Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda5

Notificações

Mazda5 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 21-07-2017, 17:45   #1
SCosta
Membro Exclusive

Registo: 20-04-2010
Local: Seixal

O meu Carro

Predefinido Velas incandescentes queimadas!!!

Boas,

Já me tinha queixado aqui que por vezes o motor da minha M5 abana ao relanti, apesar de pegar bem a frio, e puxar bem.
No entanto hoje descobri que tenho duas velas incandescentes queimadas. Poderá ser a causa do motor por vezes abanar ao relanti e em desaceleração?
Já alguem teve que mudar as velas incandescentes?

Obrigado.
SCosta está offline   Responder com citação
Antigo 10-08-2017, 22:37   #2
latinhas
Membro Confort

Registo: 14-05-2007
Local: Corroios

Predefinido

Boa noite, tenho os mesmos sintomas... mas não sei se tenho velas queimadas. Como posso verificar?
Antigo 11-08-2017, 08:39   #3
SCosta
Membro Exclusive

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de latinhas Ver Post
Boa noite, tenho os mesmos sintomas... mas não sei se tenho velas queimadas. Como posso verificar?
Boas,

As velas têm que ser testadas uma a uma, não é preciso desmonta-las. Basta apenas tirar a barra de metal que une todas as velas, e testar com um multimetro.
Ver video de exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=RsKjtTv_iwM
Se ficarem as velas montadas no carro, basta ligar um borne do multimetro á massa do carro, e o outro borne no veio central da vela (onde enrosca a porca). Se o multimetro apitar é porque a vela está boa, senão está queimada.

Obrigado.
Antigo 11-08-2017, 09:54   #4
DeckDogz
Mazdista

Registo: 16-03-2007
Local: Atrás do sol posto

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para DeckDogz
Predefinido

nao precisas do multimetro para nada...

basta um cabo do borne positivo da bateria ao topo da vela....

faz faisca, tá boa.... não faz, tá arrumada!

Deckdogz

----------------------------------------------------------------------------------------------
Mazda 2 1.25 16V SPORT 2007 75 cv 110Nm Cinza Prata c/ sensores de estacionamento atrás
----------------------------------------------------------------------------------------------
Opel Corsa B 1.5 TD SPORT 1999 xxcv xxxNm Branco
DeckDogz está offline   Responder com citação
Antigo 11-08-2017, 19:43   #5
DuarteM
Membro Sport

Registo: 09-12-2010

Predefinido

Não necessáriamente. As velas perdem potência e começam a ficar gastas (fracas) não atingindo a temperatura ideal no tempo ideal.
Há um video muito bom disso no canal do eblase.
Agora duvido muito da tremedeira ao ralenti. Pois o trabalho das velas fica feito quando o motor fica ligado.

4.2 l / 100Km
DuarteM está offline   Responder com citação
Antigo 12-08-2017, 08:47   #6
SCosta
Membro Exclusive

O meu Carro

Predefinido

De facto a substituição das velas não me resolveu o problema do relanti. Mas como vi que tinha duas queimadas, substitui porque farão falta com certeza, nem que seja no inverno. Apesar de ter tido duas velas queimadas, não é grande problema nestes carros, porque a minha M5 pegava bem. No entanto o gasóleo não é totalmente queimado até os cilindros atingirem a temperatura ideal, só assim auxiliado pelas velas quando necessário.
Voltando ao problema do relanti, penso que já o resolvi ( ainda estou em fase de testes :-) ). Tirei a borboleta da admissão, e estava toda suja do lado do motor. Limpei com liquido para tirar o carvão, e o relanti ficou bem mais estável e o carro afinado. Falta verificar quando o filtro regenera, que é quando tremia mais.
Uma das formas de verem se a borboleta está mesmo suja, fecham a borboleta e verificam se conseguem ver luz de um lado ao outro, porque a borboleta de admissão mesmo estando fechada, tem uma ligeira passagem de ar por causa do relanti. Se essa pequena passage estiver bloqueada com carvão, é o suficiente para afectar o relanti e afinação do carro.

Última edição de SCosta : 12-08-2017 às 08:56 Razão: texto corrigido
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras