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Antigo 15-08-2009, 14:45   #1
BrunoNRG
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Predefinido [DIY] Pintura da jante suplente em preto

Bem, agora habituei-me a fazer DIY's aqui para o pessoal e não quero outra coisa...

AVISO: Eu não sou pro, provavelmente existem ferramentas mais adequadas
para fazer o que eu fiz, podia ter corrido alguma coisa mal e ter pintado os dedos
e o chão, e pintei... Mas depois de ter limpo o chão e lavado as patas, o resultado
foi excelente. Dito isto, caso queiram fazer o que eu vou descrever a seguir, façam
por vossa conta e risco. E usem diluente para lavar os estragos


PINTURA DA JANTE DO PNEU SUPLENTE
EM PRETO DE UM MAZDA 6 DE 2003

Acho que a esta altura do campeonato, todos os que têm mazda 6 da mesma altura
do meu, já se devem ter apercebido que o raio da roda suplente, para além de ser tão
fina como a de uma bicicleta, é amarela e tem um autocolante a dizer "80". Diga-se de
passagem que é feia que chegue e eu pessoalmente se algum dia tivesse de andar com
aquilo até tinha vergonha...

Felizmente, nunca tive nenhum furo neste carro, mas para prevenir
ter de andar com a coisa amarela, decidi pintá-la de preto.

A roda como vem de origem tem este "lindo" aspecto:



Material necessário:

- Lixa, não me perguntem que tipo de lixa usei, só sei que é fina
e cor de laranja, era o que havia à mão aqui em casa...



- Tinta em spray de cor preto mate

- Fita isoladora para pintura

- Jornais

- Diluente celuloso


Mãos á obra

1 - Retirar a roda suplente do carro (lógico né...) e descolar o autocolante
que diz 80. Com um pouco de diluente limpar a cola que ficar na jante

2 - Com a lixa passar levemente os dois lados da jante de modo a ficar lisa,
esta operação ajuda também a que a tinta que vamos usar agarre melhor.

3 - Depois de lixada, limpar a jante dos dois lados com diluente. Com os jornais
e a fita isoladora cobrir toda a área do pneu de modo a que este não fique também
pintado. Ter especial cuidado a isolar a parte que fica mesmo em contacto com a
jante, se isolarmos demais, essa parte não fica pintada. Ponham jornais no chão por
baixo da roda, para não pintarem o chão e para não raspar muito a tinta quando
tiverem terminado a pintura de um dos lados.

4 - Agitar o frasco da tinta, e do lado onde se vai pintar 1º (aconselho a pintarem
prmeiro a parte de dentro da jante) aplicar camadas finas e deixar secar entre 10
a 15 minutos (no caso da tinta que usei foi suficiente), aguardar sempre que a tinta
seque entre a aplicação de camadas. As camadas a aplicar depende do tempo, gosto
e paciência de cada um, eu apliquei 4 camadas de cada lado.



5 - Depois de bem seca, virar a roda ao contário e repetir a operação para o lado oposto



6 - Só aconselho voltar a meterem a roda no sitio dela, na mala
do carro, no dia seguinte, para terem a certeza que fica bem seca

Depois disto têm o trabalho terminado, e só têm
que lavar aquilo que sujaram no processo da pintura

O resultado final da minha pintura foi este:

Sempre fica um pouco melhor em preto do que em amarelo...


Nota: Toda a operação será muito mais fácil de executar caso tenham à vossa
disposição uma máquina de desmontar pneus, pois evitam estar a isolar o pneu
para a pintura da jante, e o trabalho de pintura fica muito mais bem feito


Última edição de BrunoNRG : 15-08-2009 às 14:52
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Antigo 15-08-2009, 19:53   #2
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Isso é so peso, deita isso fora ...brincadeira lol
Ficou à maneira!!

Abraço!!
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Antigo 15-08-2009, 20:04   #3
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Isso é so peso, deita isso fora ...brincadeira lol
Ficou à maneira!!

Abraço!!
Obrigado! Quem me dera a mim que tivesse espaço no sitio do suplente
para meter uma de 17" igual ás que tenho montadas no carro...
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Antigo 15-08-2009, 20:10   #4
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Obrigado! Quem me dera a mim que tivesse espaço no sitio do suplente
para meter uma de 17" igual ás que tenho montadas no carro...
Então e minha, que nem pneu de emergência tráz?
Só um kit anti-furo...
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Antigo 15-08-2009, 20:22   #5
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Então e minha, que nem pneu de emergência tráz?
Só um kit anti-furo...
As coisas que eles inventam só para ganhar mais um espacinho na mala... O 320d do meu pai,
nem kit de reparação, nem chave de rodas, nem macaco trás, tem aqueles pneus manhosos, runflat...
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Antigo 15-08-2009, 20:31   #6
SellerS
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Acho que é mais para pouparem uns tostões...
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Antigo 15-08-2009, 20:44   #7
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Acho que é mais para pouparem uns tostões...
Fosgasse, sovinas! Eu acho que a porcaria duma jante de ferro, um pneu reles, um macaco
e uma chave da treta não devem ficar assim tão caras ao fabricante... Digo eu...
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Antigo 15-08-2009, 20:48   #8
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Se tem runflat não precisa de nada disso... Essas decisões são todas baseadas em estudos de mercado, e a BMW lá deve ter percebido que os seus clientes não mudam rodas, e valorizam um sistema em que não precisam de o fazer...
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Antigo 15-08-2009, 20:52   #9
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Se tem runflat não precisa de nada disso... Essas decisões são todas baseadas em estudos de mercado, e a BMW lá deve ter percebido que os seus clientes não mudam rodas, e valorizam um sistema em que não precisam de o fazer...
Pois eles andam a cortar em muitas coisas, agora nem manómetro de
temperatura já trazem... Só reparei há dias quando conduzi o carro...
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Antigo 15-08-2009, 21:03   #10
danielML
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realmente nunca tinha pensado nisso e é muito facil de fazer

Abrazoom
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