Voltar   Clube MazdaPT > Manutenção > Problemas e Reparações

Notificações

Problemas e Reparações Espaço para relatar imprevistos e como os resolver

Resposta

Opções Display
Antigo 09-02-2010, 18:40   #11
Rimo
Mazdista

Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Rimo Enviar uma mensagem via Skype™ para Rimo
Predefinido

o QUÊ???? 55Ah??? LOL isso é um 1000 ccm a gasolina? LOOOL Olha és de que zona?

Mazda 323F 2.0 DiTD 100CV (Clicar na imagem para o meu DB)
Rimo está offline   Responder com citação
Antigo 09-02-2010, 21:27   #12
jprelvas
Membro Confort

Registo: 09-04-2007

Predefinido

Eu não olhei para a bateria, limitei-me a consultar a página das especificações do carro, acho que li bem, Mazda 3 diesel = 55Ah, os gasolina =40Ah . . . mas este fim de semana, se estiver bom tempo, já vou tirar isso a limpo, tenciono sacar a bateria cá para fora para ver níveis (e porque quero ter acesso à EGR para ver como é aquilo). Ah, os bornes estão um bocado calcinados, apercebi-me disso hoje durante o teste na oficina...

Margem Sul.
jprelvas está offline   Responder com citação
Antigo 10-02-2010, 01:06   #13
Trieste
Mazdista

Registo: 11-09-2006
Local: Açores

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Trieste
Predefinido

Nessa oficina eles não vendem baterias? De certezinha que serão a metade do preço que a Mazda leva... tens é de chegar a um acordo com eles. Emprestam-te uma bateria (nem precisa ser nova, basta que esteja em condições) para andares 2 ou 3 dias, se a luz não acender compras uma bateria e tens o problema resolvido.

Para limpar colectores o Rimo explica-te isso melhor do que eu (ou não tivesse ele limpo os dele lol).

Mz2 Sport

Trieste está offline   Responder com citação
Antigo 10-02-2010, 08:03   #14
Rimo
Mazdista

Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Rimo Enviar uma mensagem via Skype™ para Rimo
Predefinido

A EGR no Mazda 3 é um bocado de difícil acesso, pois está a atrás do motor. Depois a mesma é electrónica, que requer se calhar alguma resistência para não dar erros.

Limpar os colectores é difícil para quem não tem nenhuma perícia mecânica. E até para quem tem, é difícil .

Designa-se por colector de admissão a peça que liga a entrada do ar ao bloco do motor. É uma peça que deriva o ar dos tubos que vem do intercooler (ou filtro do ar se não tiver turbo, ou directamente do turbo se não tiver intercooler), para as várias entradas no bloco do motor e para as câmaras de combustão. Normalmente são feitos em alumínio, mas carros recentes já recorrem a uma mistura de plástico especial para diminuir o peso.

Depois há o colector de escape, esse tem a função de "colectar" as várias saídas do bloco do motor, para um tubo só. No caso do motor ter um turbo, o colector de escape tem, também a função de segurar o mesmo. O colector de escape, se o carro estiver equipado com EGR, tem uma pequena saída (por norma do tamanho de uma moeda de 2€) que vai ligar ao colector da admissão. Na ligação entre os dois colectores há uma válvula, (mecânica por vácuo, ou eléctrica) essa válvula chama-se EGR (Exhaust gas re-circulation (ou re-circulação de gases de escape)). Tem a função de em baixas rotações fazer recircular uma parte dos gases que já foram queimados, para baixar no nível de Nox.

Ora isto é um Pau de dois bicos, pois por um lado estamos a ajudar um pouco a natureza, e por outro a estragar o bom funcionamento do motor. Pois com o desgaste do motor, e os vapores do óleo que ao longo do tempo se vão acumulando nos colectores (mais no da admissão do que no de escape devido as temperaturas), vão ficando tipo pasta e vão obstruir a entrada de ar para o motor. Isso resulta na perda de potência.

Eu no meu limpei tudo (colector de escape, de admissão e até o turbo), e vou ter de tirar outra-vez o colector de admissão para repor um sistema que tirei. Se tiver tempo, depois meto aqui umas fotos. e talvez dê para ver o que se vai acumulando ao longo de 2000km ...

bem espero ter ajudado

Mazda 323F 2.0 DiTD 100CV (Clicar na imagem para o meu DB)
Rimo está offline   Responder com citação
Antigo 10-02-2010, 10:11   #15
jprelvas
Membro Confort

Predefinido

Bom dia.

Eu vou com 90000Km e nunca fiz ou mandei fazer tal limpeza dessas por isso imagino o que vai para ali dentro daquelas tubagens. O que é certo é que com o passar dos tempos comecei a sentir o carro mais anémico, já não tem aquela pujança que demonstrava após a reprogramação e onde eu mais noto isso é por exemplo numa 2ª a fundo em que anteriormente entrava logo o DSC mesmo em piso seco e agora não, só em molhado. Se são impurezas nos colectores ou não, disso não tenho certezas, mas é bastante provável, sim.

Ainda em relação à história da bateria a minha ideia é tal como tu escreveste, Trieste, o tipo disse-me que experimenta aquilo numa bateria nova, deixa o carro a trabalhar durante um bocado e acho que a partir daí se podem tirar conclusões, normalmente a luz avisadora não demora mais do que 10 minutos a acender. Se assim for então saio logo de lá com essa bateria que estou a contar que ande à volta dos 70 ou 80€ (acho que o preço na Mazda anda nos 180€). Ainda estou a pensar é naquela cena que o Rimo disse, da centralina não estar a dar ordem para excitar o alternador Em relação à amperagem ainda não olhei para a bateria mas devem ser os 55Ah de origem que vêm referebciados no manual.

Rimo, a tua explicação da EGR, das suas funções e das tubagens está muito clara e perceptível, eu já tinha ideia de como funcionava porque já li muito sobre isso aqui no forum, visualmente já a vi (mesmo sem tirar a tampa do motor ou a bateria - há no youtube um vídeo que mostra onde está a EGR) mas não consigo acompanhar as tubagens, para isso tenho mesmo que desmontar. Em relação aos colectores, não sendo mecânico de profissão, só dou uns toques no essencial, não me parece que seja trabalho para mim, se calhar peço para me limparem os colectores quando for tratar da EGR, mas como sou bastante curisoso e gosto de saber o que tenho e como funciona vou dar uma olhadela primeiro e, se entregar o trabalho ao mecânico, dar uma olhadela na altura para depois poder ser eu a fazer. Vou dar uma vista de olhos ao manual técnico do carro para ver onde ficam situadas as tubagens de admissão, readmissão e colector.

Isto da EGR é mesmo uma grande treta, à custa da poluição lixam-nos o carro todo, ou punham uma coisa como deve ser (tipo FAP) ou não se punham com inventos destes, 500€ por uma EGR, esta gente é doida... Não tarda muito tenho mais gastos em manutenção do que o próprio valor comercial do carro...

JR
Antigo 10-02-2010, 11:19   #16
Trieste
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Com dpf ou sem dpf, a egr está lá. Por um lado, para quem tem dpf até ajuda a egr, os gases de escape saem mais quentes o que ajuda à regeneração e aumenta a vida útil do filtro.

Mz2 Sport

Antigo 10-02-2010, 12:46   #17
jprelvas
Membro Confort

Predefinido

Sim mas as consequências a longo prazo para a EGR diferem um bocado de quem tem FAP e de quem não tem, não é verdade?

JR
Antigo 10-02-2010, 15:46   #18
Trieste
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Nem por isso, porque quando se dá a recirculação pela egr, a quantidade de porcaria que passa não está dependente do fap, o fap só entra no sistema depois. Ou seja, o fap é que está muito mais dependente da egr.

Mz2 Sport

Antigo 10-02-2010, 21:35   #19
jprelvas
Membro Confort

Predefinido

Mas então porque é que sempre tenho lido que ao pessoal que tem FAP não tem vantagens em fechar a EGR? Ou será que tirei outras interpretações? Já sei que resolve o problema do tal delay de 1 ou 2 segundos (no meu caso convivo com essa parvoíce há 5 anos) que o pessoal que tem FAP não sente, será por isso?

Não tenho visto a malta dos mazda 6 e mazda 5 a discutir tanto o problema da EGR como os que têm mazda 3... ainda por cima o meu, da tal fornada de "pré FAP's"...

O que é certo é que tomei a minha decisão, decisão essa que já deveria ter tomado há muito tempo, vou acabar com essa coisa de nome EGR, felizmente não cheguei ao ponto de ter que substituir a peça (também não sei se iria durar muito mais) tenho sido um bom amigo do ambiente mas por outro lado tenho consciência que a aparente anemia do meu motor deriva do facto de ter "deixado andar" até agora... sabes que o pessoal acomoda-se aos contratempos e vai deixando andar, já apanhei uns bons cagaços à custa desse estúpido delay mas fui adaptando o meu estilo de condução a esse fenómono da natureza...

Abraço,

JR
Antigo 12-02-2010, 00:54   #20
Trieste
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Na minha opinião (que é a de muita gente também) quem tem dfp não tem vantagens em fechar a egr só por causa de uma coisa, por causa do preço do dpf.
Ao fechar a egr os gases de escape diminuem de temperatura e isso é prejudicial para o dpf que funciona de forma mais eficiente a temperaturas mais elevadas. Ora, um dpf como não é baratinho... tirando esse "pequeno" grande pormenor, as vantagens em fechar a egr existem, estão lá, só a questão do filtro é que estraga tudo.
Bem, quem tem dpf e está a pensar tirar, pode sempre fechar a egr à vontade.

Mz2 Sport

Resposta

Tags
alternador, bateria, centralina, egr

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras