Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda3

Notificações

Mazda3 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 10-10-2007, 18:49   #1
lancerjanota
Membro Sport

Registo: 15-02-2006
Local: Na terra k marca o ritmo

Predefinido Junta Cega - Egr

Boas meus caros

Ora como alguns sabem, o meu carro também é daquela bela fornada de M3 com o estúpido delay. Sabendo que com a Egr desactivada fisicamente isso passa e os consumos do carro até melhoram, ando a estudar a possibilidade de a desligar através de uma junta cega.

Aqueles que já tomaram a mesma medida, agradecia que me dissessem o contacto de alguem para mandar fazer uma (de preferencia aki em Lx e Grd Lx) ou que me dissessem as dimensões da junta que vem de fábrica (expessura (mm), largura e comprimento.

Já agora, gostava de saber uma informação. Para que a junta cega fique bem colocada, é necessário também pôr um pouco de uma "cola" especial para evitar que os gases saiam para fora, certo??
É que não percebo muito disto.

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Abraço
lancerjanota está offline   Responder com citação
Antigo 10-10-2007, 22:51   #2
Spawm
Mazdista

Registo: 14-02-2006
Local: Covilhã/Guarda

Enviar Mensagem via MSN para Spawm
Predefinido

Realmente é interessante se os consumos baixam, é uma situação a equacionar também aqui pelos meus lados... mas e como é depois com as inspecções periódicas a nível de emissões?
Antigo 10-10-2007, 23:36   #3
lancerjanota
Membro Sport

Predefinido

Boas

Segundo me disseram, os consumos baixaram em perto de 0,5l a 0,7l. Nada do outo mundo.
No outro dia, ao falar com um mecânico, ele considerou a invenção da egr uma aberração. Uma coisa encetada, que serve para explorar o capitalismo, mas encoberta sobre a égide da preocupação ambiental.
É que ao inserir ar já utilizado, só serve para dar cabo do motor com o tempo.
Nas palavras exageradas dele (mecânico), a egr e a função dela - para a saude do motor - é equivalente ao de uma pedra de esmeril: gasta.

Kuanto às inspecções, passa na mesma porque há margens de tolerância.

No outro dia estava a dar uma vista de olhos no forum dos Citro C4, e está lá um Coupe de 2 lugares 1.6 hdi, rebaixado, reprogramado, com pá de adimssão (sim os citros podem levar um pá de admissão há venda na citro por 12 euros, que melhora a resposta do motor - tive a ver no mazda, tem um bocal tb feito para a pé, não tem eh a ligação à caixa do filtro de ar), EGR desligada e sem Catalisador a dar os 262km/h.
Com fotos e um gajo a testemunhar que ia lá dentro. Até custa a acreditar um 1.6hdi a dar 262kmh a descer.
No entanto, com estas mods faz uma fumarada do katano.
Até faz confusão.

Abraço
Antigo 11-10-2007, 00:26   #4
Spawm
Mazdista

Predefinido

Consumos inferiores em 0,5 a 0,7 ainda é um bocadinho :wink:

Em teoria (segundo os construtores) a EGR existe para diminuir a emissão de NOx, ou seja ao se voltar a reintroduzir alguns gases de exaustão estamos a introduzir menos oxigénio e por isso temos teoricamente um combustão menos violenta e com menos oxigénio em excesso que a altas pressões e temperaturas forma o NOx pelos vistos...

Quanto à pá de admissão dos C4 isso não é um extra, é sim um remendo da Citroen pois pelos vistos a configuração da admissão do motor de origem não vem lá muito bem feita, o que levava a que muitos C4 em determinadas situações tivessem dificuldade de atingir uns míseros 90cv (principalmente com tempo mais quente) quando deviam ter 110cv. Devido a muitas queixas que tiveram de alguns clientes eles lá tiveram que inventar isso.
Agora se eles já vendem isso como extra.... ....
Antigo 11-10-2007, 22:48   #5
lancerjanota
Membro Sport

Predefinido

Boas

Nunca ouvi nada disso sobre os C4. Aliás, dos carros equipados com o 1.6hdi, o C4 é o que se mexe melhor (dados do construtor e comparações nas revistas) e já, agora nos pseudo picos que faço com eles em estradas nacionais.
Nem vale a pena, é ve-los a descolar da minha frente.
É que o C4 quando acelera, eh mesmo para andar. No mazda3 temos akele anhanço existencial de 2 segundos, provocado pela bela da centralina: k eh que eh para fazer? N sei s m ca.. ou se me mi..!!!
Depois eh k decide acelerar.

Abraço
Antigo 12-10-2007, 10:54   #6
Spawm
Mazdista

Predefinido

Sim é verdade os C4 mexe-se muito bem, fruto de uma boa aerodinamica e a meu ver é dos carros com este motor 1.6hdi o que tem as melhores relações de caixa. Ou seja tem as relações que melhor se adequam a este motor.

Mas esse problema que te disse é real, mas só se manifesta em algumas situações (o calor parece ser o principal factor), li em vários foruns pessoal dos C4 a queixarem-se disso, fizeram inclusive testes de potência para confirmar que não era meramente psicologico.

Alias tanto assim é que a Citroën teve que se "mexer" :wink:

E não nos podemos esquecer que o M3 deve ser dos carros mais pesados do segmento.

O C4 tem uma Tara de 1280kg e o Mazda de 1350kg

ainda são 70kg de diferença, e isso em aceleração faz toda a diferença!

Abraço
Antigo 20-10-2007, 03:25   #7
lancerjanota
Membro Sport

Predefinido

Ora como alguns sabem, o meu carro também é daquela bela fornada de M3 com o estúpido delay. Sabendo que com a Egr desactivada fisicamente isso passa e os consumos do carro até melhoram, ando a estudar a possibilidade de a desligar através de uma junta cega.

Aqueles que já tomaram a mesma medida, agradecia que me dissessem o contacto de alguem para mandar fazer uma (de preferencia aki em Lx e Grd Lx) ou que me dissessem as dimensões da junta que vem de fábrica (expessura (mm), largura e comprimento.

Já agora, gostava de saber uma informação. Para que a junta cega fique bem colocada, é necessário também pôr um pouco de uma "cola" especial para evitar que os gases saiam para fora, certo??
É que não percebo muito disto.

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Ajudass???
Antigo 24-10-2007, 02:48   #8
raves
Membro Sport

Registo: 31-07-2006
Local: Alverca

Enviar Mensagem via MSN para raves
Predefinido

Boas,

Ainda nao tiraste o cancro do charuto?

Faz o bypass nisso, reprograma o carro e vai curtir-lo.
Esqueces logo as dezenas de ruidos parasitas, as escapadelas para a direita e a má qualidade geral do carro.

Para o bypass, pegas na tua viatura + o esquema da EGR q postei ai num topic à uns meses atraz e vais ao Miguel Doutor da MDL Sport (http://www.mdlsport.com).

Diz q fui eu q te dei o contacto, se ele tiver alguma duvida q me ligue.

No fim podes fazer um teste de potencia para comprovares a saúde (ou não) do teu charuto.

Abraço
raves está offline   Responder com citação
Antigo 05-04-2008, 02:48   #9
hugo_tuning
Mazdista

Registo: 28-02-2008
Local: Guimarães

Enviar Mensagem via MSN para hugo_tuning
Predefinido

Citação:
Post Original de lancerjanota
...sim os citros podem levar um pá de admissão há venda na citro por 12 euros, que melhora a resposta do motor - tive a ver no mazda, tem um bocal tb feito para a pé, não tem eh a ligação à caixa do filtro de ar...
alguém m podia explicar isso da "pá"... o local onde leva a "pá"...s possivel com fotos. é k nao conheço nenhum componente p injecções d motor com esse termo nem tou a visualizar isso, lol. gostaria tb k m dessem a referência dessa tal "pá" na citroen caso seja possivel. é k fui a citroen daki d guimarães dpois d ler isto, tentei-m informar disto e ng sabe d nada...
hugo_tuning está offline   Responder com citação
Antigo 05-04-2008, 03:47   #10
_MoReNo88_
Mazdista

Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para _MoReNo88_
Predefinido

Citação:
Post Original de hugo_tuning
Citação:
Post Original de lancerjanota
...sim os citros podem levar um pá de admissão há venda na citro por 12 euros, que melhora a resposta do motor - tive a ver no mazda, tem um bocal tb feito para a pé, não tem eh a ligação à caixa do filtro de ar...
alguém m podia explicar isso da "pá"... o local onde leva a "pá"...s possivel com fotos. é k nao conheço nenhum componente p injecções d motor com esse termo nem tou a visualizar isso, lol. gostaria tb k m dessem a referência dessa tal "pá" na citroen caso seja possivel. é k fui a citroen daki d guimarães dpois d ler isto, tentei-m informar disto e ng sabe d nada...
Essa tal pá de admissão, é o que a maioria dos proprietários de carros como Peugeot 106XSI/GTI, Citroën Saxo Cup e por aí... utilizam, para ganhar uma entrada de ar em maior quantidade para o filtro, de modo a ganhar uns cavalitos extra!

Aqui fica uma foto a fazer de exemplo :wink:

Molas Apex -4cm;
Jantes Dotz Brand's Hatch 16';
Kit estético do 323F V6;
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
_MoReNo88_ está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras