Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda323

Notificações

Mazda323 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 04-11-2009, 17:33   #1
Savannah
Membro Sport

Registo: 04-11-2009
Local: Amora

O meu Carro

Predefinido [DB] Mazda 323F BA de 96

Burzoom!

Estou a abrir este diário de bordo para o meu "verdusco", que adquiri já em 2001.
Tem sido um fiel companheiro de viagens e outras "brincadeiras" , e até alguns "amassos" , mas em Fevereiro passado teve finalmente que entrar na oficina para fazer uma operação bem delicada ao coração...

Pois, o meu verdusco andava a gastar quase 1 litro de óleo a cada 1000Km, e já não dava para manter a situação durante muito mais tempo.
Ora, como eu não me apetecia desfazer-me do meu companheiro de viagem, (até mesmo porque um carro com as mesmas características deste hoje em dia, ou não existem, ou custam balúrdios) dei luz verde ao meu mecânico para tratar de mudar os segmentos ao motor, porque era mais que certo que já estariam gastos, ou destemperados...

Qual não foi o nosso espanto quando reparámos que 2 dos pistões estavam gravemente "estalados" (partidos, mesmo) na zona onde encaixam os anéis dos segmentos.

Resultado: um arranjo brutal, mandar vir 4 pistões, e ainda aproveitar para pintar o carro todo que estava todo riscadinho de uma ponta a outra. E ainda tratar de endireitar a frente que ainda revelava mazelas de um "toque" que dei já no ano de 2003...

A parte pior da situação:
O arranjo do carro, já estimei que vá ficar muito mais caro do que o valor do mesmo, mas pronto, isso já era um dado adquirido à partida. E depois, o serviço de peças da Mazda é lento, devagar, devagarinho ou parado. E por isso só para mandar vir um apoio de motor que estava partido (provavelmente nas dunas de Vila Nova de Mil Fontes...) foram uns 6 ou 7 meses. Se calhar a Mazda ainda teve que ir fabricar a peça de propósito,.. E agora são as juntas da cabeça que vieram enganadas, porque mandaram as do 1.3 e o meu carro é um 1.5. Já para não falar dos retentores da cambota que nunca mais vem... etc, etc, etc...

Já lá vão mais de 9 meses com o verdusco de molho na oficina, e tão cedo não sei quando ele de lá sairá. O carro até já está pronto para ser pintado, mas com a frente desmontada ninguém o vai levar para a estufa para se poder adiantar trabalho...

Já ando à procura de um segundo carro para o complementar, (Talvez um MX-5, um MX-3, ou até, um RX-7) principalmente nesta altura em que ando com os carros "dos outros", mas este irei sempre manter! Um desportivo de 5 portas não se arranja em qualquer lugar...

Assim sendo, vou criando a pouco e pouco este DB com base em fotos antigas que tenho dele, (poucas e de má qualidade) mas dando algumas explicações daquilo que lhe foi acontecendo durante os anos, e das (muito poucas) alterações que lhe fiz.
Apenas lhe mudei a medida dos pneus, e o auto-rádio de origem,... o resto foi apenas para manter, ou reparar algumas peças danificadas, como a antena eléctrica, ou o "mijão" do vidro traseiro.

Assim que tiver as fotos prontas, vou postando! Abraços

Buzroom!

\w/

Última edição de Savannah : 04-11-2009 às 17:35 Razão: Ortografia
Savannah está offline   Responder com citação
Antigo 04-11-2009, 17:36   #2
PedMar
Suspenso

Registo: 01-12-2008

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para PedMar
Predefinido

Bem, desejo-te sorte com a reparação, e que fique tudo bem com o "paciente"...
Rápidas melhoras.

Penso que conseguirias arranjar as peças sem ser na Mazda, mas o pessoal dos 323F poderá confirmar.
PedMar está offline   Responder com citação
Antigo 04-11-2009, 17:41   #3
Savannah
Membro Sport

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de PedMar Ver Post
Bem, desejo-te sorte com a reparação, e que fique tudo bem com o "paciente"...
Rápidas melhoras.

Penso que conseguirias arranjar as peças sem ser na Mazda, mas o pessoal dos 323F poderá confirmar.
Pois, algumas das peças que lhe mudei durante estes anos, muitas não vieram da Mazda não! (Só a antena eléctrica eram quase 150€! - O meu mecânico arranjou uma na "candonga" por uns 60€!) mas os pistons creio que tiveram mesmo que ser de origem!

Mas em breve, quando ele estiver arranjado e pronto para andar pretendo começar a fazer-lhe pequenas alterações, só para ficar estéticamente mais bonitinho. O FN do _moreno88_ tem-me servido de inspiração durante estes meses...

Adoro a cor do carro dele, e era a cor que eu queria ter. Mas se o meu verdusco já nasceu com aquele verde bonito, bem, deixa-o ficar verde. Só se a cor de origem dele fosse horrorosa é que mudava!

Burzoom!

\w/

Última edição de Savannah : 04-11-2009 às 17:42 Razão: Ortografia
Antigo 04-11-2009, 17:43   #4
PedMar
Suspenso

Registo: 01-12-2008

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para PedMar
Predefinido

O verde da Mazda é lindo... eu também não pintava de outra cor.
PedMar está offline   Responder com citação
Antigo 04-11-2009, 17:47   #5
3pelos
Banned

Registo: 16-05-2007
Local: Lisboa/Vila do Conde

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para 3pelos
Predefinido

Boas Savannah, é bom conhecer mais alguem que tem estima e gosto pela máquina

Quanto ao arranjo, já se sabe como é de preços na Mazda Por isso, nunca pensaste em comprar material no eBay? Tanto o Inglês como o Alemão têm montes de peças e acessórios para os nossos carros, poupas bastante

Se precisares de ajuda em algumas peças diz, já mandei vir algumas coisas pro meu 323 tanto de Inglaterra como da Alemanha e sempre bem mais barato.

Venham umas fotos e continuação de bom trabalho
3pelos está offline   Responder com citação
Antigo 04-11-2009, 17:49   #6
Savannah
Membro Sport

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de 3pelos Ver Post
Boas Savannah, é bom conhecer mais alguem que tem estima e gosto pela máquina

Quanto ao arranjo, já se sabe como é de preços na Mazda Por isso, nunca pensaste em comprar material no eBay? Tanto o Inglês como o Alemão têm montes de peças e acessórios para os nossos carros, poupas bastante

Se precisares de ajuda em algumas peças diz, já mandei vir algumas coisas pro meu 323 tanto de Inglaterra como da Alemanha e sempre bem mais barato.

Venham umas fotos e continuação de bom trabalho
Citação:
Post Original de PedMar Ver Post
O verde da Mazda é lindo... eu também não pintava de outra cor.
Pois, eu sempre adorei o verde-nobre com aqueles reflexos azulados; mas logo a seguir sempre adorei este verdinho vivo que fica tão bem nas fotos,...

E por falar em fotos: deixa ver se consigo descobrir como hostar as fotos na net para poder colocar aqui no fórum...

Burzoom!

\w/

Última edição de Savannah : 04-11-2009 às 17:50 Razão: Ortografia
Antigo 04-11-2009, 17:59   #7
RGM5
Mazdista

Registo: 13-04-2007

O meu Carro

Predefinido

Savannah vê aqui como colocar fotos.
Antigo 04-11-2009, 18:36   #8
Zangas
Mazdista

Registo: 15-08-2007
Local: Fundão

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Zangas
Predefinido

Bem vindo!

Boa sorte na reparação. Esse coração merece.

Já agora com quantos quilómetros está?

Queremos é umas fotos da maquina.

[DB] Mazda 323F BA - HV
Zangas está offline   Responder com citação
Antigo 04-11-2009, 19:51   #9
Savannah
Membro Sport

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de Zangas Ver Post
Bem vindo!

Boa sorte na reparação. Esse coração merece.

Já agora com quantos quilómetros está?

Queremos é umas fotos da maquina.
Bem, a reparação do motor está praticamente concluída, nem precisou rectificar os cilindros porque a ovalização era de menos de 4 décimas de milímetro... só falta fechá-lo! Mas as juntas e os retentores é que estão a atrasar tudo!

Ele veio para às minhas mãos com EXACTAMENTE 75.666Km bem marcadinhos no conta-quilómetros. Foi logo a primeira coisa em que reparei quando lhe peguei pela primeira vez e me sentei ao volante.

O sacana do carro até parece que já sabia que vinha para as minhas mãos...

Neste momento, já tinha passado dos 170.000. Ou seja, fez quase 100.000Km nas minhas mãos desde Setembro de 2001.

Começo é a desconfiar que os km's talvez tivessem sido alterados,... no entanto já soube de algo acerca do historial do carro por parte dos ajudantes do meu mecânico e irei postar essas informações à medida que o diário for decorrendo...

Quanto às fotos,... deixa ver se isto resulta:

Burzoom!

\w/

Última edição de Savannah : 04-11-2009 às 19:53 Razão: Ortografia
Antigo 04-11-2009, 20:12   #10
RGM5
Mazdista

Registo: 13-04-2007

O meu Carro

Predefinido

É sempre um gosto ver este carro, sobretudo de perfil como esta foto.

MORENO, chega aqui P.F. Que te apraz dizer deste carro?

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras