Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > MX-5

Notificações

MX-5 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 21-12-2010, 23:26   #1
miata
Novo Membro

Registo: 21-12-2010

Predefinido problemas NA

boas noites!!
sou o andre de Faro - Algarve.. tenho 1 mazda x-5 miata NA de 90.. Praí à 5 anos atras coloquei o carro a gas.. agora o carro perdeu a força.ja levei à mazda e outros mecanicos e eles nao sabem o k pode ser. disseram-me pode ser do medidor da massa mas nao tinha a certeza.
-o carro foi perdedo a forca..so apartir das 4000 rotaçoes k respondia melhor.( agora so dá praí 120 km/h)
- sempre pegou bem, mesmo parado algum tempo.
- ralenti por vezes muitas instaveis e algumas vezes desligando-se.
desde ja obrigado.
miata está offline   Responder com citação
Antigo 22-12-2010, 00:09   #2
diogoquintao
Membro Sport

Registo: 09-02-2010
Local: SD Rana

O meu Carro

Predefinido

ora viva,

Relativamente ao gás... não sei se tem ou não influência no problema... e não sei ao certo como afecta o funcionamento normal do motor.

relativamente ao ralenti instável... e ir-se a baixo... eu excluia o medidor de massa de ar (ou medidor de caudal... que é mais o q se aplica no NA)... de qq maneira no NA é uma peça facilmente reparável... existe para aí um tutorial DIY. http://www.miata.net/garage/afm_fix.html
sinceramente parece-me mais coisa de velas ou cabos de velas...
começaria por testar coisas simples para despistar o problema.

Já tentaste ler os codigos de erro gravados na centralina?
http://www.miata.net/garage/Engine_Diagnostics.html

Saudações,
Antigo 22-12-2010, 01:24   #3
adidaspt
Suspenso

Registo: 29-10-2009

O meu Carro

Predefinido

O Diogo esta em todas. também aponto para essa hipóteses... será que o CAS não terá influencia? Uma x mexi nisso e o carro ficou muito pastelão, verifica se por acaso está bem apertado pelo menos. é que para ter perdido a força gradualmente.. pode ter rodado se não estiver bem apertado.
adidaspt está offline   Responder com citação
Antigo 22-12-2010, 13:12   #4
fbmx5
Membro Sport

Registo: 02-03-2010
Local: Barreiro/Lisboa

Predefinido

Citação:
Post Original de miata Ver Post
boas noites!!
sou o andre de Faro - Algarve.. tenho 1 mazda x-5 miata NA de 90.. Praí à 5 anos atras coloquei o carro a gas.. agora o carro perdeu a força.ja levei à mazda e outros mecanicos e eles nao sabem o k pode ser. disseram-me pode ser do medidor da massa mas nao tinha a certeza.
-o carro foi perdedo a forca..so apartir das 4000 rotaçoes k respondia melhor.( agora so dá praí 120 km/h)
- sempre pegou bem, mesmo parado algum tempo.
- ralenti por vezes muitas instaveis e algumas vezes desligando-se.
desde ja obrigado.

Boas,

Do MAF não é de certeza porque não tem... tem o que o Diogo referiu AFM (Air Flow Meter) que muito raramente se avaria.

...e o problema é só a GPL ou é tambem a gasolina?
...se for em ambos os carburantes, o motor está a consumir oleo?
...quantos kms já fez a GPL?
...tens o kit de lubificação para o GPL?

...partindo do principio que esses mecanicos que viram o teu carro fizeram o diagnostico ao sistema de ignição (cabos, velas e afns), se não é como disse tambem o Diogo, começa por ai...

Cumpts,
FB
fbmx5 está offline   Responder com citação
Antigo 22-12-2010, 16:55   #5
Baal
Membro Sport

Registo: 08-01-2009

Predefinido

Defacto basta o motor não estar ao ponto para te acontecer algo semelhante.
Tal como já foi dito acima confirma por esta ordem:

Velas
Cabos
Bobines
CAS (Se está a ponto)
Correia de Distribuição (se está a ponto)

SE tudo estiver correcto... tens o motor lixado!
Antigo 22-12-2010, 19:38   #6
miata
Novo Membro

Predefinido

Citação:
Post Original de diogoquintao Ver Post
ora viva,

Relativamente ao gás... não sei se tem ou não influência no problema... e não sei ao certo como afecta o funcionamento normal do motor.

relativamente ao ralenti instável... e ir-se a baixo... eu excluia o medidor de massa de ar (ou medidor de caudal... que é mais o q se aplica no NA)... de qq maneira no NA é uma peça facilmente reparável... existe para aí um tutorial DIY. http://www.miata.net/garage/afm_fix.html
sinceramente parece-me mais coisa de velas ou cabos de velas...
começaria por testar coisas simples para despistar o problema.

Já tentaste ler os codigos de erro gravados na centralina?
http://www.miata.net/garage/Engine_Diagnostics.html

Saudações,

ainda nao li os codigos..eu penso k tenha estragado 1 peça devido ao gas..mas penso k vou começar pelo mais simples como dizes..obrigada

Citação:
Post Original de adidaspt Ver Post
O Diogo esta em todas. também aponto para essa hipóteses... será que o CAS não terá influencia? Uma x mexi nisso e o carro ficou muito pastelão, verifica se por acaso está bem apertado pelo menos. é que para ter perdido a força gradualmente.. pode ter rodado se não estiver bem apertado.
cas?? desculpa a minha ignorancia..mas o que é?obrigado pela ajuda

Última edição de Trieste : 22-12-2010 às 20:02 Razão: Post duplo
Antigo 22-12-2010, 19:51   #7
diogoquintao
Membro Sport

Registo: 09-02-2010
Local: SD Rana

O meu Carro

Predefinido

CAS - Cam Angle Sensor... não é mais que um Encoder acoplado à came de admissão na parte de trás do bloco.... está preso por parafusos que permitem afinação de forma a ajustar o avanço de ignição do motor... para afinar é necessária uma pistola estroboscópica e alguma paciência... é um bom DIY ... mas qq mecânico tem isso e faz o serviço.
Já agora... de fábrica o avanço deveria estar em 10º.... mas podes ir aos 14º para dar mais uns poneis (claro que não estou a equacionar o facto do teu motor funcionar a gás...)

Saudações,
Antigo 22-12-2010, 19:59   #8
miata
Novo Membro

Predefinido

Citação:
Post Original de fbmx5 Ver Post
Boas,

Do MAF não é de certeza porque não tem... tem o que o Diogo referiu AFM (Air Flow Meter) que muito raramente se avaria.

...e o problema é só a GPL ou é tambem a gasolina?
...se for em ambos os carburantes, o motor está a consumir oleo?
...quantos kms já fez a GPL?
...tens o kit de lubificação para o GPL?

...partindo do principio que esses mecanicos que viram o teu carro fizeram o diagnostico ao sistema de ignição (cabos, velas e afns), se não é como disse tambem o Diogo, começa por ai...

Cumpts,
FB
O problema é a gas e gasolina.penso k esteja a perder..pois o mecanico colocou a mais e pode ter arrebentado as borrachas..ja fez alguns +-70000km..kit de lubricação??o k ker dizer? eu penso k avaria venha do gpl mas k tenha afectado do motoro.kando montara o sistema a gas acho k mexeram no AFM.levei a mazda para ver tudo..mas o eles tbm nao percebem mt..pois eles deixaram-me muito pior.. e queriam colocar peças para eu pagar sem saber se era dela e se fosse pagava e ficava na mesm.obrigado desde ja..

Citação:
Post Original de Baal Ver Post
Defacto basta o motor não estar ao ponto para te acontecer algo semelhante.
Tal como já foi dito acima confirma por esta ordem:

Velas
Cabos
Bobines
CAS (Se está a ponto)
Correia de Distribuição (se está a ponto)

SE tudo estiver correcto... tens o motor lixado!
pois vou comecar pelo mais simples.. cas??a correia de distribuição se esta a ponto??o k ker dizer..obrigado desde ja
Antigo 22-12-2010, 20:03   #9
Trieste
Mazdista

Registo: 11-09-2006
Local: Açores

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Trieste
Predefinido

Boa sorte com isso miata, atenção à escrita tipo sms.

Mz2 Sport

Trieste está offline   Responder com citação
Antigo 22-12-2010, 20:07   #10
miata
Novo Membro

Predefinido

Citação:
Post Original de diogoquintao Ver Post
CAS - Cam Angle Sensor... não é mais que um Encoder acoplado à came de admissão na parte de trás do bloco.... está preso por parafusos que permitem afinação de forma a ajustar o avanço de ignição do motor... para afinar é necessária uma pistola estroboscópica e alguma paciência... é um bom DIY ... mas qq mecânico tem isso e faz o serviço.
Já agora... de fábrica o avanço deveria estar em 10º.... mas podes ir aos 14º para dar mais uns poneis (claro que não estou a equacionar o facto do teu motor funcionar a gás...)

Saudações,
ok..vou comecar pelo mais simples e ir avançando para ver o k dá.eu penso k o gas é k tenha afectado algumas pecas devido a desgaste..pois o gas nao lubrifica tao bem..mas se fosse do gas andava bem a gasolina e ele nao anda bem a gasolina nem a gas..vamos la ver o k vai dar..vou ter de meter maos as obras..
saudações sempre aberta a mais sugestões
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras