Então cá vai.
Para quem tiver receio de trocar os minimos nos Mazda 6 de 2008 em diante é fácil. Basta uma chave de estrela, uma chave de fendas ponta fina (tipo busca-pólos) e vontade de fazer o trabalho.
Cá vai.
Iniciamos pelo lado esquerdo do carro, onde está o filtro de ar.
Em promenor
Depois de identificar o filtro de ar, a tampa está segura por 4 molas de fixação. É de notar que na tampa ligam igualmente o tubo de ar para o motor e a ficha do medidor de massa de ar.
Mas já lá vamos.
Mola
Identificar e localizar essas ditas molas.
1 - lado direito do filtro de ar
2 - A trás do filtro lado esquerdo
3 - frente do filtro lado esquerdo
4 - frente do filtro lado direito
Depois com o dedo, abram as molas
Agora vamos tirar a ficha do medidor de massa de ar com a ajuda da chave de fendas
Ficha
Retirar a ficha
Depois, sobre o lado esquerdo do filtro estão dois tubinhos encaixados (nos modelos Confort e Exclusive) no Sport não tem
Antes de os retirarem devem marca-los com a ponta da chave de fendas ou de outra forma de maneira a depois voltarem a ser encaixados no local correcto.
Basta puxar que saem bem
De seguida há um parafuso de estrela numa abracadeira que aperta o tubo de admissão de ar ao motor.
Com a chave estrela, aliviar o parafuso de maneira a permitir que se possa desincaixar o tubo
Depois de tudo isto isto, temos a tampa do filtro de ar completamente solta, retirem-na e fica a caixa do filtro de ar.
Agora vamos tirar por completo o filtro de ar.
Puxem a caixa para cima, automáticamente ficam com a caixa na mão (é esse o objectivo).
Para voltar a colocar no sitio não há que ter medo, a tampa só entra (encaixa) de uma maneira.
A caixa assenta em 3 apoios de encaixe, para colocar no sitio é só apontar e empurrar, que fica no sitio.
Fica este buraco
Estes são os apoios de que falei
Não há que ter medo, a caixa do filtro só entra (encaixa) de uma maneira.
Voilá! Temos a óptica à nossa frente e com imenso espaço
Depois identificar qual é a ficha do minimo, no meu caso é o cabo branco com os condutores vermelho e preto
Desapertar, no sentido anti-horário
Substituir a lampada pelo led e ensaiar.
Nota: os led têm polarização, por isso deve-se ensaiar se acendem antes de os colocar no sitio.
Para encaixar o led no sitio, roda no sentido horário e só entra na posição correcta.
Ok! Agora é o processo inverso para colocar tudo no sitio outra vez.
Temos o minimo no sitio
- encaixar caixa filtro ar (fazer uma pressãozita para baixo para encaixar)
- Colocar a tampa do filtro de ar
- Encaixar tubo de admissão de ar ao motor e apertar a abraçadeira
- Encaixar os 2 tubos do lado esquerdo correctamente (caso o vosso carro tenha)
- encaixar a ficha do medidor de massa de ar
- fechar a molas que seguram a tampa do filtro de ar
Já está (deste lado) +/- 10 mints entre tirar tudo trocar led e recolocar tudo no sitio
Do lado direito do carro é simples, identificar a ficha do minimo, rodar no sentido anti-horário, trocar a lampada pelo led, ensaiar, encaixar novamente na óptica, rodar no sentido horário e voilá está feito.
ATENÇÃO: Para quem montar led`s de 9SMD ou mais, ter em atenção que vão ficar SMD`s quase encostados à óptica e por acção do calor podem fazer uma fuligem na mesma. Afim de evitar danos de maior como me aconteceu, devem encaixar os led ver quais os SMD que ficam encostados e removelos
Espero ter ajudado, qualquer coisa digam de vossa justiça