Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda323

Notificações

Mazda323 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 14-09-2009, 23:01   #641
jfmr6
Banned

Registo: 07-05-2009
Local: Seixal/Margem Sul

O meu Carro

Predefinido

Sim, as jantolas ficaram á maneira Rimo, como já disseram, o carro fica totalmente diferente, melhora bastante a aparencia...
Depois de todo arranjadinho, ficas com uma carro para fazer mais 200.000kms...ficara com um aspecto de quase novo
Queremos acompanhar toda as mods e/ou reparações da maquina
jfmr6 está offline   Responder com citação
Antigo 14-09-2009, 23:56   #642
Rimo
Mazdista

Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Rimo Enviar uma mensagem via Skype™ para Rimo
Predefinido

Alteração da relação da Caixa de Velocidades!

A mod que acabei a 3 horas, será a mais profunda que o meu carro alguma vez teve! Desta vez não me fiquei só pela alteração da caixa! Não eu fui mais longe, desta vez peguei no veio secundário da minha caixa (que vinha no carro de origem) e metia nesta caixa que a nível de rolamentos e carretos está bem melhor! Tive uns pequenos problemas, e o pior foi meter a caixa no sítio, que só consegui com a ajuda da minha mãe e da Vanessa! De resto fiz tudo sozinho com um único ajudante, o portátil com a página do Allmazda.net aberta! Bem agora só me resta arranjar o que infelizmente estraguei, parti 2 pernes do escape, um (dos três) que agarra a falange/Curva do turbo, e o outro foi na união entre o pré-cat, e o flexível (que só tem 2! portanto neste momento só tem 1). Agora ando a ver onde consigo arranjar pernes equivalentes, é que eles são em cobre por causa de não ficar agarrado ...

A parte que me agradou mais, foi o trabalho na caixa mesmo, analisei todos os carretos/Veios/selectores/veios/Rolamentos/etc e verifiquei que o estado era razoável, e tive de recorrer a lima, para cortar algumas arrestas que mais tarde podem originar "dificuldade" em meter a mudança... de resto de salientar (não sou totalmente leigo em caixas de velocidades ....) que é uma caixa muito simples, também por ser uma caixa de 5 velocidades, porque se fosse de 6 seria bem mais difícil.
Comparando às caixas das motas (as que estava bastante habituado ) é ligeiramente diferente, na maior parte o material é muito mais pesado/resistente, na caixa do carro não tenho rolamentos de esferas, mas sim rolletes ... são mais resistentes ....

E pronto demorei 2 dias, até porque não é nada fácil desmontar tudo SOZINHO, a Vanessa ainda tentou desapertar umas coisas, mas tinha de la ir eu sempre desapartar com força, para ela só "desenroscar", mas também se fartou rapidamente .

Comportamento na estrada:

Não é muito diferente, mas notam-se algumas .... tipo na subida de Penacova onde eu antigamente subia em 5ª a 150 ... agora vejo-me a rasca para passar os 130 ...
Gosto muito mais da 1ª e da 2ª, tem muito mais velocidade, não dá aquela sensação de parecer que está a "moer" ... a 3ª voltou a reinar neste carro! É sem duvida a mudança essencial para andar na cidade! a 4ª voltou a ter aquela velocidade fantástica que tinha antigamente (meus ricos velhos tempos em que tinha só 4 velocidades ) e a 5ª, epa, que digo eu, a 5 é muito boa, tirei com o telemóvel umas fotos antes e depois ... e nota-se perfeitamente que mudou alguma coisa, tipo antigamente a 120 ia a 3100rpm, e agora as 3100rpm vou a 145 ... é um avanço! Tipo antigamente a 160 já ia as 4000, e agora só aos 185 é que vai as 4000 ...

as diferenças em vias rápidas são muitas!

Pontos que vou sentir falta: sem duvida que o escalonamento antigo éra uma pérola para andar na cidade! A dias, quando foi para a serra, que maravilha! A 5ª tinha uma pujança descomunal mas também terminava logo nos 160 ... (dos 160 aos 185 é aquela faixa de rotação que o motor não vai a puxar nada... dos 4000-5000).

Para concluir, espero que agora também vá baixar um pouco os consumos, tipo atestei hoje o carro (ele ainda não tinha andado com este "novo" escalonamento) e tinha uma média de 6,7L/100km ... maioritariamente feito nos 80km/h .... (2000rpm) agora se for aos 2000rpm ando a 100km/h ...

Quanto as jantes, sim realmente torna o carro "mais novo". Só fica a faltar um rabaixamento ... mas não é a minha prioridade, até porque o local onde vivo, não é muito "rebaixamento friendly" .... já para não falar que o amortecedores do meu carro são bastantes bons e seguros!

Mods a seguir:

- Uma pintura! Precisa urgentemente de uma pintura ... já ando a tratar de algumas coisas ...
- Continuar a analisar o sensor do "boost" que já andei, mas ainda não cheguei a conclusão nenhuma (para poder aumentar a pressão do turbo), as vezes sinto falta de estar outra vés na escola ... lá tinha um osciloscópio que agora me faz falta ...
- Analisar outros sensores, que possam ajudar o carro a mexer-se melhor,
- Tirar, ou fazer um "dummie" do pré-cat ...
- Arranjar as protecções do motor, que as que tem estão todas partidas .....

e para já é tudo

Mazda 323F 2.0 DiTD 100CV (Clicar na imagem para o meu DB)

Última edição de Rimo : 21-09-2009 às 11:33
Rimo está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 00:01   #643
Trieste
Mazdista

Registo: 11-09-2006
Local: Açores

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Trieste
Predefinido

Bem, vamos a ver o que sai daí e se os consumos baixam realmente.
Para começar acho bem não terem restado peças, pena que se partiram uns suportes pelo meio mas paciência...

Mas devias ter ido mais longe nessas mods, devias era ter mantido a caixa como tinhas e adicionavas mais 2 relações e ficavas com caixa de 7...

Mz2 Sport

Trieste está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 00:09   #644
Rimo
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de Trieste Ver Post
Bem, vamos a ver o que sai daí e se os consumos baixam realmente.
Para começar acho bem não terem restado peças, pena que se partiram uns suportes pelo meio mas paciência...

Mas devias ter ido mais longe nessas mods, devias era ter mantido a caixa como tinhas e adicionavas mais 2 relações e ficavas com caixa de 7...
uma das minhas grandes ideias éra arranjar a caixa de um mazda 6 com 6 velocidades ... mas pensei " o carro é leve, e a caixa de 6, limita a faixa de rotação do motor" porque ainda andei a ver se via alguma de lado para poder tirar algumas conclusões ... mas elas não são totalmente iguais, tipo a caixa de 6 tem o veio maior devido ao volante bímassa, alem de mais tinha de arranjar também o sistema completo da manete de mudanças, visto as novas serem por cabos .... mas para já está bem assim ...

Antigo 15-09-2009, 00:10   #645
Marujo
Mazdista

Registo: 19-09-2007

O meu Carro

Predefinido

Bem grande engenhocas, parabéns rapaz, agora é só rolar e continuar nos upgrades.
Marujo está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 00:15   #646
3pelos
Banned

Registo: 17-05-2007
Local: Lisboa/Vila do Conde

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para 3pelos
Predefinido

Fosga-se que janado

Eh pah, é bem porreiro quando temos sitio pra fazer essas coisas, é as saudades que tenho de quando tava na tropa, ter um espaço pra andar a "inventar" no carro

Boa sorte com isso
3pelos está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 01:15   #647
SnowSkier
Suspenso

Registo: 02-12-2006
Local: Albufeira City

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para SnowSkier
Predefinido

Citação:
Post Original de Rimo Ver Post
a mod que acabei a 3 horas, será a mais profunda que o meu carro alguma vez teve! Desta vez não me fiquei só pela alteração da caixa! Não eu fui mais longe, desta vez peguei no veio secundário da minha caixa (que vinha no carro de origem) e metia nesta caixa que a nível de rolamentos e carretos está bem melhor! Tive uns pequenos problemas, e o pior foi meter a caixa no sítio, que só consegui com a ajuda da minha mãe e da Vanessa! De resto fiz tudo sozinho com um único ajudante, o portátil com a página do Allmazda.net aberta! Bem agora só me resta arranjar o que infelizmente estraguei, parti 2 pernes do escape, um (dos três) que agarra a falange/Curva do turbo, e o outro foi na união entre o pré-cat, e o flexível (que só tem 2! portanto neste momento só tem 1). Agora ando a ver onde consigo arranjar pernes equivalentes, é que eles são em cobre por causa de não ficar agarrado ...

A parte que me agradou mais, foi o trabalho na caixa mesmo, analisei todos os carretos/Veios/selectores/veios/Rolamentos/etc e verifiquei que o estado era razoável, e tive de recorrer a lima, para cortar algumas arrestas que mais tarde podem originar "dificuldade" em meter a mudança... de resto de salientar (não sou totalmente leigo em caixas de velocidades ....) que é uma caixa muito simples, também por ser uma caixa de 5 velocidades, porque se fosse de 6 seria bem mais difícil.
Comparando às caixas das motas (as que estava bastante habituado ) é ligeiramente diferente, na maior parte o material é muito mais pesado/resistente, na caixa do carro não tenho rolamentos de esferas, mas sim rolletes ... são mais resistentes ....

E pronto demorei 2 dias, até porque não é nada fácil desmontar tudo SOZINHO, a Vanessa ainda tentou desapertar umas coisas, mas tinha de la ir eu sempre desapartar com força, para ela só "desenroscar", mas também se fartou rapidamente .

Comportamento na estrada:

Não é muito diferente, mas notam-se algumas .... tipo na subida de Penacova onde eu antigamente subia em 5ª a 150 ... agora vejo-me a rasca para passar os 130 ...
Gosto muito mais da 1ª e da 2ª, tem muito mais velocidade, não dá aquela sensação de parecer que está a "moer" ... a 3ª voltou a reinar neste carro! É sem duvida a mudança essencial para andar na cidade! a 4ª voltou a ter aquela velocidade fantástica que tinha antigamente (meus ricos velhos tempos em que tinha só 4 velocidades ) e a 5ª, epa, que digo eu, a 5 é muito boa, tirei com o telemóvel umas fotos antes e depois ... e nota-se perfeitamente que mudou alguma coisa, tipo antigamente a 120 ia a 3100rpm, e agora as 3100rpm vou a 145 ... é um avanço! Tipo antigamente a 160 já ia as 4000, e agora só aos 185 é que vai as 4000 ...

as diferenças em vias rápidas são muitas!

Pontos que vou sentir falta: sem duvida que o escalonamento antigo éra uma pérola para andar na cidade! A dias, quando foi para a serra, que maravilha! A 5ª tinha uma pujança descomunal mas também terminava logo nos 160 ... (dos 160 aos 185 é aquela faixa de rotação que o motor não vai a puxar nada... dos 4000-5000).

Para concluir, espero que agora também vá baixar um pouco os consumos, tipo atestei hoje o carro (ele ainda não tinha andado com este "novo" escalonamento) e tinha uma média de 6,7L/100km ... maioritariamente feito nos 80km/h .... (2000rpm) agora se for aos 2000rpm ando a 100km/h ...

Quanto as jantes, sim realmente torna o carro "mais novo". Só fica a faltar um rabaixamento ... mas não é a minha prioridade, até porque o local onde vivo, não é muito "rebaixamento friendly" .... já para não falar que o amortecedores do meu carro são bastantes bons e seguros!

Mods a seguir:

- Uma pintura! Precisa urgentemente de uma pintura ... já ando a tratar de algumas coisas ...
- Continuar a analisar o sensor do "boost" que já andei, mas ainda não cheguei a conclusão nenhuma (para poder aumentar a pressão do turbo), as vezes sinto falta de estar outra vés na escola ... lá tinha um osciloscópio que agora me faz falta ...
- Analisar outros sensores, que possam ajudar o carro a mexer-se melhor,
- Tirar, ou fazer um "dummie" do pré-cat ...
- Arranjar as protecções do motor, que as que tem estão todas partidas .....

e para já é tudo

Beeemm...bolas, bolas!!!

Andaste a dar nele, hã! Desde que fique como pretendes, é o que importa. Força aí!
SnowSkier está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 07:52   #648
mrd
Banned

Registo: 31-03-2008

Predefinido

Jovem, os meus parabens ao teu trabalho!
mrd está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 09:23   #649
RGM5
Mazdista

Registo: 13-04-2007

O meu Carro

Predefinido

Parabéns vanessa pela tua ajuda, sem isso o rimo nunca tinha conseguido.

Agora mais a sério, Parabéns rimo, eu preocupado a pensar como se desfarda uma porta que não abre e tu desmontas um caixa de velocidades. E melhor que isso, tornas amontar sem sobrar peças.
Antigo 15-09-2009, 09:42   #650
Rimo
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de RGM5 Ver Post
Parabéns vanessa pela tua ajuda, sem isso o rimo nunca tinha conseguido.

Agora mais a sério, Parabéns rimo, eu preocupado a pensar como se desfarda uma porta que não abre e tu desmontas um caixa de velocidades. E melhor que isso, tornas amontar sem sobrar peças.
desculpa discordar ... sobrou um parafuso, mas não da caixa ... mas sim da protecção do motor que está toda partida ... e para meter hoje para tirar outra-vez amanhã ....

Como te disse no teu tópico, se for preciso levo a caixa de ferramenta e tiramos isso a limpo ...

pessoal quanto as fotos, tenham calma porque não estou em casa, mas fica aqui a promessa que logo a noite quando chegar a casa meto aqui as melhores fotos das minhas férias, e as da montagem da caixa de velocidades ....

Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras