PDA

View Full Version : Óleo acima do nivél no Mazda CX-5 2.2D 150cv 4x2 Evolve + Pack Navi - MT


50voltas
15-05-2013, 12:53
Boa tarde,
Hoje deparei-me com um problema que passo a descrever:

- Alarme de manutenção programada (o carro só têm 5.700 kM e 9 meses)
- Alarme de pressão dos pneus (foi ver os pneus estavam todos à pressão normal)

Liguei para a oficina e disseram-me para ir ao computador de bordo e fazer reset dos alrmes mas o que achei esquesito foi o mecanico dizer para verificar o nivél do óleo e foi isso que eu fiz e verifiquei que o nivél econtra-se na marca x acima do nivel máximo.
Liguei novamente para oficina e o mecanico disse-me para quando pode-se passar lá que tinha recebido por estes dias uma instrução técina acerca deste assunto e ponto.


Goataria de perceber se já tinha acontecido isto a alguém e qual foi a solução.

Cumprimentos.

Neldsc
15-05-2013, 21:11
Para fazer 5700 km em 9 meses era melhor teres optado por um Cx5 a gasolina. Isso deve-se a interrupção das regenerações do FAP. Entra gasoleo para o oleo e faz aumentar o nivel do oleo, o que te obriga a fazer revisões mais vezes.

chico_laranja
16-05-2013, 12:23
Sim

Claramente isso foram bastantes regenerações interrompidas. Fazes muitas viagens curtas ou cidade?

Prepara alguns €€ pois vais ter que mudar o óleo ao carro. Não andes muito com ele assim.

Tal como foi dito acima. Deverias ter ido para um motor gasolina se o uso do carro for sempre o que levou até agora.

50voltas
17-05-2013, 13:44
boas,
respondendo ao colega chico_laranja normalmente fasso viagens curtas em cidade mas isto aconteceu depois de uma viagem de 500 km

50voltas
17-05-2013, 13:59
Ainda assim tendo em conta o que disse o colega neldsc também tenho um mazda 6 2.2 sport de 2009 e muitas semanas também só faz viagens curtas em cidade e não têm o mesmo comportamento e também faz regenerações

chico_laranja
17-05-2013, 15:37
A Mazda tem uma actualização da centralina que reduz esse efeito se não me engano.

Neldsc
17-05-2013, 16:29
Penso que sim, que existe uma actualização (pelo menos fora de Portugal existe) para atenuar esse problema das regenerações. O melhor é contactar a assistência da marca e perguntar se existe ou não a actualização.

Vê aqui neste forum espanhol: http://www.clubmazdacx5.com/temas/diluci%C3%B3n-aceite-y-gasoil-2%C2%BA-fase-evoluci%C3%B3n-de-las-medidas-adoptadas-por-mazda.1041/page-31#post-25875

Vê aqui em Francês a mensagem do User (DOOM A): http://www.forum-auto.com/marques/mazda/sujet2935-980.htm

50voltas
27-05-2013, 08:50
Obrigado pelas sugestões,
já contactei a mazda e disseram-se que havia de facto uma actiualização para o "PCM" já marquei essa actualização para a semana depois deixo aqui o feedback

chico_laranja
28-05-2013, 10:16
Ok.

Depois dá feedback ;)

zoroastra
13-06-2013, 08:13
Não tenhas muita esperança pois esse problema existe em todos os motores Mazda com filtro de partículas.
8 anos depois da introdução do filtro do PDF nos motores Mazda, este é o terceiro motor diesel da Mazda com esse problema, vão-se desculpar como sempre com os trajetos curtos e atribuir a culpa ao utilizador do carro.
Pena que quando é para vender não perguntem á pessoa que tipo de utilização vai dar ao veiculo desencorajando-a se fosse esse o caso,também não interessa depois as pessoas tem de suportar as constantes mudas de óleo, e assim os concecionário tem mais serviço para ajudar nesta crise.
Em Inglaterra há centenas de pessoas a meter a Mazda em tribunal http://www.mazda-campaign.co.uk/ até porque há carros que não se limitam a disparar o safe mode e desarvoram pondo o carro em risco de ter um acidente se o condutor não for expedito a para-lo, na maioria das vezes o motor fica destruído e a marca atribui a culpa ao utilizador porque não controlou o nível de óleo "provocando" o incidente, na Austrália também tem havido grandes reclamações e os processos não devem tardar.
Quanto a mim minimizei o problema comprando óleo e fazendo eu próprio as mudanças fica-me em cerca de 40€, mas sempre que o óleo está perto do X da vareta(antes de disparar o alarme) troco e fico descansado por mais 5 a 7.000km é claro continua a fazer as revisões de 20.000km em 20.000km.

Molico
26-09-2013, 15:58
No meu caso aconteceu a mesma coisa.

Fui à Mazda, e a desculpa foi a das viagens curtas.
Depois lá me disseram que tinha saído uma circular para mudar lá qualquer coisa, que de origem potenciava o problema.

Viagens curtas my ass!!!
Então um carro agora só dá para viagens longas? que treta é essa?

Não paguei nada. Claro.

Estará o problema definitivamente resolvido?

zoroastra
07-05-2015, 19:02
então ficou resolvido ou não?

MMM
01-09-2015, 16:18
Alguém sabe se o novo CX-3 também tem este problema do nível do óleo?

zoroastra
12-12-2015, 06:19
Em todos os carros em que a injecção de gasóleo para o filtro de partículas é feita com os injectores do motor acontece isso , quem usa o carro em pequenos percursos onde as regenerações são mais demoradas e constantemente interrompidas vai ser problemático.
Que eu saiba só a Renault usa um 5º injector de forma a evitar que isso suceda mas não evita que outros problemas pois o filtro de partículas precisa de temperatura para funcionar e nos pequenos percursos o carro mal aquece.

Hftavares
08-02-2016, 16:06
Boa tarde,
Agradeço os vossos comentários.
Na verdade hoje estive no stand a ver o cx5. E de facto, um cargo fantástico. Eu tenho uma mazda 6 de 2008 e passei por esse pesadelo. Tive de fazer a intervenção mais radical para resolver o assunto. Acontece que a legislação está a apertar para os carros sujos e mais cedo ou mais tarde estes carros sem catalisador vão ser detectados. Pensei q o sistema de regeneração tinha evoluído e q estes novos modelos já não teriam esse problema. Afinal enganei-me. O vendedor também não se atravessou quando lhe perguntei. Estive tb a ver o Tucson da Huynday e disseram me que o sistema não tinha esse problema porque o deles não adiciona gasóleo no óleo. Será verdade? Ou definitivamente quem faz poucos km já não pode ter uma carro a gasóleo? Obrigado

zoroastra
08-02-2016, 18:14
http://www.motoring.com.au/mazda-announces-fix-for-cx-5-oil-problem-34231/
Para quem faz poucos km e troca de carro frequentemente não faz sentido um carro a gasóleo, mas na verdade as marcas tem poucas ofertas a gasolina, em pequenos percursos o PDF vai dar sempre chatices mesmo que não haja contaminação do óleo nem que seja só um consumo muito elevado.

Berny
29-11-2016, 21:11
Boas,
Já li este tópico, porque ando a pensar em comprar um cx-5, mas pelo que vejo não será grande opção.
Eu sei que todas as marcas têm os seus problemas, mas pelo que li em muitos fóruns a mazda cx-5 está muito longe das expectativas.
Penso que tem problemas muito prematuros, ou estou enganado!
A minha pergunta neste momento é: Mazda cx-5, sim ou não?
Cumps

_RP_
02-12-2016, 19:29
O Cx5 é uma máquina muito boa. Não tenho conhecimento de problemas nesse modelo.

Anatema
30-08-2017, 07:12
Tenho um CX3 a diesel e faço 20.000 ano,muitos em estrada.O calvário com o nível do óleo acima do aconselhado continua.já mudaram os injectores e foi á máquina várias vezes.ENFIEI UM BARRETE:cry:

_RP_
30-08-2017, 14:07
Julgo que o problema está mesmo no filtro de partículas. O Cx3 ainda está no período de garantia?

Anatema
31-08-2017, 21:08
Sim.é de março de 2016

Kelhaz
26-10-2017, 19:05
Boas, pois é o mal dos filtro de particulas, eu tb nao tinha o conhecimento desse problema, ate chegar a altura da minha revisao 180.000( comprei à um ano com 167.000) acendeu a luz do filtro e andei uns x de kms seguidos acima das 2.000rpm como eles dizem para fazer as regeneraçoes, e continuou a luz acesa ate que vi o oleo, e assutei me, nao tinha viscosidade nenhuma e bem acima do x....agora de mes a mes vou lá sempre uma olhadela. tou a pensar quando puder tirar o filtro e fazer uma repro...ate fica a consumir menos...
Abrazoooms