Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda3

Notificações

Mazda3 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 19-11-2010, 22:58   #1
caneta parker
Membro Confort

Registo: 19-11-2010

Predefinido compro mazda 3? como são os consumos reais?

Olá, caros mazdistas! Estou com alguma urgência em comprar um carro novo. Estou muito indecisa entre:
- Golf VI 1.6 TDI bluemotion ou
- Mazda 3 CS MZ-CD 1.6 exclusive.
Claro que são carros completamente diferentes.
Pretendo um carro fiável, que me dure bastante tempo sem problemas, e que seja económico nos gastos e confortável. Estava a pensar sobretudo no Golf, que é bastante caro. Entrei por acaso num stand da Mazda e fiquei apaixonada pelo M3 sedan...
Já ouvi no entanto dizer que os consumos reais do Mazda 3 CS MZ-CD 1.6 são bastante elevados, que ultrapassam os 7 litros/100km. Podem aconselhar-me e dizer qual é a vossa experiência com os consumos, por favor?
Agradecida,
caneta parker
caneta parker está offline   Responder com citação
Antigo 19-11-2010, 23:11   #2
Calmex
Membro Exclusive

Registo: 18-10-2010
Local: Porto

O meu Carro

Predefinido

Boa noite

Eu tenho um M3 CS (sedan) de 2007 e os consumos reais nunca me passaram dos 6 numa utilização normal e descontraída.

Últimos 3 depositos

• Jumbo= 5.9 Reais, 5.5 no CB.
  • Repsol= 5.8 Reais, 5.6 no CB.
  • Repsol= 5.6 Reais, 5.4 no CB.
Muito longe dos 7 portanto.

Quanto às tuas opções, devo dizer-te que na minha opinião serão carros com qualidade equivalente, considerando eu o M3 mais dinâmico e mais exclusivo.

Basta ver a quantidade de Golf's que por aí andam e, na minha opinião há anos que não trazem nada de novo, é sempre mais do mesmo.

O Mazda para mim é lindo, já o Golf considero-o vulgar e muito sem sal.

Espero que num futuro próximo sejas mais um utilizador deste fórum e, caso não o venhas a ser, muita sorte e bons km com a nova máquina.

Cumprimentos.
Calmex está offline   Responder com citação
Antigo 19-11-2010, 23:31   #3
Gollum
Novo Membro

Registo: 17-11-2010

O meu Carro

Predefinido

Eu ainda andei pouco no meu 3, mas até agora a média está nos 6l, o que é muito bom tendo em conta que o tenho há muito pouco tempo - e como é natural ainda ando a adaptar-me, o que significa que puxo mais por ele!
Quanto ao Golf, claro que valerá mais dinheiro na venda e claro que será melhor insonorizado que o 3 (neste ouve-se um pouco de barulho de rolamento em mau piso), mas em tudo o resto, é inferior!
Subscrevo os defeitos apontados pelo "Calmex" e acrescento que dos motores TDI recentes (1.6 e 2 l) nada de bom se tem ouvido... (partem turbos com fartura e gastam óleo que nem uns animais!!!).
Eu, caso procurasse uma alternativa ao 3, nunca colocaria a hipótese Golf... É muita publicidade e muitos jornalistas comprados a dizer bem do carro e depois quando vais a espremer, é só aparência!
Mas tu é que sabes...
Abraço e boa compra...
Gollum está offline   Responder com citação
Antigo 20-11-2010, 01:46   #4
vascomorgado
Membro Exclusive

Registo: 09-04-2010
Local: Montemor-o-velho, Coimbra

O meu Carro

Predefinido

Viva

os consumos variam acima de tudo com o teu tipo de condução...
eu posso dizer-te que já fiz cerca de 1150km só com um deposito...media no computador de bordo 4l ou 4.1...(isto após remoção do FAP...que baixou ligeiramente os consumos) mas já anteriormente conseguia medias baixas...com uma condução relaxada sem ter de andar na faixa da esquerda junto dos papa-reformas
este motor é bastante poupado na minha opinião...
.comparando com um1.5 dci da renault que foi o ultimo carro que conduzi durante uns dias é bastante mais económico e anda melhor...apesar da caixa de 6 do renault e de até devido as relações de caixa curtas parecer que aquilo tem força...apenas ilusão..comparando lado a lado o mazda anda mais...os consumos do renault são sim bastante elevados...nunca consegui baixar dos 5litros
assim como também já andei num hyunda i30 1.6...este sim...bom motor...se bem que é a mesma historia...parece que tem mais kick (caixa também mais curta)...no entanto um atras do outro a ultrapassar nao leva vantagem sobre o mazda...e o consumo também é mais elevado

a mesma historia com os tdi da VW...mesmo os anteriores de bomba injectora de 110cv...
ainda há pouco tempo vinha atrás de um ibiza...a medida que o gajo acelerava de inicio era andamento semelhante...a partir do momento que o ponteiro passava das 3000rpm era ver o mazda a colar á traseira do ibiza....
acho que este motor talvez devido as 16v parece calmo nas baixas mas é bastante progressivo...

Aliás basta veres com atenção as medições em algumas revistas...(sem ligares ao que escrevem....já que a maioria leva a vw ao colo...claramente) e se comparares os valores das prestações verás que o novo 1.6 da vw até é bastante modesto....

Última edição de vascomorgado : 20-11-2010 às 01:53
vascomorgado está offline   Responder com citação
Antigo 20-11-2010, 02:04   #5
anjo2
Administrator

Registo: 13-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Predefinido

Os consumos do Mazda3 não são piores que os do 1.6tdi... Eu tenho média de 7.3l mas o meu está reprogramado e praticamente todas as semanas vou aos 230, e a essa velocidade gasta mais de 10l como é normal, se andar a velocidades razoáveis faço menos de 5.
Sobre os problemas, este motor é utilizado por imensas marcas, peugeot, ford, citroen, mini, mazda, volvo, etc, se não fosse fiável não era utilizado por tantas marcas.
Antigo 20-11-2010, 02:17   #6
enola
Banned

Registo: 16-07-2010

Predefinido

O 3 é mais bonito e menos visto logo mais exclusivo.
O Golf é mais sofisticado mais confortável, e mais económico.
O 3 é basicamente um Ford focus com outra roupagem, e não há nenhum mal nisso pois o focus é um bom carro.
No capitulo do valor em usado o golf também tem mais aceitação logo mais valor.
Atenção à manutenção do mazda pois é cara e má, e as peças são muito caras e por vezes nem as há, enquanto para a Volkswagen se não quiseres as originais também existem em aftermarket a preços mais em conta.
O golf é caro e a versão bluemotion fraquinha, tem caixa de 5 enquanto estão a sair m3 com caixa de 6 e 112cv.
enola está offline   Responder com citação
Antigo 20-11-2010, 06:47   #7
thundercatpt
Banned

Registo: 28-07-2010
Local: barcelos

O meu Carro

Predefinido

compra o mazda 3 mps,isso é que é um carro
thundercatpt está offline   Responder com citação
Antigo 20-11-2010, 10:22   #8
Carlsbergman
Membro Exclusive

Registo: 26-11-2009
Local: Portugal

Predefinido

Boas

eu tenho um mazda 3 1.6 mz-cd exclusive plus de 12/10 com 22 mil km's e só te posso dizer que os consumos, quando andas a velocidades razoaveis, dificilmente chegam aos 6,5. Já fiz viagens de viseu-porto com médias de 4,1, mas ia nas calmas.
Notei diferenças nos consumos a partir dos 5 mil, mas apartir dos 15 mil o carro passou a gastar significativamente menos.

Eu não gosto de VW. acho que são caros quando comparados com a concorrência e não trazem nada de novo, portanto recomendo a compra do mazda 3.

As revisões, ao contrário do que alguém disse não são caras. A minha revisão dos 20 mil foram 140 euros (aproximadamente) - creio que na VW sejam significativamente mais caras. quanto ao preço das peças não posso falar pois ainda não tive necessidade de comprar nada para ele.

Eu estou bastante satisfeito.
Carlsbergman está offline   Responder com citação
Antigo 20-11-2010, 13:59   #9
BoOm
Mazdista

Registo: 11-07-2009
Local: Porto-Maia(Águas Santas)

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de enola Ver Post
O 3 é mais bonito e menos visto logo mais exclusivo.
O Golf é mais sofisticado mais confortável, e mais económico.
O 3 é basicamente um Ford focus com outra roupagem, e não há nenhum mal nisso pois o focus é um bom carro.
No capitulo do valor em usado o golf também tem mais aceitação logo mais valor.
Atenção à manutenção do mazda pois é cara e má, e as peças são muito caras e por vezes nem as há, enquanto para a Volkswagen se não quiseres as originais também existem em aftermarket a preços mais em conta.O golf é caro e a versão bluemotion fraquinha, tem caixa de 5 enquanto estão a sair m3 com caixa de 6 e 112cv.
desculpa mas desconcordo com isso.
eu já tive um VW (polo de 2005) e digo te as revisoes eram mais caras que o meu actual Mazda 3 e peças a mesma coisa.
a VW é que tem poucas peças da concorrencia e mesmo assim algumas nao sao baratas.
posso dizer que tambem a primeira revisao do meu polo na marca foram quase 250€ enquanto do meu mazda a primeira revisao foi 190€ e um carro nao tem nada haver um com o outro. polo de 2005 1.2 gasolina, mazda3 de 2008 1.6 diesel.
e posso te dizer que o polo que tive era a versao cricket que é a mesma coisa que agora os versao bluemotion é uma maneira de levar mais dinheiro que pouco mais de extras tem os outros de versao normal, e essa versao tem os mesmo extras que o mazda 3 tem já o normal praticamente.

mas agora a escolha é sua.
se fosse hoje eu comprava novamente um mazda, depois já ter tido um VW digo te que para essa marca nao volto mais.
e mais ainda a pouco tempo um amigo meu que tem um golf V FSI de 2005 teve um avaria em que o carro perdia potencia e gastou quase 600€ e nao foi na marca, foi na oficina do tio dele agora imagina se fosse na marca.
BoOm está offline   Responder com citação
Antigo 20-11-2010, 14:08   #10
anjo2
Administrator

Registo: 13-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Predefinido

Como já referi antes, para o Mazda 3 1.6d o que há mais é aftermarket para tudo o que tem a ver com o motor, à excepção do Intercooler que nos concorrentes é pequeno e no Mazda3 é grande (felizmente).

Sobre o exterior, aí sim existe poucas peças da concorrência, mas é o preço que se paga pela exclusividade.

Entre os 2 eu escolhia sem dúvida nenhuma o Mazda 3.

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras