Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > RX-8

Notificações

RX-8 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 01-08-2011, 21:31   #1
NunoFigo
Novo Membro

Registo: 01-08-2011
Local: Lisboa

O meu Carro

Predefinido RX-8... cada vez custa mais a pegar

Olá a todos,

Acabei de me registar no fórum e vim cá tentar conseguir algumas dicas...

Comprei um RX-8 de 2005 há cerca de 1 ano. O antigo dono (que não conhecia) foi impecável no processo de venda, deixou-me guiar o bólide sem qualquer restrição... e foi amor à primeira vista.

O carro estava e está impecável. Foi brutalmente estimado pelo antigo dono, que pouca utilização lhe dava (tinha 25 mil Km quando me chegou às mãos). Hoje, com mais 15 mil Km em cima, continuo a adorar o carro.

Mas cada vez que lhe pego, fico nervoso!
Em Dezembro passado fui uma vítima do habitual problema do RX-8. O meu irmão tirou o carro da garagem, ligando e desligando em menos de um minuto. Depois de algumas tentativas, teve que ir de reboque. Foi parar à Santogal, que lhe limpou as velas e substituiu a bateria (já tinha dado cabo dela).
Aprendi (só então) os cuidados que pelos vistos o RX-8 exige... especialmente ao desligar (deixá-lo nas 3 a 4 mil RPM durante uns 10 segundos). Mas como devem imaginar, nem sempre isto é possível. Por vezes há pressa e nem sempre fica bem acelerar quando se desliga o carro (no emprego, por exemplo... dá um bocado DEMAIS nas vistas!)

O problema é que agora, 7 meses depois, estou a sentir dificuldades ao pegar o carro, a frio ou a quente. Pensei que seria o motor de arranque a ir para o espaço. Levei-o de novo à Santogal, que voltaram a apontar o problema nas velas... e me acusaram de lhe dar pouca auto-estrada. Caramba, todos os dias anda 20 Km + 20 Km... e só não anda mais depressa porque ainda não voa!

Tenho tentado dar umas voltas grandes (upa upa que a gasolina sai cara) para tentar "limpar" o motor... mas até agora nada tem melhorado. Antes pelo contrário. Atualmente precisa de 3-4 segundos para pegar.

Fartei-me de ler coisas pela net fora, com dicas para pegar o carro "afogado", sugestões para mudar o motor de arranque e outras coisas... mas não sou nenhum mecânico... apenas um condutor amador. Não tenho conhecimento, nem ferramentas, nem sítio (nem coragem para mexer na besta! ) para fazer reparações por minha conta.

Sugestões, alguém tem? Precisam de mais informações? Alguém me sugere uma oficina onde saibam trabalhar com este motor? Posso estar a ser maldoso para a Santogal, mas duvido que eles tenham experiência com a máquina...

Um abraço,
Nuno
NunoFigo está offline   Responder com citação
Antigo 02-08-2011, 15:24   #2
MRF
Mazdista

Registo: 18-10-2007
Local: LUXEMBOURG

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de NunoFigo Ver Post
Olá a todos,

Comprei um RX-8 de 2005 há cerca de 1 ano. O antigo dono (que não conhecia) foi impecável no processo de venda, deixou-me guiar o bólide sem qualquer restrição... e foi amor à primeira vista.

O carro estava e está impecável. Foi brutalmente estimado pelo antigo dono, que pouca utilização lhe dava (tinha 25 mil Km quando me chegou às mãos). Hoje, com mais 15 mil Km em cima, continuo a adorar o carro.

Em Dezembro passado fui uma vítima do habitual problema do RX-8. O meu irmão tirou o carro da garagem, ligando e desligando em menos de um minuto. Depois de algumas tentativas, teve que ir de reboque. Foi parar à Santogal, que lhe limpou as velas e substituiu a bateria (já tinha dado cabo dela).
Aprendi (só então) os cuidados que pelos vistos o RX-8 exige... especialmente ao desligar (deixá-lo nas 3 a 4 mil RPM durante uns 10 segundos). Mas como devem imaginar, nem sempre isto é possível. Por vezes há pressa e nem sempre fica bem acelerar quando se desliga o carro (no emprego, por exemplo... dá um bocado DEMAIS nas vistas!)

O problema é que agora, 7 meses depois, estou a sentir dificuldades ao pegar o carro, a frio ou a quente. Pensei que seria o motor de arranque a ir para o espaço. Levei-o de novo à Santogal, que voltaram a apontar o problema nas velas... e me acusaram de lhe dar pouca auto-estrada. Caramba, todos os dias anda 20 Km + 20 Km... e só não anda mais depressa porque ainda não voa!

Tenho tentado dar umas voltas grandes (upa upa que a gasolina sai cara) para tentar "limpar" o motor... mas até agora nada tem melhorado. Antes pelo contrário. Atualmente precisa de 3-4 segundos para pegar.

Fartei-me de ler coisas pela net fora, com dicas para pegar o carro "afogado", sugestões para mudar o motor de arranque e outras coisas... mas não sou nenhum mecânico... apenas um condutor amador. Não tenho conhecimento, nem ferramentas, nem sítio (nem coragem para mexer na besta! ) para fazer reparações por minha conta.

Sugestões, alguém tem? Precisam de mais informações? Alguém me sugere uma oficina onde saibam trabalhar com este motor? Posso estar a ser maldoso para a Santogal, mas duvido que eles tenham experiência com a máquina...

Um abraço,
Nuno

Boas ai vai uma ajuda primeiro; as velas devem estar sempre limpas e mudadas todos os 60 000km sempre sem esquecer, depois deves como fazes deixar o carro a trabalhar um pouco antes de o desligarese podes dar uma gazada antes de o desligares ate as 7 mil rpm, quando pegares sempre no carro das a chave e nao tiras e ao mesmo temp que ele esta a tentar pegar aceleras um pouco sem tirar as chaves so isso, se nao pegar fazes o mesmo sempre durante 8 segundos a vezes que for preciso nunca passando 8 segundos o tempo que das a chave e eceleras so isso.
O carro em principio o unico problema do carro podera ser o catalizador la para os 100 000km deves estar atento a ele nao entupir e veres sempre o nivel do oleo de vez em quando e rectificares poens elf 5w 30 e bom o outro similar, o meu levou 3 manetes de travao de mao no verao esta calor e o travao de mao fica mole ehehheheh mas e verdade a gasolina o meu levou sempre 98 oct qualquer coisa e so pedires tive esse carro 3 anos e meio e fiz 115 000 km comprei novo e gostei muito dele so pena e nao ter 300cv mas pronto
MRF está offline   Responder com citação
Antigo 03-08-2011, 21:44   #3
NunoFigo
Novo Membro

Registo: 01-08-2011
Local: Lisboa

O meu Carro

Predefinido

Viva MRF!

Obrigado pela resposta! A desligar (agora...) estou a ser cuidadoso, dando sempre uma puxada de acelerador bem longa, à volta das 4000 rpms... mas vou passar a fazer como dizes e puxá-lo até às 7000 antes de tirar a chave.

O carro é fantástico e custa mesmo imaginar-me a dar-lhe um novo dono (para mim, confesso que os 231 cavalos chegam-me! . Mas esta coisa das velas é puxadota. Se for só trocar de 60 mil em 60 mil, é tranquilo... mas lá está, em Dezembro limparam as velas. Na volta aquelas já foram e está a pedir novas.
Ah... além disso comecei agora a sentir o motor preso nos primeiros minutos de rodagem, antes de atingar a temperatura de serviço. Velas?

Um abraço,
Nuno
NunoFigo está offline   Responder com citação
Antigo 03-08-2011, 23:42   #4
MRF
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

[QUOTE=NunoFigo;684189]Viva MRF!

Obrigado pela resposta! A desligar (agora...) estou a ser cuidadoso, dando sempre uma puxada de acelerador bem longa, à volta das 4000 rpms... mas vou passar a fazer como dizes e puxá-lo até às 7000 antes de tirar a chave.

O carro é fantástico e custa mesmo imaginar-me a dar-lhe um novo dono (para mim, confesso que os 231 cavalos chegam-me! . Mas esta coisa das velas é puxadota. Se for só trocar de 60 mil em 60 mil, é tranquilo... mas lá está, em Dezembro limparam as velas. Na volta aquelas já foram e está a pedir novas.
Ah... além disso comecei agora a sentir o motor preso nos primeiros minutos de rodagem, antes de atingar a temperatura de serviço. Velas?

As velas são importantes estarem limpas e mudar sempre que o carro se
afogar alguma vez ou aos 60 000 km sempre o oléo deve ser 5w 30 de
preferencia elf ou delexia.
Poderá as vela darem sintomas de vários problemas, podes ir a marca e por o carro ligado ao computador para saberes tudo sobre o estado do motor e sistema do funcionamento do catalisador e gases de escape e estado das
sondas lambda também e importante.
Nao te esqueas se nao pegar rodar a chave ate 8 segundo sem parar e acelerar o carro se ele nao quiser pegar podes fazer isso uma 15 vezes nao passando 8 segundos caso alguma vez nao pegue por injecta mais gasolina que ar dai poder afogar se nao fizer bem mistura
Antigo 21-09-2011, 23:31   #5
silverX
Novo Membro

Registo: 20-07-2011

Predefinido

verifica o sistema de ignicao de preferencia como o amigo MRF disse (ligado ao computador para teres uma ideia geral).
silverX está offline   Responder com citação
Antigo 12-10-2011, 20:36   #6
Luis RX8
Novo Membro

Registo: 12-10-2011

Predefinido

Boas Nuno,

Será que não andas a por gasolina 95???!!!!!!
Exprimenta 98 e vais ver diferença, eu pus 95 e o meu não gosta falha, acende luz do motor, etc... 98 e tudo 5* 231cv sempre ao dispor!
Luis RX8 está offline   Responder com citação
Antigo 12-10-2011, 23:13   #7
MRF
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de Luis RX8 Ver Post
Boas Nuno,

Será que não andas a por gasolina 95???!!!!!!
Exprimenta 98 e vais ver diferença, eu pus 95 e o meu não gosta falha, acende luz do motor, etc... 98 e tudo 5* 231cv sempre ao dispor!
No meu sempre levou gasolina 98 exepto nas duas primeiras semanas da compra em todo o caso nunca acendeu a luz nos 115 000km que fiz com ele.
Antigo 14-10-2011, 00:47   #8
MRF
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de Nelson_Rx8 Ver Post
Eu sempre pus 95 e nunca me deu problemas. Agora dá mas a razao é outra:centralina
Ai posso estar de acordo contigo
Antigo 02-01-2012, 17:03   #9
RIKO
Membro Confort

Registo: 02-01-2012
Local: x

O meu Carro

Predefinido

ola deves velas bobinas e os cabos HT ( axo ke o nome em portugues e assim eu como moro em inglaterra a 15 anos sei os nomes em ingles ke sao coils plugs and leads) e la a mazda recomenda mudar de 30mil milhas 50mil km salvo o erro, tb tens de ver a bateria pois o rx8 usa bastante a bateria quando esta frio
RIKO está offline   Responder com citação
Antigo 14-03-2012, 17:51   #10
gigelito
Novo Membro

Registo: 09-08-2011
Local: algarve

Predefinido

Citação:
Post Original de NunoFigo Ver Post
Olá a todos,

Um abraço,
Nuno

Espero que ja tenhas tudo resolvido. Quando compraste o rx8 nao vinha junto com os documentos um livro pequeno com os cuidados a ter? Se quiseres eu envio te fotocopias disso. em todo caso nao faças o que diz o outro proprietario levar o carro ate as 7000rpm porque faz mal.
Tens de deixar aquecer o carro antes de desligar, se nao tiveres tempo deixas o acelarador as 4000rpm durante des segundos e desligas a chave sem tirar o pe do acelarador.
Quando o carro esta quente deixa o acelarador nas 3000rmp antes de desligar assim fica com oleo nos rotors.
Tenho o meu ja a 2 anos e nunca tive problemas com ele. usado.
gigelito está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras