PDA

View Full Version : Fumo intenso e repentino

mjc
09-02-2012, 13:33
Olá pessoal!
Venho mais uma vez pedir conselhos e opiniões em relação a uma situação que me aconteceu hoje, pela segunda vez, com a minha mazda 5.
Hoje, de manhã, o termómetro marcava 4 graus, quando liguei a viatura. Tal como acontece sempre que as temperaturas são iguais ou inferiores a 4º, a caldeira auxiliar de aquecimento ligou, passados alguns minutos (sem ter movido a viatura) o ponteiro da temperatura começou a subir lentamente, eis que noto sair fumo (claro) debaixo da viatura, mais ou menos a meio, intenso e rápido (tal como começou, desapareceu) mas ainda que bastante.
Esta situação já tinha ocorrido uma vez (na semana das temperaturas baixas) quando, e ainda com a caldeira a funcionar, estava em plena manobra de estacionamento.
Fui eu que lançei um tópico quando me apercebi que havia o sistema de aquecimento independente (http://www.mazdapt.com/forum/showthread.php?t=14248) mas naquela altura, o cheiro era evidente mas o fumo não. Alguém saberá o que se está a passar?
Será deste sistema? Só aconteceu com a caldeira a funcionar!
Não noto mais nada de diferente na viatura.
Obrigado.

Nando
09-02-2012, 14:22
Ora viva!
Isso é estranho. Não será que tens de trocar o liquído de refrigeração do motor?...

Cumpts

mjc
09-02-2012, 15:51
andei a pesquisar aqui na net e encontrei isto (em comum só o aquecimento webasto e o fumo fora do habitáculo, uma x que na minha m5 não entrou fumo para dentro)

"Sei que isto é um forum da audi mas preciso de uma ajuda urgente.
Hoje de manha aconteceu-me um problema no meu BMW E46 320d de 99 que me deixou muito preocupado e gostaria de uma opinião urgente.O que se passou foi o seguinte eu coloquei o carro a trabalhar normalmente de manhã e passado +/- 1 min de estar a trabalhar começa a deitar fumo por de baixo do banco do pendura, mas pela parte de fora,ou seja por debaixo do carro, e ao mesmo tempo pelas grelhas interiores da sofagem.Preocupado com a situação desligo o carro e quando o desligo o fumo aumenta...ate que chega 1 ponto que ja não via o motor e dentro do carro quase ja não se via os bancoshttp://www.audipt.com/images/smilies/confused.gifhttp://www.audipt.com/images/smilies/confused.gif...fui logo buscar 1 extintor porque ja estava a ver o caso a entrar por outros patamares ate que começa a funcionar 1 ventoinha no mesmo local(por debaixo do banco do pendura) e o fumo a desaparecer ate que desapareceu todo...agora a minha questão é o que se está a passar para deitar tanto fumo?de onde virá esse fumo todo?agora até tenho medo de colocar o carro a trabalhar pois o fumo era com cheiro a borracha queimada...será que devo desligar a bateria?

preciso de ajuda urgente que nem sei o que fazerhttp://www.audipt.com/images/smilies/confused.gif
obrigado "

e mais isto da mesma pessoa

"Fui agora la ao carro e desliguei a soufagem antes de voltar a ligar o carro e o carro trabalhou bem andei com ele bem...voltei a ligar a soufagem e volta o problema do fumo mas em muito menos quantidade e a ventoinha so trabalhou nem 30 seg...ja descobri que o problema está na soufagem mas qual é a solução?é normal o fumo?será que foi de ligar o carro com a temperatura de 20ºc no mostrador?"

e responderam-lhe o seguinte:

"Ocorre-me uma ideia mas não é normal deitar tanto fumo,o carro não tem "sofagem de parque",um sistema de aquecimento auxiliar para o habitáculo?
Se tiver tem uma unidade no compartimento do motor,perto do topo do amortecedor direito,junto ao parabrisas,é uma unidade com tubos de borracha ligados e cabos eletricos,de marca Webasto esta unidade aspira gasóleo do deposito e queima-o numa "caldeira",basicamente é uma mini-caldeira de aquecimento de água para a sofagem começar logo a produzir calor assim que o carro começa a trabalhar,este sistema tem um escape para o fumo gerado na queima do gásoleo que é dirigido para o fundo do carro,é um fumo branco e ela só funciona se o nivel de combustivel no deposito estiver acima de 1/4 ou 1/2 deposito mas não é normal o fumo entrar dentro do habitáculo a não ser que esteja alguma coisa a obstruir o escape da unidade.
A propria unidade tem um ventilador incorporado para expulsar os gases
Mas é melhor ter atenção ao voltar a ligar o carro,prepara ferramentas para desligar a bateria em caso de emergencia pois posso estar a dar uma opinião errada"

e :

"O fazer fumo é resultado de uma diferença grande entre a temperatura exterior e a temperatura selecionada na sofagem,quanto mais frio estiver na rua e estando o motor também frio,a dita "sofagem de parque" vai queimar mais gasoleo para no mais curto espaço de tempo possivel aquecer o habitáculo á temperatura predefinida,o fumo entrar dentro do carro é que não devia acontecer neste caso tem de se averiguar se não terá o escape da "caldeira" entupido ou fora do sitio e ver o filtro de habitáculo se não terá também alguma folga ou furado e esteja a deixar passar ar sem ser filtrado"

depois da ida ao mecânico a resposta foi:

"Deixei o carro no inicio desta semana na bosch car service para ver o que se passava e o relatório final foi que era normal...disseram tudo exactamente igual o que o MASC me disse(ao qual eu agradeço pela preocupação tanto a ele como os que participaram) mas tiveram a verificar se tinha alguma anomalia e estava tudo normal...visto o mecânico ser conhecido"

o que acham disto?

mjc
09-02-2012, 15:54
Ora viva!
Isso é estranho. Não será que tens de trocar o liquído de refrigeração do motor?...

Cumpts

Não sei?
A minha m5 é de 2007 fez todas as revisões anuais na marca excepto a do ano passado. tem menos de 60 000 km?
Achas normal ter de mudar o liquido de refrigeração do motor?
Desculpa a minha ignorância, por isso coloquei aqui um post.

obrigado!

Nando
09-02-2012, 16:03
Não sei?
A minha m5 é de 2007 fez todas as revisões anuais na marca excepto a do ano passado. tem menos de 60 000 km?
Achas normal ter de mudar o liquido de refrigeração do motor?
Desculpa a minha ignorância, por isso coloquei aqui um post.

obrigado!

Pode ser como não pode ser amigo. Já foi à Mazda perguntar?
Isto ás vezes são coisas simples mas nós complicamos um pouco ;)

O liquído ajuda a não aqueçer.
Eu conheço uma oficina tambem da BOSH que trabalham só com carros DIESEL e eles até são boa gente ;) eu digo isto porque li o que falaram da oficina.

Cumpts

mjc
09-02-2012, 16:07
Pode ser como não pode ser amigo. Já foi à Mazda perguntar?
Isto ás vezes são coisas simples mas nós complicamos um pouco ;)

O liquído ajuda a não aqueçer.
Eu conheço uma oficina tambem da BOSH que trabalham só com carros DIESEL e eles até são boa gente ;) eu digo isto porque li o que falaram da oficina.

Cumpts

ok!
Irei então á Mazda ver o que me dizem!
obrigado!

Nando
09-02-2012, 16:25
ok!
Irei então á Mazda ver o que me dizem!
obrigado!

Pedir a eles apenas para levantarem o carro e por o carro a trabalhar e ver o que se passa, penso que não levem nada...também era o que mais faltava.

Mas fale do liquido de refrigeração do motor ;) a ver o que dizem eles.

Cumpts

johndesousa
09-02-2012, 20:16
Olá pessoal!
Venho mais uma vez pedir conselhos e opiniões em relação a uma situação que me aconteceu hoje, pela segunda vez, com a minha mazda 5.
Hoje, de manhã, o termómetro marcava 4 graus, quando liguei a viatura. Tal como acontece sempre que as temperaturas são iguais ou inferiores a 4º, a caldeira auxiliar de aquecimento ligou, passados alguns minutos (sem ter movido a viatura) o ponteiro da temperatura começou a subir lentamente, eis que noto sair fumo (claro) debaixo da viatura, mais ou menos a meio, intenso e rápido (tal como começou, desapareceu) mas ainda que bastante.
Esta situação já tinha ocorrido uma vez (na semana das temperaturas baixas) quando, e ainda com a caldeira a funcionar, estava em plena manobra de estacionamento.
Fui eu que lançei um tópico quando me apercebi que havia o sistema de aquecimento independente (http://www.mazdapt.com/forum/showthread.php?t=14248) mas naquela altura, o cheiro era evidente mas o fumo não. Alguém saberá o que se está a passar?
Será deste sistema? Só aconteceu com a caldeira a funcionar!
Não noto mais nada de diferente na viatura.
Obrigado.

Aconteceu-me o mesmo algumas semanas atrás e só pensei: tenho que despachar o carro urgente. Depois diz-me se realmente é grave.

Zunda
10-02-2012, 13:09
A mim também me aconteceu a semana passada, uma fumaça branca a sair debaixo do carro. Eu acho que deve ser alguma condesação na dita caldeira e que depois evapora. Mas a carrinha esteve sempre a trabalhar normalmente.
Acho que não é defeito, é feitio.

Abraço

Zunda

mjc
10-02-2012, 20:22
Ok pessoal. Ainda não fui á oficina. Resolvi experimentar estes dois dias. Hoje com a temperatura de 2 graus de manhã, resolvi fazer o mesmo que fiz ontem, liguei o carro, aguardei, quando o ponteiro da temperatura começou a subir, liguei a solfagem nos 20 graus, resultado:
nada de fumo
apenas o cheiro a escape (normalíssimo) que já acontecia

A diferença de ontem para hoje foi,tal como o Nando indicou, verifiquei o liquido refrigerante e...

para surpresa minha, estava no limite do mínimo. Só para verificar se era essa a causa, acrescentei liquido até chegar ao limite máximo.

Hoje não fez, amanhã volto a tentar.
De qualquer maneira irei á oficina com algumas certezas, de maneira a colocar o problema com outras bases.

depois posto o resultado

abraços

Nando
10-02-2012, 21:39
Ok pessoal. Ainda não fui á oficina. Resolvi experimentar estes dois dias. Hoje com a temperatura de 2 graus de manhã, resolvi fazer o mesmo que fiz ontem, liguei o carro, aguardei, quando o ponteiro da temperatura começou a subir, liguei a solfagem nos 20 graus, resultado:
nada de fumo
apenas o cheiro a escape (normalíssimo) que já acontecia

A diferença de ontem para hoje foi,tal como o Nando indicou, verifiquei o liquido refrigerante e...

para surpresa minha, estava no limite do mínimo. Só para verificar se era essa a causa, acrescentei liquido até chegar ao limite máximo.

Hoje não fez, amanhã volto a tentar.
De qualquer maneira irei á oficina com algumas certezas, de maneira a colocar o problema com outras bases.

depois posto o resultado

abraços

Bacano ;)
Mas experimente novamente amanha. Casa tejas a perder liquído, verifica as tubagens, se estão routas.

Vai dando noticias ;)
Cumpts

RIKO
12-02-2012, 13:47
Eu acho ke o mais provavel e ser condencacao , os mazda sofrem disso, o meu rx8 sempre ke o ligo a frio com temperaturas aqui em londres de 4 graus ate ontem de -16 sempre deita fumo branco
enquanto for branco nao ah problema pois e simples condencacao
quando tiverem fumos pretos ou azuis ai sim teem de se preocupar

ricardofer
13-02-2012, 11:45
Bacano ;)
Mas experimente novamente amanha. Casa tejas a perder liquído, verifica as tubagens, se estão routas.

Vai dando noticias ;)
Cumpts

Eu agradeço tb mais noticias. A minha M5 tb ligou a caldeira webasto e ao abrir o capot para ver o que era notei tb o nivel de anti-congelante abaixo do minimo. Será que cada vez que a caldeira liga temos de encher o depósito de anti-congelante?

Obrigado

Ricardo

Nando
13-02-2012, 12:01
Aquilo não é encher, mas meter ao nível certo. Deve ter uma marca (risco ou algo do género).

Cumpts

ricardofer
13-02-2012, 12:25
Sim, LOL, verdade. Tem 2 marcas. Minimo e Máximo. Quando disse encher queria dizer meter ao nivel certo.
Adiante, vou andar de olho no depósito e avisando

Nando
13-02-2012, 14:10
Sim, LOL, verdade. Tem 2 marcas. Minimo e Máximo. Quando disse encher queria dizer meter ao nivel certo.
Adiante, vou andar de olho no depósito e avisando

;)
Vá dando noticias. Isto ás vezes pode ser problemas simples de se resolver.

Cumpts

ricardofer
13-02-2012, 15:00
;)
Vá dando noticias. Isto ás vezes pode ser problemas simples de se resolver.

Cumpts
Vou sim. Hoje de manhã turbinou mas o nivel manteve-se ok. Curioso ter acontecido tal como o MJC....

aflora
14-02-2012, 11:47
Caros amigos eu sou novo nisto mas comprei a Mazda 5 ( 2007 ) á cinco anos e houve uma altura em que o meu motor entrou em rotação maxima parecia que queria arrebentar, tive a calma suficiente de fazer com que o o motor parace. Bom isso é uma coisa, agora vem a parte mais chata fui á Mazda aqui no feijó quando souberam da minha aventura com o meu motor ficaram logo com ela,mudaram o oleo e filtros, mas ( agora é que o mais giro), o meu motor só tem 60.000 Km e eles dizem que foi uma sorte do motor não ter partido e mais aconcelharam-me a vende la por que agora ela so ida dar problemas. Disseram me ainda para ter cuidado com o oleo porque este começaria a crescer, ora o meu pedido de ajuda é o seguinte, eu não me quero desfazer da minha Mazda porque se a comprei foi porque tenho uma familia numerosa e ela é faz falta, e tenho um compadre a trabalhar na marca, ele proprio diz que isto nao tem soluçao, o meu oleo agora so faz 3000 Km epa isto é demais queria saber se alguem ja teve o mesmo problema e se isso tem solução é por favor quem me poder ajudar estarei muito grato porque isto esta me afectar bastante a cabeça porque uma carrinha que me custou 40.000 euros e de um momento para o outro tenho que a vender é pá isso é imcompreensivel. Agardeço desde ja aquem me poder ajudar.

chico_laranja
14-02-2012, 12:28
aflora

Se calhar o melhor é abrir um tópico só para o teu caso pois este tópico é sobre o webasto e possível fumo que o mesmo causa em dias muito frios.

Sobre o teu caso, se puderes, descreve melhor o que se passou com o motor.

Pelo que dizes parece que o motor desalvorou mas faltam detalhes(os renaults é que ficaram com esta fama mas pode acontecer com qualquer diesel turbinado). Ele continuava a rodar mesmo desligando a chave? Só parou com uma mudança alta engrenada?

Se assim foi (e aí começo a conjecturar) o turbo foi com as couves pois começou a aspirar o óleo pela admissão e a queimar óleo em vez de gasóleo. Se tal aconteceu então o DFP pode ter levado por tabela pois ele está preparado para tratar restos de combustão de gasóleo e não de óleo queimado e o estar a queimar com a chave desligada pode ter marado algum sensor, mas estou a conjecturar e posso estar aqui a fazer um cenário medonho sem razão :roll:.

mjc
14-02-2012, 13:36
Boas Tardes
Em relação ao fumo (razão porque abri este post), e com ajuda do "Nando", desde que acrescentei o liquido anti-congelante até ao nivel aconselhado, nunca mais vi sair o dito fumo.Apesar das temperaturas que se tem sentido, nem mesmo o nível baixou.
Sei que este não é o post indicado para isto (vou postar depois no mais indicado) mas, ontem, regressava do trabalho á noite e para meu espanto, a luz do DPF(fdp) começa a piscar. Começei a ver fantasmas em todo lado e a relacionar o fumo com o DPF, vocês sabem como é, uma pessoa entra em pânico e começa a ver a vida a andar para trás e não tem um raciocínio lógico. Fui mesmo assim fazer uns Km em autoestrada a mais de 2500 rpm (foi assim que me disseram quando me apresentaram o DPF pela primeira vez) a ver se a luz apagava, e não apagou.
Hoje, bem cedo estava na oficina da Mazda, para saber o que se passava. Falei do problema do fumo, ao qual responderam que seria condensação ( curioso, que continuam a não falar, com conhecimento, da caldeira webasto)
Em relação ao DPF , perguntaram se tinha feito a a revisão anual em 2011 (não tinham registos da entrada da viatura), eu disse que fiz a revisão fora da marca, e que de duas uma, ou o óleo que meti, não era o indicado ( era porque fiz questão de seguir á risca um post que li aqui e que aconselhavam a meter salvo-erro um 5W30 ACEA 3, e além disso, fiz questão de confirmar com o vendedor se era para filtro particulas), ou então foi por não ter sido feito um reset quando efectuei a revisão. Foram 44 Euros a reprogramação do DPF e, um até qualquer dia, aliás mencionaram na folha, que eu tinha efectuada a mudança do oleo, para o caso de eu não ir reclamar mais tarde,salvaguardando-se assim de qualquer responsabilidade futura com o DPF.
A conclusão que tirei disto é que sim, o DPF é um problema, mas porque está programado para, mesmo que não haja nenhum problema, a luz ao fim de cada 20000 Km vai acender sempre. A minha M5 faz em Junho 5 anos e o raio da luz nunca acendeu porque fiz sempre as revisões na marca, a unica vez que não fiz, acendeu a maldita luz. Isto do DPF é uma maneira das marcas ganharem dinheiro com e sem problemas nas viaturas.
Um abraço!

Nando
14-02-2012, 14:27
Boas Tardes
Em relação ao fumo (razão porque abri este post), e com ajuda do "Nando", desde que acrescentei o liquido anti-congelante até ao nivel aconselhado, nunca mais vi sair o dito fumo.Apesar das temperaturas que se tem sentido, nem mesmo o nível baixou.
Sei que este não é o post indicado para isto (vou postar depois no mais indicado) mas, ontem, regressava do trabalho á noite e para meu espanto, a luz do DPF(fdp) começa a piscar. Começei a ver fantasmas em todo lado e a relacionar o fumo com o DPF, vocês sabem como é, uma pessoa entra em pânico e começa a ver a vida a andar para trás e não tem um raciocínio lógico. Fui mesmo assim fazer uns Km em autoestrada a mais de 2500 rpm (foi assim que me disseram quando me apresentaram o DPF pela primeira vez) a ver se a luz apagava, e não apagou.
Hoje, bem cedo estava na oficina da Mazda, para saber o que se passava. Falei do problema do fumo, ao qual responderam que seria condensação ( curioso, que continuam a não falar, com conhecimento, da caldeira webasto)
Em relação ao DPF , perguntaram se tinha feito a a revisão anual em 2011 (não tinham registos da entrada da viatura), eu disse que fiz a revisão fora da marca, e que de duas uma, ou o óleo que meti, não era o indicado ( era porque fiz questão de seguir á risca um post que li aqui e que aconselhavam a meter salvo-erro um 5W30 ACEA 3, e além disso, fiz questão de confirmar com o vendedor se era para filtro particulas), ou então foi por não ter sido feito um reset quando efectuei a revisão. Foram 44 Euros a reprogramação do DPF e, um até qualquer dia, aliás mencionaram na folha, que eu tinha efectuada a mudança do oleo, para o caso de eu não ir reclamar mais tarde,salvaguardando-se assim de qualquer responsabilidade futura com o DPF.
A conclusão que tirei disto é que sim, o DPF é um problema, mas porque está programado para, mesmo que não haja nenhum problema, a luz ao fim de cada 20000 Km vai acender sempre. A minha M5 faz em Junho 5 anos e o raio da luz nunca acendeu porque fiz sempre as revisões na marca, a unica vez que não fiz, acendeu a maldita luz. Isto do DPF é uma maneira das marcas ganharem dinheiro com e sem problemas nas viaturas.
Um abraço!

Ora vivas!

Então mas o problema do fumo, ficou resolvido ou não? Era mesmo o que disse?
Amigo...o FAp (filtro de particulas) é uma grande dor de cabeça. Acredita que quando a garantia do meu fora de vela, eu vou imediatamente retirar esse "cancro" que meteram no carro e que metem agora nos carros novos. É por causa do ambiente e tal:lalala: mas na verdade é algo muito bom para f**** o turbo e seja lá o que for mais. Das duas uma. Ou tens que substituir o FAP e meter os 5L de cerina para limpar, ou o óleo que meteram é da cagada :muitomau:

O meu enquanto está na garantia, vai à marca fazer as revisões. E nas revisões do meu, metem ( e acho que é o melhor que se pode por) o oleo da TOTAL. Pois é o que metem em todos os PSA, sendo os Mazdas(alguns) PSA.

Aflora

Realmente estou supreendido como um carro novo com poucos quilometros está a dar tanto problema e não te resolvem isso :huh:
O mecânico amigo deu, alertou-me que estes Mazdas chegando a uma certa quilometragem, convinha mudar o turbo e dando uma olhadela pelos injectores. Não sei se é o teu caso. Mas como disse ao mjc tenta mudar o oleo para TOTAL( o que metem na marca) ou vai a outra oficina na Mazda, saber mais informação acerca desse problema :(

Boa sorte amigo.
Cumpts

mjc
14-02-2012, 15:18
Ora vivas!

Então mas o problema do fumo, ficou resolvido ou não? Era mesmo o que disse?
Amigo...o FAp (filtro de particulas) é uma grande dor de cabeça. Acredita que quando a garantia do meu fora de vela, eu vou imediatamente retirar esse "cancro" que meteram no carro e que metem agora nos carros novos. É por causa do ambiente e tal:lalala: mas na verdade é algo muito bom para f**** o turbo e seja lá o que for mais. Das duas uma. Ou tens que substituir o FAP e meter os 5L de cerina para limpar, ou o óleo que meteram é da cagada :muitomau:

O meu enquanto está na garantia, vai à marca fazer as revisões. E nas revisões do meu, metem ( e acho que é o melhor que se pode por) o oleo da TOTAL. Pois é o que metem em todos os PSA, sendo os Mazdas(alguns) PSA.

Aflora

Realmente estou supreendido como um carro novo com poucos quilometros está a dar tanto problema e não te resolvem isso :huh:
O mecânico amigo deu, alertou-me que estes Mazdas chegando a uma certa quilometragem, convinha mudar o turbo e dando uma olhadela pelos injectores. Não sei se é o teu caso. Mas como disse ao mjc tenta mudar o oleo para TOTAL( o que metem na marca) ou vai a outra oficina na Mazda, saber mais informação acerca desse problema :(

Boa sorte amigo.
Cumpts

O problema do fumo desapareceu quando acrescentei o liquido refrigerante até ao nível que está indicado como máximo. Nunca mais fez, isto já são 4 manhãs de frio e nada.
Em relação ao DPF, estou a pensar também retirá-lo. Porque toda a gente me diz que essa história do gasóleo com o óleo não combina muito bem e que deve ser essa a causa dos turbos e injectores todos marados nos carros do pessoal
Continuando, a luz do DPF acendeu pela 1ª vez em 5 anos e curiosamente no único ano que não fiz a muda de óleo na marca.Disseram-me que a luz está programada para acender de 20000 em 20000 km e se ao mudar o óleo e não fizer o reset vai sempre acender.
o que me fizeram hoje, foi reprogramar e fazer uma regeneração a ver se a luz acendia, e não acendeu.

abraço

Nando
14-02-2012, 15:25
Otimo, menos mal :fixe:
Ainda bem que isso ficou resolvido!

Adiante...
Disseram que aparecia de 20 a 20 mil? Engraçado pois o meu não acendeu nada.
Eles normalmente na marca, ligam o carro à maquina para retirar erros e fazer novas reprogramações. Quando o fui buscar da revisão dos 40 mil, até os postos de rádio foram todos à viola :rotfl: tive de meter tudo de novo.

O DPF ou FAP, não deixa o respirar o turbo livremente, daí a rebentá-los todos :muitomau:

Eu estou mortinho para retirar essa porcaria :muitomau:

CRRP
02-05-2012, 16:57
Boa tarde caro colega, o fumo vem do escape da caldeira não tens km k te preocupar. Mas por via das duvidas e para ficares com o esclarecimento de um profissional vai a Oficina, Abraço