Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda5

Notificações

Mazda5 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 26-11-2012, 13:05   #1
ruibispo
Novo Membro

Registo: 28-03-2011

Predefinido Mazda 5 - Perda de potência

Boa tarde,

Tenho uma Mazda 5 CDI 2.0 Sport de 2007 com 278 mil kms. E tenho um problema que acho que já se vem a arrastar à algum tempo, mas agora tem piorado a olhos vistos. Faço um descrição do problema cronologicamente para que possa expor o que tenho vindo a notar na carrinha.

2007: comprei a carrinha que era um espectáculo, respondia muito bem tinha algumas limitações nas recuperações mas era muito boa tanto em termos de agilidade como de nervos q.b. Ela ia de lisboa ao porto sempre a 140km/h em cruise control e não mexia o ponteiro.

2008: recebi um carta da mazda solicitando a recolha da carrinha para uma reprogramação da centralina pois tinham detectado um problema (seja lá qual foi o problema que descobriram). Apartir daqui comecei a sentir a carrinha já um pouco mais presa, mas podia ser eu que andava a imaginar coisas.

2009: foi fazer a revisão dos 120 mil – substituição da correia de distribuição e os grandes (ironia) mecânicos da PORTELCAR retiraram o liquido refrigerante e esqueceram-se de voltar a atestar, entregaram-me o carro e (acho que é normal não verificar os niveis após uma revisão) lá fui eu para casa. Passado dois dias lá andou um pouco no transito e aqueceu, tendo regressado para a oficina onde descobriram a porcaria que fizeram... Ficou lá 1 mês até que os grandes (novamente ironia) mecânicos trocaram a cabeça do motor. Ora a partir daqui mentalizei-me que a carrinha nunca mais seria a mesma, mas já estava arranjada e eles não cobraram nada, portanto não posso pedir uma carrinha nova... Tive que ficar com esta sabendo que uma vez aberta nunca mais será a mesma coisa. E não foi... foi sempre a cair as prestações, deixou de ser uma pequena felina para ser uma arrastadeira mas que ainda se mexia um pouco.

2012: comecei a notar que ela perdia a velocidade em subida e que a direito mastiga muito para chegar as velocidades acima dos 140. Por exemplo na CREL sentido alverca queluz naquela subida grande venho a 150 kmh em 6ª e se não fizer nada chego la a cima a 70 kmh, se puser a 5ª nao passo dos 110kmh. Ora esta carrinha subia aquilo em 6 a 140 e a acelerar se eu quisesse. Mesmo a direito não consigo passar dos 160 e para chegar lá vejo e desejo-me... acima disso so mesmo a descer e embalado.
Pensei que se fosse fazer a revisão dos 240 mil (nova correia) e que me queixasse que talvés pudessem ver o que se passava na carrinha. Fui a mazda (sim sempre levei a carrinha a marca) para que mudassem a correia e expus o que se passava. Primeiro disseram-me que a perda de potencia podia ser resultado de ja ter sido aberta e também dos quilometros que ja tinha... Quando a fui buscar (verifiquei os niveis... não só caio uma vez...) o recepcionista disse-me que tinham testado a carrinha e que nao tinham notado nada (isto se testaram... possivelmente ligaram a máquina e mais nada) o que é certo é que ainda continuo com a carrinha nesta condição e não sei o que fazer.

Já me disseram que seria do filtro de particulas entupido, mas acho que isso levaria a acender a luz e a carrinha entrava no safe modo, mas isto nao acontece.
Já me disseram que podia ser o sensor de massa de ar, mas acho que a carrinha não desenvolvia e pronto, ela até aos 140 até desenvolve mais ou menos. E ela também quando acelero responde, se fosse o sensor MA ela nao respondia.
Já me disseram que podia ser o turbo, mas não vejo fumo negro a sair do escape nem se ouve aquele ruido de turbo gripado. Só talvéz medindo a pressao do turbo (existe alguma maneira de se fazer isto sem se gastar rios de dinheiro?)
Também já me disseram que poderiam ser os segmentos (isto é que eu já não sei o que é) desculpem a minha ignorância...

Peço a vossa ajuda pois se eu levo a marca ou a multimarcas, eles ligam a máquina e não tem mensagens de erro e não tem nada, se vou dar uma volta com eles, vão ter montes de teorias e vão andar aos apalpoes até descobrirem (se descobrirem) e a factura depois fica aqui para o burro. Podem dizer-me o que me aconcelham a fazer de uma forma económica.

Obrigado pela vossa ajuda.

Rui Bispo.
ruibispo está offline   Responder com citação
Antigo 26-11-2012, 13:40   #2
NDSM
Membro Exclusive

Registo: 09-02-2010

Predefinido

Bom, no meu caso, eu tive de tirar o filtro de partículas bem cedo, aos 130 mil. Mas podes começar pelo essencial: filtro de ar e filtro de gasóleo que, no meu caso, acredito que nunca tivessem sido mudados anteriormente, mesmo com revisões na marca.

Isto porque, se te acontecer como a mim, não se tratanto de anomalia mecânica, a máquina não acusava nada, mas o filtro de gasóleo estava totalmente entupido.

Outra hipótese é teres os injetores entupidos, face à quilometragem e se deixares o carro chegar com frequência à reserva. Uma limpeza de injetores numa "marca branca" fica em cerca de 50 euros.

Cumprimentos,
NDSM está offline   Responder com citação
Antigo 26-11-2012, 14:11   #3
rmac
Membro Sport

Registo: 23-04-2007

Enviar Mensagem via MSN para rmac
Predefinido

É verdade, concordo com o NSDM
A minha vim a descobrir que o filtro de gasoleo nunca tinha sido mudado...
Com revisões sempre na marca.

Já agora manda verificar a EGR...
E outra coisa...é natural que depois do recall tivesses notado uma ligeira quebra de vigor...toda a gente notou.
A repro acalmou ligeiramente a fera...
Antigo 27-11-2012, 00:17   #4
Brunexsloteam
Membro Exclusive

Registo: 11-05-2008

Predefinido

Rui Bispo, se quiseres posso te emprestar o meu Medidor de massa Ar, tenho 2,se for do medidor, depois falamos,... POIS não caias no mesmo erro que eu, que fui metendo peças (na mazda) e depois ia ficando com eles em duplicado, exemplo disso é o que Medidor..... Empresto te e vês

sou de Lisboa.... PAREDE/CASCAIS
Brunexsloteam está offline   Responder com citação
Antigo 27-11-2012, 17:52   #5
Zunda
Membro Confort

Registo: 30-08-2010

Predefinido

Boas,

Eu tenho os mesmos sintomas mas não de uma forma tão grave.
Sinto que ela embrulha quando precisa de binário (recuperações em subidas e em 6ª, a partir das 2000rpm)
Eu vou agora fazer-lhe uma revisão em que vou trocar o filtro de gasóleo também.
Estou a pensar seriamente a solicitar a desmontagem e limpeza da EGR e do colector de admissão, assim como uma limpeza à "pinha" de pesca de óleo no cárter.
Acho que a base do problema é falta de "boost", ou seja, ou é falta de vácuo (nas nossas carrinhas a pressão de óleo e respectiva circulação afecta significativamente a produção de vácuo pela bomba), ou do lado da admissão alguma fuga ou entupimento.

Também já me lembrei de ser o medidor de massa de ar, mas acho que se fosse o mesmo daria algum erro.

Abraço
Zunda está offline   Responder com citação
Antigo 06-07-2013, 09:57   #6
PV
Membro Confort

Registo: 18-02-2007

Predefinido

Bom dia a todos.

Conseguiram identificar e resolver a situação que descrevem?

Tenho exactamente os mesmo sintomas na minha carrinha. Desenvolve bem, mas quando aparece uma subida mais prolongada, pura e simplesmente ela aninha-se...

Por favor digam algo.

Abraço.
PV está offline   Responder com citação
Antigo 17-05-2015, 22:18   #7
grandeleão
Membro Exclusive

Registo: 29-05-2007
Local: PORTO

Predefinido

Boas noites. Preciso de ajuda
A minha M5 já sem dpf e filtro de particulas tem o mesmo problema. Em plano tem dificuldades em chegar aos 150/160 km. O pior é em subidas longas onde se arrasta . Acrescento que levou bomba de vácuo nova faz tempos e para despiste troquei o oleo e todos os filtros, continuando na mesma. Peço aos users que tiveram este problema se o conseguiram resolveram. Obrigado
grandeleão está offline   Responder com citação
Antigo 03-06-2015, 12:50   #8
dj.luc
Membro Exclusive

Registo: 07-05-2012

Predefinido

Olá, vou dar mais umas achegas:
Também suspeitava no medidor de massa de ar ou egr.
Em relação ao turbo também pode fazer com que a carrinha não tenha força, uma maneira barata de ver a pressão que ele faz é com os módulos Bluetooth para a porta OBDII, pelo meu paguei 7€ e ligo a telemóvel, a Centralina da um valor de pressão do turbo, claro esse valor pode não ser correto se o medidor de massa de ar não andar a fazer medições corretas.
dj.luc está offline   Responder com citação
Antigo 04-06-2015, 18:15   #9
zoroastra
Membro Sport

Registo: 24-02-2013

O meu Carro

Predefinido

isso pode ser muita coisa,
já mandas-te limpar a rede do chupador de óleo do cárter?
Se não manda pois provoca má lubrificação do motor incluindo a bomba de vácuo que gripa e sem vácuo não há avanço do turbo,os tubos do vácuo também costumam entupir com o mesmo resultado anterior.
Antigo 08-06-2015, 09:34   #10
grandeleão
Membro Exclusive

Registo: 29-05-2007
Local: PORTO

Predefinido

Boas, obrigado pela atenção.
Penso que ficou resolvido. O problema estava na MAF, tive que meter nova. Contudo quando fizer a revisão dos 200.000 ( falta pouco ), aproveito para limpar a rede do chupador e limpo a admissão.
Cumprimentos,
grandeleão está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras