhuma a problemas do DPF. Ontem apanhei uma igual à que tenciono comprar na bomba de gasolina e a resposta de dono face à minha pergunta de se estava contente com o carro foi: "tem 215000kms e nunca me deu problemas" (4 anos e 215000 é sinal de trajectos longos também)
Será que devo repensar a minha opção? Sinceramente não quero comprar um carro onde precise de me preocupar mais do que pôr gasolina e fazer as revisões a tempo e horas e estou com a sensação que não é isso que vai acontecer.

Agradeço qualquer comentário sobre este assunto.


A questa é que até podes ter sorte e nunca teres problemas a esse nivel, mas; peco desculpa eu opto sempre pelas versoes a gasolina.
Vem bem o carro ou leva o a um mecanico amigo que conhecas antes da compra ou mesmo passa pela MAZDA com o carro para ligarem ao computador assim vem logo de origem se este tudo em ordem demora 15 minutos mas ficas mais tranquilo:fixe:

dropez
16-06-2010, 10:50
Se é um carro que queres que não te chatices de maior, compra um carro a gasolina! TODAS as marcas que implementaram o DPF/FAP nos seus carros estão a ter problemas. Isto não é só na Mazda, é óbvio que aqui leias problemas de Mazdas, pois isto é um fórum sobre a mesma marca.

Se achares que um carro a gasolina pode sair caro em termos de consumo, então pensa em adquirir um carro sem DPF.

Há pessoas que tem unidades de Mazda das primeiras series com DPF (as mais problemáticas) e nunca tiveram problemas! Isto dos problemas é como jogar no Euro Milhões, não tem um padrão definido é aleatório. Tanto pode-te sair como não!
Pois, aqui o objectivo é mesmo reduzir os consumos que faço no meu Astra 1.4 de mil novecentos e troca o passo que, apesar de já ser uma bela máquina que quase bate os 210 de ponteiro, é pior do que eu a beber cerveja... o que não é nada fácil diga-se de passagem. :cheers:

Ontem alarguei a minha pesquisa a outras marcas e é como dizes, TODAS têm queixas e problemas e não só ao nível do DPF.

Mudar a minha opção de compra atravessa-me bastante os pensamentos. O que me chateia mais nisto, além do processo do carro já ir adiantado no banco, é o facto de ter andado a ver outras SW da gama e gamas inferiores (Passat, Golf, Avensis, Astra, Vectra, Focus, Mondeo, etc) e nenhuma me ter provocado o impacto que a 6 provocou só de a ver ao longe a aproximar-se. Foi amor à primeira vista. :apaixonado: Na minha opinião tem linhas muitos pontos à frente de qualquer uma das suas "concorrentes". Além de que ia provocar um desgosto enorme à minha miúda grande que já anda a sonhar com ela e tudo! :manhoso:

Falei com um mecânico amigo que me disse que tendo o cuidado de controlar o nível do óleo e mudar se necessário não terei em princípio problemas. Avisou-me também que qualquer coisa que exija liga-la ao computador não me vai poder safar porque não tem o material para isso.

Acho que vou entrar em período de reflexão :!:

PS: 1400€ para lhe mudar a correia é o que me dizem todos os concessionários, e sem bomba de água incluída. Alguma sugestão para reduzir isto para... digamos... metade?

DeckDogz
16-06-2010, 10:55
mudar a distribuição? fazes de certeza absoluta mais barata fora do concessionário!

dropez
16-06-2010, 11:07
A questa é que até podes ter sorte e nunca teres problemas a esse nivel, mas; peco desculpa eu opto sempre pelas versoes a gasolina.
Vem bem o carro ou leva o a um mecanico amigo que conhecas antes da compra ou mesmo passa pela MAZDA com o carro para ligarem ao computador assim vem logo de origem se este tudo em ordem demora 15 minutos mas ficas mais tranquilo:fixe:
Quando o fui ver a primeira vez levei um mecânico de confiança que me disse que superficialmente parecia estar tudo bem com o carro, se bem que nestes carros é difícil ver bem o estado sem lhes mexer um pouco mais a fundo.

Acho que vou mesmo seguir o teu conselho e leva-la à Mazda para a ligarem à máquina. E, visto que tem de fazer inspecção este mês, aproveito e levo-a também ao IPO com especial recomendação para apertarem com a bicha. :)
Não espero encontrar nenhum problema com ela. A conversa do antigo dono, que já não tem nada a ganhar com a venda, foi bastante convincente.

dropez
16-06-2010, 11:08
mudar a distribuição? fazes de certeza absoluta mais barata fora do concessionário!
Alguma sugestão de oficinas em LX ou na margem sul para isso?

DeckDogz
16-06-2010, 11:22
Alguma sugestão de oficinas em LX ou na margem sul para isso?

aqui por Lx não conheco ninguem que já tenha feito alguma M6..

o meu mecânico é mais Corsas carregados:lalala::mrgreen:

RICOANA
16-06-2010, 12:09
Pois, aqui o objectivo é mesmo reduzir os consumos que faço no meu Astra 1.4 de mil novecentos e troca o passo que, apesar de já ser uma bela máquina que quase bate os 210 de ponteiro, é pior do que eu a beber cerveja... o que não é nada fácil diga-se de passagem. :cheers:

Ontem alarguei a minha pesquisa a outras marcas e é como dizes, TODAS têm queixas e problemas e não só ao nível do DPF.

Mudar a minha opção de compra atravessa-me bastante os pensamentos. O que me chateia mais nisto, além do processo do carro já ir adiantado no banco, é o facto de ter andado a ver outras SW da gama e gamas inferiores (Passat, Golf, Avensis, Astra, Vectra, Focus, Mondeo, etc) e nenhuma me ter provocado o impacto que a 6 provocou só de a ver ao longe a aproximar-se. Foi amor à primeira vista. :apaixonado: Na minha opinião tem linhas muitos pontos à frente de qualquer uma das suas "concorrentes". Além de que ia provocar um desgosto enorme à minha miúda grande que já anda a sonhar com ela e tudo! :manhoso:

Falei com um mecânico amigo que me disse que tendo o cuidado de controlar o nível do óleo e mudar se necessário não terei em princípio problemas. Avisou-me também que qualquer coisa que exija liga-la ao computador não me vai poder safar porque não tem o material para isso.

Acho que vou entrar em período de reflexão :!:

PS: 1400€ para lhe mudar a correia é o que me dizem todos os concessionários, e sem bomba de água incluída. Alguma sugestão para reduzir isto para... digamos... metade?


Tenta saber preços na guarda ( Mazda). Não chega a esses valores.

dropez
16-06-2010, 12:09
aqui por Lx não conheco ninguem que já tenha feito alguma M6..

o meu mecânico é mais Corsas carregados:lalala::mrgreen:
:)
Tenho um de confiança que mexe em tudo a menos que seja necessário ligar à máquina. Mas pelo que já percebi, a bem das minhas finanças, vou ter de procurar por um de confiança que consiga ligar a menina ao computador.

kitu
16-06-2010, 14:30
penso se fores a uma oficina da mazda não te devem cobrar por ligar a carrinha à maquina, eu fiz a mudança da minha correia e outras coisas, por 750€ se não me falta a memoria.

boa sorte e sem duvidas vais fazer uma boa escolha :fixe:

:)
Tenho um de confiança que mexe em tudo a menos que seja necessário ligar à máquina. Mas pelo que já percebi, a bem das minhas finanças, vou ter de procurar por um de confiança que consiga ligar a menina ao computador.

dropez
16-06-2010, 15:43
Tenta saber preços na guarda ( Mazda). Não chega a esses valores.

Apesar de ser demasiado longe de onde eu moro (fogueteiro, margem sul) liguei para lá só por curiosidade e devo-te agradecer a indicação só pelo prazer que tive de falar com a pessoa que me atendeu. A revisão dos 120000kms que inclui distribuição, tensores, correia do alternador, óleo, filtros e ir à máquina fica no máximo em 1000€s o mais provável é serem apenas 900€. :fixe:
Além disso esteve uma série de tempo a explicar-me a questão do DPF e os cuidados a ter com esse assunto. Disponibilizou-se a fazer-me a repro para o software mais recente caso a carrinha já não o tenha.
Resumidamente a primeira impressão, que para mim conta muito, foi 5* e ainda são 400/500€ de diferença para os valores que me deram na Santogal e Motortejo e que tenho ideia serem apenas para trocar a distribuição.
Estou tentado a passar por lá quando for buscar a carrinha a Torres Novas. :)

PS: Crédito aprovado, 20 dias em contagem decrescente. :mrgreen:

dropez
16-06-2010, 15:47
penso se fores a uma oficina da mazda não te devem cobrar por ligar a carrinha à maquina, eu fiz a mudança da minha correia e outras coisas, por 750€ se não me falta a memoria.

boa sorte e sem duvidas vais fazer uma boa escolha :fixe:
Queres indicar aqui ao amigo a oficina onde fizeste isso? :)