Voltar   Clube MazdaPT > Mercado > Opinião Concessionários/Oficinas

Notificações

Opinião Concessionários/Oficinas A vossa opinião e experiência com os stands e assistência da marca

Resposta

Opções Display
Antigo 09-08-2007, 19:35   #1
_RP_
Administrator

Registo: 13-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Enviar uma mensagem via Skype™ para _RP_
Predefinido Revisões fora da rede oficial (SEM PERDER GARANTIA)

REGULAMENTO 1400/2002 DA COMISSÃO EUROPEIA

De acordo com o regulamento 1400/2002 da Comissão Europeia, o consumidor não perde a garantia do fabricante sobre um automóvel, pelo facto da manutenção do mesmo ser feita fora da rede oficial da marca, desde que respeitadas as recomendações oficiais do fabricante.

"Com efeito, há muitos consumidores que ainda receiam “sair” da rede oficial da marca por julgarem que esse facto implicará a perda de garantia do automóvel por parte do fabricante, contudo esse facto poderá verificar-se apenas se os trabalhos efectuados pela oficina independente forem feitos de forma incorrecta. Não obstante, uma obrigação geral de, durante o período de garantia, fazer reparar ou manter os veículos unicamente pela rede autorizada impediria os consumidores de exercerem o seu direito de optar por uma oficina de reparação independente para assegurar a reparação ou a manutenção dos seus veículos e impediria essas oficinas de reparação de entrarem efectivamente em concorrência com a rede autorizada, o que poderá considerar-se ser anti-concorrencial."

Escolha portanto a oficina que mais lhe convém!

Informações retiradas de:
http://www.boschcarservice.pt
_RP_ está offline   Responder com citação
Antigo 09-08-2007, 19:41   #2
danielML
Co-founder

Registo: 13-02-2006

Predefinido

toca a decorar o nome da directiva e fazer valer os nossos direitos
informação util

Abrazoom
danielML está offline   Responder com citação
Antigo 09-08-2007, 20:19   #3
Karapao
Mazdista

Registo: 05-03-2007
Local: Cascais

Predefinido

Desconhecia esta Directiva, a qual abre portas para que possamos ter acesso a revisões mais acessíveis fora da Rede de concessionários da Marca.

Preocupa-me é a falta de know-how específico ou até a falta de equipamento dessas oficinas independentes. Por exemplo: não me parece que possamos ir fazer uma regeneração do DPF fora da Mazda ou, no âmbito duma revisão, não nos vão concerteza actualizar a software da centralina pela última versão, etc.

No entanto, é sempre bom saber estas coisas!

Mazda 5 Sport cinza prata - Junho 2007

Karapao está offline   Responder com citação
Antigo 10-08-2007, 10:22   #4
SnowSkier
Suspenso

Registo: 01-12-2006
Local: Albufeira City

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para SnowSkier
Predefinido

Citação:
Preocupa-me é a falta de know-how específico ou até a falta de equipamento dessas oficinas independentes. Por exemplo: não me parece que possamos ir fazer uma regeneração do DPF fora da Mazda ou, no âmbito duma revisão, não nos vão concerteza actualizar a software da centralina pela última versão, etc.

Além disso, se houver algum problema, não só no DPF mas em qualquer outra peça do motor ou nalgum sistema electrónico, poderão dizer "ah...e tal...o veículo não foi assistido na marca...foram para uma oficina normal...etc, etc...e agora está estragado...se tivessem ido à marca, DE CERTEZA, que não tinha tido este problema..."

Por isso, acho que é um pau de 2 bicos...
SnowSkier está offline   Responder com citação
Antigo 10-08-2007, 10:54   #5
Lmiguel
Membro Exclusive

Registo: 14-12-2006
Local: Alverca

Predefinido Re: Revisões fora da rede oficial (SEM PERDER GARANTIA)

Citação:
Post Original de _RP_
REGULAMENTO 1400/2002 DA COMISSÃO EUROPEIA

De acordo com o regulamento 1400/2002 da Comissão Europeia, o consumidor não perde a garantia do fabricante sobre um automóvel, pelo facto da manutenção do mesmo ser feita fora da rede oficial da marca, desde que respeitadas as recomendações oficiais do fabricante.

Pode ser defeito de profissão, mas quanto a este regulamento (que tem valor legal, é certo), tenho sérias dúvidas...

É que na hora de fazer contas, "o desgraçado" que tenha levado o carro a uma revisão fora da marca, e tiver o azar do carro "berrar" com algum assunto que só a marca venha a conseguir resolver, vai sempre ver a marca dizer-lhe "que a reparação/revisão anterior não foi feita segundo as normas do fabricante"!!!!
Vão sempre arranjar um parafuso mal apertado, com meia volta a mais para dizer: "não assumimos a garantia"! E aí temos um problema muito maior que o regulamento 1400/2002....

Entre esse risco e ter de pagar mais uns cobres nas revisões durante três anos não sei qual será a opção mais sensata...

Acredito piamente que na maioria dos casos este regulamento se transforma em "letra morta"!

Podemos dizer o que quisermos. Mas quem mexe em 10, 20 ou 30 carros iguais por dia está muito melhor preparado para esse automóvel do que quem mexe em 10, 20 ou 30 carros diferentes por dia!

Agora se as marcas são "honestas", já é outra conversa. Agarradas a essa sua suposta "especialização", aproveitam para nos tirarem o couro, o cabelo e fazer um mau serviço! E temos de lá voltar porque... está na garantia!!!!!

Este é o mal... mas são as regras do jogo! Quem não quer jogar assim, compra um mercedes!

Outro carro, outra postura de mercado, outra competência, outro campeonato (a mercedes...).

Um abraço
Lmiguel está offline   Responder com citação
Antigo 10-08-2007, 19:22   #6
Karapao
Mazdista

Registo: 05-03-2007
Local: Cascais

Predefinido

Concordo!

Mazda 5 Sport cinza prata - Junho 2007

Karapao está offline   Responder com citação
Antigo 06-08-2010, 00:48   #7
MSeis
Membro Sport

Registo: 26-04-2009
Local: Porto

O meu Carro

Predefinido

Lol eu nunca levo o carro a marca, mas recentemente fui obrigado a ir a MCoutinho(Mazda) e apontaram me logo o dedo por nao ter o livro de revisoes da ultima revisao... Disseram logo que ia perder a garantia blablabla.
MSeis está offline   Responder com citação
Antigo 23-08-2010, 21:13   #8
hugo_tuning
Mazdista

Registo: 28-02-2008
Local: Guimarães

Enviar Mensagem via MSN para hugo_tuning
Predefinido

Citação:
Post Original de MSeis Ver Post
Lol eu nunca levo o carro a marca, mas recentemente fui obrigado a ir a MCoutinho(Mazda) e apontaram me logo o dedo por nao ter o livro de revisoes da ultima revisao... Disseram logo que ia perder a garantia blablabla.
se tiveres feito a revisão num local que a faça igual à marca, não perdes garantia mesmo que eles o digam... basta apresentares a factura da oficina (midas, imperio, bosch car service, roady, etc...). e mesmo k ta tirem, podes sempre reclamar e apresentar como justificação o regulamento acima mencionado. eles têm de cumprir a lei, não estamos propriamente numa republica das bananas (apesar de às vezes parecer).
cumps
hugo_tuning está offline   Responder com citação
Antigo 25-04-2011, 22:02   #9
mazda6XM
Novo Membro

Registo: 17-02-2009

Predefinido

JOFICINA-LEIRIA.
A minha M6 2004 é assistida nesta Oficina de alta qualidade e que dá garantia de qualquer revisão.Tem todo o software necessário.É muito superior à Auto-Sueco.(Mazda-Leiria).
Só um exemplo entre outros que poderia expôr: A minha M6 estava a consumir já bastante óleo. Mudaram-lhe as anilhas dos injectores e agora nem uma gota de oleo consome, além de fazer um média expectacular e desenvolver que nem uma louca.
mazda6XM está offline   Responder com citação
Antigo 26-03-2013, 10:59   #10
josé manuel mauricio
Novo Membro

Registo: 20-03-2013

Predefinido

Bom dia a minha M6 de 2003 está com 100.000 km levou kit de distribuição completo assistida por mecanico da mazda amigo em particular oleos de qualidade filtros os injetores completamente sequinhos todo o motor sequinho não consome qualquer gota de oleo suspensões direcção inspeções sem qualquer tipo de anomalias abraço a todos mazdistas http://www.mazdapt.com/forum/images/.../muitofixe.gif
josé manuel mauricio está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras