Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda5

Notificações

Mazda5 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 04-10-2011, 08:30   #21
rmac
Membro Sport

Registo: 23-04-2007

Enviar Mensagem via MSN para rmac
Predefinido

Citação:
A verdade é que no google quando pesquiso algo, muita gente fala em problemas com a DPF e os pneus gastarem muito rapido, a DPF assusta-me um pouco, porque durante a semana a M5 seria para fazer trajectos curtos (5km em cada 4 vezes, ou seja 20km por dia)
Quanto a DPF...de facto houve problemas...mas à semelhança de outras marcas também, não foi algo de isoloado com os motores da Mazda.
Para que saibas, houve 2 ou 3 recalls...1 deles foi para actualização da centralina e os problemas de DPF ficaram ultrapassados. Mas atenção que isto (também à semelhança de outras marcas) não significa garantia de isenção de problemas. O DPF tem peças sensíveis como os sensores (penso que são 3) e a panela catalítica (corpo do filtro) que desgastam-se e/ou podem ser danificadas com o uso...mas...isto à semelhança de outras peças que ao longo dos tempos tem vondo a ser introduzidas nos motores diesel como por exemplo a MAF (mass air flow sensor) a EGR...etc
Qualquer das formas...o maior problema (a meu ver) sempre foi o conhecimento tecnico desta tecnologia. Nas oficinas limitavam-se a substiuir as peças até os sintomas desaparecerem ao invés de procurarem a verdadeira causa. Claro que muitos vezes os problemas persistiam e os proprietarios perdiam a paciencia (e com razão).
Mas agora as coisas estão melhores neste aspecto até porque já há oficinas que sabem mexer nesta tecnologia e mais...também há boas oficinas que sabem remover o DPF sem problemas e com qualidade.

Outra coisa...falavas sobre a certeza do carro ter os 50.00km´s...é fácil.
Este carro tem o chamado registo digital. Não tem livro de revisões...os "carimbos"...existem mas como uma entrada no registo digital.
Cada revisão eles dão uma cópia do Registo Digital em que consta todas as intervenções e manutenções. Pede por uma copia deste registo.
Antigo 04-10-2011, 10:15   #22
1977
Novo Membro

Registo: 03-10-2011

Predefinido

Citação:
Post Original de rmac Ver Post
Quanto a DPF...de facto houve problemas...mas à semelhança de outras marcas também, não foi algo de isoloado com os motores da Mazda.
Para que saibas, houve 2 ou 3 recalls...1 deles foi para actualização da centralina e os problemas de DPF ficaram ultrapassados. Mas atenção que isto (também à semelhança de outras marcas) não significa garantia de isenção de problemas. O DPF tem peças sensíveis como os sensores (penso que são 3) e a panela catalítica (corpo do filtro) que desgastam-se e/ou podem ser danificadas com o uso...mas...isto à semelhança de outras peças que ao longo dos tempos tem vondo a ser introduzidas nos motores diesel como por exemplo a MAF (mass air flow sensor) a EGR...etc
Qualquer das formas...o maior problema (a meu ver) sempre foi o conhecimento tecnico desta tecnologia. Nas oficinas limitavam-se a substiuir as peças até os sintomas desaparecerem ao invés de procurarem a verdadeira causa. Claro que muitos vezes os problemas persistiam e os proprietarios perdiam a paciencia (e com razão).
Mas agora as coisas estão melhores neste aspecto até porque já há oficinas que sabem mexer nesta tecnologia e mais...também há boas oficinas que sabem remover o DPF sem problemas e com qualidade.

Outra coisa...falavas sobre a certeza do carro ter os 50.00km´s...é fácil.
Este carro tem o chamado registo digital. Não tem livro de revisões...os "carimbos"...existem mas como uma entrada no registo digital.
Cada revisão eles dão uma cópia do Registo Digital em que consta todas as intervenções e manutenções. Pede por uma copia deste registo.
Muito obrigado pelo tempo despendido em prol do meu conhecimento..!
Vou averiguar esse tal registo digital.

Eu gostaria de ter o feedback de mais algumas pessoas relativamente aos ruidos parasitas no carro... ja que os materiais são maioritariamente "rijos"
1977 está offline   Responder com citação
Antigo 04-10-2011, 10:45   #23
anjo2
Administrator

Registo: 13-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Predefinido

As criticas são normais, se comprasses um carro novo por 30000€ e tivesses problemas logo nos primeiros 10000km ias logo à procura de fóruns e afins à procura de soluções e a deixar o teu feedback, se nunca tiveres problemas provavelmente nem ias dar feedback em fóruns da tua experiência, mas sim aproveitar o carro.

Se o dpf deu problemas? Sim, se foi a todos, não, como já foi dito, houve problemas de dpf em todas as marcas, e houve muitas pessoas que simplesmente removaram o dpf para não voltarem a ter problemas, e resultou.

Acho que não devias ter medo por causa do dpf, funciona mal, tira-se e está resolvido. As pessoas com problemas de dpf o pior mal que fazem é tentar resolver esses problemas.
Antigo 04-10-2011, 11:05   #24
1977
Novo Membro

Registo: 03-10-2011

Predefinido

Citação:
Post Original de anjo2 Ver Post
As criticas são normais, se comprasses um carro novo por 30000€ e tivesses problemas logo nos primeiros 10000km ias logo à procura de fóruns e afins à procura de soluções e a deixar o teu feedback, se nunca tiveres problemas provavelmente nem ias dar feedback em fóruns da tua experiência, mas sim aproveitar o carro.

Se o dpf deu problemas? Sim, se foi a todos, não, como já foi dito, houve problemas de dpf em todas as marcas, e houve muitas pessoas que simplesmente removaram o dpf para não voltarem a ter problemas, e resultou.

Acho que não devias ter medo por causa do dpf, funciona mal, tira-se e está resolvido. As pessoas com problemas de dpf o pior mal que fazem é tentar resolver esses problemas.
Quando se fala em "tirar" o DPF, basicamente será remover apenas fisicamente a "panela/sistema"?
1977 está offline   Responder com citação
Antigo 04-10-2011, 14:42   #25
anjo2
Administrator

Registo: 13-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Predefinido

Fisicamente e electronicamente, existe sensores que têm de ser desactivados senão continua a dar problemas.
Antigo 06-10-2011, 08:06   #26
rmac
Membro Sport

Registo: 23-04-2007

Enviar Mensagem via MSN para rmac
Predefinido

Sim...no fundo o que se faz é para alem da remoção física é tb a nível de software o "bypass" da monitorização dos sensores do DPF.
Este sistema por agora pareçe estar estável...depois do update do software da centralina.
Mas tal como disse o anjo2...eu assim que tiver problemas com ele o mais provavel é a remoção.

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras