Voltar   Clube MazdaPT > MAZDA > GERAL

Notificações

GERAL Todos os assuntos relacionados com a MAZDA

Resposta

Opções Display
Antigo 20-12-2009, 17:04   #1
João Afonso
Membro Confort

Registo: 19-07-2009
Local: Sintra

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para João Afonso
Predefinido Informação sobre Peliculas e sua Legalização

Comecemos então por perceber quais as percentagens de escurecimento que podemos colocar e em que situações é necessário legalizar as películas.....

Percentagem de escurecimento e regras de legalização

Aqui temos de dividir os automóveis em duas categorias, os comerciais e os de passageiros.

Comecemos pelos comerciais:

Nos veículos comerciais, atrás do pilar B (todos os vidros atrás do lugar do condutor) pode-se colocar películas, de qualquer cor, de marca homologada ou não, e estas podem ser da tonalidade que o proprietário quiser, podendo ser totalmente opacas.
A colocação de películas atrás do pilar B nos veículos comerciais não obriga a nenhum tipo de legalização!
Já nos vidros a frente do pilar B (excepto o para-brisas) as películas têm de deixar passar pelo menos 70% da luz (ou seja, serem praticamente transparentes), e serem de marca e modelo homologado.
No para-brisas as películas tem de deixar passar pelo menos 75% da luz e serem de marca e modelo homologado.
As películas a frente do pilar B e no para-brisas têm de ser averbadas no documento único do veiculo (livrete)!

Agora nos de passageiros:

Nos veículos de passageiros, atrás do pilar B pode-se colocar películas com o escurecimento que o proprietário quiser, desde que não sejam totalmente opacas, assegurando a visibilidade dos passageiros.
A frente do pilar B e no para-brisas as regras das películas são iguais as dos veículos comerciais.
Todas as películas colocadas nos veículos de passageiros têm de ser de marca e modelo homologado e têm de ser averbadas no documento único automóvel.

TODA ESTA INFORMAÇÃO ESTÁ RESUMIDA AQUI: http://feupload.fe.up.pt/get/1rXtQMv2gzjG2mS (Tabela do imtt)

Vamos agora saber que películas são legais no nosso pais:

Marcas

Todas as películas homologadas têm um código e constam de uma tabela do imtt....

Podem encontrar as películas homologadas até Abril aqui: http://feupload.fe.up.pt/get/1CcAMkdaG9CybvI

Por fim vamos perceber que procedimentos e que documentos são necessário para instalar e legalizar.....

1ª Instalação

Temos de ir a um instalador certificado. (porquê?) Porque no final da instalação das películas o instalador passa um certificado de instalação no qual constam todos os dados do instalador, os códigos e marcas das películas colocadas nos diferentes vidros, nome do proprietário do veiculo e dados do veiculo (marca, modelo e matricula).

2º Inspecção

Depois de termos as películas colocadas, temos de levar o veiculo a uma inspecção do tipo B. Inspecção esta que costuma ser normal, mas que pode demorar até 2 horas pois dependendo do inspector ele pode ver todas as características do veiculo, pois esta inspecção é para aprovar uma alteração as características do veiculo. O Preço desta inspecção é de 93,65€.
No final da inspecção e se tiver tudo bem, o inspector alem da folha verde onde contem o selo, irá fornecer uma outra folha verde mais claro onde consta a aprovação da películas e onde mais uma vez aparecem os códigos de homologação e marca das mesmas.

NOTA: Se o veiculo reprovar na inspecção do tipo B, não há lugar a re-inspecção, é necessário pagar uma nova inspecção do tipo B, por isso verifiquem se o carro está em condições ou levem a um centro onde conheçam la alguém!
Se o veiculo tiver na altura da inspecção periódica ou até 3 meses antes, podem aproveitar pois a inspecção do tipo B neste caso é valida também como a periódica, e assim poupa o dinheiro da inspecção normal.

3ºLegalização

Finalmente e depois por ter passado por varias etapas está na altura de averbar as películas no livrete. Para isso, basta dirige-se ao imtt mais próximo da sua residência, com os seguintes documentos:

- Certificado de instalação passado pelo instalador (tirem copia para vocês antes, pois o imtt vai ficar com o original e podem vir a precisar do certificado para a garantia das películas)
- Folha verde da inspecção (aquela onde se destaca o selo. O imtt vai apenas tirar copia dela e devolve a folha)
- Folha verde mais claro onde consta a aprovação das películas na inspecção
- Cópia do B.I. do proprietário do veiculo (se levarem o B.I, eles tiram copia sem cobrarem nada por isso)
- Modelo 9 do imtt preenchido apenas na parte "Requerente" com os dados do proprietário do veiculo. (o restante eles preenchem) Podem retirar o impresso aqui: http://feupload.fe.up.pt/get/pVYa3x7hO1OYNJW
- Documento único automóvel ou livrete. (Eles vão colocar um carimbo com 2 meses de validade e agrafar uma copia do modelo 9 para se poder circular apartir desse momento sem problemas)
- 132€ (sim viram bem, são mesmo 30€ do novo Documento único + 102 de taxa de transformação)

Depois de tudo isto e com a carteira mais leve looool só resta esperar pelo documento único que irá trazer nas anotações especiais os códigos das películas para os vidros correspondentes, costuma demorar 2 ou 3 semanas.

ANDAR COM PELÍCULAS ILEGAIS

Como já viram todo o processo de legalização é burocratizo e tem os seus custos, o que faz com que muita gente ande com películas ilegalmente. Por isso e como não quero que ninguém aqui seja surpreendido vou explicar o que acontece se forem parados por uma operação stop.

Enquanto as películas eram ilegais por não haver regulamentação a multa era de apenas 30€ e podia-se seguir livremente com o veiculo ficando a nossa responsabilidade retira-las ou arriscar ser multado de novo. Mas agora que as películas estão regulamentadas caso sejam parados e tenham películas ilegais, seja em 1 ou em todos os vidros da viatura, têm de pagar 250€, ficam com os documentos do carro apreendidos. Têm de retirar as películas e levar a viatura a uma inspecção onde iram comprovar que a viatura já não tem as películas e está como no livrete e só depois disso podem reaver os documentos e circular com a viatura.

João Afonso está offline   Responder com citação
Antigo 20-12-2009, 17:48   #2
RICOANA
Mazdista

Registo: 23-06-2009
Local: Escalos de Cima/Castelo Branco

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para RICOANA Enviar uma mensagem via Skype™ para RICOANA
Predefinido

Efectivamente é uma boa informação
Antigo 20-12-2009, 23:39   #3
cianeto
Mazdista

Registo: 27-06-2008
Local: Vila Franca de Xira

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para cianeto
Predefinido

excelente informação João

Fotos * DB
Addon:
GPS Route 66 Maxi Iberia 4,3"
cianeto está offline   Responder com citação
Antigo 21-12-2009, 10:05   #4
Rossy
Mazdista

Registo: 17-03-2008
Local: FOROS DE ALMADA BENAVENTE

Predefinido

Infelizmente já passei por isto tudo, fui apanhado 2 vezes ilegal e depois o trabalho na legalização e dinheiro gasto. Só há um senão na legalização é que não esperei só 2 semanas como dizes pelo livrete, esperei 7 meses e era obrigado a ir de 2 em 2 meses carimbar o livrete antigo para poder circular.
Antigo 04-01-2010, 18:10   #5
pbarata7
Novo Membro

Registo: 29-12-2009
Local: Setúbal

O meu Carro

Question peliculas

eu tive ideia quando comprei o meu mazda não ter comprado o modelo a seguir que já vinha com elas, onde eu moro tenho um vizinho que têm, por curiosidade pedi para ver se tinha alguma anotação no livrete e não tinha, será se as películas forem bem colocadas as autoridades dão conta.
pbarata7 está offline   Responder com citação
Antigo 04-01-2010, 18:43   #6
_MoReNo88_
Mazdista

Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para _MoReNo88_
Predefinido

Não há nenhuma película que imite na perfeição um vidro fumado....

Molas Apex -4cm;
Jantes Dotz Brand's Hatch 16';
Kit estético do 323F V6;
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
_MoReNo88_ está offline   Responder com citação
Antigo 04-01-2010, 21:25   #7
Panão
Banned

Registo: 10-09-2008
Local: SOURE

O meu Carro

Predefinido

Depois de colocadas as películas e de ter o certificado de instalação passado pelo instalador, quantos dias tenho para ir fazer a inspecção "tipo B" ?

E depois de fazer a inspecção "Tipo B" quantos dias tenho para ir ao IMTT ?

Desde já o meu obrigado
Panão está offline   Responder com citação
Antigo 04-01-2010, 21:41   #8
RICOANA
Mazdista

Registo: 23-06-2009
Local: Escalos de Cima/Castelo Branco

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para RICOANA Enviar uma mensagem via Skype™ para RICOANA
Predefinido

Teoricamente são 30 dias, mas se arranjares um instalador como o meu , não tem data, ou seja, vais quando de ter jeito.......
Antigo 04-01-2010, 21:56   #9
Rangelito
Suspenso

Registo: 11-11-2007

Predefinido

eu instalei, fiz a inspecção na semana seguinte e só 3meses depois é que pus no livrete...
Rangelito está offline   Responder com citação
Antigo 04-01-2010, 22:53   #10
Trieste
Mazdista

Registo: 11-09-2006
Local: Açores

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Trieste
Predefinido

Como meti as películas ontem ainda não tive tempo para tratar do resto...

Mz2 Sport

Trieste está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras