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Antigo 21-07-2017, 17:45   #1
SCosta
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O meu Carro

Predefinido Velas incandescentes queimadas!!!

Boas,

Já me tinha queixado aqui que por vezes o motor da minha M5 abana ao relanti, apesar de pegar bem a frio, e puxar bem.
No entanto hoje descobri que tenho duas velas incandescentes queimadas. Poderá ser a causa do motor por vezes abanar ao relanti e em desaceleração?
Já alguem teve que mudar as velas incandescentes?

Obrigado.
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Antigo 10-08-2017, 22:37   #2
latinhas
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Predefinido

Boa noite, tenho os mesmos sintomas... mas não sei se tenho velas queimadas. Como posso verificar?
__________________
Mazda 5 Sport ou Decathlon 9 Ltd ?
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Antigo 11-08-2017, 08:39   #3
SCosta
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O meu Carro

Predefinido

Citação:
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Boa noite, tenho os mesmos sintomas... mas não sei se tenho velas queimadas. Como posso verificar?
Boas,

As velas têm que ser testadas uma a uma, não é preciso desmonta-las. Basta apenas tirar a barra de metal que une todas as velas, e testar com um multimetro.
Ver video de exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=RsKjtTv_iwM
Se ficarem as velas montadas no carro, basta ligar um borne do multimetro á massa do carro, e o outro borne no veio central da vela (onde enrosca a porca). Se o multimetro apitar é porque a vela está boa, senão está queimada.

Obrigado.
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Antigo 11-08-2017, 09:54   #4
DeckDogz
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O meu Carro

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Predefinido

nao precisas do multimetro para nada...

basta um cabo do borne positivo da bateria ao topo da vela....

faz faisca, tá boa.... não faz, tá arrumada!
__________________
Cumprimentos a todos,

Deckdogz

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Mazda 2 1.25 16V SPORT 2007 75 cv 110Nm Cinza Prata c/ sensores de estacionamento atrás
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Opel Corsa B 1.5 TD SPORT 1999 xxcv xxxNm Branco
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Antigo 11-08-2017, 19:43   #5
DuarteM
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Predefinido

Não necessáriamente. As velas perdem potência e começam a ficar gastas (fracas) não atingindo a temperatura ideal no tempo ideal.
Há um video muito bom disso no canal do eblase.
Agora duvido muito da tremedeira ao ralenti. Pois o trabalho das velas fica feito quando o motor fica ligado.
__________________
Mazda 3 BK 1.6 MZ-CD fap off / EGR off / Repro off

4.2 l / 100Km
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Antigo 12-08-2017, 08:47   #6
SCosta
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O meu Carro

Predefinido

De facto a substituição das velas não me resolveu o problema do relanti. Mas como vi que tinha duas queimadas, substitui porque farão falta com certeza, nem que seja no inverno. Apesar de ter tido duas velas queimadas, não é grande problema nestes carros, porque a minha M5 pegava bem. No entanto o gasóleo não é totalmente queimado até os cilindros atingirem a temperatura ideal, só assim auxiliado pelas velas quando necessário.
Voltando ao problema do relanti, penso que já o resolvi ( ainda estou em fase de testes :-) ). Tirei a borboleta da admissão, e estava toda suja do lado do motor. Limpei com liquido para tirar o carvão, e o relanti ficou bem mais estável e o carro afinado. Falta verificar quando o filtro regenera, que é quando tremia mais.
Uma das formas de verem se a borboleta está mesmo suja, fecham a borboleta e verificam se conseguem ver luz de um lado ao outro, porque a borboleta de admissão mesmo estando fechada, tem uma ligeira passagem de ar por causa do relanti. Se essa pequena passage estiver bloqueada com carvão, é o suficiente para afectar o relanti e afinação do carro.

Última edição de SCosta : 12-08-2017 às 08:56 Razão: texto corrigido
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