View Single Post
Antigo 09-02-2010, 12:20   #6
jprelvas
Membro Confort

Registo: 09-04-2007

Predefinido

Ora bem, n resisti após ter escrito o post anterior e resolvi aproveitar um pouco de tempo livre q tinha aqui no trabalho e fui com o carro aqui a uma oficina das redondezas de onde sou cliente ocasional (com outros carros).

Explicados os sintomas lá me estiveram a medir a eficiência do alternador e da bateria. Conclusão, o conjunto aparenta saúde, o alternador apresenta níveis na ordem dos 14,70 / 14,80 quando a luz está apagada e 13,70 / 13,80 qd a luz está acesa (a luz avisadora do painel, claro).

Isto são valores normalíssimos e foram registados com máximos e AC ligado o único facto anormal foi em certa altura da medição ter passado momentaneamente os 15,00 (com luz avisadora apagada) e imediatamente a seguir a luz acendeu e desceu para os 13,80. Pelo que me apercebi e me foi explicado, só há indícios de algo não estar bem quando os valores descem abaixo de 12,00 (estamos a falar de volts, penso eu de q). Não é o meu caso.

Conclusão, dia 17 volto lá para fazer a experiência com uma bateria nova. Se a luzita apagar muito bem, saio de lá com essa bateria, senão tenho q pensar muito bem o q vou fazer pois falaram-me q se não for da bateria pode haver problemas ao nível do regulador de tensão do alternador (3 horas de mão de obra para substituir mais a peça propriamente dita cujo preço não fiz questão de saber). Ah, é suposto as baterias originais durarem acima dos 5 anos q a minha tem (isto pode ser mau sintoma para mim).

Entretanto o também abordei a questão da EGR e disseram-me q lá estão fartos de tapar as dos Golf's e BMW's, Mazda ainda nenhum passou por lá mas com o feedback q já tenho deste forum sei q é perfeitamente possível pelo q também lhes vou entregar esse trabalhinho.

Ah, e mais uma, acho q fui comido com os 120€ da polie do alternador q paguei na Mazda, n é suposto mudar a peça aos 90000km e a folga q tinha não era impeditiva de o alternador continuar a trabalhar por mais uns bons tempos... enfim....

JR
jprelvas está offline   Responder com citação