Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda3

Notificações

Mazda3 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 31-10-2020, 20:13   #1
casualMazda
Novo Membro

Registo: 31-10-2020

O meu Carro

Predefinido Impressões sobre o Mazda 3 2020 (mais em concreto com o Skyactiv X) jantes 18

Boa noite!

Comprei um Mazda 3 com o motor Skyactiv-X e tenho tido sentimentos contraditórios e algumas dúvidas.

Ponto 1
Dos utilizadores desta 4ª geração, quantos de vocês têm tido:
- Problemas com a pintura (lascar facilmente etc)
- Ruídos parasita (e onde?)
- Erros aparentemente associados à ignição/sistema i-stop)

Ponto 2
Tinha uma megane 2 com 105cv a diesel.
Esta tem um binário de 240nm às 2000rpm (que sinto falta aparentemente) e eu conseguia facilmente um consumo abaixo dos 5L/100km.

Já com a tecnologia "revolucionária" que "imita o diesel" falamos de 180cv.
Atinge supostamente 224nm às 3000rpm e estou a fazer uma média de 7,2L/100km.

Eu sei que este carro tem um motor atmosférico, mas é normal sentir tanta diferença dos 240 às 2000rpm para os 224nm às 3000rpm? Porque é que um carro destes tem tanta cavalagem e tão pouco aproveitamento em binário?

Ponto 3
Utilizadores Mazda 3, que consumos estão a ter no Skyactiv-G? Li que o Skyactiv-X gosta de combustíveis mais "pobres" para fazer a tal "lean mixture". Metem 95 simples? Algum aditivo?

Ponto 4
Podendo soar um pouco parvo... Como é que conduzem o Skyactiv-X??
Estou a tentar ser económico às vezes, outras vezes explorar a potência, mas parece que não estou a conseguir nem um nem o outro.
Vi um vídeo que um indivíduo, andava a 50km/h e seguia em sexta.
Dá-me a sensação que o Skyactiv-X tem péssimas médias em cidade e gosta é de andar...
Já experimentei esquecer e conduzir e fazer consumos médios de 8L.

Isto parece-me muito longe disto:
Ciclo Velocidade Extremamente Elevada WLTP
6,2 L/100 km
Ciclo Velocidade Elevada WLTP
5,0 L/100 km
Ciclo Velocidade Média WLTP
5,5 L/100 km
Ciclo Velocidade Baixa WLTP
7,1 L/100 km
Ciclo Combinado WLTP
5,8 L/100 km

mais ainda disto:
Urbano
5,1 L/100km
Extra-Urbano
4,2 L/100km
Combinado
4,5 L/100km

Por isso pergunto... Como é que se conduz este carro?
casualMazda está offline   Responder com citação
Antigo 30-01-2021, 13:12   #2
Rupi
Novo Membro

Registo: 30-01-2021

Predefinido

Análise bastante interessante.

Eu não tenho um, mas tenho pesquisado imenso, porque também possuo um Turbo Diesel 1600, mas com 112 cavalos (de 2011) - C4 Ehdi... e na troca, não queria ir para novos motores diesel (porque não vão acrescentar nada ao que tenho) ou gasolina de baixa cilindrada, por muitos cavalos que possam ter, porque tenho experiência com 2 blocos 2000 diesel, um de 110, 126 cv e bloco 1600 de 112cv, e um 2000 em auto-estrada é muito mais confortável de conduzir, desliza muito mais, ronca menos... o 1600 é mais agradável em cidade, porque as relações são mais curtas.. e é mais económico, porque tem menos cilindrada.

Relativamente aos consumos, diria, que os 7,2 não estarão muito fora do normal, tendo por base um Avensis 2.0 turbo diesel 126 cv, de 2015, que está neste momento com média de 6,7 no computador de bordo - Consumo combinado (Gaia-Porto), e já tem chegado aos 6.9. No entanto em auto estrada com cruise a 130, cai bem abaixo dos 6, ali para os 5.4/5 com AC e 4 pessoas.. algo que parece que este motor a gasolina de 184 não consegue fazer.

A questão é se esses 7.2 são fáceis de alcançar... ou se com bastante dificuldade.. também é importante o tipo de local por onde circula, porque se tiver grandes desníveis, é natural que seja obrigado a gastar mais.

Tendo também em conta o novo bloco Toyota 2.0 Híbrido, em que os consumos se parecem situar ali nos 6,5 com uma CVT... pronto, não diria que os 7 num bloco atmosférico 2000 e manual, são maus... não sendo bons para o que é anunciado pela marca.

O problema é que nos habituamos aos consumos dos diesel de baixa cilindrada, e um carro a gasolina que gaste um pouco mais, influencia logo o abastecimento em mais 15 ou 20 euros por depósito.. ou mais, dependendo da capacidade dele.

Também vi muitos vídeos, mas não ajudaram muito, porque vejo pessoas a trocar velocidades às 2500, 3000, 3500 rotações e mais, quando antes das 2000 ele já pede 2.ª, e a nunca estabilizarem uma velocidade.. depois no fim alcançam sempre consumos de 9, 10.. e um deles.. 12 l/100... incomportável.

Isto, porque segundo li sobre este motor, em auto estrada (e até noutras situações) ele consegue desligar o 1.º e o 4.º pistão para reduzir os consumos, se for em velocidade estável - penso que não estou a dizer nenhuma asneira... e nunca vi ninguém a fazê-lo, nos vídeos que circulam pelo youtube... por isso, não tenho ideia se com o cruise ligado, os consumos baixam bastante.

Em questões de andamento, penso que esse motor "acorda" em rotações a cima das 3500 pelo que vi. Mas penso que o objectivo seja ter mais consumos que prestações, sem prejudicar a capacidade de andamento. Agora, até que ponto resulta na prática diária... é outro assunto.
Rupi está offline   Responder com citação
Resposta

Tags
consumos, problemas, skyactiv-x

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras