Voltar   Clube MazdaPT > Manutenção > Problemas e Reparações

Notificações

Problemas e Reparações Espaço para relatar imprevistos e como os resolver

Resposta

Opções Display
Antigo 12-02-2010, 07:58   #21
Rimo
Mazdista

Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Rimo Enviar uma mensagem via Skype™ para Rimo
Predefinido

Citação:
Post Original de Trieste Ver Post
Na minha opinião (que é a de muita gente também) quem tem dfp não tem vantagens em fechar a egr só por causa de uma coisa, por causa do preço do dpf.
Ao fechar a egr os gases de escape diminuem de temperatura e isso é prejudicial para o dpf que funciona de forma mais eficiente a temperaturas mais elevadas. Ora, um dpf como não é baratinho... tirando esse "pequeno" grande pormenor, as vantagens em fechar a egr existem, estão lá, só a questão do filtro é que estraga tudo.
Bem, quem tem dpf e está a pensar tirar, pode sempre fechar a egr à vontade.
e quando é que fazes tu as 2 coisas???

Mazda 323F 2.0 DiTD 100CV (Clicar na imagem para o meu DB)
Rimo está offline   Responder com citação
Antigo 12-02-2010, 12:04   #22
Trieste
Mazdista

Registo: 11-09-2006
Local: Açores

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Trieste
Predefinido

Por acaso ando a pensar novamente muito bem se fecho ou não a porcaria da egr, só de pensar em como devem andar aqueles colectores...
Quanto ao dpf, bem, já conheceu melhores dias portanto... pagar uma nota preta é que não é fácil mas... não quero fumo. Tenho de procurar um sítio que tenha um dpf barato, se na Mazda custa 1000, noutro lado deve-se conseguir arranjar por 500 lol.
Ando a pensar mesmo seriamente em fazer a experiência de ver até quando dura o filtro com a egr fechada.

Mz2 Sport

Trieste está offline   Responder com citação
Antigo 15-02-2010, 09:47   #23
jprelvas
Membro Confort

Registo: 09-04-2007

Predefinido

Bem, eu cá espero não ter deixado para tarde demais a decisão de fechar a válvula, já estou com 90000km e nem quero imaginar o que vai para ali de sujidade. Só me posso condenar a mim próprio porque desde muito cedo tomei consciência de que o deveria ter feito (ainda em 2005 alguns meses depois de ter comprado o carro meti-me logo a pesquisar sobre o porquê do delay a baixas rotações) e simplesmente por comodidade nunca o fiz.

Entretanto a minha luzita avisadora da bateria continua em grande, agora acende aí ao fim de 10 minutos quando arranco com o carro a frio, de manhã, e teima em já não apagar. Continuo a não ter problemas em pegar o carro logo à primeira. Na Quarta Feira é o tira teimas embora já comece a achar que o problema não tem nada a ver com a bateria...

JR
jprelvas está offline   Responder com citação
Antigo 17-02-2010, 09:22   #24
jprelvas
Membro Confort

Predefinido

Bom dia a todos

Acabo de deixar o carro na oficina para fazerem a experiência com outra bateria.

Entretanto aproveitei e pedi para que a EGR fosse também desactivada e limpo o colector de admissão. Ao referir que o carro estava reprogramado surgiu aquilo que pode ser um problema: o risco de partir o colector de escape. Com a reprogramação e consequente aumento de binário os gases da combustão aumentam também a temperatura e neste caso, ao taparmos a EGR mandamos com a totalidade dos gases pelo colector de escape, isto a uma temperatura muito superior aquela que um colector convencional poderá suportar. Resumindo e concluindo, corro o risco do colector de escape vir, mais tarde ou mais cedo, a partir.

Foi-me dado um exemplo de um tipo de um Ibiza TDi que passou por lá 2 vezes com o colector de escape partido. O carro tinha 170cv em vez dos originais 130. Pior, no caso dele o turbo também se foi e arranjou ali um arranjo considerável.

Solução: ou deixar a EGR estar quieta e continuar a levar com a lixarada para dentro do motor, ou investir uma nota nuns colectores de escape mais específicos, ou fechar a EGR e deixar estar tudo como está por minha conta e risco.

Estou inclinado para esta última, daqueles que têm carros reprogramados e EGR tapada já alguém teve problemas ao nível do colector de escape?

Obrigado,

JR
Antigo 17-02-2010, 16:36   #25
jprelvas
Membro Confort

Predefinido

O problema "bateria" está descartado, continua a acender a luz avisadora ligado a uma bateria nova.

Vamos partir para a opção nº2, o regulador de tensão do alternador. O tipo disse-me que ainda não mexeu em nenhum tão recente, vamos lá ver o que vai sair dali...

JR
Antigo 18-02-2010, 20:25   #26
tiagolopes
Mazdista

Registo: 17-10-2007
Local: Albergaria

Predefinido

Boas em relação a EGR eu tenho a minha tapada e tenho fap e repro com cerca de 140cv Ainda nao me partiu nada e o fap esta a aguentar a broca noto apenas e que regenera mais vezes mas nada de preocupante!
Ora bem na minha opinião tapavas a EGR e tiravas o catalizador que ja nao havia tantos riscos de partires os colectores!
Em relaçao aos TDI de 130 tambem ja vi mais que um de colectores partidos nao conheço mais casos
Cumps e boa sorte com a luz teimosa
tiagolopes está offline   Responder com citação
Antigo 18-02-2010, 23:38   #27
jprelvas
Membro Confort

Predefinido

oi tiagolopes,

não sei se tirar o catalisador fora será boa ideia, se com a egr tapada já vai haver um aumento de gases indesejáveis cá para fora se calhar com egr tapada e sem cat ainda pior não? olha que em 2011 tenho nova inspecção, lol.

mais a sério, a egr é para tapar, isso é ponto assente, prefiro arriscar, se o colector estoirar olha, responsabilidade minha, ou mando a repro ao ar ou ponho colectores capazes de aguentar a temperatura.
Antigo 18-02-2010, 23:43   #28
jprelvas
Membro Confort

Predefinido

é verdade, acerca do outro problema que estou a viver neste momento, parece que não há o regulador de tensão do gerador/alternador vendido em separado, tenho que levar com o conjunto completo, ou seja, lá vem a caminho um alternador completo de espanha. custos, sem mão de obra para montar: 350€ (peça original mazda). ao que parece (como se eu já não tivesse passado por isso) as peças mazda são dificieis de arranjar pra cacete. a meio da próxima semana devo ter o material, já acertei as coisas, deixo o carro, poêm alternador novo, tapam egr e limpam colectores. tenho mesmo a certeza que o carro está anémico, se hoje fosse fazer um teste de potência acho que me surpreendia pela negativa, espero mesmo que o problema seja o excesso de sujidade nos colectores.

em relação ao alternador é um risco calculado. acho que poderia continuar como estou por uns bons tempos, o facto de me substituirem o alternador não me garante à partida que a luz apague e volte tudo a ser como era dantes, é um risco que decidi correr, espero não me dar mal. nem quero pensar que depois disto o raio da luz me volte a acender, então aí é que temos o caldo entornado...

abraço,

JR
Antigo 18-02-2010, 23:44   #29
Rimo
Mazdista

Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Rimo Enviar uma mensagem via Skype™ para Rimo
Predefinido

há uma coisa que não percebo, então se com a EGR tapada estamos a eliminar uma fonte de ar quente, como é que ela vai provocar um aumento de temperatura de gases de escape? Pelo contrário, provoca é uma diminuição de temperatura! O rachar o colector pode ter várias origens, pressão a mais no turbo, andar sempre a fundo durante muito tempo, lavar o motor quando está quente, etc ...

Mazda 323F 2.0 DiTD 100CV (Clicar na imagem para o meu DB)
Rimo está offline   Responder com citação
Antigo 19-02-2010, 10:41   #30
jprelvas
Membro Confort

Predefinido

sim rimo, faz sentido o que dizes e eu até já me tinha posto a pensar no assunto.

na prática nada vai mudar em termos de temperatura, a repro está lá há quase 3 anos, se há um aumento de temperatura de gases a sair pelo colector (que com a EGR tapada não retornam) esse aumento já existe há 3 anos e não é por ter a EGR tapada que vai aumentar ainda mais. aquilo que no meu entender muda é um aumento da quantidade de gases a altas temperaturas a sair pelo conjunto catalisador/escape e não no colector... onde poderei vir a ter problemas será aí nesses órgãos...

JR
Resposta

Tags
alternador, bateria, centralina, egr

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras