Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda323

Notificações

Mazda323 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 15-09-2009, 12:57   #651
ad
Banned

Registo: 19-02-2009

Predefinido

Tens de vir cá abaixo dar um workshop...
ad está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 15:56   #652
Rimo
Mazdista

Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Rimo Enviar uma mensagem via Skype™ para Rimo
Predefinido

Citação:
Post Original de Arad Ver Post
Tens de vir cá abaixo dar um workshop...
mas o professor és tu ... tu é que tens de me dar aulas ...

Mazda 323F 2.0 DiTD 100CV (Clicar na imagem para o meu DB)
Rimo está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 15:59   #653
PedMar
Suspenso

Registo: 01-12-2008

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para PedMar
Predefinido

Puxa Rimo! És um verdadeiro mecanico! Mesmo impressionante, pelo menos para um leigo como eu!

Gostava de perceber um pouco de mecanica, nem que fosse para quando levamos o carro à oficina eles não nos aldrabarem...
PedMar está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 16:12   #654
Rimo
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de PedMar Ver Post
Puxa Rimo! És um verdadeiro mecanico! Mesmo impressionante, pelo menos para um leigo como eu!

Gostava de perceber um pouco de mecanica, nem que fosse para quando levamos o carro à oficina eles não nos aldrabarem...
atenção que eu não sou nenhum mecânico! Sou "curioso" .... mais nada ...

Antigo 15-09-2009, 17:20   #655
PedMar
Suspenso

O meu Carro

Predefinido

Se chamas desmontar uma caixa de velocidades de "curioso", vou ali e já venho...
Para mim isso já é saber muito!!!
Antigo 15-09-2009, 17:26   #656
mrd
Banned

Registo: 31-03-2008

Predefinido

Bem... Eu pensava 2 vezes antes de tirar o forro da porta quanto mais esventrar um carro
mrd está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 17:45   #657
PedMar
Suspenso

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de jA-fozkas Ver Post
Bem... Eu pensava 2 vezes antes de tirar o forro da porta quanto mais esventrar um carro
, é exactamente como eu!!! Para por água no pinga pinga, já é uma operação arriscada!!!
Antigo 15-09-2009, 22:52   #658
Rimo
Mazdista

O meu Carro

Predefinido

Bem aqui vai então a minha Foto reportágem dos ultimos acontecimentos :

No dia antes da partida para faro, não queria deixar de usar as novas jantes, então aqui vai o Antes e Depois da pequena transformação:

ANTES:

DEPOIS:

Como não sabia a resposta do banco e não queria estar a gastar muito dinheiro nos pneus, levou com pneus usados atrás, e novos (mas dos mais baratos) a frente!

Aqui uma foto já no Algarve, gostei bastante de ver as jantes nesta foto...

Aqui foi, quando deixei o carro estacionado e fui de barco a "Ilha de Tavira", uma excelente ilha e praia!

AQui uma pequena curiosidade, as 3 gerações de mazda "323/3" ... captada ao lado do hotel onde dormia...

e pronto isto foram as fotos das férias do carro ... (claro que as imagens mais bonitas não vão para aqui, mas sim para "As fotos das nossas camaras..." )

As fotos seguintes foi quando desmontei e alterei a caixa de velocidades:

Aqui o carro em cima de um macaco artesanal (2 Rolos grandes ...)

e claro a jante também por baixo, nunca se sabe né....

Dá para ver a suspensão ainda de origem! E os discos brembo que comprei a 30'000km atrás ...

infelizmente nã pude tirar mais fotos, devido a ser um trabalho que convem ser sempre seguido ... (e para não deixar nada para trás ... )
portanto aqui fica a caixa já desmontada e a ver-se o disco da embraiagem ... e o motor tambem apoiado em cima de um rolo para não estragar mais do que já está o apoio do lado da correia de distribuição. dá para ver também na parte mais escura da foto o dito "pré-cat" ... que MONO ... fogo

depois de 4 horas de baixo do carro, a despertar, eis o meu paciente, também já aberto! (estava toda suja por dentro). Na foto não dá para ver, mas o diferencial que está na caixa é maior do de que está ao lado, é por exemplo uma das causas do porquê desta caixa na altura ser mais curta! (o que está ao lado é o que vai ser montado juntamente com o veio que se vai ver na outra foto a seguir:

Eis o meu veio da minha caixa que veio de origem no carro ... ele tem os carretos todos estragados, e todos gastos! Mas como eu só precisava do veio tive de recorrer a uma prensa hidráulica, para retirar os rolamentos e os carretos ... para depois voltar a montar com os carretos da caixa que o gajo me arranjou (a tal que era curta):

aqui dá para ver já tudo montado e a caixa limpa (por dentro....)

O meu ajudante ... ele nunca se queixou ou pediu um aumento .... pode se ver que tinha um documento aberto, que era um relato das atenções que se tem de ter ao abrir estas caixas ... precisei dele no fim, na hora de rever se os selectores estavam todos alinhados...

Nestas dá para ver os selectores com os respectivos veios, que fazem actuar os mesmos, e estes por sua vez fazem mexer os "carretos" para mudar a mudança ... (só por curiosidade, como podem ver só tem 2 veios ... se fosse um carro de 6 velocidades teria 3 veios!)!

onde tive alguma dificuldades foi na marcha-a-trás porque o veio do selector (aqueles ferros mais finos que os veios normais) como não tinham a tampa montada saltavam do lugar, correndo o risco de fechar a caixa com os mesmos fora do sitio .... correndo o risco de engrenar alguma mudança e partir a caixa toda

Aqui como podem ver, já meti o silicone para fechar a caixa ... infelizmente quando pensei tirar a foto, não me lembrei de meter o "íman" no sítio ... já tinha a caixa fechada e os parafusos todos apertados, quando de repente me lembro dele ..... lá tive de abrir outra vez a caixa ... e depois ainda tive de a abrir outra-vez, porque ocorreu precisamente o que tinha dito acima ... o veio do selector da marcha-a-trás saltou do sítio ... notei isso porque rodei os veios a mão e ela estava bloqueada ...

e pronto, depois foi meter tudo no sítio ... tive grandes dificuldades em mete-la no sítio devido a não ter um guincho ou algo do género... a minha mãe mesmo assim ainda deu uma mão ...

Conclusão, todos diziam que não era possível fazer a alteração ... mas eu pesquisei, analisei, e arrisquei! E estou deveras contente ... não foi nada de outro mundo mas aprendi 2 coisas! 1) Quando se acredita em alguma coisa, é avançar com o projecto! 2) Já Conheço mais uma coisa no meu carro! E acreditem não há melhor do que conhecer ou ter o conhecimento das coisas! Até para futuramente podermos transmitir a quem precise!

Ontem e hoje já viajei com ele até Coimbra e digo que estou super satisfeito e espero que a caixa dure por muito tempo!

Antigo 15-09-2009, 23:00   #659
mrd
Banned

Registo: 31-03-2008

Predefinido

Parabens!

Impec!
mrd está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-2009, 23:08   #660
Trieste
Mazdista