Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda6

Notificações

Mazda6 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 15-02-2009, 16:05   #1
micro-ln
Membro Sport

Registo: 27-01-2009
Local: Planeta terra

O meu Carro

Predefinido [DIY] Substituição da valvula SCV na mazda 6

Tal como prometido aqui fica os passos que efectuei para mudar a valvula SCV :wink:

Fiz esta operação com o motor frio por questões de aperto dos parafusos da valvula.

O kit que mandei vir da Lusilectra e a chave sextavada nº 5 para desaparafusar (quem tiver 1 roquete com uma extensão é ainda mais facil).

Localização da valvula SCV.

Antes de retirar a valvula, meti alguns panos debaix dela para evitar o o escorrimento de algum gasóleo que tenha no interior.

A valvula antiga e a nova ( a unica diferença é a sujidade,não é visivel nenhum desgaste da valvula antiga).

A bomba injectora sem valvula SCV

Limpei só a zona exterior aonde se encaixa a valvula,para desengordurar a bomba injectora de algum gasóleo que tenha derramado. Para evitar a contaminação do circuito interno da bomba,não limpei o interior da zona aonde a valvula está acoplada,para evitar a contaminação de alguma particula.

Já limpa e pronta a instalar a valvula nova.~

Com cuidado poe-se o oring novo, de forma a ficar todo encaixado na sua ranhura da bomba injectora, de seguida com a conexão electrica virada para cima guia-se com 1 parafuso e aparafusa-se no seu sitio, faz-se o mesmo para o outro parafuso e aperta-se de forma gradual ambos os parafusos. Encaixa-se a ficha eléctrica no seu lugar e já esta.

Fiz esta operação em 30 minutos

Ja fiz 900km em cidade,estradas nacionais e Auto-estradas e nunca mais me fez ou deu sinal de ir abaixo novamente :wink:

Só lamento não ter feito isto antes,só de pensar as dores de cabeça que me deu

Saudações mazdistas
- Kit led´s brancos (minimos, matricula, habitaculo, porta luvas e portas)brevemente piscas, luzes de travão e marcha-atrás
micro-ln está offline   Responder com citação
Antigo 15-02-2009, 17:07   #2
Rimo
Mazdista

Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Rimo Enviar uma mensagem via Skype™ para Rimo
Predefinido Re: Substituição da valvula SCV na mazda 6

parabens pelo trabalho ... eu vou ter de arranjar uma Valvula TCV ... para o meu que anda a pingar gasóleo para o chão ... custo 200€ ... depois tambem vou mostrar aqui fotos ... se bem que a valvula está num sítio bem pior

Mazda 323F 2.0 DiTD 100CV (Clicar na imagem para o meu DB)
Rimo está offline   Responder com citação
Antigo 25-02-2009, 21:48   #3
mps
Novo Membro

Registo: 08-01-2009

Predefinido Re: [DIY] Substituição da valvula SCV na mazda 6

Boas e so para dizer que acho muito bem que façam as vossas reparaçoes mas na substituiçao desse componente e necessario calibrar a injeccao para nao virem a ter outros problemas
mps está offline   Responder com citação
Antigo 25-02-2009, 21:59   #4
micro-ln
Membro Sport

O meu Carro

Boas.

Tou a ver que sabes do assunto, já agora explica lá melhor isso?

Que outros problemas pode resultar?

A calibração do combustivel não é feita pelos injectores e esta valvula só serve apenas para manter um vacuo constante do debito de gasóleo dentro da bomba injectora?

Se puderes esclarece as minhas duvidas,agradeço-te..
- Kit led´s brancos (minimos, matricula, habitaculo, porta luvas e portas)brevemente piscas, luzes de travão e marcha-atrás
Antigo 26-02-2009, 08:46   #5
ad
Banned

Registo: 19-02-2009

Bom dia:

Fui ontem levantar a minha 6, e fiz a vaigem de Lisboa para o Algarve. Ao chegar a um semáforo, depois de ter feito a viagem toda de seguida com o cruise regulado para 140kms-h, a carrinha calou-se. Dava à chave, pegava e ia imediatamente abaixo. 2, 3, 4 vezes, até que ao por a trabalhar, acelerei e arranquei imediatamente. Não foi mais abaixo, mas já senti o relanti instável por 2 vezes de pois disso, principalmente hoje de manhã a frio. Mas não voltou a ir abaixo.

Podemos estar na presença de uma válvula SCV avariada? É para o stand resolver...
ad está offline   Responder com citação
Antigo 26-02-2009, 15:13   #6
micro-ln
Membro Sport

O meu Carro

Eram exactamente esses os sintomas que a minha M6 tinha antes de substituir a valvula SCV..

Tens no topo a referencia da valvula SCV da Denso,aproveita e muda já a referida valvula,mas como foi dito pelo membro mps que depois seja necessário a calibração da bomba injectora aproveita e faz com que eles mandem calibrar a bomba injectora pelo sim pelo não..

