Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda3

Notificações

Mazda3 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 21-01-2013, 11:41   #1
markit0pqn
Membro Confort

Registo: 07-05-2012

Predefinido Corksport Rear Sway Bar

Reparei que os users lancerjora, _RP_ e Exup trocaram a barra estabilizadora traseira por esta.

Estou tentado para fazer o mesmo.. Para tentar corrigir o efeito subvirador do carro.
No entanto gostaria de ouvir as experiências que tiveram com a mesma.. Os prós e contras..

Ah, decidi por esta porque as outras Racing Beat, Tripoint e James Barone Racing teem os seus drawbacks à partida.. Sejam eles por não terem a opção de cor preta ou por não serem feitas numa única peça (evitando assim que se parta como tenho relatado..). A da Corksport é a única (após renovação) que é feita numa única peça e é possível escolher a cor preta..

Mais alguêm trocou a barra estabilizadora traseira?
Para mim parece-me um dos upgrades melhor conseguidos para o Mazda3 depois do kit Eibach Pro-Kit..
Pessoalmente não creio que a adição da barra na frente superior seja proveitoso.. (opinioes..?)
markit0pqn está offline   Responder com citação
Antigo 21-01-2013, 15:06   #2
Exup
Colaborador

Registo: 13-06-2009
Local: Sintra

O meu Carro

Predefinido

Boas...

Eu tenho algumas dicas para te dar...para ver se ajudo.

eu não cheguei a colocar a barra atrás...porque naõ foi necessário ;-)

Vamos por partes:
- Como deves ter visto, o meu M3 era o 2.2...logo com uma frente mais pesada que o 1.6D.
- Coloquei o kit da eibach...que transforma o carro de forma positiva (adornando ligeiramente menos)...
- Ao mudar as molas pelas da eibach...fiquei sem amortecedores da frente em 3.000km ... simplesmente o seu fraco desempenho foi ampliado pelas molas e entregaram a alma ao criador.
- Coloquei os Koni-Sport... que aconselho a todos os níveis... e aqui sim...começamos a ter carro

Agora...Sub-viragem....

Ao baixar o carro o camber negativo do carro aumentou, devido aos triangulos da suspensão traseira estarem numa posição mais subida (o que não é mau....mas causa mais subviragem, já que a traseira a curvar fica mais colada ao chão), aliado ao facto de a barra estabilizadora de origem ser a mesma, a diminuição do adornar, não foi suficiente para soltar a traseira do carro.

Solução:

- Comprei os ajustadores de camber da SPC, e coloquei o camber das rodas traseiras apenas ligeiramente negativo... o que provoca que a traseira fique mais solta....embora não perigosa...embora se soltares o acelerador a meio da curva...ela vá se soltar... o que vai acontecer também com uma barra mais grossa...

Pensa nisto...

E que tal comprares uns koni sport para o carro? vais ver que o comportamento vai ficar melhorado do dia para a noite

Caso o rebaixes, atenção que vais ter que ter muito cuidado para que ele não bata por baixo...eu tive sempre muito cuidado e nunca tive problemas.

Espero que tenha ajudado...
Exup está offline   Responder com citação
Antigo 21-01-2013, 15:37   #3
markit0pqn
Membro Confort

Predefinido

Boas Exup!

Opinões são sempre uma mais valia..Obrigado!

Já tinha pensado no questão do camber..
Mas o que acontece é que quando coloquei o kit eibach troquei logo os amortecedores por uns novos (kayaba) o preço que me ficaram era bastante inferior a estar a trocar por regulaveis...e ainda porque pelo que tinha relatado o rebaixamento com o pro-kit não chega a 30mm (confirmei..) e portanto não seria necessário ajuste de camber (caso optasse pelo kit sportline já seria sim!).
Mais, quando fui fazer a calibração e alinhamento, o camber traseiro ainda ficou negativo... e dentro dos parametros recomendados..

Também tenho a ideia que em curvas/adornos, é as molas que influenciam e não o curso dos amortecedores.. mas podemos avaliar esta dúvida pois sentiste melhorias significativas! Colocaste os koni sport ao mesmo tempo que o camber kit regulavél?
Será que não existe mais pessoal para falar da barra corksport ou amortecedores koni sport?
Antigo 21-01-2013, 16:50   #4
Exup
Colaborador

Registo: 13-06-2009
Local: Sintra

O meu Carro

Predefinido

Boas,

O camber kit foi a ultima coisa a colocar...segundo me lembro. e notei diferença depois de alinhar os angulos do camber (verifiquei os parametros recomendados pela mazda e diminuí um pouco).

As molas não influenciam o adornar do carro...as molas consoante a taragem (se forem mais "duras", talvez limitem um pouco apenas)...os amortecedores limitam um pouco mais...especialmente se a compressão dos mesmos for mais fechada (dura).
No Caso dos Koni a compressão é bastante fechada...originando alguma dureza (eu gosto) em excesso.
A titulo de exemplo, no meu carro se tentasses comprimir a frente (com as mãos em cima do guarda lamas), não eras capaz...simplesmente não mexia

No caso do Mazda3 (pelo menos no meu), o adornar naõ era muito significativo...posso te dar o exemplo da minha Mazda 6...que também tem molas da eibach...e o adornar é bastante superior (infelizmente).

No caso da barra estabilizadora, vais ganhar definitivamente no comportamento...embora te garanta que em piso escorregadio o carro irá ficar muito falso de traseira...já que o adornar ajudar a carregar as rodas exteriores no momento da curva. Não há soluções perfeitas

Mas já tenho saudades do comportamento do Mazda 3 :-). parecia um Kart :-)
Exup está offline   Responder com citação
Antigo 21-01-2013, 18:50   #5
markit0pqn
Membro Confort

Predefinido

hummm.. a ideia de aumentar a barra estabilizadora traseira seria apenas como descarga de consciência pois tratando-se se um FWD terá sempre mais tendência para subviragem...
No entanto não é desejável (para já) uma traseira falsa!

Digo descargo de consciência porque até agora ainda não tive nenhum susto, ainda que muitas vezes levado a extremos, nem de subviragem como de sobreviragem..
E isto onde anteriormente tinha (subviragem) com o anterior carro 306 XS 2.0 reconhecido pelo escelente chassi/comportamento!

Talvez tb devido ao bom conjunto de pneus, Potenza Re050a à frente e P7 atrás, tal como a pressão dos mesmos (2.3 à frente, 2.2 atrás).
Outra coisa que reparei, talvez o comportamento do M3 seja menos maus em relação a subviragem porque tal como já constatamos a traseira é mais elevada que a frente..isto é uma das recomendações para diminuir a subviragem..

Relativamente ao camber kit, fui confirmar no último trabalho feito acusava um camber negativo traseiro já muito próximo do mínimo recomendado (incluindo tolerância..). Ainda que feito após 2mil km após a montagem das molas e as mesmas não estarem ainda acamadas, acredito que não deverá fugir muito os valores..a verificar no próximo trabalho...

Para já acho que não irei alterar nem o camber kit nem a barra estabilizadora traseira.. A ver se encontro um bom sitio para testar mais ao limite o comportamento do carro.. mas até ver encontro-me muito satisfeito com o comportamento do mesmo..

Última edição de markit0pqn : 21-01-2013 às 19:07
Antigo 22-01-2013, 10:37   #6
_RP_
Administrator

Registo: 13-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Enviar uma mensagem via Skype™ para _RP_
Predefinido

O camber kit é algo que eu gostava de experimentar mas vou dar prioridade aos Koni Sport. Aos 177000km com molas Eibach desde os 0km os amortecedores estão já muito maus. Mostram grande fadiga e o comportamento principalmente em travagens fortes e em apoio não é bom!
Uma barra para a traseira é também uma excelente aquisição porque (pelo menos na versão CS) acaba a parte metálica da bagageira por estalar (!?) devido aos esforços de torção. A resistência à torção do Mazda 3 deixa bastante a desejar.
_RP_ está offline   Responder com citação
Antigo 22-01-2013, 19:10   #7
markit0pqn
Membro Confort

Predefinido

_RP_ tens toda a razão em relação ao problema de torção na bagageira.
Este problema so foi corrigido em produção depois de Março 2006. Até lá havia o problema. Saiu inclusive um Documento de Serviço para estes casos (em anexo!). Deem uma vista de olhos..
Antigo 23-01-2013, 13:23   #8
_RP_
Administrator

Registo: 13-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Enviar uma mensagem via Skype™ para _RP_
Predefinido

Citação:
Post Original de markit0pqn Ver Post
_RP_ tens toda a razão em relação ao problema de torção na bagageira.
Este problema so foi corrigido em produção depois de Março 2006. Até lá havia o problema. Saiu inclusive um Documento de Serviço para estes casos (em anexo!). Deem uma vista de olhos..
Excelente post!
Obrigado pelo documento.
_RP_ está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras