Voltar   Clube MazdaPT > Nossos Modelos > Mazda323

Notificações

Mazda323 Proprietários partilhem experiências

Resposta

Opções Display
Antigo 13-01-2011, 02:22   #1
Maestro
Novo Membro

Registo: 10-01-2011

O meu Carro

Predefinido Retirar catalisador, aumenta o consumo??

Pois é meus caros. Como alguns já devem saber comprei um Mazda 323F 2.0DvDTi. Acontece que noto que o carro consome bastante, cerca de 7-8l/100km e noto que se puxar pelo carro, algo entre os 120-140km/h durante pouco mais de 2 minutos o ponteirinho do combustível ressente-se!

Sei que não é um carro para fazer consumos de um 1.4 diesel mas também este consumo acaba por ser exagerado quando eu costumo andar quase sempre abaixo das 2000rpm, e as "picadas" que dei no acelerador foi mesmo propositado para verificar se o carro se ressentia. O facto é que lá se vai o gasóleo e ao preço que ele está não é nada agradável!!!

O carro não tem catalisador, tem lá um tubo soldado e pimba...directo à panela de escape!! Isso influencia os consumos? Ou terei mesmo problemas na inspecção? Para além do mais não vejo os beneficios desta modificação, a não ser o barulho que é bem engraçado mas vivo bem sem ele..

Tenho garantia de um ano do carro, e se realmente verificar que o facto de não ter catalisador influencia os consumos, vou usufruir dela e exigir que o montem pois é um componente do motor que está em falta.

Desde já agradeço as vossas opiniões!

Última edição de Maestro : 13-01-2011 às 02:25
Maestro está offline   Responder com citação
Antigo 13-01-2011, 13:37   #2
_RP_
Administrator

Registo: 14-02-2006
Local: Tomar

O meu Carro

Enviar uma mensagem via Skype™ para _RP_
Predefinido

No meu Mazda3 não notei aumentos de consumo após retirar o catalisador.
_RP_ está offline   Responder com citação
Antigo 13-01-2011, 14:11   #3
andregomes
Suspenso

Registo: 29-03-2010
Local: Porto

Predefinido

no meu mazda 3 também nao notei diferença nos consumos sem o catalizador
andregomes está offline   Responder com citação
Antigo 13-01-2011, 14:16   #4
Rimo
Mazdista

Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Rimo Enviar uma mensagem via Skype™ para Rimo
Predefinido

Maestro, isso é basicamente impossível, porque eu já conduzo o meu carro a muitos km, e posso-te dizer com ele bem atestado, que o ponteiro durante 200km nem mexe! Além demais tenho notado que as vezes acende-me a luz da reserva e depois de desligar o carro e voltar a ligar faço mais de 20km sem ela voltar a ligar.

Mazda 323F 2.0 DiTD 100CV (Clicar na imagem para o meu DB)
Rimo está offline   Responder com citação
Antigo 13-01-2011, 14:59   #5
Maestro
Novo Membro

O meu Carro

Predefinido

Bem, afinal o catalisador está lá!!
Hoje "enfiei-me" debaixo do carro e reparei que o catalizador está lá, o que me falta é a primeira panela depois do flexivel. O catalisador está realmente escondido. Desta feita, não sei como os consumos estão altos

A semana passada meti 15,9 litros na repsol. Vou esperar até o ponteiro descer até onde estava e contabilizar os quilometros que fiz. No entanto já andei 156km e o ponteiro desceu um bom pedaço, com uma utilização mista. Hoje fui à AE e em 10 km "apressados" (se me faço entender) o ponteiro desceu um traço, fiz isto propositadamente para ver o que acontecia.
Também posso é estar a fazer uma tempestade num copo de água, pois no meu fiat pouco se notava o ponteiro a descer, pode ser do tamanho do deposito e da esala de medida.
Abraços e obrigados.
Antigo 13-01-2011, 15:30   #6
MRF
Mazdista

Registo: 18-10-2007
Local: LUXEMBOURG

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de Maestro Ver Post
Bem, afinal o catalisador está lá!!
Hoje "enfiei-me" debaixo do carro e reparei que o catalizador está lá, o que me falta é a primeira panela depois do flexivel. O catalisador está realmente escondido. Desta feita, não sei como os consumos estão altos

A semana passada meti 15,9 litros na repsol. Vou esperar até o ponteiro descer até onde estava e contabilizar os quilometros que fiz. No entanto já andei 156km e o ponteiro desceu um bom pedaço, com uma utilização mista. Hoje fui à AE e em 10 km "apressados" (se me faço entender) o ponteiro desceu um traço, fiz isto propositadamente para ver o que acontecia.
Também posso é estar a fazer uma tempestade num copo de água, pois no meu fiat pouco se notava o ponteiro a descer, pode ser do tamanho do deposito e da esala de medida.
Abraços e obrigados.

O que te posso dizer sobre o catalizador por experiencia propia é o seguinte:

1 No meu antigo carro penso que notei a diferenca um pouco com o catalizador estragado, mas; o mecanico disse me que consumia mais e o vendedor disse me que era igual o consumo dai eu pensar para mim mesmo que o consumo aumentou 20 por cento mas pronto cada um tem a sua ideia
MRF está offline   Responder com citação
Antigo 13-01-2011, 16:26   #7
Rimo
Mazdista

Registo: 30-09-2007
Local: Carregal do Sal / Viseu

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para Rimo Enviar uma mensagem via Skype™ para Rimo
Predefinido

Bem eu com 20€ (15.4 L) faço uma média de 190 - 220km o que dá uma média de 8-7 ...

por isso acho que está algo mal, ou então és capaz de ser vitima da famosa válvula TCV a verter gasóleo

Mazda 323F 2.0 DiTD 100CV (Clicar na imagem para o meu DB)
Rimo está offline   Responder com citação
Antigo 13-01-2011, 20:17   #8
_MoReNo88_
Mazdista

Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para _MoReNo88_
Predefinido

Retirar catalisador ou assim, não influencia em nada nos consumos

Molas Apex -4cm;
Jantes Dotz Brand's Hatch 16';
Kit estético do 323F V6;
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
_MoReNo88_ está offline   Responder com citação
Antigo 13-01-2011, 20:18   #9
Maestro
Novo Membro

O meu Carro

Predefinido

Citação:
Post Original de Rimo Ver Post
Bem eu com 20€ (15.4 L) faço uma média de 190 - 220km o que dá uma média de 8-7 ...

por isso acho que está algo mal, ou então és capaz de ser vitima da famosa válvula TCV a verter gasóleo
Que válvula é essa Rimo???

Por acaso, hoje contas feitas, dos 15.9L que coloquei já fiz 180km e ainda tenho algum. Mas eu acho que akele ponteiro do combustivél é maluco!! Às vezes parece que sobe e depois desce, só pode

Tanto quanto sei, existem duas sondas, uma antes e outra depois do catalisador. A primeira "lê" a riqueza dos gases de escape, estes passam no catalisador, e depois são lidos novamente na segunda sonda. Se os gases forem "muito ricos" (fumarada preta à la TDI) o sistema de gestão do motor faz as alterações devias à mistura ar/combustível e outros para que a riquesa dos gases seja normalizada. Ora, se falta catalisador o motor deve andar marado, para mais é preciso "enganar" a centralina. Digo isto com base naquilo que vem nos livros. Agora o que o este ou aquele mecânico diz eu já não posso atestar.

Última edição de Maestro : 13-01-2011 às 20:23
Antigo 13-01-2011, 20:22   #10
_MoReNo88_
Mazdista

Registo: 18-12-2006
Local: Quinta do Conde/Margem Sul

O meu Carro

Enviar Mensagem via MSN para _MoReNo88_
Predefinido

É normal! Se for como no meu 323F BA, quando faço uma rotunda ou uma curva... ou se acelero durante um bocado, o ponteiro desce, mas depois lá volta a subir...

Molas Apex -4cm;
Jantes Dotz Brand's Hatch 16';
Kit estético do 323F V6;
Kit HID Xénon 8000K, entre outros...
_MoReNo88_ está offline   Responder com citação
Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras