Voltar   Clube MazdaPT > Comunidade > Geral

Notificações

Geral Espaço livre para tudo

Resposta

Opções Display
Antigo 17-06-2010, 09:36   #1
RGM5
Mazdista

Registo: 13-04-2007

O meu Carro

Question [informação] SCUT(es)

Como se me levantam algumas questões/dúvidas sobre as suct's que a partir de Julho passam a ter portagens, e o prazo para entrada em vigor está próximo, gostava de partilhar as minhas dúvidas e saber se alguém me sabem esclarecer.

- O denominado "Chip de matricula" já está legislado?

- Com este chip como é feito o pagamento?

- Se alguém, por desconhecimento que a via não tem portageiros, entra nesta via sem chip, como é feito a cobrança?

- Quem tem via verde, pode utilizar o mesmo para substituir o "chip de matrícula", precisa de fazer alguma activação ou o processo é automático?

- Uma vez que não existe portageiros, como se processa o pagamento com os estrangeiros??

- Existe algum meio luminoso que indique o valor a pagar?

- Existe algum limite de velocidade nos locais de portagem?

Por agora chega de questões, agradeço, pois, que me elucidem sobre este assunto.
Antigo 17-06-2010, 10:26   #2
_RP_
Administrator

Registo: 14-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Enviar uma mensagem via Skype™ para _RP_
Predefinido

Vou falar do que ouço, sem ser oficial.

1- Acho que sai em DR no dia 21 Junho.
2- Ouvi dizer que será pré-pago (tipo carregamentos) ou pós-pago.
3- Se passar sem chip, o sistema tira a foto e aparece a cartinha em casa com a conta + multa.
4- Julgo que é automático.
5- Não sei
6- Não sei
7- 60km/h, os portais servem de radar fixo tb.
_RP_ está offline   Responder com citação
Antigo 17-06-2010, 10:34   #3
VDR
Membro Sport

Registo: 24-08-2009
Local: Casal de Cambra

O meu Carro

Predefinido

Na Brisa disseram que o chip será o identificador de via-verde, pelo que que será obrigatório em todas as viaturas.

Quanto aos estrangeiros, continuam a fazer como actualmente....passam e não pagam

Mazda3 CS MZ-CD [DB]
VDR está offline   Responder com citação
Antigo 17-06-2010, 10:50   #4
anjo2
Administrator

Registo: 13-02-2006

O meu Carro

Predefinido

1º Para este caso é irrelevante

2º O chip é a via verde, era suposto ter mais funções, mas a função inicial será apenas a via verde

3º Supostamente irá ser enviado a conta para casa, algo que já acontece noutros países

4º Via verde = chip da matricula, não precisa de mudar

5º Provavelmente igual aos portugueses

6º Em principio haverá indicações do valor nalgum sitio, acho que o mesmo é obrigatório, para além da indicação que se paga.

7º É o limite de velocidade da via, as portagens das AE's também irão ser substituídas pelo mesmo sistema, sendo assim muito mais seguro.
Antigo 17-06-2010, 11:44   #5
_RP_
Administrator

O meu Carro

Predefinido

Via verde é diferente de chip de matricula. Bom a confusão é muita à volta deste assunto. Eu não tenho via verde nem chip, mas tou a pensar optar por meter via verde.
Antigo 17-06-2010, 11:55   #6
RGM5
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de anjo2 Ver Post
1º Para este caso é irrelevante

2º O chip é a via verde, era suposto ter mais funções, mas a função inicial será apenas a via verde

3º Supostamente irá ser enviado a conta para casa, algo que já acontece noutros países

4º Via verde = chip da matricula, não precisa de mudar

5º Provavelmente igual aos portugueses

6º Em principio haverá indicações do valor nalgum sitio, acho que o mesmo é obrigatório, para além da indicação que se paga.

7º É o limite de velocidade da via, as portagens das AE's também irão ser substituídas pelo mesmo sistema, sendo assim muito mais seguro.
1º - Não me parece assim tão irrelevante. Isto porque se levantam questões legais.

2º - tanto quanto já li, também pode ser mas não é tipo único, e seria bom que não o fosse para não ser mais um monopólio.

Mas vamos esperar por mais comentários.

Citação:
Post Original de _RP_ Ver Post
Via verde é diferente de chip de matricula. Bom a confusão é muita à volta deste assunto. Eu não tenho via verde nem chip, mas tou a pensar optar por meter via verde.
Pois RP, por isso promovi esta "discussão" porque parece-me que a bom tuga as coisas vão ser divulgadas em Agosto com retroactivos de Julho.

Última edição de RGM5 : 17-06-2010 às 11:57
RGM5 está offline   Responder com citação
Antigo 17-06-2010, 12:12   #7
StoneH
Mazdista

Registo: 19-02-2006
Local: Odivelas / Lisboa

O meu Carro

Predefinido

Aqui fica o que sei sobre as Scuts e o DEM (dispositivo electrónico de matricula)

1 - O que é o identificador?
Um equipamento electrónico instalado no veículo, que permite a identificação do local e tempo de uso de determinada infra-estrutura através do estabelecimento de uma ligação rádio com a antena instalada na via, seja em barreiras de portagens, parques de estacionamento, postos de combustíveis e zonas urbanas limitadas. O sistema de portagens é electrónico, de um modo semelhante ao da Via Verde.

2 - Quando passa a ser obrigatório?
A partir do próximo mês de Julho, quando as concessões do Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral vão passar a ser portajadas em todos os carros que andam em auto-estradas sem portagem manual.

3 - O que tem de fazer o utilizador da Via Verde?
Os utentes que já possuem Via Verde não precisarão fazer nada. Atempadamente serão informados do processo pela entidade gestora da Via Verde.

4 - Quanto custa?
O dispositivo de identificação electrónica é gratuito nos primeiros seis meses de entrada em vigor desta medida. Posteriormente, o preço máximo será definido pelo SIEV, que entre outras funções terá que regular o preço dos identificadores.

5 - Onde se pode pedir?
Os condutores sem qualquer identificador terão de efectuar um pedido de reserva do aparelho. Os pedidos de reserva podem ser feitos nas 900 Estações dos CTT, nas lojas da Via Verde ou através da Internet em sites a anunciar.

6 - Quais as formas de pagamento?
Os utentes podem aderir livremente a três modalidades de pagamento: tradicional via verde; contrato pré-carregamento; contrato pré-pagamento anónimo.

7 - carros de matrícula estrangeira
Também os veículos de matrículas estrangeira que, em Portugal, circularem nas auto-estradas sem portagens manuais terão que ter um identificador associado a um meio de pagamento, como já acontece em alguns países europeus (República Checa, Áustria). Há um sistema próprio para os veículos estrangeiros a fornecer nas áreas de serviço e das auto-estradas e nas fronteiras. Não é necessário a sua aquisição. Pode-se devolver o identificador e receber a caução associada.

Mazda 5 Sport [DB]

StoneH está offline   Responder com citação
Antigo 17-06-2010, 12:23   #8
_RP_
Administrator

O meu Carro

Predefinido

Ninguém é obrigado a ter conta bancária logo ninguém é obrigado a aderir a via verde!
Antigo 17-06-2010, 13:28   #9
SnowSkier
Suspenso

Registo: 02-12-2006
Local: Albufeira City

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para SnowSkier
Predefinido

Quem tem Via verde não precisa fazer nada, certo?
SnowSkier está offline   Responder com citação
Antigo 17-06-2010, 13:33   #10
RGM5
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Boa info SH, (embora me levante outras dúvidas). lollll

Mas falta ainda dar resposta à minha 3ª questão. (às outras não são relevantes)

No meio disto tudo, parece-me estranho que a 15 dias do início ainda nada esteja definido. Mas isto são outras politiquices.

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras