Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda5

Notificações

Mazda5 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 15-02-2007, 12:57   #1
Blackfive
Mazdista

Registo: 15-02-2007
Local: Viseu

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Blackfive
Predefinido DPF essa maravilha da técnica

1. Em Abril de 2006, dirigi-me ao Entreposto NH (Entreposto), concessionário da Mazda aqui em Viseu, para encomendar uma Mazda 5 Sport, o que fiz, acrescentando ao equipamento de série, sensores de estacionamento traseiros, barras transversais de transporte no tejadilho e kit mãos livres por bluetooth.

Os factos
2. A entrega seria para fim de Maio, depois Julho, até que a 8 de Setembro de 2006, ao final da tarde, fui finalmente levantar a carrinha, à qual foi atribuída a matrícula xx-CD-xx.
3. Na semana a seguir, logo na terça-feira, acende a luz do DPF (Filtro de Partículas), e tenho que me dirigir ao Entreposto para fazer a regeneração que deveria ter sido feita antes da entrega.
4. Quinze dias depois, nova regeneração, supostamente porque a anterior não teria sido exaustiva...
5. Em Outubro volta à oficina para nova regeneração, começando então a pôr-se a hipótese de alguma peça estar defeituosa, tendo ainda realizado outra regeneração nesse mês.
6. Entretanto em Novembro, e no seguimento de nova regeneração, fica agendada a instalação de uma actualização do PCM, o que se veio a verificar no final desse mês durante mais uma regeneração...
7. Em 2006/12/06, nova regeneração e mudança de óleo, então estava a carrinha com 6.387 Kms, supostamente agora é que estava finalmente em ordem.
8. No entanto, volta a acender a luz do DPF logo na 2ª semana de Dezembro, e a carrinha não consegue fazer sozinha a regeneração.
9. Nessa altura é feita a actualização do PCM.
10. No entanto, no fim do mês tem de regressar à oficina para fazer a regeneração e fica marcada nova visita para quando tivessem o sensor que, de acordo com os mecânicos, estava avariado.
11. A 2007/01/04, regressamos à oficina para efectuar a substituição do referido sensor. Agora é que o problema estava resolvido...
12. De facto, desta vez estive duas semanas sem ver a luz do DPF acesa. Depois acendeu três vezes sem que o carro bloqueasse, o que era melhor do que a situação anterior mas demonstrava que o problema não estava resolvido.
13. Como era de esperar, no dia 2007/01/31, a carrinha bloqueou novamente!
14. Assim, no dia 2007/02/01 a carrinha volta à oficina para mudar o óleo, uma vez que seria este o cerne do problema, uma vez que não havia sido mudado, isto apesar de o carro pouco passar dos 11.000 Km.
15. Nesse mesmo dia entregaram-me o carro às 18:00h, reiterando que agora finalmente o problema estava resolvido e que só voltaria à oficina aos 20.000 Km.
16. No dia seguinte, por volta das 18:00h acende novamente a referida luz avisadora, bloqueando ao fim de cerca de 10 Km percorridos.
17. Escusado será dizer, que no dia 2007/02/03, pela manhã, voltei à oficina para nova regeneração. Menos de 24 horas depois volta a acender a luz...
18. No dia 2007/02/05, liguei para a assistência 24 horas do M. E. S. cerca das 14:30h e rebocaram a carrinha para as oficinas do Entreposto NH, em Viseu. Só no final da tarde, já depois das 18:00h, pude levantar na Hertz um veículo de 5 lugares, que no dia seguinte tive de ir trocar por uma Hyundai Trajet de 7 lugares, que sou forçado a utilizar até esta data.

A reacção aos factos
19. Na primeira visita, o problema teria sido o facto de não ter sido feita a regeneração antes da entrega ao cliente, o que aparentemente é prática comum em virtude das manobras de transporte poderem produzir uma acumulação excessiva no filtro de partículas (FP).
20. Foi-me pedida a mudança do estilo de condução, uma vez que o problema seria o carro não andar geralmente acima das 2000 rpm no transito citadino, isto apesar de com muita frequência sair da cidade para distâncias superiores a 100 Km, geralmente em auto-estrada. Foi feito sem qualquer resultado prático.
21. Recordo até, que num sábado pela manhã, penso que em finais de Outubro, estando de partida para Montalegre, mas ainda na cidade, fui surpreendido pela luz avisadora, tendo bloqueado logo em poucos metros. Dirigi-me de imediato ao Entreposto, onde já me aguardavam e de imediato realizaram nova regeneração. Nova promessa de estudo do problema.
22. Nesse fim de semana fui como disse a Montalegre circulando por auto-estradas e uns poucos quilómetros em estrada de montanha. Na Terça-feira seguinte estava de novo na oficina.
23. Agora era o software, depois o sensor, depois o óleo, e assim sucessivamente...
24. Quero salientar que da minha parte, a Mazda, através do Entreposto que é o representante em Viseu, sempre contou com toda a compreensão e colaboração, quer para a explicação quer para a resolução do problema.
25. Até hoje não sei se o problema tem resolução, se o vão resolver ou não, e em que prazo.
26. Em face do exposto, é inequívoco o facto de que adquiri uma viatura com defeito de fabrico.
27. Quando escolhi a Mazda 5, tal não foi alheio ao facto de a Mazda ter sido considerada na Alemanha, mais uma vez a marca com melhor pós venda e melhor satisfação do cliente.
28. Depois destes cinco meses de calvário, em que já fui mais vezes à oficina com esta Mazda, do que com uma Citroen ZX com 180000km e que caminha para doze anos de idade... espero que finalmente o problema se resolva...

Mazda 2 1.25i 75cv 11/2004
Peugeot 307 SW 1.6i 7L 110cv 06/2002
Blackfive está offline   Responder com citação
Antigo 15-02-2007, 21:51   #2
neoxic
Membro Sport

Registo: 14-02-2006

Predefinido

Mas chegas mesmo a fica apeado?
Antigo 15-02-2007, 22:10   #3
jotaM5
Membro Confort

Registo: 12-02-2007
Local: Lamego

Predefinido

Por acaso comprei a minha M5 em Viseu e vi la realmente uma preta...e disseram-me que ja devia estar resolvido o problema com o sensor do oxigenio.....isto foi no inicio desta semana
jotaM5 está offline   Responder com citação
Antigo 15-02-2007, 23:21   #4
Blackfive
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Não fiquei realmente apeado.
Mas certa vez a caminha da sé numa calçada bastante ingreme tive que parar, o carro não tinha força para retomar a marcha e tinha já alguns carros atrás de mim...
Já desesperado desliguei o carro e voltei a ligar, os segundos até o motor bloquear, isto é cortar o turbo e limitar as rotações, foram suficientes para arrancar e prosseguir lentamente a marcha.
Têm sido tempos dificeis...

Bem, hoje ao fim da tarde fui buscar a carrinha e até agora não acendeu a luz, os próximos dias serão de alguma ansiedade.

Antigo 15-02-2007, 23:24   #5
Your Worst Nightmare
Mazdista

Registo: 13-04-2006
Local: Alcácer do Sal

O meu Carro

Predefinido

Pode ser que tenham acertado no problema. Pensamento positivo! :wink:
Antigo 16-02-2007, 22:28   #6
Blackfive
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

24 horas sem a luz acesa...

Agora vão os pneus, falei com o Entreposto, para a semana vou levar lá a M5 para verificarem os pneus, quinze dias não chegaram...

Depois de 15 dias de charuto, a M5 parece-me ainda melhor!

Antigo 17-02-2007, 14:56   #7
Enter Sandman
Mazdista

Registo: 14-02-2006
Local: Algarve

O meu Carro

Predefinido

Realmente esta situação é desesperante e até alarmante.

Tanta ida à oficina sem se conseguir solucionar o problema...

Esperemos que seja desta :wink: .

Boa Sorte e aguardamos novidades.

Cpts e Viagens Seguras :wink: .

Mazda6 5p Sport [facelift] '06
Mazda5 Sport '07
Enter Sandman está offline   Responder com citação
Antigo 18-02-2007, 21:17   #8
StoneH
Mazdista

Registo: 19-02-2006
Local: Odivelas / Lisboa

O meu Carro

Predefinido

Viva Manuel Marques,

como se esta portar a M5 desde que regressou da oficina?

O problema está aparentemente resolvido?

Mazda 5 Sport [DB]

StoneH está offline   Responder com citação
Antigo 18-02-2007, 21:24   #9
Blackfive
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Boa noite Hugo,

Podes-me chamar mesmo Miguel, que eu não me chateio.

Ontém fui ao Porto e hoje á serra, as nossas M5 são umas máquinas, e por enquanto acho que o problema está resolvido, mas o melhor é aguardar...

Antigo 21-02-2007, 22:11   #10
Blackfive
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

O inacreditavel aconteceu...

Aos 12684Km, 586,6Km depois de sair da oficina, a luz avisadora do DPF voltou a acender, por enquanto de modo contínuo.

Vou aguardar pacificamente ke a luz apague...

Resposta

Tags
dpf

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras