Mazda323 Proprietários partilhem experiências |
13-01-2011, 02:22
|
|
Novo Membro
Registo: 10-01-2011
|
Retirar catalisador, aumenta o consumo??
Pois é meus caros. Como alguns já devem saber comprei um Mazda 323F 2.0DvDTi. Acontece que noto que o carro consome bastante, cerca de 7-8l/100km e noto que se puxar pelo carro, algo entre os 120-140km/h durante pouco mais de 2 minutos o ponteirinho do combustível ressente-se!
Sei que não é um carro para fazer consumos de um 1.4 diesel mas também este consumo acaba por ser exagerado quando eu costumo andar quase sempre abaixo das 2000rpm, e as "picadas" que dei no acelerador foi mesmo propositado para verificar se o carro se ressentia. O facto é que lá se vai o gasóleo  e ao preço que ele está não é nada agradável!!!
O carro não tem catalisador, tem lá um tubo soldado e pimba...directo à panela de escape!! Isso influencia os consumos? Ou terei mesmo problemas na inspecção? Para além do mais não vejo os beneficios desta modificação, a não ser o barulho que é bem engraçado  mas vivo bem sem ele..
Tenho garantia de um ano do carro, e se realmente verificar que o facto de não ter catalisador influencia os consumos, vou usufruir dela e exigir que o montem pois é um componente do motor que está em falta.
Desde já agradeço as vossas opiniões!
Última edição de Maestro : 13-01-2011 às 02:25
|
|
|
13-01-2011, 13:37
|
|
Administrator
Registo: 14-02-2006
Local: Tomar
|
No meu Mazda3 não notei aumentos de consumo após retirar o catalisador.
|
|
|
13-01-2011, 14:11
|
|
Suspenso
Registo: 29-03-2010
Local: Porto
|
no meu mazda 3 também nao notei diferença nos consumos sem o catalizador
|
|
|
13-01-2011, 14:16
|
|
Mazdista
Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu
|
Maestro, isso é basicamente impossível, porque eu já conduzo o meu carro a muitos km, e posso-te dizer com ele bem atestado, que o ponteiro durante 200km nem mexe! Além demais tenho notado que as vezes acende-me a luz da reserva e depois de desligar o carro e voltar a ligar faço mais de 20km sem ela voltar a ligar.
|
|
|
13-01-2011, 14:59
|
|
Novo Membro
|
Bem, afinal o catalisador está lá!!
Hoje "enfiei-me" debaixo do carro e reparei que o catalizador está lá, o que me falta é a primeira panela depois do flexivel. O catalisador está realmente escondido. Desta feita, não sei como os consumos estão altos
A semana passada meti 15,9 litros na repsol. Vou esperar até o ponteiro descer até onde estava e contabilizar os quilometros que fiz. No entanto já andei 156km e o ponteiro desceu um bom pedaço, com uma utilização mista. Hoje fui à AE e em 10 km "apressados" (se me faço entender) o ponteiro desceu um traço, fiz isto propositadamente para ver o que acontecia.
Também posso é estar a fazer uma tempestade num copo de água, pois no meu fiat pouco se notava o ponteiro a descer, pode ser do tamanho do deposito e da esala de medida.
Abraços e obrigados.
|
|
|
13-01-2011, 15:30
|
|
Mazdista
Registo: 18-10-2007
Local: LUXEMBOURG
|
Citação:
Post Original de Maestro
Bem, afinal o catalisador está lá!!
Hoje "enfiei-me" debaixo do carro e reparei que o catalizador está lá, o que me falta é a primeira panela depois do flexivel. O catalisador está realmente escondido. Desta feita, não sei como os consumos estão altos
A semana passada meti 15,9 litros na repsol. Vou esperar até o ponteiro descer até onde estava e contabilizar os quilometros que fiz. No entanto já andei 156km e o ponteiro desceu um bom pedaço, com uma utilização mista. Hoje fui à AE e em 10 km "apressados" (se me faço entender) o ponteiro desceu um traço, fiz isto propositadamente para ver o que acontecia.
Também posso é estar a fazer uma tempestade num copo de água, pois no meu fiat pouco se notava o ponteiro a descer, pode ser do tamanho do deposito e da esala de medida.
Abraços e obrigados.
|
O que te posso dizer sobre o catalizador por experiencia propia é o seguinte:
1 No meu antigo carro penso que notei a diferenca um pouco com o catalizador estragado, mas; o mecanico disse me que consumia mais e o vendedor disse me que era igual o consumo dai eu pensar para mim mesmo que o consumo aumentou 20 por cento mas pronto cada um tem a sua ideia
|
|
|
13-01-2011, 16:26
|
|
Mazdista
Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu
|
Bem eu com 20€ (15.4 L) faço uma média de 190 - 220km o que dá uma média de 8-7 ...
por isso acho que está algo mal, ou então és capaz de ser vitima da famosa válvula TCV a verter gasóleo
|
|
|
13-01-2011, 20:18
|
|
Novo Membro
|
Citação:
Post Original de Rimo
Bem eu com 20€ (15.4 L) faço uma média de 190 - 220km o que dá uma média de 8-7 ...
por isso acho que está algo mal, ou então és capaz de ser vitima da famosa válvula TCV a verter gasóleo 
|
Que válvula é essa Rimo???
Por acaso, hoje contas feitas, dos 15.9L que coloquei já fiz 180km e ainda tenho algum. Mas eu acho que akele ponteiro do combustivél é maluco!! Às vezes parece que sobe e depois desce, só pode
Tanto quanto sei, existem duas sondas, uma antes e outra depois do catalisador. A primeira "lê" a riqueza dos gases de escape, estes passam no catalisador, e depois são lidos novamente na segunda sonda. Se os gases forem "muito ricos" (fumarada preta à la TDI) o sistema de gestão do motor faz as alterações devias à mistura ar/combustível e outros para que a riquesa dos gases seja normalizada. Ora, se falta catalisador o motor deve andar marado, para mais é preciso "enganar" a centralina. Digo isto com base naquilo que vem nos livros. Agora o que o este ou aquele mecânico diz eu já não posso atestar.
Última edição de Maestro : 13-01-2011 às 20:23
|
|
|
13-01-2011, 20:17
|
|
Mazdista
Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul
|
Retirar catalisador ou assim, não influencia em nada nos consumos
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
|
|
|
13-01-2011, 20:22
|
|
Mazdista
Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul
|
É normal! Se for como no meu 323F BA, quando faço uma rotunda ou uma curva... ou se acelero durante um bocado, o ponteiro desce, mas depois lá volta a subir...
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
|
|
|
Opções |
|
Display |
Modo Hibrido
|
Regras
|