Depois diz como ficou a tua situação.

Saudações mazdistas
Antigo 26-02-2009, 15:42   #7
Dário Rocha
Mazdista

Registo: 17-02-2008
Local: Trofa/ VNGaia

O meu Carro

Sim senhor... bom trabalho, sem dúvida :wink:
Não devia ter vendido a 6
Dário Rocha está offline   Responder com citação
Antigo 26-02-2009, 17:37   #8
ad
Banned

De tarde foi abaixo mais uma vez, depois fiz 70kms de AE e andei no transito uns 20 minutos e não falhou...
Antigo 26-02-2009, 19:00   #9
micro-ln
Membro Sport

O meu Carro

A minha M6 comecou a ir abaixo ocasionalmente 1 vez por mes ou menos, na maioria dos casos depois de ter feito grandes viagens em auto estrada, quando eu parava no 1º cruzamento ou semaforo.

Cheguei a ver num site que estas carrinhas niponicas tinham uma electronica muito sensivel e o seu funcionamento podia ser afectado na proximidade de Antenas de telémoveis e hospitais, não sei ate que ponto isto será verdade,mas no centro de Beja junto ao edifico da Portugal telecom existem várias antenas e por duas vezes que por lá passei ela sem qualquer aviso foi-se abaixo em andamento e so a 4ª vez é que pegou, escusado será dizer que não tentei passar por lá novamente. Mas depois em várias partes do pais passei por várias antenas e cheguei a entrar num hospital e portou-se lindamente, portanto não sei se este mito será verdade..

Isto já foi a mais de 1 ano..

Depois comecou a fazer mais constantemente e aleatoriamente, o motor ia abaixo a frio logo de manha, a quente depois de uma viagem e durante uma viagem, chegou inclusive a ir abaixo a 90km/h numa curva da nacional ao chegar a Montemor-Novo ao reduzir para 4ª mudança..
Fiquei sem direcção assistida e obviamente sem resposta do motor, va lá que tive reflexos para por as duas mãos no volante e consegui virar o volante a muito custo, senão tinha ido em frente..

A minha namorada já não conduzia a carrinha com medo dela ir abaixo e bater contra outro carro..

Eu na semana anterior a ter substituido a referida valvula já andava com o pé direito a piloto de rallys,lolol.. Tinha que o utilizar o pé direito para travar e ao mesmo tempo manter alguma pressão no acelerador, para o motor não ir abaixo e nos semaforos e cruzamentos tinha que manter a carrinha acima das 1000rpm para o motor não ir abaixo novamente.

No dia anterior a valvula ser entregue na minha casa, ela chegou a ir abaixo já com o motor quente e depois custou bastante a pegar,apesar de ter o deposito a meio ela não pegava por nada, já estava a ver o numero da assistência automovel quando tento mais uma vez e lá deu sinal. Como não quis ficar novamente naquela situação e como ia para o centro de Setúbal tratar de assuntos, Resolvi ir até Azeitão primeiro a ver se passava aquilo, nunca foi abaixo até lá,mas o motor não passava das 3000rpm porque comecava a engasgar-se e o turbo nem sequer dava sinal. Tentei varias vezes puxar gradualmente pelo motor de forma a não engasgar-se e depois manter o motor alguns segundos as 1000rpm para arrefecer o turbo e desligava o motor de seguida, voltando novamente a ligar e puxar pelo motor e desligá-lo, até que a 3ª vez deixou de engasgar-se e ja não voltou a ir abaixo.

Nesse dia não voltou a ir abaixo e desde o dia seguinte em que mudei a valvula até a actualidade que nunca mais me deu problemas.

Uma coisa é certa, o facto destes motores andarem a engasgar-se em funcionamento de certeza que não faz muito bem a mecanica interna dos mesmos..

Portanto não façam muitos quilometros com a bomba injectora nestas condições, porque alêm da referida valvula pode vir uma listagem de peças novas para depois substituir tambem. Não sou mecanico mas deduzo o risco que pode provocar.

Vou seguir o conselho do mps e no final do més vou mandar calibrar a bomba injectora pelas vias das duvida, já economizei € na compra e instalação da valvula, mais vale ter a certeza que esta tudo OK. Estou a pensar ir a Bosch car service, apesar de a bomba ser Denso, mas desconheço outro sitio.. Alguem aconselha outra firma aqui na zona de Setúbal e arredores??
Antigo 26-02-2009, 19:29   #10
ad
Banned

Obrigado micro-in.

Espero mesmo que a avaria seja assim fácil de resolver e sem gravidade. Estou a adorar a carrinha, espero que no stand resolvam isto sem stress para poder desfrutar dela a 100%

Mas isto logo no 1º dia, é um azar dos diabos...
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras