Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda3

Notificações

Mazda3 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 11-08-2008, 13:13   #1
Ciriaco
Membro Exclusive

Registo: 07-08-2008
Local: Sintra

Predefinido Conselhos e aspectos a ter na compra de um M3 a diesel

Olá.

Gostaria então q me aconselhassem em certos aspectos para vcs mais importantes na aquisição de um M3 1.6 a diesel com 19000 km de fevereiro de 2007. Aguardo o vosso conhecimento.

Ciriaco está offline   Responder com citação
Antigo 11-08-2008, 13:16   #2
Marujo
Mazdista

Registo: 19-09-2007

O meu Carro

Predefinido

É uma excelente maquina, não penses duas vezes

Mas aguarda mais um pouco que já aparece alguém para te aconselhar devidamente!

Entretanto vai navegando nos topicos dos M3 para teres uma ideia geral da maquina. :wink:
Marujo está offline   Responder com citação
Antigo 11-08-2008, 13:31   #3
Trieste
Mazdista

Registo: 11-09-2006
Local: Açores

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Trieste
Predefinido

Apenas 19000 km e é Mazda, tudo leva a crer que estará tudo em condições, contudo, eu tomaria os cuidados ditos "normais" quando toca à compra de carros usados, pois nunca se sabe o que vem lá.

Tomei a "liberdade" de tirar os seguintes conselhos daqui:

Citação:
Verifique o carro

Depois de selecionar o veículo pretendido e antes de efectivar a compra, verifique aquilo que vai comprar:

Parte externa do veÍculo

1. Prefira observar o carro sempre à luz do dia. Garagens, locais fechados ou escuros podem dificultar a observação de pormenores importantes do carro que pretende.
2. Verifique ondulações e pequenas amolgadelas na chaparia. Se existirem diferenças na quinas do capot o carro pode ter batido.
3. Bolhas na pintura querem dizer que o carro tem ferrugem. Verifique junto às borrachas das portas e dos pára-lamas e as arestas inferiores da carroçaria, escoamento d'água, bordas do capot e mala.
4. Verifique se o veículo foi pintado recentemente, nomeadamente se tem diferenças de cor e salpicos de tinta nos frisos ou borrachas. Carros encerados podem esconder defeitos na pintura.
5. As portas e o capot fecham convenientemente? O seu desalinhamento pode significar que o carro foi batido.
6. Balanceie o carro para testar os amortecedores. Se o carro balançar muitas vezes, o(s) amortecedor(es) pode(m) estar em mau estado.
7. Examine o estado dos pneus. Se estiverem lisos, não têm a aderência necessária e colocam em risco a segurança. Deverão ser trocados o que é um custo adicional que irá suportar.
8. O desgaste irregular nos pneus pode indicar também problemas com a suspensão e/ou alinhamento/calibragem das rodas.
9. Suspenda o carro e abane cada roda para o interior e para o exterior do carro. Folgas podem indicar que o rolamento está gasto e deverá ser trocado ou ajustado.

Com o capot aberto

10. Verifique o número do chassi gravado perto do motor ou em outros locais. É igual ao que consta no livrete do veículo. Os números e letras do chassi e da placa de identificação devem estar bem alinhados e espaçados uniformemente, e bem defenidos.
11. Ponha o motor a trabalhar. Pelo barulho um mecânico saberá se o carro necessita de alguma intervenção extra.
12. Verifique o estado do tubo de escape. Não deve estar gorduroso, sinal que queima óleo.
13. Retire a vareta do óleo e avalie o seu aspecto, nível e viscosidade. Verifique se não sai fumo pelo compartimento da vareta. Confira o sistema de refrigeração do motor. O líquido contido no depósito de água do sistema de refrigeração não deve apresentar sinais de ferrugem ou aspecto oleoso e os tubos de borracha não devem estar partidos, ressequidos ou com emendas.
14. A ventoinha não deve vibrar e deve entrar em funcionamento quando a temperatura correcta fôr alcançada.
15. Verifique se o filtro do ar não contêm impurezas ou vestigios de óleo.
16. Verifique a integridade dos cabos eléctricos. Não devem conter emendas nem estar trilhados ou danificados.
17. Confirme a data de fabrico da bateria, pois o tempo de vida útil de uma bateria é de 3 a 4 anos.

Com o carro em movimento:

18. Verifique a taxa de compressão do motor.
19. Trave normalmente. Se ouvir ruídos metálicos, os calços de travão estão gastos.
20. Num local plano, e sem trânsito, trave o carro e solte as mãos do volante. Se o carro fugir para um dos lados, indiciam problemas nos travões, suspensão, direcção ou chassis empenado devido a acidente.
21. Ao engrenar todas as velocidades, fique alerta a ruídos.
22. Verifique se as rodas estão calibradas e alinhadas. Se não estiverem haverá trepidação no volante ou o carro fugirá para um dos lados.

Dentro do carro:

23. Ao sentar-se, observe o aspecto geral do interior, se os bancos não estão deformados, soltos, rasgados ou sujos.
24. Examine os comandos do carro, nomeadamente luzes, limpa-pára-brisas, desembaciador, pisca-piscas, luzes de travões, velocímetro, sinalização de emergência, buzina, indicador de temperatura etc.
25. Confira os espelhos retrovisores e travão de mão.
26. Pontos de ferrugem, água ou humidade debaixo dos tapetes indicam problemas de infiltração nas borrachas dos vidros, portas, ou furos na carroçaria.
27. Com o carro parado e o motor ligado, carregue no travão e mantenha o pé no pedal por algum tempo. Se ele baixar aos poucos, significa que há fuga de óleo dos travões.

Equipamentos

28. Os equipamentos de segurança obrigatórios no veículo, tais como macaco, triângulo de sinalização, chave de bocas, cintos de segurança e pneu sobresselente devem estar em perfeitas condições de utilização

Mz2 Sport

Trieste está offline   Responder com citação
Antigo 11-08-2008, 13:35   #4
_MoReNo88_
Mazdista

Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para _MoReNo88_
Predefinido

Hmm.. é um carro novo basicamente! :P
É de serviço certo!?

Quando o fores ver, tenta olhá-lo de vários ângulos diferentes para ver se encontras zonas defeituosas como por exemplo o capot mais junto ao guarda-lamas de um lado do que do outro (acontece muito quando os carros batem de frente... e danificam o chassis), verifica o estado do ar-condicionado, pneus e seu desgaste, motor... mete-o a trabalhar e ouve bem no âmbito de veres se tem válvulas a bater ou algo estranho no trabalhar (quase de certeza que não, pois acho isso impossível num mazda com 19mil km.. mas pronto! :P), vê se tem fugas de óleo no motor entre outras coisinhas que consideres importante... mas nada melhor que alguém com um Mazda 3 para te dar conselhos... :wink:

Boa sorte! :wink:

Molas Apex -4cm;
Jantes Dotz Brand's Hatch 16';
Kit estético do 323F V6;
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
_MoReNo88_ está offline   Responder com citação
Antigo 11-08-2008, 13:36   #5
_RP_
Administrator

Registo: 14-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Enviar uma mensagem via Skype™ para _RP_
Predefinido

Tá novo, eu teria atençao a folgas, ver se tinha tido algum acidente grande e fazia-lhe um test-drive como deve ser em todos os tipos de piso.
_RP_ está offline   Responder com citação
Antigo 11-08-2008, 13:41   #6
Ciriaco
Membro Exclusive

Predefinido

Esqueci-me de mencionar q o automóvel é de serviço, ora é ainda da Mazda, e vai fazer a 1ª revisão agora.

Antigo 11-08-2008, 13:53   #7
_RP_
Administrator

Registo: 14-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Enviar uma mensagem via Skype™ para _RP_
Predefinido

Citação:
Post Original de Ciriaco
Esqueci-me de mencionar q o automóvel é de serviço, ora é ainda da Mazda, e vai fazer a 1ª revisão agora.
Depende de quem andou com ele. Tens que ter em conta que ja fez n test-drives nas mãos de muita gente, ja serviu pa testar abs e dsc e já foi bem puxado com certeza. Mas não há nada como um test drive. Se estiver a bom preço faz um test drive a um novo e depois outro nessa viatura!
_RP_ está offline   Responder com citação
Antigo 11-08-2008, 14:02   #8
_MoReNo88_
Mazdista

Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para _MoReNo88_
Predefinido

Citação:
Post Original de _RP_
Citação:
Post Original de Ciriaco
Depende de quem andou com ele. Tens que ter em conta que ja fez n test-drives nas mãos de muita gente, ja serviu pa testar abs e dsc e já foi bem puxado com certeza. Mas não há nada como um test drive. Se estiver a bom preço faz um test drive a um novo e depois outro nessa viatura!
x2 :wink:

Molas Apex -4cm;
Jantes Dotz Brand's Hatch 16';
Kit estético do 323F V6;
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
_MoReNo88_ está offline   Responder com citação
Antigo 16-08-2008, 21:31   #9
Salvad0r
Membro Exclusive

Registo: 08-10-2007
Local: Porto/Coimbra

Predefinido

Sim, 19 mil km's não é nada para um carro novo hj em dia, seja Mazda ou não.

Agora tem em atenção que 90% das vezes os carros de serviço ja levaram grandes coças...!
Salvad0r está offline   Responder com citação
Antigo 18-08-2008, 11:45   #10
Ciriaco
Membro Exclusive

Predefinido

Desde os 0 kms q estava nas mãos de um director da Mazda já cota. Vamos la a ver depois comento.

Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras