Voltar   Clube MazdaPT > Manutenção > Problemas e Reparações

Notificações

Problemas e Reparações Espaço para relatar imprevistos e como os resolver

Resposta

Opções Display
Antigo 23-12-2014, 10:16   #1
Jarievilo
Novo Membro

Registo: 23-12-2014

O meu Carro

Angry Mazda 6 SW 2013 - Problemas A Mais Para um Carro com 40.000km´s

Boas caros amigos,

Tenho uma Mazda 6 Carrinha das novas comprada em Maio de 2013. Tem 40 mil km´s e já teve que ir à oficina 3 vezes em ações não programadas! É o meu primeiro mazda e começo a ficar algo preocupado e por isso decidi partilhar a minha experiência com vocês.
  • O primeiro problema aconteceu por volta dos 10.000 km talvez. Foi uma luz laranja que dizia "Necessário Inspeccionar o Motor" . Estiveram de volta dele uma ou duas horas na oficina e a luz desapareceu. Passado uns dias a luz voltou a aparecer. Voltei a levá-lo à mazda que me disseram que era um defeito num sensor. Ficou resolvido. Não dei importância na altura a este problema.
  • A segunda vez que teve que ir para a oficina foi derivado do facto de aparecer uma luz VERMELHA a dizer que a pressão do oleo não estava correcta e que deveria verificar o nível de oleo . Assim fiz, e verifiquei que o óleo estava acima do limite superior (mas um pouco abaixo do X). Chamei reboque e foi para a oficina da mazda. Isto com 39.000kms. Na oficina disseram me que tal ocorreu devido ao oléo já estar muito gasto e que deveriam proceder à revisão dos 40.000km e mudar o oleo. Assim foi.

No dia seguinte à revisão logo de manha antes de sair com o carro, verifiquei o nível do óleo. Estava no sitio onde devia estar. Mas qual não foi o meu espanto que na vareta do óleo veio um folha de metal com a espessura não superior a um fio de cabelo. Cabia na ponta de um dedo. Este pormenor não significa um desgaste prematuro do motor?!
  • Para mal dos meus pecados, hoje passado uma semana da tal revisão dos 40.000km voltou-me a acender aquela luz laranja que me apareceu aos 10.000km em que dizia que era necessário inspeccionar o motor! Começo realmente a ficar preocupado porque as avarias já começam a ser muitas.

Para agravar tudo isto, agora (pelo menos só agora reparei) em baixas rotações, pequenas manobras, ao segundo "calcar" dos travões eles ficam DUROS e praticamente não travam! Ainda há minutos ia a colocar o carro na garagem .... que tem uma descida algo inclinada com uns 100 metros, ia com o pé no travão a deixar o carro descer mas não com excessiva velocidade, quando me aparece um carro de frente. Tive que carregar a fundo no pedal.... mas o gajo já estava duro como uma pedra. A muito custo e com a ajuda do travão de mão consegui parar o carro antes de bater! Estamos a falar de velocidade de no máximo 10km/hora!!

Agora digam-me .... Estará isto tudo relacionado? acham tudo isto normal num carro novo? O que devo fazer? Obviamente que foi tudo feito em garagens oficiais mazda.

Desde já muito obrigado pela ajuda.
Jarievilo está offline   Responder com citação
Antigo 23-12-2014, 10:39   #2
DuarteM
Membro Sport

Registo: 09-12-2010

Predefinido

Bem vindo, é melhor passares pelas apresentações

o problema da luz de motor e da pressão de óleo parece-me estar relacionado som o FAP, sendo assim parece que os problemas de FAP nestes carros ainda não foram solucionados.
O óleo subir devido a estar gasto é a maior treta que já ouvi, isso foi mesmo resposta para despachar. O nível do óleo sobe devido a problemas no FAP e há mistura de gasóleo com o óleo, ficando este contaminado e posteriormente aumenta o nível e o óleo perde as propriedades levando a uma lubrificação ineficiente.
Se pesquisares verás que é um problema comum nos modelos anteriores, e pelos vistos persistes nos novos. Este problema agrava-se para quem faz trajectos curtos e muita cidade.
Aperta com eles enquanto tens garantia, pois senão vai-te sair bem da carteira e poderá resultar em problemas graves.

quanto aos travões podes mandar ver a bomba central ou a bomba de vácuo, embora seja normal o pedal ficar duro e perder eficácia depois de esforçado.

4.2 l / 100Km
DuarteM está offline   Responder com citação
Antigo 23-12-2014, 10:50   #3
DeckDogz
Mazdista

Registo: 16-03-2007
Local: Atrás do sol posto

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para DeckDogz
Predefinido

a que concessão o carro vai?

já pensaste em trocar para outra?

isso já merece uma carta para a MMP!

Mexam-se!

Deckdogz

----------------------------------------------------------------------------------------------
Mazda 2 1.25 16V SPORT 2007 75 cv 110Nm Cinza Prata c/ sensores de estacionamento atrás
----------------------------------------------------------------------------------------------
Opel Corsa B 1.5 TD SPORT 1999 xxcv xxxNm Branco
DeckDogz está offline   Responder com citação
Antigo 23-12-2014, 11:10   #4
Jarievilo
Novo Membro

O meu Carro

Predefinido

Apresentação feita!
DuarteM : eles não disseram que o oleo subiu por causa de estar gasto. O que eles disseram foi que a luz da pressão do óleo acendeu por causa do oleo estar gasto.

DeckDogz - Vou onde comprei o carro - Santos da Cunha 2 em Braga. Até agora nada a dizer do pessoal de lá... pena só mesmo o inconveniente destas vezes que fiquei "a pé" por causa do carro.

A questão daquele pequeno fragmento de metal é que me está a preocupar mais... significa que algo está mal....
Antigo 23-12-2014, 11:24   #5
DuarteM
Membro Sport

Registo: 09-12-2010

Predefinido

A luz da pressão do óleo não acende por o óleo estar gasto, acende por a pressão não ser indicada, no teu caso devido a óleo a mais.

4.2 l / 100Km
DuarteM está offline   Responder com citação
Antigo 23-12-2014, 13:37   #6
DeckDogz
Mazdista

Registo: 16-03-2007
Local: Atrás do sol posto

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para DeckDogz
Predefinido

eu no teu lugar ia pedir análise a outro stand oficial..

já passei por situações identicas em que me vi forçado a envolver Mazda Motor Portugal.... e a coisa não correu bem.... para o lado deles...

portanto, nao fiques a espera que sejam eles a querer mexer-se.....

Deckdogz

Mazda 2 1.25 16V SPORT 2007 75 cv 110Nm Cinza Prata c/ sensores de estacionamento atrás
Opel Corsa B 1.5 TD SPORT 1999 xxcv xxxNm Branco
DeckDogz está offline   Responder com citação
Antigo 24-12-2014, 11:04   #7
zoroastra
Membro Sport

Registo: 24-02-2013

O meu Carro

Predefinido

Bem não está de certeza,que eu saiba não houve outros carro idênticos a terem esse problema sendo um motor novo os problemas que venham a surgir vão demorar até serem identificados e corrigidos, em principio o carro está na garantia se não confias na oficina que costumas ir escolhe outra.
O pedal ficar duro tem a ver com o servo freio não ter vácuo suficiente para trabalhar, nos carros a diesel tem uma bomba que faz esse vácuo, antigamente eram mecânicas mas actualmente há muitos carros com bombas eléctricas.
Antigo 21-04-2015, 11:50   #8
Jarievilo
Novo Membro

O meu Carro

Predefinido Ação Urgente no seu Veículo - Veio tarde mas veio...

Passados alguns meses de eu ter alertado para o problema dos travões aqui no fórum e de ter ido à oficina e eles terem dito que o facto de o travão ficar duro era normal (depois eu adaptei a minha condução a este problema), heis que surge uma circular da própria Mazda a dar-me razão! Afinal não era normal!

"Caro Proprietário Mazda:
(...) Decidimos realizar um programa de serviço especial em certos veículos CX-5 (..) Mazda6 e Mazda3.
Qual é o problema? Em certos veículos produzidos com motor skyactiv-d 2.2 quando o pedal dos travões é pressionado várias vezes dentro de um curto período de tempo com o motor a trabalhar a baixo regime, a força de assistência aos travões pode ser temporariamente reduzida, causando uma sensação invulgar no pedal dos travões.
Que medidas a mazda vai tomar? O seu reparador oficial mazda irá inspeccionar a bomba de vácuo, efectuar a lavagem do motor e substituir o filtro do óleo do motor por um novo modificado. Se necessário a bomba de vácuo será substituída por uma nova. A inspecção e reparação serão realizadas sem encargos e demorará aproximadamente duas horas a realizar (..)"

Afinal sempre tinha razão!!!
Antigo 24-04-2015, 23:43   #9
MRF
Mazdista

Registo: 18-10-2007
Local: LUXEMBOURG

O meu Carro

Predefinido

Bom tenho a versão a gasolina, 16 mil km feitos, até agora 0 problemas, vou fazer a revisão para o mês que vem, o carro tem 1 ano!
MRF está offline   Responder com citação
Antigo 25-04-2015, 09:21   #10
Pyre
Membro Sport

Registo: 13-04-2009
Local: Alcabideche - Cascais

Predefinido

Boas
Se acender essa luz amarela, mas o carro mantém um comportamento normal, não se preocupe, estará relacionado com válvula egr, filtro de partículas ou um sensor algures. Actualmente, é um mal geral, e acontece em inúmeras marcas; a causa mais frequente são as deslocações muito curtas, o motor não tem tempo de atingir as temperaturas ideias e como consequência o fap não consegue regenerar, limpar. Se é o seu caso, nada como fazer uns passeios mais longos, de preferência em AE e numa velocidade constante, assim irá provocar a tal regeneração. Não é defeito, é modernice... e por isso se vê casos de egr fechadas e fap Off. Obviamente, não vale a pena falar sobre isto num stand oficial da marca, mas vale a pena informar-se.
Continuação de bons kms

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras